Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

NACIONAL DE BADMINTON




Piauí conquista 13 medalhas de ouro e 




termina Brasileiro como campeão


A delegação piauiense contava com 21 atletas e foram conquistadas 27 medalhas ao todo, das quais 13 de ouro, oito de prata e seis de bronze

O badminton piauiense foi o grande campeão da segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem, que aconteceu no fim de semana em Campinas (SP). Os atletas do Piauí conquistaram quase a metade (48%) do total de medalhas de ouro que estavam em disputa: 13 ao todo. No geral, o Estado colocou na bagagem 27 medalhas.
Francielton Farias Badminton Piauí (Foto: Reprodução/ Facebook)Francielton Farias não teve bons resultados nesta etapa (Foto: Reprodução/ Facebook)
Além do Piauí, somente Rio de Janeiro, com nove medalhas; e São Paulo, com quatro medalhas; subiram ao local mais alto do pódio. Nenhum outro estado que estava na disputam conquistou outra medalha de ouro. Quanto aos clubes, verificou-se, também, uma clara concentração de medalhas entre as equipes JCCEB (Joca Claudino Clube de Esgrima e Badminton), do Piauí (com 25 medalhas), e Miratus, do Rio de Janeiro (com 34 medalhas).
Já os outros dois clubes piauienses que mandaram atletas, somente os Reis do Badminton conseguiu conquistar uma medalha, no caso de prata. Os jogadores da Asbagdi (Associação de Badminton do Grande Dirceu) não conseguiram chegar ao pódio. Um total de 21 piauienses esteve na disputa, que aconteceu no Ginásio da Sociedade Hípica, em Campinas (SP). O torneio teve início na sexta-feira e terminou neste domingo (28).
Os piauienses conquistaram medalhas em todas as categorias. Destaque para Thiago Mozer e Juliana Viana, que conquistaram três medalhas de ouro cada, sendo campeões em todas  as partidas que disputaram na Sub11, inclusive sendo campeões juntos na dupla mista. Quanto as promessas olímpicas da modalidade, como Francielton Farias e Samia Lima, não tiveram os resultados esperados.
Veja abaixo os resultados de todos os piauienses por categoria:
DX sub11
1º Thiago Mozer e Juliana Viana
SM sub11
1º Thiago Mozer
3º Moises Lima
DM sub11
1º Moises Lima e Thiago Mozer
SF sub11
1º Juliana Viana
2º Julia Viana
DF sub11
1° Julia Viana e Juliana Viana
DX sub13
1º Weslley Dantas e Jaqueline Lopes
2º Moises Lima e Sania Lima
SM sub13
3º Weslley Dantas
DM sub13
1º Weslley Dantas e Gabriel Teixeira
SF sub13
1º Jaqueline Lopes
2º Sania Lima
DF sub13
1º Sania Lima e Jaqueline Lopes
DX sub15
1º Fabricio Farias e Samia Lima
SM sub15
1º Waleson V Dos Santos
2º Fabricio Farias
DM sub15
1º Waleson V Dos Santos e Fabricio Farias
SF sub15
3º Samia Lima
DF sub15
1º Vera Costa [SP] e Samia Lima
DX sub17
2º Waleson V Dos Santos e Thainara Silva
SF sub17
3º Thainara Silva
DX sub19
3º Francielton Farias  e Gabriela Cavalcante
SM sub19
2º Francielton Farias
SF sub19
3º Gabriela Cavalcante
DF sub19
1º Gabriela Cavalcante e Thainara Silva
2º Andreza Miranda  e Emanuelly Rocha Farias

ARGENTINO DO BENFICA ENTRA NA MIRA DO VASCO




Pablo Aimar é o grande sonho do 




Vasco para o Campeonato Brasileiro


Diretoria inicia contatos com meia argentino de 33 anos, que tem contrato com o Benfica até julho e poderia se transferir sem custos a São Januário

Aimar - Benfica (Foto: EFE)Pablo Aimar em ação pelo Benfica: argentino é o
desejo do Vasco para o Brasileirão (Foto: EFE)
O Vasco não pretende medir esforços para formar uma equipe competitiva para a disputa do Campeonato Brasileiro. Mesmo em meio a dificuldades financeiras, o clube entende que é necessária a chegada de um jogador de peso, que devolva a autoestima ao time. E o nome escolhido é o do argentino Pablo Aimar, o grande sonho da diretoria cruz-maltina. Aos 33 anos, o meia está desde 2008 no Benfica, de Portugal, e seu contrato se encerra ao fim da atual temporada europeia. Por isso, ele poderia se transferir sem custos para São Januário, mas somente em julho. O clube já iniciou os contatos com o atleta e seu representante.
Embora seja um ídolo da torcida do Benfica, o camisa 10 tem uma passagem de altos e baixos pelo clube. Em cinco temporadas, disputou quase 200 partidas e conquistou um Campeonato Português e quatro Taças da Liga. No entanto, sofreu com muitas lesões, que o impediram de ter uma grande sequência como titular. Atualmente, a equipe de Lisboa lidera o campeonato nacional com quatro pontos à frente do Porto, restando três rodadas para o fim. Além disso, no próximo dia 26, disputa a final da Taça de Portugal contra o Vitória de Guimarães.
No Vasco, o nome de Pablo Aimar teve a aprovação de dois profundos conhecedores do futebol português: o diretor técnico Ricardo Gomes, zagueiro do Benfica de 1988 a 1991; e o técnico Paulo Autuori, que trabalhou no país por mais de dez anos e comandou quatro equipes diferentes – uma delas o Benfica, na temporada 1996/97. O Cruz-Maltino ainda trata o assunto com sigilo, principalmente quanto ao formato da negociação. A ideia inicial é que a Penalty, fornecedora de material esportivo do clube, ajude o Vasco a pagar os salários do argentino. No entanto, o diretor executivo René Simões preferiu não se estender sobre o assunto.
- Prefiro não falar sobre isso. No início do ano perdemos jogadores porque tiveram os nomes divulgados antes da hora.
Pablo Aimar é considerado um dos maiores talentos do futebol da Argentina. O meia é formado pelo River Plate – que sonha com seu retorno em 2013 – e tem uma passagem marcante pelo futebol europeu. Antes de chegar ao Benfica, o meia defendeu o Valencia, pelo qual conquistou dois títulos do Campeonato Espanhol e um da Copa da Uefa, e o Zaragoza.
Outro nome pensado pela diretoria foi do também argentino Lucho González, de 32 anos. No entanto, trata-se de uma missão bem mais complicada, já que o apoiador tem mais um ano de contrato com o Porto, de Portugal.

SANTOS ESCALOU ATLETA IRREGULAR E FLA-PI QUER OS PONTOS E A CLASSIFICAÇÃO NA COPA DO BRASIL




Fla-PI recorre ao STJD e faz pedido


para Santos x Joinville ser suspenso


Flamengo perdeu para o Peixe na primeira fase da Copa do Brasil e quer punição ao time paulista alegando escalação irregular de Alan Santos

Jankel Costa - Presidente do Flamengo-PI (Foto: Josiel Martins/GLOBOESPORTE.COM)Jankel Costa acredita que Fla-PI consiguirá eliminar 
Santos nos tribunais (Foto: Josiel Martins)
A polêmica pela suposta irregularidade na escalação do volante Alan Santos na partida entre Flamengo-PI e Santos, realizada em Teresina (PI) e válida pela primeira fase da Copa do Brasil, ganhou mais um capítulo na manhã desta segunda-feira (29). O clube rubro-negro anunciou que entrou com um pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão suspenda a partida entre Santos e Joinville, marcada para o dia 8 de maio, às 22 horas, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A intenção é que a partida seja cancelada enquanto o caso não seja julgado.
O clube piauiense alega que o volante Alan Santos atuou de maneira irregular no jogo de ida entre as duas equipes na primeira fase da competição. Por isso, pede a eliminação do time santista. O jogador, de acordo com a denúncia protocolada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deveria cumprir suspensão automática na partida, pois foi expulso no último jogo do Peixe no Campeonato Brasileiro de 2012. A equipe paulista, contudo, nega irregularidade.   
- Já encaminhamos à CBF a denúncia e entramos no STJD com o pedido de efeito suspensivo para que a partida do Santos na segunda fase da Copa do Brasil seja adiada até que haja uma decisão concreta. Caso o jogo com o Joinville acontecesse, deixaria a situação um pouco mais complicada. Fizemos o pedido e esperamos que a lei aconteça. Cópias das súmulas e exemplos de outros casos foram anexados ao processo. A expectativa é que nosso clube seja beneficiado – explicou Jankel Costa, presidente do clube. 
O advogado do Santos, João Vicente Gazolla, contestou a denúncia e disse que o clube não foi comunicado oficialmente.
- Eu não vejo sentido, mas é aquilo, vamos esperar receber alguma coisa. Não vejo sentido para anular o jogo. Não estou sabendo de nada. Isso (denúncia) foi falado na sexta-feira, mas como já esclareci, ele (Alan Santos) tinha plenas condições. Acho que é mais um desespero deles, mas vamos aguadar.
A denúncia do Flamengo-PI, encaminhada à CBF por meio da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na última sexta-feira (26), é embasada no artigo 58 do Regulamento Geral das Competições da CBF: “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de participar da partida subsequente, independentemente de decisão da Justiça Desportiva no julgamento da infração disciplinar”.
Alan Santos jogou a última rodada do Brasileirão contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, no dia 1º de dezembro do ano passado. Na súmula, o árbitro da partida, Guilherme Correia de Lima, relatou que o volante “calçou a perna do adversário” e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso posteriormente.
Utilizando o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa, considera que Alan Santos estaria impedido de atuar na estreia do Peixe na Copa do Brasil. No duelo contra o rubro-negro, o volante foi o escolhido para substituir Arouca na estreia santista na competição.
neymar santos flamengo-pi (Foto: Moisés Saba/VIPCOMM)No jogo de ida, Santos empatou em 2 a 2 com o Flamengo-PI no Albertão (Foto: Moisés Saba/VIPCOMM)
Presidente do TJD-PI analisa situação
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), José do Egito, deu respaldo ao pedido do Flamengo-PI para eliminação do Santos na Copa do Brasil.
- É a aplicação da lei. Não há outra interpretação. O jogador atuou de forma irregular e o clube santista tem que ser punido - considerou.
Para José do Egito, a atuação do jogador na partida realizada no dia 10 de abril – data do empate entre Flamengo-PI e Santos no Estádio Albertão – feriu o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que considera: “Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social”. Em tese, segundo José do Egito, Alan Santos não deveria jogar em Teresina.
- Esse artigo mostra que a suspensão de Alan Santos deveria ser feita na outra partida do Brasileiro, mas como foi a última a suspensão deveria ocorrer na primeira partida oficial da CBF. Ele não cumpriu, jogou em Teresina. Em Santos, assinou a súmula e também não cumpriu a suspensão. Além disso, o artigo 214 diz que a pena por escalar um jogador irregular é a perda de pontos, independente dos resultados. Consequentemente, assim interpretado, a vaga é do Flamengo-PI. 
Em Teresina, Flamengo-PI e Santos empataram em 2 a 2 no Estádio Albertão. Na Vila Belmiro, o Peixe garantiu classificação para a segunda fase após vencer pelo placar de 2 a 0.

LIGA FUTSAL DA EUROPA





Com legião brasileira em ação, time do 



Cazaquistão fatura título europeu


Em partida onde quatro dos sete gols foram de brasileiros, Kairat obtém conquista inédita contra Dínamo de Moscou, vice pela segunda vez seguida

Repleto de brasileiros em ação na final da Liga dos Campeões da Europa de futsal, o Kairat, do Cazaquistão, conquistou pela primeira vez o título da competição neste domingo, em Tbilisi, na Geórgia. A equipe derrotou o Dínamo de Moscou, campeão da temporada 2006/2007, por 4 a 3 e fez os adversários amargarem o segundo ano consecutivo com o vice-campeonato. Em 2012, o time da Rússia perdera a decisão para o Barcelona.
A decisão deste ano teve a participação de 13 brasileiros, além de três jogadores do país naturalizados russos. Quatro dos sete gols da partida vieram dos pés "verdes e amarelos": Léo Santana e Higuita, para o Kairat; e Cirilo e Tatù para o Dínamo. Também balançaram as redes Aleksei Popov (contra) e Fumasa para o Kairat, e Sergei Sergeev para o Dínamo.
Liga dos Campeões da Europa de futsal Kairat Dinamo de Moscou (Foto: Divulgação)Jogadores, comissão técnica e dirigentes do Kairat comemora título europeu inédito (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ANABOLIZANTES: TODO CUIDADO É POUCO!


Uso indevido de esteroides pode levar a problemas no fígado

 e na próstata, comprometendo até a fertilidade.
dano-hepatico-dos-anabolizantes-e-superior-ao-potencial-beneficio-dos-hepatoprotetores-diz-dr-turibio-leite-de-barros

Uso indevido de esteroides pode levar a 
problemas no fígado e na próstata, comprometendo até a fertilidade.


Na busca por um corpo mais forte e mais musculoso em curto prazo, há quem faça uso de substâncias conhecidas como esteroides anabolizantes e, para tentar amenizar os efeitos prejudiciais dessas drogas no fígado, apelam aos remédios conhecidos como hepatoprotetores, alguns até fitoterápicos, mas “o dano hepático dos anabolizantes é superior ao potencial benefício dos hepatoprotetores”, alerta do fisiologista do E. C. Pinheiros e professor da Unifesp, dr. Turibio Leite de Barros (drturibio.com).

O que é, o que é?

Barros conta que, essencialmente, o que chamamos de esteroides anabolizantes são substâncias usadas, com indicação terapêutica, na reposição hormonal. Quem faz essa indicação, em sua grande maioria, é um médico endocrinologista que diagnostica a necessidade de repor um hormônio que é produzido pelo próprio organismo e que, por algum distúrbio, não está sendo feito na quantidade adequada. “E esse uso passa a ser totalmente deturpado quando utilizado com o objetivo de ganho de massa muscular ou força”, orienta o fisiologista. 

A endocrinologista Claudia Chang, de São Paulo (SP), diz que síndromes metabólicas, como a obesidade, por exemplo, têm levado a uma andropausa precoce e, diferente da menopausa feminina, que apresenta diversos sintomas bem específicos, nos homens a deficiência hormonal pode demorar em ser diagnosticada, já que os principais indícios são cansaço e sono não restaurador, que podem acometer também os jovens. “Esse paciente com deficiência de testosterona precisa se tratar e a via mais usada para a reposição é a injetável”, conta.

A orientação médica é essencial para determinar não apenas a dosagem adequada ao organismo como, também, para garantir que a reposição hormonal não vá causar danos a outros órgãos, como o fígado. “Quando falamos em reposição, estamos restaurando um nível normal. Quando esse nível normal já existe, levamos uma sobrecarga ao organismo que, geralmente, vai acometer a caixa metabólica do processamento das substâncias que estão em excesso, que é o fígado. Obviamente, nos casos em que o indivíduo usa a superdosagem, vai sobrecarregar o fígado para metabolizar essa sobrecarga hormonal e aí surgem as lesões”, ensina Barros. Dessa forma, quando não usado com indicação médica, o esteroide anabolizante vai acabar afetando o funcionamento hepático e os sintomas de que algo não vai bem são bastante individualizados e podem demorar a aparecer, levando em consideração variáveis como dosagem, frequência e estado de saúde.

Claudia diz que os anabolizantes de consumo via oral são os que mais causam problemas no fígado, mas aqueles que são injetáveis também não são isentos de riscos: “eles não afetam o fígado, mas podem levar a uma hiperestimulação prostática, que pode fazer a próstata aumentar de tamanho, causar anospermia (falta de produção de esperma), alterações no nível cardíaco, agressividade etc”. E esses problemas não cessam apenas com a suspensão da medicação, o que requer orientação e acompanhamento de médicos como endocrinologista e urologista, às vezes em conjunto.

Dessa forma, uma das formas de diagnosticar problemas causados pelo uso dos esteroides é por meio de exames constantes que vão verificar como estão os hormônios, a próstata, a função hepática e suas enzimas, entre outros. 

Protetores hepáticos

Na tentativa de prevenir ou minimizar problemas no fígado, muitos usuários de anabolizantes lançam mão do uso de substâncias hepatoprotetoras, algumas até usadas na fitoterapia, como silimarina, alcachofra, óleo de prímula, boldo-do-Chile, dente-de-leão, entre outras. “Essa é uma questão do âmbito de entendimento dos hepatologistas, mas o que a gente sabe é que tem muita substância que é pretensamente protetora hepática, mas que não funciona. Tem que avaliar a eficácia, porque o que existe realmente como ideia corrente é que eles não têm eficiência comprovada. Depende muito da circunstância”, destaca dr. Turibio Leite de Barros.

“Não sei dizer sobre a eficiência dos protetores hepáticos porque hoje, a única forma de uso dos anabolizantes orais é para estimular a procriação, mas ressalto que o profissional de Educação Física tem papel importante para alertar os usuários dos riscos do uso desses medicamentos sem orientação. Como geralmente o uso não é prescrito pelo médico, o aluno acaba contando ao treinador, que deve encaminhá-lo para atendimento”, orienta Claudia Chang.

Assim, mesmo que o usuário resolva fazer uso do esteroide concomitantemente ao hepato protetor, não há garantias de que o fígado realmente será preservado dos efeitos nocivos do anabolizante e também não há como preservar sua fertilidade sem passar pelo acompanhamento de um médico. Tanto que o fisiologista da Unifesp indica que, caso o indivíduo já faça uso do esteroide há algum tempo, procure um hepatologista para verificar se não há nenhum estrago instalado e, caso tenha a intenção de começar a usar a substância, que consulte um endocrinologista para se orientar sobre os riscos e saber qual a melhor conduta a ser adotada.

Atenção especial

Dr. Turibio Leite de Barros destaca que tem sido bastante frequente ouvir as pessoas dizerem que estão ingerindo “anabolizantes naturais” ou um estimulante da produção de “esteroides naturais”, e que isso não existe. 

“Nenhuma dessas situações foge ao fato de que há uma substância esteroide envolvida e aí há implica todas as consequências já citadas do seu uso indevido ou é um placebo. Não existe anabolizante natural, aminoácido ou o que for que estimule a produção de esteroide. São situações frequentemente abordadas e que não ocorrem.”

LIGA FUTSAL: TIME DE FALCÃO VENCE A ASSUME A LIDERANÇA






Sem Falcão, Orlândia vence em casa e 




mantém a liderança da Liga Futsal


Rodada deste sábado teve seis jogos, e três deles terminaram empatados. Além do time paulista, Carlos Barbosa e Assoeva tamvém venceram

Kevin e Rodrigo, do Carlos Barbosa, comemoram o segundo gol laranja na partida (Foto: Reprodução SporTV)Kevin e Rodrigo, do Carlos Barbosa, comemoram o
segundo na partida (Foto: Reprodução SporTV)
O atual campeão Orlândia, sem Falcão - que se recupera de lesão muscular - venceu mais uma partida pela Liga Futsal na noite deste sábado, em rodada com seis partidas, três delas com empates. Jogando em casa, a equipe paulista venceu o Guarapuava por 2 a 1, no ginásio Maurício Leite Moraes, com dois gols de Caio e um de Ciço, que entraram no decorrer do jogo. O Orlândia chegou aos 12 pontos na competição, liderando a disputa após quatro vitórias em cinco jogos.
Quem também venceu neste sábado foi o Carlos Barbosa, que bateu o Marechal Rondon por 2 a 1. A equipe gaúcha, que jogava em casa, marcou com Flávio e Kevin, e o time paranaense descontou com Marcelo Paulista. O Carlos Barbosa tem duas vitórias e um empate na competição.
Em partida em Venâncio Aires, o time gaúcho do Assoeva venceu a primeira na Liga Futsal, batendo o Umuarama por 3 a 2. O time paranaense ainda não tinha perdido na competição.
Confira os resultados deste sábado:
São José-SP 4 x 4 Joinville-SC
São Caetano-SP 3 x 3 Maringá-PR
Carlos Barbosa-RS 2 x 1 Marechal Rondon-PR
 
Orlândia-SP 3 x 0 Guarapuava-PR
 
Cascavel-PR 3 x 3 Concórdia-SC
Assoeva-RS 3 x 2 Umuarama-PR

FLAMENGO E VASCO PARTICIPARÃO DE COMPETIÇÃO EM BELÉM


Quadrangular no Pará deve contar com Flamengo e Vasco em junho

Torneio aconteceria entre os dias 12 e 14, quando o Campeonato Brasileiro estará interrompido para a Copa das Confederações. Remo e Paysandu também participariam


  • Deve acontecer entre os dias 12 e 14 de junho um torneio quadrangular com as participações de Flamengo, Vasco, Remo e Paysandu em Belém, no Pará. A competição ocorreria na pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações e contaria com o patrocínio de um canal de televisão fechado, que também transmitiria a competição.
O diretor executivo de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, confirmou nesta segunda-feira que o clube está analisando a participação no torneio. Já o Vasco estuda esta possibilidade e uma outra de ir até São Luis, no Maranhão, não havendo nenhum tipo de confirmação até o momento.

domingo, 28 de abril de 2013

BEACH SOCCER: SAMPAIO E VASCO FARÃO AMISTOSO EM SANTA INÊS


24/04/2013 16h54 - Atualizado em 24/04/2013 16h54


Sampaio e Vasco vão jogar amistoso 



em Santa Inês-MA, no mês de maio


Jogo de futebol de areia está marcado para o dia 22 de maio entre a Copa
Santa Inês e o Campeonato Maranhense. Lançamento será nesta quinta

Sampaio x Vasco (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)Sampaio e Vasco voltam a jogar pelo futebol de
areia (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)
Sampaio Corrêa e Vasco da Gama vão fazer a festa da torcida de Santa Inês, interior do Maranhão. Os clubes tradicionais no futebol de campo voltam a se enfrentar no futebol de areia como parte de uma série de eventos da modalidade realizada, em maio, pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) na cidade distante 253 km de São Luís.
O amistoso está marcado para o dia 22 de maio. Este é um dos cinco jogos entre os times no Desafio das Areias.
Santa Inês será sede também de duas competições. Entre os dias 7 e 12 de maio será realizada a Copa Santa Inês e no dia 28 de maio começa o Campeonato Maranhense, que tem previsão de término para o dia 1º junho.
- Queremos que o beach soccer seja um esporte verdadeiramente maranhense e não apenas de São Luís e de outras duas ou três cidades. O nosso objetivo é que a modalidade possa atingir a maior quantidade possível de municípios. Ficamos felizes pelo apoio da Prefeitura de Santa Inês, que está acreditando e incentivando o beach soccer – disse o presidente da FMBS, Eurico Pacífico.
O lançamento deste ‘pacotão’ do futebol de areia em Santa Inês será às 19h desta quinta-feira, no auditório da prefeitura da cidade.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

TAÇA CIDADE DE FUTSAL 2013

ÓPTICA SÃO PAULO GOLEIA E É BICAMPEÃ
O time bicampeão da Taça Cidade

Foi na noite desta quinta-feira 25 no Ginásio do Goiabal, que o time da Óptica massacrou o Tamandaré por 11x1 e se sagrou bicampeão da Taça Cidade. Destaques para o Marquinhos com 03 gols e Cesinha, que marcou o gol mais bonito do jogo, onde dominou a bola com a perna esquerda e sem deixá-la cair no chão deu um chapéu no marcador e fuzilou o goleiro. Golaço. Muito bonito.

Tamandaré, do Moto táxi Nil, ficou com o segundo lugar.
O jogo em si não foi emocionante porque logo no início a Óptica abriu 4x0 e daí em diante o time adversário perdeu a motivação. Mas valeu pela participação. Em sua primeira vez na competição, o Tamandaré, do Moto táxi Nil, já conquistou um segundo lugar.

Um outro destaque especial vai para a torcida que comparece em peso em dia de jogos da competição de Futsal.


PRELIMINAR DA DECISÃO: SECRETÁRIOS X REVELAÇÃO

Antes da final, o time dos Secretários do Governo Totonho entrou em cena em um amistoso contra o time de Futsal feminino Revelação, que viaja hoje para São João dos Patos onde participará de uma competição tradicional. 

O atleta Elcinho, que entrará para o Medida Certa do Ronaldo Fenômeno, deu sua contribuição para a partida, sendo um dos destaques da partida de peso, literalmente falando.
O craque dos Secretários se equipando para a partida.


Revelação Futsal, time de Luciana, Liandra e Vanessa.



O placar do jogo foi 10 x 7 para o time do Elcinho, Ricardo, Rogério e demais secretários.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

JEMS 2013: VAI COMEÇAR


Sedel realiza congressos técnicos dos JEMs na próxima semana

Foto 1 - Sedel - congressos técnicosA Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) irá realizar, na próxima terça-feira (30), os congressos técnicos das modalidades coletivas que estarão presentes na Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), primeiros fase da maior competição estudantil do Maranhão. Os congressos irão ocorrer nos auditórios da Sedel, no Outeiro da Cruz, e no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís a partir das 8h30.
O objetivo é definir a tabela e os grupos da Etapa Metropolitana, que terá início em maio. Nesta primeira fase, serão realizadas as disputas das modalidades de basquete, beach soccer, futebol, futsal, handebol e vôlei. Em todas elas haverá a disputa das categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos), tanto no masculino quanto no feminino.
As equipes vencedoras da Etapa Metropolitana se garantem na Etapa Estadual dos JEMs, onde também haverá a participação dos representantes do interior do Estado, que terão de disputar a Etapa Regional no mês de julho.
Etapa Regional
A Etapa Regional dos JEMs é dividida em seis cidades-sede já definidas pela Sedel. Os municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra e Santa Inês receberão as disputas regionais, o que equivale à segunda fase dos JEMs.
As primeiras etapas regionais serão realizadas nas cidades de Barreirinhas e São João dos Patos com a participação de instituições de ensino de outros dezesseis municípios: Vargem Grande, Miranda, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Chapadinha, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Presidente Vargas, Santo Amaro, Rosário, Pastos Bons, Balsas e Passagem Franca.
As equipes campeãs destas regionais se classificam para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís com os demais campeões regionais. As disputas da Etapa Regional ocorrerão durante todo o mês de julho. Após a realização dos jogos em Barreirinhas e São João dos Patos, os JEMs chegam às cidades de Caxias, Presidente Dutra e, por fim, em Santa Inês e em Imperatriz. Mas antes da realização das regionais no interior, a Sedel promoverá as disputas da etapa Metropolitana/Municipal a partir do dia 2 de maio.
Este ano, a Sedel vai homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição do JEMs na categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos). Os campeões dos JEMs serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas em Natal e Belém.
Programação dos congressos técnicos
Dia 30/4 (terça-feira)
8h30 – Congresso técnico de basquete (Auditório da Sedel)
10h30 – Congresso técnico de beach soccer (Auditório da Sedel)
14h – Congresso técnico de futebol
14h – Congresso técnico de futsal (Auditório do Palácio Henrique de la Rocque)
15h30 – Congresso técnico de handebol (Auditório da Sedel)
17h30 – Congresso técnico de vôlei (Auditório da Sedel)

LIGA FUTSAL 2013




Joinville embarca para São Paulo, onde 



faz dois jogos em sequência


Time catarinense busca manter-se no topo da classificação da Liga Futsal

Segundo lugar na classificação geral da primeira fase da Liga Futsal, o Joinville embarca nesta quinta-feira para São Paulo onde faz dois jogos em sequência. No sábado, a equipe comandada pelo técnico Fernando Ferretti encara o São José, em São José dos Campos, às 11h, e, na segunda-feira, o adversário é o São Paulo/Suzano, às 19h30min, na cidade de Suzano.
Joinville futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)O goleiro Tiago (de preto) desfalca o Joinville neste sábado (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)
- São dois jogos contra a escola paulista, que vem se fortalecendo no cenário do futsal nacional. Vamos pensar primeiro no São José e procurar fazer aquilo que estamos fazendo neste início de Liga, nos preocupando apenas com o rendimento em quadra - destacou Ferretti.
Apesar do otimismo, o treinador terá dois problemas para a partida deste sábado. Cumprindo suspensão automática, o goleiro Tiago e o fixo Ricardinho estão fora do confronto.
Depois do empate em 5 a 5 diante do Minas, o Joinville se reapresentou nesta quarta-feira. Os atletas realizaram trabalhos físicos pela manhã, na academia do Sesc. Já no período da tarde está programado um treino tático, às 17h, no Centreventos Cau Hansen. A viagem a São José dos Campos ocorre na manhã desta quinta.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FUTSAL MARANHENSE: VAI COMEÇAR A TEMPORADA PROFISSIONAL


Fefusma define início das copas Alim Maluf e Evandro Bessa

DSC_7994A Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) já definiu o início de duas das mais tradicionais competições promovidas pela entidade: as copas Alim Maluf e Evandro Bessa. Os dois torneios serão realizados no mês de maio e contarão com a participação de sete equipes. Destas, quatro são de São Luís e as outras três do interior do Estado.
De acordo com a programação da Fefusma, aCopa Evandro Bessa será realizada primeira com a presença das seguintes equipes: Santa Inês Esporte Clube, MEC/Açailândia e A.A. Balsas. Este ano, a cidade de Santa Inês foi a escolhida para sediar os jogos do torneio entre os dias 9 e 11 de maio. Os três times jogam entre si e, aquele que somar o maior número de pontos será o campeão.
Esta fórmula de disputa será a mesma adotada na Copa Alim Maluf, que será disputada apenas por equipes da capital. Afasca, Tok de Bola, Estrelinha Bom de Bola e Ippon/Santo Expedito irão brigar pelo título de 2013. O Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, será o palco dos jogos entre os dias 14 e 16 de maio.
Assim como no ano passado, os campeões dos torneios se enfrentam por uma vaga na Liga Nordeste de Futsal Adulto. A vaga maranhense para a competição nacional será decidida em jogo único a ser realizado no dia 18 de maio.
Em 2012, a equipe do MAC/Netcom representou o Estado na Liga Nordeste após ser campeã da Copa Alim Maluf e ter vencido a S.E. Balsas, campeã da Copa Evandro Bessa, no duelo que valia a vaga para a competição nacional.