Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COPA DO NORDESTE: PI E MA PARTICIPARÃO EM 2014

Clubes do PI e MA na Copa do Nordeste em 2014 escrito em segunda 25 fevereiro 2013 12:39

Blog de piauiesportes :TUDO QUE ACONTECE NO ESPORTE NO ESTADO DO PIAUÍ - BRASIL. Blog da tribunadebarras.com, Clubes do PI e MA na Copa do Nordeste em 2014
Cesarino Oliveira, presidente da FFP - Federação de Futebol do Piauí.
  
Ao que depender da Federação de Futebol do Piauí - FFP, em 2014 os estados vizinhos Piauí e Maranhão passaram a fazer parte da Copa do Nordeste. Quem dá essa garantia é Cesarino Oliveira, presidente da FFP.
Em entrevista concedida ao Portal Rivernet, o presidente da federação declarou que pleiteou duas vagas para o Piauí e duas vagas para o Maranhão e que já há um acordo firmado que deverá ser sacramentado dia 03 de março, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Em anos anteriores, tanto o Piauí quanto o Maranhão foram remanejados para a Copa Norte, com o objetivo de fortalecer aquela competição, entretanto, segundo Cesarino, hoje não há mais qualquer justificativa para permanecer assim “A verdade é que a Copa Norte não é interessante ao Piauí e acredito que o Piauí também não seja nenhuma novidade para a Copa Norte. Não há afinidade com os clubes daquela região para que se justifique a formação de um torneio com eles”, declara. “Agora, devido a uma posição nossa, solicitamos o reconhecimento do Piauí e do Maranhão perante a CBF como representantes do Nordeste”, concluí.
Cesarino relata ainda que foi realizado um pleito onde o Piauí externou o interesse em disputar a Copa do Nordeste e que, esse objetivo seria alcançado, independente da esfera em que se buscasse tal solução “Simplesmente queremos que o Piauí faça parte da região que ele é, ou seja, Nordeste. E para alcançar tal objetivo buscaríamos uma solução, nem que fosse judicialmente”.
Compromisso será firmado
O presidente da FFP esteve em recente reunião com os presidentes de todas as federações de futebol do nordeste, com os representantes da Liga do Nordeste e com Kleber Leite, responsável pelo órgão que patrocina a Copa do Nordeste. “Nesta reunião fui representanto o Piauí e o estado vizinho, Maranhão, e saí de lá com a garantia de que nosso estado terá direito a duas vagas em 2014 e que a mesma regra vale para o Maranhão”.
Atualmente a Copa do Nordeste é composta por 16 equipes, divididas em quatro grupos. Com a entrada do Piauí e do Maranhão, ela passaria a ter 20 equipes, divididas em cinco grupos. Deste, os cinco primeiros colocados avançariam para a segunda fase, assim como os três melhores segundos colocados. Na segunda fase as oito equipes disputaram mata-mata até se conhecer o campeão.
A inserção do Piauí e Maranhão na Copa do Nordeste será sacramentada dia 03 de março próximo, no Rio de Janeiro.

ESTÁ ABERTO O PERÍODO DE ADESÃO AOS JEM'S 2013


JOGOS ESCOLARES MARANHENSES 2013: ESCOLAS ESTÃO ANSIOSAS
natacaook
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) abriu prazo para que escolas da rede pública e privada e municípios possam aderir aos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que em 2013 chegam à sua 41ª edição. De acordo com o calendário oficial dos JEMs, divulgado pela Sedel, as instituições de ensino e os municípios interessados em participar da maior competição estudantil esportiva têm até o dia 29 de março para entregar o termo de adesão na sede da Secretaria localizada na Travessa Guaxenduba, nº 100, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz.

Os termos de adesão dos JEMs 2013 podem ser obtidos no site da Sedel. Após o devido preenchimento do documento, todas as instituições de ensino e municípios participantes dos JEMs 2013 terão um mês para inscreverem os alunos/atletas na competição deste ano. Ainda de acordo com a Sedel, a primeira seletiva dos Jogos Escolares começará no mês de maio com as disputas da Etapa Metropolitana/Municipal, encerrando no fim do mês de junho.

Em seguida, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís, em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para acontecer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nas Olimpíadas Escolares, principal evento escolar do país. Este ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

Outras informações sobre os JEMs 2013 poderão ser obtidas pelo telefone (98) 2109-2009 ou pelo site da Sedel, no endereço www.esporteelazer.ma.gov.br.


Calendário dos JEMs 2013
Reunião técnica e lançamento oficial – 1º/03
Período de adesão (escolas e municípios) – até 29/03
Período de inscrições – de 2/04 a 27/04
Reuniões regionais – 2/04 e 27/04
Etapa Metropolitana/Municipal – 1º/05 a 30/06
Etapas Regionais – 1º/07 a 29/07
Etapa Inter-Regional (Infantil) – 1º/08 e 02/08
Etapa Estadual (Infantil) – 3/08 a 17/08
Paralimpíada Escolar – 3/08 a 17/08
Etapa Inter-Regional (Infanto) – 19/09 e 20/09
Etapa Estadual (Infanto) – 21/09 a 04/10
 

COPA CATARATAS DE FUTSAL: JOINVILE É CAMPEÃO




Joinville ignora vantagem, vence 





Jaraguá e conquista a Copa Cataratas


Com gols de Valença, Deives e Vander Carioca, Tricolor Catarinense triunfa por 3 a 2 e fatura o primeiro título da temporada. Corinthians bate Foz e é vice

O Joinville conquistou, nesta quarta-feira, a Copa Cataratas de Futsal, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Precisando apenas de um empate para ficar com o título, o Tricolor ignorou a vantagem e derrotou o arquirrival Jaraguá por 3 a 2, gols de Valença Deives e Vander Carioca, com Nenê e Pepita descontando.
Joinville conquista a Copa Cataratas de Futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)Jogadores do Joinville festejam o título da Copa Cataratas (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)
Apesar de ter disputado a decisão direta pelo título, o Jaraguá terminou em terceiro lugar, já que a competição é realizada em pontos corridos. Mais cedo, o Timão bateu o lanterna Foz Futsal por 4 a 0 ficando com o vice-campeonato.
O clássico catarinense começou em ritmo acelerado, com as equipes jogando no ataque. Aos cinco minutos, o artilheiro Valença abriu o placar para o Joinville, que passou a dominar a partda até marcar o segundo aos 15, com Deives, aproveitando jogada ensaiada de falta. No fim do primeiro tempo, Nenê diminuiu para o Jaraguá, renovando as esperanças da equipe amarela e preta para a segunda etapa.
Jogando o seu tudo ou nada, já que precisava da vitória para ser campeão, o Jaraguá voltou para o segundo tempo pressionando o adversário. Entretanto, quem marcou novamente foi o Joinville, com Vander Carioca.
O gol foi um balde de água fria na reação do Jaraguá, que ainda descontou com Pepita, mas não conseguiu alterar o resultado adverso de 3 a 2. Festa joinvilense em Foz do Iguaçu.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MARANHENSE DE FUTEBOL 2013: SAMPAIO VENCE MAIS UMA


Sampaio vence e assume a liderança isolada do Estadual

sampaioxbecPimentinha. Para variar, foi esse o nome que garantiu a goleada do Sampaio Corrêa por 4 x 0 sobre o Bacabal ontem à noite, no Estádio Nhozinho Santos. Autor de dois gols e umcruzamento que originou o gol contra de Jonatan, o xodó da torcida tricolor, que liderou a equipe na temporada passada, principalmente no título na Série D do Brasileiro, se igualou na artilharia do Campeonato Maranhense ao lado do companheiro de time Célio Codó, que também marcou no jogo contra o BEC. O camisa 11 agora acumula quatro gols em três jogos no Estadual. Com a vitória, o Tricolor assumiu a liderança isolada na primeira fase do primeiro turno do Estadual, com sete pontos em três jogos. O Bacabal, com a derrota, permanece com quatro pontos e na 4ª colocação.
O Sampaio volta a campo na quinta-feira, às 20h15, contra o Cordino, no Nhozinho Santos, pela quarta rodada do Estadual. Já o Bacabal recebe no mesmo dia e horário o Santa Quitéria, no Correão, em Bacabal.
Após um começo morno e sem muitos lances de criatividade, o time do Sampaio acordou nos minutos finais da primeira e incendiou a partida. Aos 43 minutos, Cletinho cruzou para Pimentinh, apesar da pouca estatura, fazer de cabeça o primeiro da sua equipe, 1 x 0. No minuto seguinte Pimentinha foi a linha de fundo e cruzou a bola para Célio Codó e o zagueiro Jonatas ao tentar desviar marcou contra,2 x 0. “Talvez esse primeiro tempo tenha sido o pior desses três jogos que fizemos. Sem muita criatividade e lances de perigo, mas conseguimos essa vitória. Hoje não criamos nada, mas conseguimos esses gols”, disse o goleiro do Sampaio, Rodrigo Ramos, ao avaliar o primeiro tempo da partida.
Tricolor segue pressionando – Com a vantagem no placar, o time do Sampaio voltou no segundo tempo com a mesma pegada e, logo aos 12 minutos, Eloir avançou em velocidade e tocou para Célio Codó, livre, marcar na saída do goleiro Bira e fazer o terceiro do Tricolor, 3 x 0.
Aos 13 minutos, o Sampaio foi mais uma vez ao ataque e Célio Codó deu uma assistência para Pimentinha, que na saída de Bira tocou por cobertura e fez o quarto do Tricolor.
Mas nem tudo foi festa na goleada do Sampaio sobre o Bacabal. Aos 28 minutos do segundo, Denílson, que havia entrado no lugar de Deca, revidou uma agressão e foi expulso de campo. O Sampaio ainda teve ao menos duas boas chances de ampliar o placar, mas desperdiçou. A primeira foi com Cleitinho, que arriscou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo, e a segunda com Célio Codó, que, de cara com Bira, tentou tirar do goleiro, mas mandou para fora.
Com a ampla vantagem no placar, o Sampaio apenas administrou o resultado até o apito final do árbitro para comemorar a segunda vitória no Estadual.


LBF divulga novas datas do playoff entre Maranhão Basquete e Guarulhos


Professor Rubinho acompanhando o último jogo da primeira fase do MA basquete.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou, na manhã desta terça-feira (26), a nova tabela dos playoffs da competição nacional. A principal alteração é com relação aos jogos do Maranhão Basquete contra o Guarulhos-SP. Inicialmente, o primeiro duelo entre as duas equipes seria neste sábado (2 de março) com mando do time paulista. No entanto, as quartas de final entre MB e Guarulhos vão ter início somente no próximo dia 7 (quinta-feira).
Além desta mudança, outra alteração apontada na nota oficial da LBF é com relação aos locais dos jogos. Todas as três partidas das quartas de final entre Maranhão Basquete e Guarulhos, se necessário, irão ocorrer em São Luís.
O motivo é que o time paulista não está mandando seus jogos em sua cidade-sede devido a problemas no ginásio do município. Na fase de classificação, Guarulhos mandou seus jogos na cidade de Americana, em São Paulo.
Desta forma, Maranhão Basquete e Guarulhos irão se encontrar em quadra na próxima semana. Na quinta-feira (7), o jogo ocorre às 20h, e no sábado (9), às 14h, sendo que este confronto terá transmissão ao vivo do canal SporTV. Se necessário a realização de uma terceira partida, ela ocorrerá na segunda-feira (11). Todas as partidas serão no Ginásio Castelinho.
Na fase de classificação, o Maranhão Basquete superou Guarulhos por 62 a 55, jogo realizado na cidade de Americana. Neste confronto das quartas de final, o time maranhense tem a vantagem de poder jogar dois dos três jogos, se necessário, diante do torcedor maranhense.
O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, da Bus Transportes, do Hotel Praia Mar e da Federação Maranhense de Basquete.
Professores Bruno e Rubinho curtindo o MA basquete em São Luis

Outros jogos
Já as outras disputas das quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF) começam neste sábado (2 de março). Na cidade de Ourinhos, a equipe da casa recebe Americana às 18h, no Ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho). Mas antes, às 13h no Ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, Santo André recebe o São José.
LBF 2013
Em 2013, a Liga de Basquete Feminino conta com a participação de sete equipes. Além do Maranhão Basquete, Americana-SP, Ourinhos Basquete-SP, Santo André-SP, São José-SP e os estreantes Sport -PE e Guarulhos-SP estão na disputa da LBF.
De acordo com o regulamento, na fase inicial, as sete equipes participantes jogam entre si, em turno único, apurando-se a classificação do primeiro ao sétimo colocados. O líder da primeira fase garante vaga direto na semifinal, enquanto que os demais – do segundo ao sétimo colocados – disputam as quartas de final.
Os vencedores das quartas, mais o líder da primeira fase, disputam a semifinal. Em seguida, os dois vencedores disputam o título máximo da competição. Todas as fases do playoff serão decidas em melhor de três partidas.
O pedreirense Roberto de Dominga também estava em São Luis e, como desportista, não perdeu a oportunidade de assistir ao MA basquete.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FALCÃO LANÇA ESCOLINHA EM TERESINA


EM LANÇAMENTO DE PROJETO, FALCÃO DESCARTA APOSENTADORIA DAS QUADRAS

Durante o lançamento do CT Falcão 12, em Teresina, o melhor jogador do mundo nas quadras descartou pendurar as chuteiras: 'Deixa o tempo passar'

Falcão durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Falcão, durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina, descarta possibilidade de aposentadoria para os próximos anos (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)


A palavra aposentaria parece não pertencer a Falcão, quatro vezes melhor do mundo no Futsal. Em Teresina, onde lançou oficialmente, no último sábado (23), o Centro de Treinamento Falcão 12, o jogador descartou a possibilidade de pendurar as chuteiras pelos próximos anos. De acordo com ele, para tudo há um momento certo.
- Deixa o tempo passar. Deve ser muito triste o momento de deixar o esporte. Estou em um alto nível ainda. A gente pode ainda pensar com calma e deixar para o momento certo – afirma o jogador de 35 anos.
Falcão, aliás, espera estar em quadra nos nas próximas Olimpíadas.  Embora o futsal não seja ainda um esporte olímpico, há possibilidade de ele ser inserido no programa Rio 2016. 
- O futsal brasileiro está preparado para isso (uma Olimpíada). E se caso vir a acontecer, vai ser medalha certa para o Brasil – vibra o camisa 12 da Seleção Brasileira.




ANTES DE LANÇAR CT, FALCÃO CONHECE OS ATLETAS DA ESCOLINHA EM TERESINA

O Centro de Treinamento já funciona desde janeiro e conta com 75 atletas 
com idades entre cinco e 15 anos. Lançamento oficial será neste sábado


Falcão conhece os atletas da escolinha no Piauí  (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Falcão conhece os atletas do Centro de Treinamento no Piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Antes do lançamento oficial do Centro de Treinamento Falcão 12, o craque da Seleção Brasileira de Futsal visitou, neste sábado (23), o colégio onde foi implantado o núcleo teresinense da escolinha. Acompanhando de Clemilton Miranda, seu ex-companheiro de seleção e coordenador do projeto na capital piauiense, o melhor do mundo conversou com os garotos, distribuiu autógrafos e falou sobre os seus planos para o projeto implantando no Piauí.
- O Norte e o Nordeste são carentes em revelar talentos. Eu acredito muito no potencial dessa região. O que falta é apoio. Espero que o centro de treinamento aqui (no Piauí) venha ajudar a crescer o esporte – explica o camisa 12, Falcão.
Falcão e Cleminton em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Falcão e Cleminton durante visita à escola onde
funciona o projeto do craque da seleção
(Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Sobre a possibilidade de o centro de treinamento ser entendido como um cenário para revelar craques, Falcão completa.
- O mais importante é a prática do esporte. Se existir um jogador diferenciado, ele vai ter a oportunidade dele. Mas nós queremos aqui é aliar o esporte à educação – pontua.
O Centro de Treinamento já funciona desde janeiro de 2013 e conta com 75 atletas com idades entre cinco e 15 anos.  Dentre eles, 25 recebem bolsa para participar do programa de treinamento do CT Falcão 12. Segundo o coordenador do projeto, Clemilton Miranda, o objetivo principal é formar cidadãos.
- Queremos ajudar a comunidade. Nosso desejo é que esse projeto chegue a todas as pessoas de qualquer classe social – diz Clemilton.



FALCÃO INAUUGURA CT NO PIAUÍ E CRITICA AUTORIDADES POR ABANDONO DO ESPORTE

“A minha defesa é de que tenha um jogo internacional aqui e também voltar com a Seleção Brasileira. Falta cuidar do ginásio” afirma Falcão sobre Verdão

Eleito quatro vezes o melhor do mundo, Falcão inaugurou oficialmente, neste sábado (23), o Centro de Treinamento Falcão 12, em Teresina.  Na ocasião, o jogador falou sobre o projeto e criticou os responsáveis pelo abandono do maior ginásio poliesportivo do Piauí, o “Verdão”.
Com iniciativa aplaudida por todos e afinado no discurso, Falcão aproveitou o retorno à capital piauiense para lançar um projeto que, segundo ele, é voltado para aliar a educação e o esporte. De acordo com o jogador, o CT Falcão 12 não quer necessariamente a revelação de novos jogadores. Em Teresina, a escolinha fundada em janeiro deve atender a todos os públicos.
André Lucas, um dos alunos do CT Falcão 12 no Piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)André Lucas, um dos alunos do CT Falcão 12,
trocou o futebol pelo futsal por causa do craque
 (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
- O Centro de treinamento funciona como extensão da família, trabalhando e remediando no combate à exposição de crianças e jovens às drogas e ao crime – explica o coordenador do projeto no Piauí, Clemilton Miranda.
E o que não faltou foi a presença de pais. Orgulhosos, eles observaram o contato dos filhos com o ídolo. Para Lucina Sena, mãe de um dos jogadores que já treinam no CT Falcão, a prática de esporte  é um investimento.
- O esporte ocupa a criança. As escolinhas se preocupam muito com o aluno, incentivando a estudar. Por isso que eu apoio e vou deixar e buscar meu filho nos treinos todos os dias – conta a mãe de André Lucas.
O craque da Família de Luciana, André Lucas, de apenas 11 anos, realizou o sonho de conhecer Falcão, jogador que o inspirou a deixar o futebol para praticar o futsal.
- Eu me interessei para treinar na escolinha por que eu sabia que lá eu ia ter futuro. Jogava futebol e decidi jogar futsal por causa dele (Falcão). E agora eu pretendo ser destaque e ir jogar em outros estados – vibra o pivô da equipe sub-13, André Lucas.
Críticas e mais aplausos
Falcão durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Falcão, durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina, não poupou críticas às autoridades por conta da situação do Ginásio Verdão (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Nem tudo foi só alegria. No discurso de lançamento de mais uma escolinha, Falcão desabafou sobre a atual situação do Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde (Verdão) e cobrou uma solução às autoridades do Piauí.
- Não sou político, mas eu acredito que não existe uma justificativa para este ginásio estar fechado. Eu estive aqui no ano passado e vi isso aqui lotado. Aqui é um local de alto nível. Este ginásio está às moscas. A minha defesa é de que tenha um jogo internacional aqui e também voltar com a Seleção Brasileira. Falta cuidar do ginásio – desabafa Falcão.

- É realmente mesmo inconcebível um espaço desse está fechado. Não existe uma justificativa plausível para isso continuar assim. É inadmissível! A prefeitura de Teresina já solicitou uma administração compartilhada, porque o que o que todo mundo sabe que é o “Verdão” está assim por falta de vontade política – dispara Galba.
Sem representante da Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI) ou do Estado, responsável pelo ginásio, no local, o GLOBOESPORTE.COM conversou com o atual secretário de esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina, Galba Coelho, sobre as críticas do jogador.
O “Verdão” atualmente abre as portas somente para os treinamentos do Cajuína. E um dos reforços do time piauiense aproveitou o momento e falou sobre o que observou desde que chegou ao Piauí.
- Eu que estou aqui há pouco tempo e já tive tempo de perceber que não tem tanto esporte sendo praticado aqui (no Verdão). Eu acho válida a crítica do Falcão, por que em outros estados é diferente – diz o ala do Cajuína, Son.

FEBAMA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE BADMINTON

Mesa composta para início do curso
Aconteceu neste fim de semana (22, 23 e 24) em São Luis o curso para formação de treinadores de Badminton a nível estadual. A formação contou com a participação de professores de várias cidades do interior e da capital maranhense e foi ministrado pelo especialista neste esporte Flaubert Lima de Timon.
Os Professores Bruno e Rubinho no momento teórico.
Flaubert é considerado hoje o maior especialista do estado, sendo reconhecido também no estado do Piauí, onde também é convocado para trabalhar, haja visto que no estado vizinho este esporte é levado a sério e ele reside em Timon, onde desenvolve o esporte há muito tempo.
O Badminton tem um status de ser um esporte que melhora a concentração do aluno além de ser prazeroso, melhorando assim o rendimento escolar. Fato muito citado em comparação ao xadrez.
O curso foi promovido pela Federação Maranhense de Badminton - FEBAMA, representado pelo vice presidente Canhoto e organizado pelo diretor Cid.
Participaram representado Pedreiras e Presidente Dutra os professores Rubinho e Bruno Oliveira.


As professoras Neci e Adriele ganharam brindes no sorteio.
"Muito bom mesmo. Este certificado eu guardarei com muito orgulho. O comparo a um dos meus cursos superiores, pois este não é somente um esporte qualquer. Ele contribui significativamente com a Educação e só isso o eleva a altos patamares em estado de investimentos. O fato de estar tendo aulas com um grande especialista foi muito motivador. parabéns à organização." Comentou o participante Professor Rubinho.
Cid, Rubinho, Flaubert e Bruno.
Bruno entrega uma camisa de sua escola ao Ministrante Flaubert.
Entrega de certificados.
Dinâmicas para se trabalhar o esporte com alunos.
Professor Rubinho exibe com orgulho o banner  da FEBAMA.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ADVERSÁRIO DO SAMPAIO NA COPA DO BRASIL PERDE NA COPA DO NORDESTE





Fortaleza faz 2 a 1 no Campinense e 



leva vantagem mínima para o 2º jogo


Leão começa o jogo arrasador no Castelão, faz 2 a 0, mas sofre gol no segundo tempo. Duelo de volta será no próximo domingo, em Campina Grande

Com mais posse de bola e bem mais perigoso até os últimos 10 minutos de jogo, quando o Campinense cresceu em campo de forma surpreendente, o Fortaleza saiu da Arena Castelão com uma vitória que dá vantagem mínima para o jogo de volta da semifinal da Copa do Nordeste, contra o Campinense, no próximo domingo, em Campina Grande. O placar de 2 a 1 do Leão do Pici sobre a Raposa fez com que o time cearense jogue pelo empate para ir à decisão.
Fortaleza Campinense Castelão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Fortaleza Campinense Castelão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
No caso de derrota por um gol de diferença, será necessário analisar a quantidade de gols marcados. Um resultado de 1 a 0 dá a vaga ao Campinense, por este ter marcado gol fora de casa. O mesmo 2 a 1 pró-Raposa leva a decisão para os pênaltis. Vitória dos paraibanos por dois ou mais gols de diferença faz com que eles fiquem com a vaga.
Superioridade leonina
Desde que a bola rolou, ao sinal do árbitro, o Fortaleza demosntrou a intenção de decidir o jogo o mais rápido possível. Aguerrido em campo e acuando o Campinense na maior parte do primeiro tempo, o Leão do Pici levou perigo logo aos dois minutos. Assisinho apareceu na área para desviar a bola de cabeça em cobrança de falta e quase abrir o marcador. A resposta aconteceu aos 14, mas a chance mais real da Raposa foi impedida pelo goleiro João Carlos.
No entanto, o Tricolor era melhor na marcação e na distribuição tática. Até os 28 minutos, quando o primeiro gol saiu, a Raposa paraibana pouco ameaçou. Tanto que, na pressão, Edvânio se atrapalhou com a bola e acabou fazendo pênalti. Jaílson bateu sem chances para o goleiro Pantera. 1 a 0.
Passaram-se mais 13 minutos de pressão de um lado e passividade de outro, até que Jackson Caucaia ampliasse para o Fortaleza. Marinho Donizete subiu pela esquerda e cruzou na medida para o meio-campista desviar de cabeça para as redes. 2 a 0.
Mesmo panorama
Na volta para o segundo tempo, o Campinense ensaiou ir mais vezes ao ataque, mas logo o Fortaleza voltou a ter mais posse de bola em campo. Assisinho e Jackson Caucaia comandaram as descidas tricolores até os 20 minutos, quando o jogo perdeu em emoção e ficou mais estudado.
Só aos 21, um lance de perigo, e com o Campinense. Em troca de passes, Jeferson Maranhense chutou rente à trave de João Carlos e quase diminuiu. Mas, além disso, o Tricolor continuou dominando as ações em campo.
Reação
E quando o torcedor leonino achava que a partida estava definida, o Campinense resolveu mostrar que ainda tinha fôlego para iniciar uma reação. Primeiro, Tiago Granja e Andrezinho desperdiçaram boas chances de diminuir. Até que, aos 38 minutos, o zagueiro Edvânio, que havia se atrapalhado no lance do primeiro gol do Fortaleza, fez boa jogada pela esquerda e lançou Ricardo Maranhão. Este se antecipou à zaga leonina e mandou uma bomba para as redes. O placar de 2 a 1 aliviava a pressão sobre a equipe paraibana.
O Fortaleza ainda tentou reagir, mas esbarrou na defesa do Campinense. Aos 47, no último respiro, Ricardo Maranhão recebeu cruzamento e cabeceou no canto. A bola acabou saindo, mas o resultado de 2 a 1 dava chances claras de classificação para o jogo de volta à Raposa. Depois disso, só o apito final.


Campinense revela que onze atletas 




foram a campo mesmo com diarreia


Raposa perdeu para o Fortaleza, mas desempenho abaixo do esperado pode ter sido culpa de dor de barriga que afetou elenco na véspera do jogo

Edvânio, zagueiro do Campinense (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Edvânio, que deu o passe para o "gol salvador" do
Campinense, também sofreu com a diarreia
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
O Campinense saiu derrotado por 2 a 1 na primeira partida válida pelas semifinais da Copa do Nordeste apresentando um futebol bem abaixo do que a torcida vinha se acostumando nas últimas partidas. Só que o rendimento fora do esperado pode ter sido por causa de fatores extra-campo. Isso porque cerca de 11 jogadores rubro-negros, a maioria deles do time titular, acordou na manhã do sábado, véspera da partida com o Fortaleza no Estádio Castelão, com diarreia coletiva.
Entre os jogadores que sofreram com o problema, estavam a dupla de zaga da equipe titular (Edvânio e Roberto Dias), o principal criador das jogadas ofensivas raposeiras (o meio-campista Bismarck) e um dos responsáveis pelas finalizações a gol do Campinense (o atacante Zé Paulo). Além dos jogadores, membros da comissão técnica e também da delegação que acompanhou o clube até o Ceará também registraram sintomas semelhantes aos que acometeram os atletas.
Apesar de todos esses problemas, o Campinense ainda conseguiu marcar um gol, já no segundo tempo do confronto com Ricardo Maranhão, e diminuiu um pouco a vantagem do adversário para o jogo da volta. No próximo domingo, só que dessa vez no Estádio Amigão, Campinense e Fortaleza se enfrentam novamente para decidir quem avança para a grande final da competição regional. Aos cearenses basta um empate para garantir a classificação. Já a Raposa precisa de uma vitória simples (1 a 0 por exemplo) para assegurar sua passagem para a decisão da Copa do Nordeste.Após o diagnóstico, o departamento médico do Campinense tentou, durante toda a manhã, trabalhar para colocar os atletas em condições físicas para o jogo diante do Tricolor Cearense. Ao que tudo indica, a diarreia pode ter sido causada por algum alimento estragado consumido pelo grupo raposeiro no hotel onde ficaram hospedados,isso porque todas as refeições, desde a chegada do elenco a Fortaleza, na sexta à noite, foram feitas no próprio local da concentração.
Fortaleza Campinense (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Mesmo com diarreia, a Raposa ainda conseguiu reagir no final do jogo (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

MARANHENSE DE FUTEBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA




São José-MA sai na frente, mas cede 



empate ao Santa Quitéria

Equipe ribamarense chega ao terceiro empate consecutivo no Estadual, enquanto que a Raposa conquista o primeiro ponto na competição

Na tarde deste domingo, São José-MA e Santa Quitéria fizeram um grande jogo na abertura da terceira rodada do Campeonato Maranhense. As equipes ficaram no empate em 2 a 2, com Vanvan e Davis marcando para o Peixe Pedra, enquanto David e Eriklepton deixaram tudo igual para a Raposa da Baixada.
Com o empate, o São José-MA chegou aos três pontos no Campeonato Maranhense, enquanto o Santa Quitéria conquistou o primeiro ponto no torneio. As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, quando o Peixe Pedra recebe o Balsas e a Raposa terá pela frente o Bacabal, no Correão.
O jogo
O São José-MA começou o jogo tomando a iniciativa no jogo. Entretanto, as equipes não chegavam com objetivo ao gol, tanto que o primeiro chute saiu somente aos nove minutos, com Valbson passando para Vanvan arriscar sem perigo para o gol do Santa Quitéria. Aos 15, Pires lançou para Vanvan, que arriscou novamente, mas a bola foi pela linha de fundo.
São José-MA x Santa Quitéria (Foto: João Ricardo)São José-MA e Santa Quitéria ficaram no empate (Foto: João Ricardo)
O Peixe Pedra seguiu pressionando e aos 19 minutos, Vanvan passou para Luiz Henrique, que arriscou, mas a bola foi pela linha de fundo. Após as chances desperdiçadas pelo São José-MA, foi a vez do Santa Quitéria chegar, com Eriklepton passando para Romário, que arriscou com perigo, mas a bola foi pela linha de fundo. Na sequência, Luiz Henrique fez boa jogada para o Peixe, mas na hora da conclusão, chutou fraco e mandou pela linha de fundo. As tantas chances viraram gol somente aos 23 minutos. Luiz Henrique fez boa jogada e passou para Davis, que arriscou um belo chute no ângulo do goleiro Ismael para colocar o São José-MA na frente.
Após o gol, aos 27, Luiz Henrique tocou para Vanvan, que chegou driblando o goleiro Ismael antes de marcar o segundo gol do São José-MA no jogo. Aos 31, David recebeu a bola na grande área e descontou para o Santa Quitéria. Após o primeiro gol, a Raposa iniciou a reação em busca do empate e aos 39, após uma sobra de bola na meia lua, Eriklepton marcou o gol de empate.
Na etapa final, o Santa Quitéria voltou buscando mais o jogo, principalmente com Romário tentando os gols para a Raposa. O jogo ficou morno, mas aos 20 minutos, Vanvan se livrou de dois marcadores e arriscou, mas o goleiro Ismael fez boa defesa. Apesar das chances, ninguém voltou a balançar as redes da partida, que terminou empatada.


BEC, mas prevê cansaço do time

Preocupado com rendimento, técnico do Sampaio Corrêa chama atenção para partidas consecutivas e relembra pré-temporada puxada no mês de janeiro

A equipe do Sampaio Corrêa goleou o Bacabal no último domingo, por 4 a 0, pela terceira rodada do Campeonato Maranhense. Com o resultado, o Tricolor chegou à liderança isolada da competição, somando sete pontos.

Após a partida, o técnico do time, Everton Goiano, se mostrou bastante preocupado quanto aos próximos jogos da equipe. É que, segundo ele, além da parte técnica não ter alcançado o ideal, a tendência é que os jogadores tenham um certo cansaço nos próximos confrontos.
Everton Goiano projeta cansaço da equipe nos próximos jogos (Foto: De Jesus/O Estado)Everton Goiano projeta cansaço da equipe nos próximos jogos (Foto: De Jesus/O Estado)
Goiano explica que os atletas realizaram uma puxada pré-temporada no início de janeiro. O treinador fala que terá que diminuir a carga de trabalhos durantes as próximas semanas, para não ter maiores problemas.

- Os jogadores estão cansados, nesta segunda-feira temos que dar uma folga e na terça quando começarmos os trabalhos não vamos poder puxar muito, porque os jogadores ainda vão se recuperar desse jogo contra o Bacabal, pois é quando bate o cansaço. Nós fizemos uma pré-temporada longa e tinha três anos que o Sampaio não fazia. Agora que os jogadores estão se soltando, mas sabemos que isso será importante, porque a equipe estará pronta para a temporada toda – disse.

O próximo compromisso do Sampaio Corrêa pelo Campeonato Maranhense será nesta quinta-feira. A equipe Tricolor recebe o Cordino, em jogo marcado para às 20h15 no Estádio Nhozinho Santos.

Artilheiros, Célio Codó e Pimentinha 

comemoram bom início do Sampaio

Dupla de ataque foi responsável por sete gols da equipe dentro do Campeonato Maranhense


Pimentinha, atacante do Sampaio (Foto: De Jesus/O Estado)Pimentinha é um dos artilheiros do Campeonato
Maranhense (Foto: De Jesus/O Estado)
Após a goleada por 4 a 0 diante do Bacabal, o Sampaio manteve a liderança do Campeonato Maranhense e chegou ao melhor ataque do Campeonato Maranhense com nove gols marcados. Destes, sete foram anotado pela dupla de ataque titular da equipe, Pimentinha, com três gols, e Célio Codó, com quatro. Diante do Bacabal, a dupla voltou a balançar as redes, com Pimentinha marcando duas vezes e Codó marcando o terceiro gol do jogo.
A dupla comemora a boa fase individual e também o início de temporada do Tricolor no Estadual. Pimentinha, diferentemente de outras temporadas, tem se destacado com os gols de cabeça, apesar de ter apenas 1,65. Em 2013, dos três gols marcados, dois já foram de jogadas aéreas. O atacante destaca que o posicionamento tem sido fundamental, além de comemorar também a boa fase do companheiro de ataque Célio Codó.
- Tenho feito meus golzinhos e a torcida cobra muito, porque eu não finalizo muito bem. Ano passado o Codó não estava em um bom momento. Criticaram ele. Graças a Deus agora está em um bom momento, marcando gols e ajudando a gente também. A gente se posiciona bem. Treinamos muitas jogadas pelo fundo e tem que ter um bom posicionamento dentro da área e conseguimos fazer os gols – disse Pimentinha.
Célio Codó, atacante do Sampaio (Foto: Biaman Prado/O Estado)Célio Codó é o artilheiro do Estadual com quatro gols (Foto: Biaman Prado/O Estado)

Alvo de críticas em 2012, quando viveu um jejum de gols no fim da temporada, o atacante Célio Codó, comemora a volta dos gols e a artilharia do Campeonato Maranhense, com quatro gols. Vale destaca que na temporada, o jogador ainda não deixou de marcar em nenhum jogo, entretanto Codó destaca que o mais importante é a conquista das vitórias.
- Graças a Deus a gente está mantendo uma média de gols nas partidas. A gente espera manter essa mesma pegada nas competições, para ajudar o time a sair sempre com um resultado positivo. Quando a gente entra em campo vamos em busca de vitória, independentemente de quem faça o gol. Graças a Deus os gols estão saindo, as vitórias estão vindo e ficamos feliz. É sinal de que o trabalho está sendo bem feito.
Com sete pontos o Sampaio é líder do Campeonato Maranhense e volta a campo na próxima quinta-feira. Na ocasião o Tricolor recebe o Cordino, às 20h15 no Nhozinho Santos
.

Em busca de recuperação, Maranhão e 

Americano-MA se enfrentam

Equipe atleticana quer voltar a vencer após o empate na última rodada, enquanto que o vice-campeão da Série B de 2012 busca o primeiro ponto

Diego Cunha - zagueiro Maranhão (Foto: Bruno Alves)Maranhão quer voltar a vencer diante do
Americano-MA (Foto: Bruno Alves)
Maranhão e Americano-MA entram em campo na noite desta segunda-feira para realizarem o último jogo da terceira rodada do Campeonato Maranhense, às 20h15 no Nhozinho Santos. Após os resultados dos últimos jogos das duas equipes, os times irão em busca da recuperação no Estadual.
Na última quinta-feira, o Maranhão foi surpreendido pelo Balsas e ficou no empate em 2 a 2 com a equipe da região Sul. O resultado foi considerado uma derrota por todos dentro da equipe e o discurso agora é de alerta com as equipes intermediárias.
- O que aconteceu diante do Balsas foi bom para a gente alerta com essas equipes intermediárias. O Americano-MA tem um time parecido com o Balsas, com jogadores jovens e velocistas e a gente precisa ter cuidado nesses jogos – disse o meia Elton.
Entretanto, o Americano também tentará a recuperação, mas após a derrota na estreia, diante do Cordino. A equipe folgou na segunda rodada do torneio e com isso o técnico Joãozinho Neri teve uma semana para preparar o time para o confronto contra o Maranhão.