Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sampaio Basquete bate o Santo André e lidera a LBF

santoxsampaio Mais uma vitória tricolor na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2015/16. Na noite desta segunda-feira (21), o Sampaio Corrêa Basquete conseguiu um importante triunfo jogando diante do Santo André/Apaba no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na cidade de Santo André (SP). Com a vitória por 70 a 63 o time maranhense assumiu a liderança da competição nacional com 12 pontos, um a mais que o Corinthians/Americana. No entanto, o time paulista fez um jogo a menos que o Sampaio Corrêa Basquete na LBF.
Com uma atuação consistente, as comandadas da técnica Lisdeivi Pompa conseguiram se impor dentro de quadra e vencer o Santo André/Apaba sem muitas dificuldades. Dos quatro períodos, a equipe tricolor só ficou atrás no placar primeiro e por apenas um ponto. Nos demais, o Sampaio Corrêa Basquete esteve sempre liderando o marcador.
Nesta terça-feira (22), Santo André/Apaba e Sampaio Corrêa Basquete voltam a se enfrentar no Ginásio Pedro Dell’Antonia. A bola sobe às 18h (horário local).
O Sampaio Corrêa Basquete tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.
O jogo
O duelo entre Santo André/Apaba e Sampaio Corrêa Basquete começou bastante equilibrado, principalmente devido aos erros de ataques das duas equipes. Com isso, nos primeiros minutos de jogo, placar era muito baixo. A partir da metade do quarto inicial, o time maranhense começou a acertar a pontaria nos arremessos. Com arremessos precisos de três pontos e boas assistências, a norte-americana Wheeler liderou a equipe tricolor, que conseguiu abrir sete pontos de frente. No entanto, as donas da casa reagiram e fecharam a parcial na liderança do marcador: 16 a 15.
No período seguinte, o Sampaio Corrêa Basquete precisou de pouco mais de dois minutos para retomar a liderança do placar. Com um ataque um pouco mais preciso, e a pivô Nádia dominando os rebotes, o time tricolor abriu dez pontos a quatro minutos do fim do quarto: 28 a 18. Nos minutos finais do quarto, o Sampaio Corrêa Basquete conseguiu administrar o confronto para ir ao intervalo em vantagem: 32 a 24.
Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram a errar bastante. Aos poucos, os dois times foram melhorando o aproveitamento ofensivo. Porém, nos três minutos finais, o Sampaio Corrêa Basquete voltou a mandar na partida. Com uma defesa forte, o time maranhense conseguiu administrar o resultado positivo: 49 a 37 ao fim do terceiro período.
Com doze pontos à frente, coube ao Sampaio Corrêa Basquete conservar o resultado. E foi exatamente isso o que o time maranhense fez. O Santo André/Apaba até diminuiu a diferença no placar, mas não conseguiu passar à frente. Fim de jogo: Santo André/Apaba 63 x 70 Sampaio Corrêa Basquete.
JOGOS DO SAMPAIO CORRÊA BASQUETE*
21/11 (10h) – América 77 x 67 Sampaio Corrêa
22/11 (10h) – América 56 x 88 Sampaio Corrêa
29/11 (10h) – Sampaio Corrêa 72 x 52 Maranhão Basquete
30/11 (20h) – Sampaio Corrêa 71 x 56 Maranhão Basquete
13/12 (10h) – Sampaio Corrêa 87 x 88 Corinthians
14/12 (20h) – Sampaio Corrêa 90 x 57 Corinthians
21/12 (19h) – Santo André 63 x 70 Sampaio Corrêa
22/12 (18h) – Santo André x Sampaio Corrêa
02/02 (20h) – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
03/02 (20h) – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
17/02 (19h) – Presidente Venceslau x Sampaio Corrêa
18/02 (19h) – Presidente Venceslau x Sampaio Corrêa
27/02 (18h) – Sampaio Corrêa x América
29/02 (20h) – Sampaio Corrêa x América
08/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa
09/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa
15/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André
16/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André
30/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa
1º/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

TAÇA CIDADE DE VOLEIBOL ANIMA O FINAL DE SEMANA DE SÃO LUIZ GONZAGA

Foi neste final de semana que os desportistas de São Luis Gonzaga participaram de um evento organizado pelo acadêmico de Educação Física Flauberth e apoiado pelo Blog Fã de Esportes.
A competição teve um total de 9 quartetos sendo todos com atletas da cidade. A mesma teve início no sábado e encerrou-se na noite do domingo com a realização das semifinais e final, na qual a jovem equipe do Isaú (Bryan, Júnior e Alex) levou a melhor e ficou com o título da 1ª TAÇA CIDADE GONZAGUENSE DE VOLEIBOL 2015, vencendo na final a equipe do Romário (Gustavo, Édio e Marcelo) por 2 set's a 0, parciais de 15x12 e 15x8.
além da equipe campeã, a competição homenageou o veterano Paulo como destaque.
"Desde que comecei a frequentar São Luis Gonzaga, isso quando estudava na UEMA em Bacabal, onde conheci minha esposa Hiarley, filha de gonzaguenses, observei e ainda o faço até hoje como nesta cidade o descaso com o esporte se manifesta a céu aberto. Em mais de 15 anos de vivência com os conterrâneos de minha família nunca vi eventos esportivos realizados pela prefeitura que valorizasse o jovem. 
Esporadicamente, em anos eleitorais, aparecem uma competições de futebol. No início, a cidade carinhosamente chamada de "terra do Cuxá" era conhecida por ter em uma casa sim e outra não a existência de um Doutor, isto é, os jovens se dedicavam aos estudos. Hoje, porém esta tradição vem se desmanchando e diminuindo a cada dia que passa, havendo crescido apenas no índice de alcoolismo e uso de drogas, o que acarreta no grande número de assaltos tanto na cidade como na estrada de acesso ao município. É o que chamo de financiamento do crime. Numa sociedade que não investe e cuida de seus jovens, eles ficam à mercê da indústria da violência e quem paga são as pessoas de bem, que vêem cada vez mais seus bens conquistados com tanto esforço serem usurpados de si de forma absurda. Quero aqui agradecer a todos os participantes e aqueles que ainda acreditam que através do esporte a gente pode fazer a diferença. O Blog Fã de Esportes está aí para apoiar eventos que deveriam ser feitos pelos órgãos públicos e não pelos desportistas. Desportista deveriam se preocupar apenas com suas respectivas performances." Comentou o Professor Rubinho.
Flaubert e Professor Rubinnho.


O evento contou com o apoio do Professores Roberto Santos, do Contador Ígor Parga e do vereador Eleonilson, que se fizeram presentes na entrega das premiações.


Vereador Eleonilson fazendo a entrega de troféus aos vencedores.
Ígor Parga fazendo a entrega de premiações.


Professor Roberto Santos congratulando os atletas.


O organizador Flauberth e a equipe campeã.

Foto oficial dos finalistas da 1ª TAÇA CIDADE GONZAGUENSE DE VOLEIBOL 2015.

Sampaio Basquete entra em quadra nesta segunda com transmissão doSportv às 19h


sampaiob 

Vencer é sempre bom, principalmente quando se vence o líder de uma competição. A expressiva vitória por 33 pontos de diferença (90 a 57) diante do Corinthians/Americana, equipe até então invicta na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2015/16 deu muito ânimo ao Sampaio Corrêa Basquete na disputa do torneio nacional. O triunfo tricolor dá ânimo ao time, que agora se prepara para enfrentar o Santo André/Apaba na semana que vem. Na segunda-feira (21), ocorre o primeiro duelo entre maranhenses e paulistas. No dia seguinte, haverá o segundo jogo entre os times no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na cidade de Santo André (SP).
Para as jogadoras do Sampaio Corrêa Basquete, a atuação no duelo contra o Corinthians/Americana mostrou a força do time tricolor. Da forma como foi o triunfo jogando em casa revela a capacidade da equipe maranhense em evoluir ao longo da LBF para, quem sabe, conseguir concretizar o sonho de ser campeão nacional.
Tanto que o discurso tricolor é o de manter o mesmo foco e intensidade da partida anterior nos próximos compromissos do time na LBF, a começar pelos dois difíceis jogos da semana que vem em Santo André.
“Nosso time é ume que veio almejando chegar na final, para ser campeão. Nosso objetivo é esse. Todo dia trabalhamos duro para isso e vamos continuar assim. Agora temos mais duas pedreiras lá em Santo André e a gente não pode esmorecer. Temos que jogar firme lá, ainda mais porque é fora de casa. O jogo é dentro de quadra. Não adianta a gente falar muito. Cada jogo é um jogo diferente”, disse a pivô Karina Jacob.
Para Iziane Castro, a equipe tricolor saiu fortalecida dos duelos contra o líder da LBF nessa semana. “Os dois jogos com o Corinthians/Americana mostraram que a gente está aqui para ser campeão também. Jogamos de igual para igual com qualquer equipe e vamos à luta porque essa é a nossa meta: ser campeão”.
Com a vitória sobre o Corinthians/Americana nessa semana, o Sampaio Corrêa Basquete ocupa a segunda colocação na classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2015/16. O time maranhense soma 10 pontos, apenas um atrás do time paulista, que segue na ponta da tabela. Santo André/Apaba e UNINASSAU/América de Recife vêm logo em seguida com 8 e 7 pontos, respectivamente.
O Sampaio Corrêa Basquete tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.
JOGOS DO SAMPAIO CORRÊA BASQUETE*
21/11 (10h) – América 77 x 67 Sampaio Corrêa
22/11 (10h) – América 56 x 88 Sampaio Corrêa
29/11 (10h) – Sampaio Corrêa 72 x 52 Maranhão Basquete
30/11 (20h) – Sampaio Corrêa 71 x 56 Maranhão Basquete
13/12 (10h) – Sampaio Corrêa 87 x 88 Corinthians
14/12 (20h) – Sampaio Corrêa 90 x 57 Corinthians
21/12 (19h) – Santo André x Sampaio Corrêa
22/12 (18h) – Santo André x Sampaio Corrêa
02/02 (20h) – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
03/02 (20h) – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
17/02 (19h) – Presidente Venceslau x Sampaio Corrêa
18/02 (19h) – Presidente Venceslau x Sampaio Corrêa
27/02 (18h) – Sampaio Corrêa x América
29/02 (20h) – Sampaio Corrêa x América
08/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa
09/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa
15/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André
16/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André
30/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa
1º/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa

domingo, 20 de dezembro de 2015

Com gols de Messi e Suárez, Barcelona conquista o Mundial de Clubes de 2015

Leia Mais:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,com-2-de-suarez--barcelona-domina-river-plate-e-fatura-3o-mundial-de-clubes,1813921
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,com-2-de-suarez--barcelona-domina-river-plate-e-fatura-3o-mundial-de-clubes,1813921
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Trio MSN volta a jogar junto e comanda a vitória sobre o River Plate na final do Mundial de Clubes
O Barcelona é o novo campeão mundial de clubes. Em partida realizada no início da manhã deste domingo, o time catalão enfrentou o campeão da Libertadores, River Plate, em Yocohoma no Japão. Favorito ao título, a equipe espanhola contou novamente com a força do seu trio ofensivo para bater o conjunto argentino por 3 a 0.
O jogoO River Plate começou surpreendendo com a forte marcação no campo de ataque, dificultando a saída de bola do time catalão. No entanto, acabou recuando ao longo da etapa, dando campo para o Barcelona que passou a ditar o ritmo da partida. A primeira chance de gol veio aos 11 minutos. Iniesta descolou um ótimo passe para Messi na área que dominou e finalizou no canto esquerdo. Barovero saltou na bola e fez uma grande defesa de mão esquerda.
Aos 36, Neymar recebeu de Daniel Alves na ponta esquerda e na sequência encontrou Messi em boa posição no meio. Mesmo bem marcado, o Argentino dominou e encontrou espaço para finalizar no canto esquerdo de Barovero para abrir o placar. O River pouco assustou na etapa. Arriscou dois chutes de longa distância com Mora e Alário, mas Bravo fez a defesa com tranquilidade.
River Plate 0 x 3 Barcelona: Messi e Suárez marcam e o Barça conquista o Mundial
(Foto: AFP)
O Barcelona voltou para o segundo tempo melhor e não demorou a ampliar o marcador. Aos 4 minutos, Busquets lançou Suárez no comando do ataque que entrou sozinho na área e com muita tranquilidade bateu cruzado para fazer o segundo do time catalão.
O River Plate sentiu e viu o Barcelona crescer ainda mais na partida. Depois de parar em Barovero duas vezes o artilheiro do Mundial de Clubes, Luís Suárez, voltou a balançar as redes aos 23 minutos. Neymar alçou a bola da ponta esquerda no segundo pau, na cabeça de Suárez, que apareceu atrás da marcação para testar no canto direito de Barovero que desta vez ficou apenas olhando.
A equipe argentina tentou ainda fazer um gol de honra no final da partida. No entanto, Alário e Martinez acabaram parando em Bravo e na trave do time espanhol que após o apito final comemorou mais um título do Mundial de Clubes da FIFA.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Imperatriz desiste de amistoso contra o Vasco

Net_Alex_presidente_do_Cavalo

O presidente do Imperatriz, Alex Santos, informou nessa quinta-feira (17) que está definitivamente descartado o amistoso contra o Vasco, que seria realizado dia 10 de janeiro, no Frei Epifânio.
Segundo o presidente colorado, os altos custos foram os motivos da desistência. Para trazer o Vasco, o Imperatriz teria uma despesa de pelo menos R$ 500 mil. A cota será de R$ 300 mil, sendo que R$ 150 mil teria de ser depositado logo, além das despesas de passagens aéreas e hotel.
“Gostaríamos muito de trazer o Vasco ou outro grande time brasileiro para um amistoso, mas infelizmente os custos são altos e não temos condições da arcar com tamanha despesa”, disse Alex Santos.
O presidente afirmou que não discute a atual situação do Vasco, que foi rebaixado para a segunda divisão, que é um clube de tradição e logicamente tem o seu valor, mas realmente os custos são grandes e não há condição. “Se fosse um pacote, como a princípio foi colocado, os custos diminuiriam, mas para apenas um jogo contra o Imperatriz, a situação muda”, disse.
Antigamente, os grandes clubes do eixo Rio/São Paulo/Minas/Rio Grande do Sul faziam turnês pelo norte/nordeste e dividiam os custos com outras equipes, através de um pacote, mas atualmente dificilmente se vê isso.
O presidente Alex Santos disse que, diante do quadro, vai tentar trazer equipes do norte/nordeste, com custos menores. Equipes como Remo, Sport, Paysandu, Náutico podem ser a solução.
O Imperatriz, que estreará no Campeonato Maranhense de 2016 contra o Maranhão, no Frei Epifânio, dia 23 de janeiro, deverá realizar pelo menos três amistosos. A preferência é por equipes profissionais.
Ontem o time treinou em dois períodos no Frei Epifânio, e hoje volta à carga com treinos físicos e técnicos.
Fonte: O PROGRESSO

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Seleção Brasileira de Futebol Master chega ao Maranhão

master1 O Maranhão recebe nesta semana uma seleção de craques do futebol, por meio do projeto “Apresentação da Seleção Brasileira de Futebol Master”, que já passou por Imperatriz e Timon, se apresenta em Arari no dia 17 de dezembro, e chega em São Luís para um jogão, no dia 19 (sábado), às 16:30, no Estádio Ananias Silva (Fecurão).
Este time que já reuniu grandes craques do futebol, como Rivelino, Edu, e Dadá Maravilha, chega ao Estado apoiado pela Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com grandes nomes  como, Paulo Vitor Carvalho, Michael Bastos, Paulo Cesar Campos, Aldair, Mauro Galvão, Zé Roberto, Edilson, Alexandre da Silva, Amaral, Antonio José da Silva (Biro-Biro), Marcelo Ramos, Paulo Roberto, Túlio Maravilha, José Luiz Andrade da Silva e outros.
O projeto, além de reunir o grande público apaixonado pelo futebol, quer conscientizar sobre a importância da qualidade de vida da população.
Para quem não quiser perder esta ótima oportunidade de ver, mais uma vez, grandes jogadores do futebol brasileiro em campo, a entrada será 1kg de alimento não perecível e todos os alimentos arrecadados serão destinados para uma instituição filantrópica de cada cidade onde o projeto passou.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

LBF:Sampaio Corrêa não dá chances e vence líder Corinthians/Americana

SAMP Depois de sair de quadra com derrota em uma partida decidida depois de duas prorrogações, o Sampaio Corrêa Basquete deu o troco para cima do Corinthians/Americana. Atuando mais uma vez em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), o time maranhanse foi dominante nos dois lados da quadra durante toda a partida e venceu tranquilamente a equipe do Estado de São Paulo por 90 a 57.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Nome do jogo: Contando com mão calibrada durante toda a partida, a ala Iziane foi a grande protagonista da vitória do Sampaio Corrêa, ao sair de quadra com 23 pontos e quatro rebotes.
Também ajudaram: O Sampaio Corrêa também contou com boas atuações da pivô Karina, dona de 18 pontos, e da armadora norte-americana Erica Wheeler, que fechou a partida com 11 pontos, sete assistências, quatro rebotes e quatro bolas roubadas.
#Jogoujunto: Ao todo, a equipe maranhense fechou o jogo com seis atletas com mais de dez pontos anotados no duelo.
Sempre ela: Pelo lado do Americana, a principal destaque foi a pivô Clarissa dos Santos, que fechou o jogo com dez pontos anotados e quatro rebotes recuperados.
Números comprovam: A grande chave da vitória do Sampaio Corrêa foi a forte defesa. A equipe do interior do Estado de São Paulo entrou em quadra nesta segunda-feira com o melhor ataque da LBF, com média de 80,8 por jogo, porém o forte sistema defensivo da equipe da técnica cubana Lisdeivi Pompa cedeu apenas 57 tentos durante toda a partida e fez total diferença ao final do duelo.
Caiu o invicto: Única equipe da LBF até então sem derrotas na temporada 2015/2016, o atual bicampeão Americana conheceu seu primeiro resultado negativo na sexta edição do campeonato nacional.
Momento chave: Depois de fechar o primeiro quarto com cinco pontos seguidos e oito pontos de vantagem no placar, o Sampaio Correa manteve o grande desempenho nos primeiros sete minutos da segunda parcial, abriu importantes 20 pontos de vantagem no marcador (43 a 23) e ficou com a liderança do placar até o final da partida.
Põe na conta: Com o triunfo nesta segunda-feira, o Sampaio Correa agora é dono da campanha de quatro vitórias em seis partidas disputadas na temporada 2015/2016 da LBF (66,6% de aproveitamento).
Por sua vez, o Corinthians/Americana conheceu sua primeira derrota na sexta edição da LBF e agora possui campanha de cinco triunfos em seis jogos realizados (83,3% de aproveitamento).
E agora? Depois de tirar a invencibilidade do Americana, o Sampaio Correa se prepara para enfrentar o Santo André, em rodada dupla nos dias 21 e 22 de dezembro, no Ginásio Pedro Dell’’Antonia, na Região do ABC do Estado de São Paulo.
Já o time do técnico Antônio Carlos Vendramini só volta a atuar na LBF em 2016, no duelo contra Presidente Venceslau, no Centro Cívico, em Americana (SP), no dia 21 de janeiro, às 20 horas (de Brasília).

sábado, 12 de dezembro de 2015

VASCO E BARCELONA FAZEM FINAL DO MUNDIAL DE BEACH SOCCER

Bicicleta, erro inacreditável e goleada: Mundialito terá Barça e Vasco na final

Equipe espanhola bate Al Ahli, enquanto Cruzmaltino derrota o Fluminense por 5 a 2

Por Rio de Janeiro

Em uma semifinal, placar equilibrado e uma série de lances de efeito. No outro, gols sem tanto brilho, mas suficientes para levantar a torcida cruzmaltina. Com vitórias sobre Al Ahli, dos Emirados Árabes, e Fluminense, respectivamente, Barcelona e Vasco selaram na manhã deste sábado a classificação para a final do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia.
Com direito a golaços a favor e muita sorte ao ver Majder perder um gol feito nos segundos finais, o Barça comemorou o placar de 3 a 2. O time de São Januário largou na frente, permitiu o empate, mas deslanchou no fim para vencer por 5 a 2.
A decisão do Mundialito será às 15h10 (horário de Brasília), em arena montada na Praia da Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo do SporTV3 para todo o país. O assinante do Canal Campeão ainda poderá acompanhar a disputa no SporTV Play.
futebol de areia Mundialito Barcelona Al Ahli (Foto: beachsoccer.com/Marcello Zambrana)Barcelona vence o Al Ahli por 3 a 2 na prorrogação (Foto: beachsoccer.com/Marcello Zambrana)
bicicleta e gol perdido no fim definem vitória do barça
A partida entre Barcelona e Al Ahli começou morna. Quando uma das duas equipes conseguia finalizar, os goleiros davam conta de manter o placar estático. Quando finalmente o marcador foi inaugurado, a torcida não teve do que se queixar. Llorenç bateu de voleio ao receber o lançamento de Dona. Seria o primeiro de uma série de golaços.
No prejuízo, o Al Ahli se mandou para o ataque. Após cobrança de escanteio, Jordan fugiu bem da marcação por zona e empatou, também com voleio. A virada veio em bola parada. O brasileiro Rodrigo cobrou com perfeição no canto esquerdo de Dona, assumindo a vice-artilharia da competição com seis gols.

Em substituição estratégica, o Barcelona trocou Dona por Jo no gol. Habilidoso com os pés, Jo avançou rumo ao meio de campo fazendo embaixadinhas e arriscou de longe para empatar o jogo no minuto final do tempo regulamentar.
Na prorrogação, Lhorenç se antecipou à marcação e colocou o time espanhol à frente com uma belíssima bicicleta (3 a 2). A 15 segundos do fim, Madjer teve a chance perfeita para igualar mas, mesmo sem goleiro, bateu por cima do gol. Uma falha inacreditável e que selou a ida do Barça para a final e do Al Ahli para a disputa do terceiro lugar.
bokinha e rafinha comandam goleada do vasco
O primeiro período foi todo do Basco. A 3m36s do fim o Cruzmaltino partiu no contra-ataque para Boquinha arriscas. O goleiro Rafael fez a defesa incompleta e foi buscar a bola dentro do gol. Em saída de bola de Cesinha, Rafinha desviou o chute com a cabeça e ampliou a vantagem: 2 a 0.
Quando a situação parecia tranquila para o time da Colina, o Fluminense acordou. Daniel Zidane Descontou em chute cruzado, e Filipi, em cobrança de falta de longe, contou com a sorte. A bola bateu na areia e quicou alto, encobrindo Cesinha e empatando a partida em 2 a 2.
No terceiro e último período, o Vasco acordou. A retomada começou em boa jogada de Igor, que bateu cruzado e contou com ajuda de Bokinha, encobrindo a visão do goleiro Rafael. O próprio Bokinha marcou o quarto do Cruzmaltino, e Rafinha finalizou a goleada: 5 a 2.
futebol de areia Mundialito Vasco (Foto: Marcello Zambrana)Catarino, Bokinha e Lucão comemoram a vitória cruzmaltina (Foto: Marcello Zambrana)


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

BRASIL DEVASTADOR NO MUNDIAL FEMININO DE HANDEBOL

Dara faz do meio da quadra na última bola, Brasil vence e pega a Romênia

Com grande atuação coletiva, seleção derrota a França por 21 a 20 em duelo emocionante, termina em 1º no Grupo C e chega a 12 jogos sem perder em Mundiais

A formação colocada pelo técnico Morten Soubak em quadra para começar o jogo contra a França já dava o recado. As campeãs do mundo viriam com tudo. Usando desde o início o mesmo time que em 2013 começou a final do Mundial contra a Sérvia e entrou para a história com o título, o Brasil se impôs diante das embaladas francesas. Intransponível na defesa e valente no ataque, o time bateu a França por 21 a 20 na última bola, faltando três segundos, com um verdadeiro golaço de Dara do meio da quadra, enquanto a França estava usando goleiro-linha. Assim, a equipe manteve sua invencibilidade na Dinamarca e terminou em primeiro lugar no Grupo C do torneio.
Com Ana Paula, com mira perfeita no ataque e eleita a melhor do jogo, Babi defendendo praticamente tudo, e Dara, Deonise e Duda afinadas, além de Alê e Fernanda voando, o time brasileiro mostrou que vai brigar forte pelo bicampeonato. Nas oitavas de final, que ainda terão datas divulgadas pelo Mundial, o Brasil terá pela frente a Romênia.
- Mais que frieza, acho que era acreditar. Qualquer uma que arremessasse a última bola ia fazer porque acreditamos até o último segundo. Sabíamos que seria um jogo pegado e sabemos que será assim contra todas as europeias - comentou Dara, autora do gol da vitória, ao SporTV.
Dara faz um gol na vitória do Brasil sobre a França (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)Dara faz um gol na vitória do Brasil sobre a França (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)


O jogo
Morten entrou em quadra com a formação campeã do mundo. Babi no gol, Alê e Fernanda nas pontas, Dara no pivô, Duda e Deonise armando e Ana Paula como central. Nos cinco primeiros minutos, empate em 2 a 2, com gols de Alê e Fernanda. No minuto seguinte, Dara levou dois minutos de suspensão. Em ponte aérea, mesmo com uma jogadora a menos, Ana Paula encontrou Alê para fazer 3 a 2. Atrás, Babi salvou arremesso. No ataque seguinte, Fernanda, por cobertura, fez 4 a 2 aos oito. Alê, em tiro de sete metros, colocou a seleção ainda mais folgada, com 5 a 2. Ao tentar evitar arremesso rival, Ana Paula levou dois minutos de suspensão e Morten Soubak chiou no banco. No sete metros, a França fez com Pineau.
Alê finaliza no jogo entre Brasil e França (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)Alê finaliza no jogo entre Brasil e França (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)

Mesmo com uma jogadora a menos, o Brasil segurou lá atrás com duas defesas seguidas de Babi, aos 12 minutos. Lacrabere diminuiu para 5 a 4 aos 14 minutos. Em bom momento no jogo, as francesas empataram com Dembele. Com o time igualado de novo, o Brasil fez 6 a 5 em jogada individual da central Ana Paula. Aos 18, a seleção novamente ficou dois minutos com uma atleta a menos quando Dara levou a segunda punição. No primeiro ataque, Pineau empatou de novo: 6 a 6. Duda, aproveitando rebote da goleira, marcou 7 a 6. Com 22 minutos, a França perdeu Pineau por dois minutos com a suspensão levada pela armadora. Amandine salvou sete metros de Alê aos 23 com o placar em 8 a 7 para o Brasil. Ana Paula, um minuto depois, não desperdiçou: 9 a 7. Em dois bons ataques, a França igualou em 9 a 9. Nos dois minutos finais, o Brasil voltou a abrir dois gols com Ana Paula: 11 a 9.
Celia, Brasil x França Mundial de Handebol 2015 (Foto: InovaFoto)Celia, Brasil x França Mundial de Handebol 2015 (Foto: InovaFoto)
Com cinco minutos da segunda etapa, a seleção colocou frente de 13 a 10 com Alê Nascimento. Na defesa, Ana Paula roubou bola de Ayglon e comemorou bastante. A França diminuiu com Edwige, em bola polêmica que bateu no travessão e a arbitragem confirmou o gol, aos sete. Dani Piedade, no pivô, marcou 14 a 12. Pineau em bola no meio, deixou a vantagem do Brasil em apenas um gol. Aos 13 minutos de jogo, Prouvensier virou para a França e fez 15 a 14, em escalada francesa no ataque.  Deonise empatou aos 15 minutos. Voltando ao jogo, a seleção acertou a defesa e passou a liderar aos 19 minutos novamente com Deonise: 17 a 16.
Aos 23 minutos, Duda fez golaço praticamente do meio da quadra e colocou 19 a 17. Njitam diminuiu de novo para 19 a 18, aos 25, colocando fogo na reta final do confronto. Prouvensier, no contra-ataque, empatou o jogo aos 26 minutos: 19 a 19. Faltando dois minutos, o jogo tinha o mesmo placar. No minuto final, sete metros para o Brasil. Célia, que só entrou em quadra para bater os lances, marcou e manteve o 100% de aproveitamento: 20 a 19 para a seleção. A França empatou, mas o Brasil, na saída de bola, arremessou do meio da quadra com Dara e conseguiu o gol nos segundos finais, vencendo por 21 a 20.

 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO: BRASIL VENCE ALEMANHA

Palavrões, sorrisos e carinho... o jeitão dinamarquês de Morten: "Motivador"

 Treinador não escolhe palavras na hora de cobrar o grupo campeão mundial,
confessa que o estilo de trabalho sempre foi assim, mas também sabe ser generoso

Por Direto de Kolding, Dinamarca

A vitória sobre a Dinamarca havia ficado para trás e pela primeira vez na história o Brasil estava na final do Mundial de handebol. Na cabeça do técnico Morten Soubak, além da parte tática necessária para bater a Sérvia na decisão, também estava a preocupação com a cabeça de suas atletas. Chegar tão longe na competição e garantir um lugar no pódio poderia deixar as jogadoras com a "sensação de dever cumprido". Era tudo o que ele não queria. Então, minutos antes da decisão, na preleção, o treinador entregou para cada jogadora uma medalha de prata feita com papel alumínio. Avisou que ali estava a medalha do Brasil e que o ouro já era da Sérvia.

O recado era de que se fosse para ficar com a prata, que nem entrassem em quadra, pois ela já estava ali. O discurso funcionou, motivou as brasileiras e de acordo com as próprias atletas ajudou o Brasil a bater a Sérvia por 22 a 20, diante de 20 mil sérvios. Triunfo que valeu o primeiro título mundial da história do handebol brasileiro. Dois anos depois, o técnico dinamarquês segue de olho na parte técnica e tática do grupo, mas também sente a necessidade de seguir trabalhando o motivacional do Brasil com seus "truques" no vestiário, cobranças exacerbadas dentro de quadras e até palavrões se forem precisos, como já fez diante da Coreia do Sul, Congo e também da Alemanha pela primeira fase do Mundial.
- Me vejo como um motivador. Isso é importantíssimo. Independentemente do que o atleta faz. Precisa ter alguém para motivar na hora. Ainda mais no handebol, com o esporte tão nivelado, quem entra mais pilhado, mais motivado, pode fazer a diferença. Por isso, dou muita importância nesse sentido. Eu não duvido um segundo disso - garante Morten.
Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Apesar de não "afinar", Morten também sabe dar carinho para as jogadoras (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)




Para o técnico, a receita para esse Mundial passa por deixar para trás o título de 2013. Foi assim contra a Coreia do Sul, quando o Brasil conseguiu buscar o empate em 24 a 24 após estar perdendo até o segundo final e é isso que ele vem tentando passar para as jogadoras nas preleções e nas conversas sobre a competição. Sem tirar o mérito do que foi conquistado, Morten acredita que a vitória de 2013 deve ficar no passado, e só lá.
- Se vou pensar na França, no time masculino deles, são campeões europeus, mundiais e olímpicos. E nós? Nós ganhamos uma final. Ok. E a Noruega? Campeã olímpica, mundial e europeu? Vou pensar no que foi feito? Acabou. Tenho que pensar para frente. Fizemos muita coisa, mas não adianta ficar olhando para trás. Temos que olhar para frente. Essa tem que ser a mensagem. A preparação para o Mundial vem sendo apresentada várias vezes durante o ano, mas quando chega na hora H, no primeiro dia do Mundial, é uma situação diferente - diz o treinador.
Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)
O relacionamento de Morten com suas atletas é algo especial na seleção. O técnico tem a confiança do grupo e no discurso das mais experientes, que estão na seleção desde antes da chegada do comandante, sua contratação em 2009 foi um divisor de águas no handebol feminino brasileiro. Seu perfil no banco de reservas, porém, nem sempre é contido. Pelo contrário. Morten esbraveja, grita com as atletas, por vezes "perde a linha" com palavrões. Ele garante que isso é necessário em alguns momentos.
- Eu penso que é importante. Mas também, é um passo do meu estilo, minha característica. Você também precisa saber que as linhas são claras, em quais direções estamos isso. Isso precisa ser claro para todas. Estamos juntos desde 2009, um bom tempo. O grupo também está criando a sua própria característica. Quem vem entrando, como as mais novas, vão fazer parte disso. O grupo tem a responsabilidade e cresce com isso. O dinamarquês tem esse sangue quente. É coisa minha, tenho que admitir (risos) - brinca Morten.
As meninas estão acostumadas e não reclamam. A ponta Célia diz que o grupo já sabe como é o estilo de Morten e não liga para os palavrões ou as broncas levadas.
- Isso é coisa de técnico. Ele sempre quer o nosso melhor. Vai buscar nossa excelência. No alto rendimento é cobrança o tempo todo. Estamos acostumadas. Pode ser que possamos olhar por outro lado, na brincadeira, quando ele fica bravo. Mas em um jogo difícil, sabemos que ele está muito bravo. Sabemos diferenciar de um jogo para o outro - garante a ponta Célia.
Nesta quarta-feira o Brasil folga. O Grupo C não terá jogos. A seleção volta à quadra na quinta-feira, às 13h (de Brasília), contra a Argentina, rival tradicional. Depois, a seleção pega na sexta-feira a França, às 15h15, fechando a primeira fase. O SporTV transmite o duelo desta quinta-feira, ao vivo. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ENCONTRO DE FERAS DO FUTSAL MARANHENSE EM CURSO NA UFMA


O curso de PEDAGOGIA DO FUTSAL foi promovida pelo centro de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão - UFMA sob a coordenação do Professor Ezequias e foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro na própria Universidade. 

Foi ministrada pelo Professor Dr. Wilton Carlos de Londrina e contou com a participação da "nata" do Futsal maranhense entre treinadores experientes e professores da capital e do interior que atuam em sala de aula, como os casos dos Professores Rubinho, Fredson Ricardo, Bruno e do Manuel de Pedreiras, Codó, Pindaré Mirim e Trizidela do Vale respectivamente.

"Um curso deste tem o mesmo valor de uma formação universitária pra mim, haja visto a troca de experiências e amizades, sob as quais sai o planejamento de uma série de eventos e projetos para engrandecer o futsal, principalmente do interior, onde os investimentos são poucos pela carência de interesse político e, prova disso é observar a infrequência destes num evento de tão grande importância para o esporte em questão, como é o caso até dos representantes da Federação Maranhense de futsal, que não sai de sua sede em busca de conquistar novas equipes e parceiros para engrandecer o futsal maranhense, como acontece com o futsal cearense em que as competições tem até transmissões ao vivo pela tv e um grande número de equipes disputantes.
Acho que neste local estão presentes todos os verdadeiros amantes do Futsal e seria o momento ideal para a FEFUSMA apresentar projetos e propostas, mas cada pessoa pensa diferente e, no meu pensar, seria ideal a presença e o apoio desta entidade a cursos desta magnitude. Estou muito feliz por estar aqui com os melhores da capital e aumentar meu elo de amizades, o que vai possibilitar melhorar o nível tático de nossos alunos do interior com a realização da II TAÇA SÃO LUIS DE FUTSAL 2016 que contará com a participação das melhores equipes da capital." Comentou o Professor Rubinho.
 
Como uma imagem fala mais que mil palavras, prestigiem algumas de um dos melhores cursos já realizados em São Luis.



 Os treinadores mais experientes de Sao Luis como os casos do Alan Jonhy (AFASCA), Washington (SANTO EXPEDITO), Pedro (FALCÃO 12) e Fernando, atleta profissional de alto rendimento do Balsas marcaram presença.

O curso teve atividades teóricas e práticas durante o final de semana e contou com as crianças das escolinhas da capital, como o caso do sub-11 da AFASCA dos professores Alan e Roberto.


 

Os professores Rubinho e Manuel de Jesus com o presidente da arbitragem de futsal do Maranhão Ronaldo, que está saindo de seu conforto e indo capacitar os árbitros do interior e em breve estará em Pedreiras.
 

Professor Rubinho muito contente em fazer amizades e parcerias com os experiente Alan Jonhy e Roberto da AFASCA.


Professor Manuel, Rubinho e Fredson Ricardo com o ministrante dr. Wilton Carlos. 


Foto oficial d escolinha Falcão 12 do Pedro e AFASCA dos professores Roberto e Alan. 



Professor Rubinho e o técnico Alacides de Santa Luzia do Paruá, que estreou este ano no maranhense de Futsal.

Pedro e sua comissão técnica da escolinha Flacão 12.


Sub-17 do Colégio Militar 2 de julho do professor e sargento Clarindo Neto.


Professor Hirlon do Divina Pastora e Gilson Silva do Batista e treinador do futebol sub-19 do Moto Clube.

O professor Washington Carvalho, do Santo Expedito, um dos grades campeões da capital.

Escolinha FALCÃO 12  do Professor Pedro. 


Sargento Clarindo, Professor Rubinho, Professor dr. Wilton e Manuel de Jesus.



segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Com gol de bicicleta, Carlos Barbosa atropela Orlândia e conquista o penta

Torcida lota ginásio, time da casa faz 5 a 1 nos paulistas, ergue o troféu pela 5ª vez e se torna o maior campeão da história. Destaque é Pito, com um golaço de bicicleta

Por Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul

O futsal brasileiro é laranja. O Carlos Barbosa fez muito mais do que precisava neste domingo e conquistou pela quinta vez a Liga Nacional de Futsal. Jogando pelo empate em seu ginásio, o Centro Municipal, o time gaúcho contou com o apoio de quase oito mil torcedores para derrotar o Orlândia por 5 a 1 e garantir o pentacampeonato. A grande jogada da tarde foi de Pito, que recebeu a bola de costas na entrada da área, matou no peito e deu uma linda bicicleta, para fazer o terceiro gol da equipe (veja o lance acima).
Carlos Barbosa, campeão da LNF 2015 (Foto: Luca Erbes/Futura Press)Carlos Barbosa comemora o título na Liga Nacional (Foto: Luca Erbes/Futura Press)
O Carlos Barbosa já havia sido campeão em 2001, 2004, 2006 e 2009 e, com a conquista deste domingo, se isola como o maior vencedor da história do torneio, que completou 20 anos. Os gols foram marcados por Pito (2), Bruno, Grillo e Murilo, enquanto Dieguinho descontou. Derrotado por 5 a 3 no jogo de ida, o Orlândia precisava vencer por qualquer placar no tempo normal para forçar a prorrogação. No tempo extra, os visitantes ainda precisariam conseguir o triunfo para levantar o troféu.
Pito, um dos grandes nomes da equipe na competição, foi muito esperto no primeiro tempo, roubou a bola do goleiro Deivid, conhecido por marcar gols do meio da quadra, e abriu o placar. Mas foi no início do segundo tempo que ele fez uma obra de arte, um golaço de bicicleta, abrindo 3 a 0.
- É um momento muito bom, esse título veio para coroar o ano. Tenho a agradecer a torcida, a todos os meus amigos - disse Pito.
Confira aqui como foi a partida no lance a lance
Final liga naciona de futsal: carlos barbosa (Foto: RICARDO ARTIFON)Pito se joga para a torcida após golaço (Foto: Ricardo Artifon)
O Orlândia até que teve chances no início do primeiro tempo para sair na frente e levar o duelo para prorrogação. O camisa 10 do Carlos Barbosa, Zico, foi expulso após dar uma cotovelada em Felipe, deixando o time da casa com um a menos por dois minutos. Os paulistas tiveram duas chances claras de gol e não aproveitaram. Na sequência, os gaúchos tomaram conta da partida, abriram 2 a 0 e praticamente liquidaram a partida ainda no primeiro tempo. 
O JOGO
Nos primeiros minutos de jogo, quem parecia precisar da vitória era o Carlos Barbosa. Em três minutos, foram três chances claras de gol, duas pararam nas mãos do goleiro Deivid, e na outra, Marlon tentou marcar de letra, mais jogou para fora.
Final liga naciona de futsal: carlos barbosa (Foto: Ricardo Artifon)Kevin na marcação em Dieguinho (Foto: Ricardo Artifon)
O primeiro chute do Orlândia foi aos quatro minutos, com Jackson, que chutou da entrada da área rente a trave. Aí, foi o time visitante que começou a dominar a partida e segurar a bola na quadra de ataque. Dieguinho também teve uma chance, assim como Ciço, que deu uma bomba para fora em um chute de fora da área.
Aos sete minutos, os visitantes tiveram sua maior chance do primeiro tempo. Em uma roubada de bola, o ataque do Orlândia chegou com três jogadores contra apenas um defensor do Carlos Barbosa. Após uma triangulação, Douglas cabeceou, sem goleiro, para fora. Por um momento, os oito mil torcedores pareceram segurar a respiração e um silêncio tomou conta do ginásio.
Carlos Barbosa x Orlândia final LNF (Foto: Luca Erbes/Futura Press)Carlos Barbosa bombardeou a defesa do Orlândia (Foto: Luca Erbes/Futura Press)

Na metade do primeiro tempo, a confusão se instalou dentro de quadra. O camisa 10 do Carlos Barbosa, Zico, deu uma cotovelada em Felipe e acabou expulso. O jogo ficou paralisado por três minutos e, na volta, o Orlândia pode jogar com um a mais por dois minutos. Os visitantes tiveram uma chance de ouro, mas Kevin conseguiu salvar quando até o goleiro Gian estava batido.
Quando o jogo parecia ter ficado morno, o goleiro Deividt tentou o chute do meio da quadra, Pito conseguiu o desarme e, sem goleiro, abriu o placar para os donos da casa, anotando seu 24º gol na Liga. Dois minutos depois, Douglas deu um carrinho dentro da área e a bola tocou em seu braço. O árbitro não teve dúvida e marcou o pênalti. Carlos defendeu, mas o árbitro anulou o lance pois o goleiro do Orlândia se adiantou. Na repetição, Murilo bateu no canto e ampliou.
Antes do término do primeiro tempo, o Orlândia ainda teve duas chances claras de gol, mas ficaram na mão de Gian e nos pés de Murilo, que salvou um gol quase certo de Gadeia. Mas, com três minutos, Pito anotou um golaço que sepultou de uma vez por todas as chances do time paulista. O camisa 18 recebeu na entrada da área, matou no peito e, de bicicleta, ampliou para os anfitriões. O quarto gol e o quinto gols, com Grillo e Bruno, não demoraram a sair.
Faltavam ainda doze minutos para o fim do jogo, mas os torcedores do Carlos Barbosa já faziam a festa no ginásio. Faltando oito minutos, Dieguinho marcou o gol de honra para o Orlândia.
FICHA TÉCNICA
Carlos Barbosa
Titulares: Gian, Marlon, Kevin, Pito (2) e Bruno (1)
Entraram: Dener, Rafa, Zico, Felipe, Grillo (1), Murilo (1)
Técnico: Marquinhos Xavier
Orlândia
Titulares: Deivid, Renan, Gadeia, Jackson e Dieguinho (1)
Entraram: Douglas, Cabreúva, Guina, Carlos, Fuzo,
Técnico: Cidão
CONHEÇA O CAMPEÃO
Fundada em 1976 após a fusão do Real e do River, rivais locais no futsal, a Associação Carlos Barbosa de Futsal só foi conquistar o seu primeiro título de expressão em 1996, quando a equipe faturou o Campeonato Gaúcho daquele ano. A partir de então, o time laranja trilhou um caminho de conquistas, que culminou em títulos nacionais e internacionais.
Fora do país, a ACBF foi o melhor time da América por três vezes: 2002, 2003 e 2011, unificando os títulos de campeã sul-americana e da América. Além do continente, o clube conquistou o mundo por três vezes. Em 2001, o Carlos Barbosa foi campeão do Torneio Intercontinental na Rússia, quando a competição ainda não tinha o aval da Fifa. Em 2004, foi a primeira equipe de futsal do planeta a ostentar o título de campeã do mundo, após o órgão máximo do esporte apadrinhar a disputa. E, em 2012, a consagração veio com o tricampeonato  em casa, quando Carlos Barbosa sediou a Copa Intercontinental pela primeira vez.
Nacionalmente, o Carlos Barbosa tem como principais feitos os títulos da Taça Brasil de Clubes de 2001 e 2009, além das Ligas Nacionais de 2001, 2004, 2006 e 2009.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SAMPAIO E MARANHÃO SE ENFRENTAM NA LBF ESTE FIM DE SEMANA

Sampaio Corrêa estreou no dia 21 deste mês. Já o MB, só no dia 29.

Equipe do Sampaio Basquete estreia diante do América fora de casa. - Paulo de Tarso Jr.
SÃO LUÍS – A Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou a tabela do primeiro turno da temporada 2015/2016. Nesta edição do torneio nacional, duas equipes representarão o Maranhão na LBF: o Maranhão Basquete e o Sampaio Corrêa Basquete. Dos times maranhenses, o primeiro a entrar em quadra foi a equipe tricolor. O Sampaio Corrêa estreou no dia 21 deste mês diante do América de Recife fora de casa. No dia seguinte (22), as duas equipes voltaram a se enfrentar na capital pernambucana e ambas saíram com uma vitória cada.
Já o Maranhão Basquete, vai estrear somente no dia 29 deste mês. Por coincidência, a equipe maranhense vai fazer o clássico local diante do Sampaio Corrêa Basquete. No dia 30, haverá mais um encontro entre as duas equipes.
Nesta temporada, um dos grandes atrativos é a presença do Corinthians. O clube paulista entra na disputa da LBF como favorito à conquista do título. E o Corinthians desembarcará na capital maranhense no dia 10 de dezembro para realizar uma sequência de quatro jogos em cinco dias.
Nos dias 10 e 11, o Timão enfrentará Maranhão Basquete. Já nos dias 13 e 14 haverá os duelos contra o Sampaio Corrêa Basquete.
LBF 2015/2016
A temporada 2015/2016 da LBF terá a participação de seis equipes, com três representantes do Estado de São Paulo, dois do Estado do Maranhão e um de Recife. São eles: Corinthians/Americana (SP) – atual campeão –, Basketball Santo André (SP), Presidente Venceslau (SP), Maranhão Basquete (MA), Sampaio Corrêa (MA) e Uninassau/América (PE).
Também foi definido que a disputa do principal torneio de basquete feminino do país será realizada em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.
A rodada de abertura da edição 2015/2016 da temporada da LBF será realizada no dia 20 de novembro e a fase de classificação terminará no fim do mês de março. Após a fase de classificação, as quatro equipes de melhor campanha garantem vaga automática para os playoffs da competição, que será realizado em todo o mês de abril.
A fase semifinal do campeonato nacional será disputada em uma série melhor de três jogos, com a equipe de pior campanha sediando o primeiro jogo e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa.
Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5 (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4 (se necessário).
JOGOS DO SAMPAIO CORRÊA BASQUETE
21/11 – América x Sampaio Corrêa
22/11 – América x Sampaio Corrêa
29/11 – Sampaio Corrêa x Maranhão Basquete
30/11 – Sampaio Corrêa x Maranhão Basquete
13/12 – Sampaio Corrêa x Corinthians
14/12 – Sampaio Corrêa x Corinthians
21/12 – Santo André x Sampaio Corrêa
22/12 – Santo André x Sampaio Corrêa
02/01 – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
03/01 – Sampaio Corrêa x Presidente Venceslau
JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE
29/11 – Sampaio Corrêa x Maranhão Basquete
30/11 – Sampaio Corrêa x Maranhão Basquete
11/12 – Maranhão Basquete x Corinthians
12/12 – Maranhão Basquete x Corinthians
21/01 – América x Maranhão Basquete
22/01 – América x Maranhão Basquete
30/01 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau
31/01 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau
04/02 – Maranhão Basquete x Santo André
05/02 – Maranhão Basquete x Santo André

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Neymar do badminton", bicampeão olímpico é idolatrado no evento-teste

Brasileiros também comparam Lin Dan a Messi e a "mistura de Djokovic, Federer e Nadal". Principal nome do esporte, astro chinês é atração no torneio desta semana

Por Rio de Janeiro

No Brasil, ele pode até passar despercebido. Mas para o ambiente do badminton, o chinês Lin Dan é a maior personalidade da modalidade. Comparações de alto nível não faltam para caracterizar o pentacampeão mundial e atual bicampeão olímpico: “Neymar do badminton”, “Messi do esporte”, “mistura de Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic”. Procurando conhecer o local de disputa dos Jogos Olímpicos, o atleta de 32 anos está no Rio de Janeiro nesta semana para a disputa do Brasil Open, evento-teste das Olimpíadas de 2016, no Riocentro. E é notória a idolatria que asiáticos e amantes do badminton têm por ele.
Lin Dan, evento-teste, badminton (Foto: Matheus Tibúrcio)Lin Dan veio ao Rio para o evento-teste das Olimpíadas (Foto: Matheus Tibúrcio)
É a primeira vez que Lin Dan vem ao Brasil para jogar um torneio. Quis o destino que um brasileiro o enfrentasse na chave de grupos, garantindo pelo menos uma partida entre o astro do esporte e um atleta da casa. Igor Ibrahim, 921º do ranking mundial e de 19 anos de idade, foi à quadra nesta terça-feira com a meta de marcar 10 pontos por set contra o atual número 3 do mundo. Conseguiu no primeiro, mas não no segundo. Lin Dan ganhou por 21/12 e 21/5, em 22 minutos (confira alguns pontos da partida no vídeo acima).
- Fiquei surpreso quando saiu a chave. No começo fiquei com um pouco de receio por pegá-lo. É o Neymar do badminton. Mas depois pensei um pouco e vi que qualquer um gostaria de ter a oportunidade de enfrentá-lo algum dia - admitiu Igor Ibrahim.
Igor Ibrahim, Lin Dan, evento-teste, badminton (Foto: Matheus Tibúrcio)Igor Ibrahim marcou 17 pontos enão foi páreo para Lin Dan (Foto: Matheus Tibúrcio)
Todo o chamariz para Lin Dan não é para menos. Alunos do projeto social Miratus, berço do número 1 do país Ygor Coelho (72º), localizado na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro, foram ao Riocentro e aguardavam com ansiedade a aparição do atleta. Quando o nome do chinês e a quadra em que ele jogaria foram anunciados, os meninos correram para ficarem mais próximos do ídolo. O mesmo fizeram membros da imprensa chinesa e brasileira.
Em 2015, outro brasileiro havia desafiado Lin Dan, no Mundial, na Indonésia. Após ter protagonizado a primeira vitória do país na história dos Mundiais, Daniel Paiola (87º), número 2 do Brasil, enfrentou o atleta chinês. Fizera jogo mais duro que Igor Ibrahim, sendo derrotado com um duplo 21/14. Com a experiência que tem no circuito, Paiola acredita que Lin Dan reúne características de outros grandes nomes dos esportes.
- Ele tem um pouco de tudo: a perfeição com que ele joga, no limite; a facilidade com que ele sai de situações adversas. Ele poderia ser um Djokovic ou, no futebol um Messi, que não é só a dedicação e a força, é o talento mesmo que é dele, não tem como ensinar. Na verdade, ele sempre foi mais Nadal. Mas agora ele está com 32 anos e você vê que o nível dele está se tornando mais Federer, aquele cara mais técnico. E em questão de resistência, os chineses podem ficar jogando o dia inteiro que não cansam. Ele é uma mistura de todos - comparou Paiola.
Brasileiro mais bem ranqueado no momento, Ygor Coelho, que completou 19 anos nesta terça-feira, mal vê a hora de enfrentar Lin Dan.
- Estou muito motivado para poder enfrentá-lo. É raro ele vir nas Américas, no Brasil, no Rio… Se eu chegar lá, vou ter essa honra de jogar contra o bicampeão olímpico - torce Ygor Coelho.
Daniel Paiola, Mundial de badminton (Foto: Getty Images)Daniel Paiola encarou Lin Dan no Mundial e viu bem de perto o talento do atual bicampeão olímpico (Foto: Getty Images)
Apesar de todos os elogios, Lin Dan garante ser uma pessoa tranquila em relação à fama. De forma humilde, ele garante nem se considerar uma celebridade.
- Eu não me acho especial, porque cresci numa família normal. Quem é especial mesmo é meu treinador, que é muito rigoroso - declarou o chinês.
Lin Dan volta à quadra nesta quarta-feira para seu último compromisso pela fase de grupos. Ele pega o eslovaco Matej Hlinican (168º).
O evento-teste do badminton tem o mesmo formato olímpico, com fase de grupos seguida de jogos eliminatórios. As chaves de simples têm 30 jogadores no masculino e 16 no feminino. Nas duplas, são 14 parcerias no masculino, oito no feminino e 18 nas mistas. Somente a chave individual masculina terá partidas de oitavas de final. As demais categorias iniciam o mata-mata nas quartas de final, à exceção das duplas femininas, que entram direto na definição de medalhas (semifinais).
Confira a programação restante do evento-teste (horários de Brasília):
Quarta-feira (25.11) - Fase de grupos a partir das 10h
Quinta-feira (26/11) - Fase de grupos a partir das 10h / Oitavas de final da simples masculina a partir das 13h
Sexta-feira (27/11) - Quartas de final a partir das 10h
Sábado (28/11) - Semifinais a partir das 14h
Domingo (29.11) - Finais a partir das 13h