Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

MA BASQUETE ARRASA SPORT E PASSA ÀS SEMIFINAIS

Maranhão Basquete vence jogo acirrado diante do Sport Recife e enfrenta Americana na semifinal da LBF – 2014/15

MB Sport Quartas 01 300x181 Maranhão Basquete vence jogo acirrado diante do Sport Recife e enfrenta Americana na semifinal da LBF – 2014/15"Como já tinha acontecido no jogo de sábado, onde o MA Basquete chegou a estar perdendo por 15 pontos de diferença e buscou forças não se sabe onde, talvez no incentivo da torcida sofrida e carente, mas o fato é que o time virou e buscou nesta terceira partida a classificação, que será uma pauleira contra o melhor da primeira fase: Americanas.
Tive o prazer de presenciar tal feito juntamente com minha filha Hiza Júlia, simplesmente fantástico." Comentou o Professor Rubinho: o blogueiro fã de esportes.

Veja como foi o jogo:

O Maranhão Basquete garantiu classificação a semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Sport Recife, nesta segunda-feira (30 de março), por 72 a 67 (34 a 35 no primeiro tempo), em duelo bastante acirrado, válido pela terceira rodada série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final, realizado no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Com este resultado, o time comandado pela técnica cubana Lideivi Pompa fechou a disputa com duas vitórias e uma derrota.
O primeiro quarto foi bastante equilibrado, com a equipe pernambucana iniciando melhor e o time maranhense reagindo na sequencia (20 a 20), com boas performances das pivôs Grazi Moraes, pelo time da casa, e a inglesa Tolu Omotola, em favor do visitante. No segundo, o panorama seguiu o mesmo, com as duas equipes lutando bastante pelo resultado positivo; no final, o time pernambucano conseguiu uma ligeira vantagem (14 a 15), com presenças favoráveis da experiente pivô Êga Garvão, pelo time maranhense, e da norte-americana Erica Wheeler, em favor do rubro negro.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu igual, com o Sport Recife iniciando melhor e o Maranhão Basquete reagindo na parte final do terceiro quarto, deixando o placar equilibrado mais uma vez (17 a 17). Nos dez minutos finais, assim como ocorreu no segundo jogo, o time da casa cresceu de produção e assumiu o comando do placar para vencer e chegar a semifinal (21 a 15), com destaque para a armadora norte-americana Matee Ajavon.
Os principais nomes da partida foram Grazi Moraes (20 pontos e 09 rebotes), a norte-americana Matee Ajavon (12 pontos e 09 rebotes), Êga Garvão (11 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e Iziane Castro (11 pontos e 02 assistências), pelo time da casa; a inglesa Tolu Omotola (19 pontos e 10 rebotes – double-double), a norte-americana Erica Wheeler (13 pontos e 06 assistências), Laís Tobias (13 pontos, 06 rebotes e 02 assistências) e a norte-americana Brandie Baker (11 pontos, 07 rebotes e 02 assistências), em favor do visitante.
MB Sport Quartas 03 300x180 Maranhão Basquete vence jogo acirrado diante do Sport Recife e enfrenta Americana na semifinal da LBF – 2014/15“Conseguimos um crescimento importante no último quarto, quando assumimos o comando do marcador e alcançamos a virada, contando com o apoio do nosso torcedor. Agora, é seguir trabalhando, pois teremos uma semifinal bastante dura, contra um dos favoritos ao título, mas temos que manter o foco e acreditar”, analisa a armadora norte-americana Matee Ajavon, do Maranhão Basquete.
“Não tenho o que falar, as jogadoras foram guerreiras demais”, observa o técnico Rildo Accioly, do Sport Recife.
Na semifinal, o Maranhão Basquete vai encarar a ADCF Unimed/Americana, que concluiu a primeira fase na liderança e, posteriormente, passou pela APAB/Unifeb Barretos (2 a 0) no playoff – quartas-de-final.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Paulo de Tarso Jr./MB

quinta-feira, 26 de março de 2015

TÉCNICO CHICÃO COMANDARÁ SELEÇÃO MARANHENSE NO BRASILEIRO DE FUTSAL SUB-15

Em busca do bi, Maranhão está confirmado no Brasileiro de Seleções

chicãoO Maranhão está confirmado na disputa do IX Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Masculino de Futsal – Divisão Especial, competição que será realizada entre os dias 19 e 23 de maio na cidade de Recife (PE). A equipe maranhense chegará à disputa nacional deste ano levando na bagagem o título da última edição do Campeonato Brasileiro de Seleções – 1ª Divisão, ocorrido na cidade de Cuiabá (MT) em 2012. Na ocasião, o Maranhão, comandado pelo técnico Chicão Castelo Branco, sagrou-se campeão ao derrotar na final o Mato Grosso do Sul por 4 a 2. Para a competição deste ano, a Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) repetirá a mesma receita do sucesso em 2012. Para isso, o comandante daquela inédita conquista maranhense está de volta. Chicão Castelo Branco comandará o selecionado maranhense no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15.
“Fico feliz pelo convite em comandar mais uma vez o Maranhão na competição mais importante do futsal brasileiro para esta categoria. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas vamos em busca de bons resultados. Nosso objetivo é representar muito bem o nome do nosso Estado”, comentou o treinador.
E, apesar da competição ser apenas em maio, Chicão já começou a trabalhar para montar a Seleção Maranhense Sub-15. A base da equipe será formada por atletas que se destacaram nas competições oficiais promovidas pela Fefusma ao longo de 2014. Além disso, Chicão vai acompanhar de perto o Campeonato Estadual Sub-15, que terá início em abril, para, aí sim, fechar o grupo que disputará o Brasileiro em Recife.
No IX Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Masculino de Futsal – Divisão Especial, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou, além do Maranhão, a participação de outras onze seleções. As equipes foram divididas em três grupos.
O Maranhão, por sua vez, caiu no Grupo C e terá pela frente na fase de classificação as seleções do Ceará, Alagoas e Distrito Federal. As outras chaves do torneio são as seguintes: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso e Bahia formam o Grupo A, enquanto que Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Acre e Sergipe formam o Grupo B.
Comissão técnica experiente
A comissão técnica da Seleção do Maranhão conta com profissionais bastante experientes. O treinador Chicão Castelo Branco terá como auxiliares técnicos os professores Washington Carvalho e Celso Rodrigues. Além deles, Francisco Coqueiro (supervisor), Alex Ricarte (preparador físico), Pedro Brito (preparador de goleiros) e Flávio de Jesus (fisioterapeuta) integram a comissão maranhense.

“É bom contarmos com toda a experiência possível. Escolhemos aqueles profissionais que possuem perfil vencedor e que vão nos ajudar muito na preparação da Seleção Maranhense. Tenho a certeza de que todos estão prontos e preparados para este enorme desafio”, finalizou Chicão.

Projeto de gratuidade da CNH para estudantes será vinculado ao ENEM

dino-cnh1Dois mil jovens de escolas públicas na faixa etária de 18 a 21 anos serão beneficiados pelo programa ‘CNH Jovem’, sancionado na manhã da terça-feira (24) pelo governador Flávio Dino. Na cerimônia, a secretaria de Juventude, o Detran-MA e organizações juvenis prestigiaram este importante passo que reduzirá o índice de mortes de trânsito e ainda, garantirá o exercício da cidadania para que os jovens entrem habilitado no mercado de trabalho.
O governador explicou que o programa traz diversos benefícios para os jovens participantes, um deles é remover o obstáculo financeiro que existe para obter a carteira de motorista. “Atualmente, a carteira de motorista custa quase R$ 2 mil, um valor muito alto para o jovem que estudou em escola pública. Além deste auxílio financeiro, o CNH Jovem significa uma ação preventiva em relação à violência no trânsito. Em segundo lugar, abrimos caminho também para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho que exige habilitação”, assinalou o governador.
O diretor do Detran, Antônio Nunes, disse que até o segundo semestre o programa ‘CNH Jovem’ será implantado. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões no processo todo. O órgão vai preparar o setor de informática para receber as solicitações e também faremos o levantamento de sistemas com as instituições de ensino para saber os melhores colocados no Enem”, frisou o diretor Antônio Nunes.

sábado, 21 de março de 2015

RALLY BRASIL NORDESTE DE REGULARIDADE EM CAXIAS

Caxias dá a largada para a maior competição de regularidade de moto do interior do MA nesta sexta (20)

endurodA Princesa do Sertão se prepara para receber, nesta sexta-feira (20), os grandes campeões brasileiros de Rally de Regularidade do norte/nordeste do país, no VII Enduro do Leste. Caxias foi incluída no calendário de competições após as federações do Maranhão, Ceará e Piauí criarem para esta temporada o Campeonato Brasil Nordeste da modalidade. Às vésperas do Piocerá, um dos principais eventos off road do Brasil e também abertura do campeonato brasileiro, o Enduro do Leste estará recebendo os pilotos a partir das 18h, no auditório do Hotel Alecrim, para confirmação da inscrição e entrega de material. Logo após os competidores subirão em uma rampa montada na frente da CN Motos, localizada na Avenida Senador Alexandre Costa, para a “Largada Promocional, onde eles irão se apresentar para o público presente.
Para animar mais ainda a apresentação dos pilotos e o público que irá prestigiar o evento, a abertura do Enduro do Leste contará ainda com um show de rock com a banda Rosa Carnívora, além de som eletrônico comandado pelo DJ Gildenor.
Um campeonato homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, o Enduro do Leste terá os moldes do “brasileiro”, com provas de dois dias (21 e 22), sendo uma etapa em cada dia. A largada será sempre no Posto Leste, localizado na Avenida Clodomir Cardoso, bairro Volta Redonda.
Os organizadores Constantino Castro, Antônio Carlos (Netão) e o Presidente da FMMA Daniel Dino prometem abrir o campeonato da melhor forma possível, com muita adrenalina, emoção e um belo roteiro para motos e quadriciclos.
Além dos vizinhos piauienses que “participarão em peso” as equipes cearenses Siga Trilheiros, e Equipinico, de imediato, já confirmaram presença.
As categorias que disputarão o VII Enduro do Leste serão: Sênior, Over, Júnior, Novato, Moto Rally, Quadriciclo Graduado e Quadriciclo Novato.

sexta-feira, 20 de março de 2015

COPA DO NORDESTE: SORTEIO DEFINE CONFRONTOS DA SEGUNDA FASE

Sorteio define quartas de final da Copa do Nordeste

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na manhã desta sexta-feira os confrontos das quartas de final da Copa do Nordeste - também conhecida como "Lampions League", em referência à Champions League, que, coincidentemente, também teve sortedos os jogos de quartas de final nesta sexta-feira. Os oito clubes classificados para o mata-mata iniciam a briga por uma vaga nas semifinais já na próxima semana.
As oito equipes foram colocadas em dois potes. Sport, Bahia, Vitória e Ceará foram cabeças de chave por vencerem seus grupos. O Salgueiro-PE foi o campeão do Grupo C, mas teve o pior aproveitamento entre os campeões de grupo e ficou no outro pote com Fortaleza, Campinense-PB e América-RN que avançaram como melhores segundos colocados.
Confira o caminho para o título da Copa do Nordeste Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação
Confira o caminho para o título da Copa do Nordeste
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação
No sorteio ficou definido que o Sport enfrenta o Fortaleza, Bahia e Campinense-PB fazem outro confronto, o Ceará terá como adversário o Salgueiro-PE, e Vitória x América-RN completa a fase de quartas de final.
A CBF divulga ainda nesta sexta-feira a definição dos dias, horários e locais dos jogos tendo por base as datas 25 e 29 de março. Por apresentarem as melhores campanhas na fase de grupos, Sport, Bahia, Ceará e Vitória decidirão a vaga jogando em casa.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Pais escalam prédio de escola na Índia para passar cola para os filhos

Foto feita na cidade de Hajipur flagrou dezenas de adultos fora das janelas.
Alguns escalaram três andares até a sala onde seus filhos faziam prova.

Pais escalam prédio de escola para ajudar filhos a colarem em prova (Foto: AP Photo/Press Trust of India)Pais escalam prédio de escola para ajudar filhos a colarem em prova (Foto: AP Photo/Press Trust of India)
Pais e parentes de estudantes indianos foram flagrados, nesta quarta-feira (18), "escalando" as janelas de uma escola para passar cola aos alunos. A foto, feita na cidade de Hajipur, no estado de Bihar, na região leste da Índia, mostra diversos adultos do lado de fora das janelas do colégio.
Alguns pais chegaram a escalar três andares até encontrar a sala dos estudantes, para ajudá-los durante o exame.
Segundo a agência de notícias Associated Press, mesmo a presença de policiais no local não conseguiu intimidar os pais tentando ajudar seus filhos a irem bem na prova.
De acordo com informações da imprensa local, estudantes do 10º ano do ensino básico indiano faziam um exame padronizado do país, cercados de pressão para que tenham um bom desempenho.

CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTSAL EM SÃO LUIS

Já estão abertas as inscrições para os cursos de arbitragem, anotador e cronometrista de futsal em São Luis. O evento será organizado pela Federação Maranhense de Futebol de Salão (FEFUSMA) e acontecerá entre o período de 20 a 26 de abril e objetiva ampliar o quadro de árbitros da entidade a ser utilizado durante todo o ano de 2015.
Os interessados devem fazer suas inscrições até o dia 16 de abril na sede da FEFUSMA localizada no bairro de Fátima no horário das 14h às 18h, sendo que o valor de R$ 100,00 terá desconto de 20% até o dia 10 de abril.
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br
Os interessados em participar do curso e ingressar na profissão devem se inscrever na sede da Federação de Futsal do Maranhão, localizada no Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, até o dia 16 de abril. A Fefusma funciona das 14h às 18h O investimento no curso é de R$ 100 por aluno. No entanto, inscrições realizadas até o dia 10 de abril terão desconto de 20%.

Read More at http://www.idifusora.com.br/2015/03/17/abertas-as-inscricoes-para-curso-de-formacao-de-arbitros-de-futsal/, Written by Daucyana Castro, Copyright © Difusora
 Para maiores informações sobre o evento, os interessados devem ligar para (098) 9 9211 1154, (098) 9 8901 6952 e (098) 9 8846 5496 ou através do e-mail arbitrosdafefusma@outlook.com.
Os interessados em participar do curso e ingressar na profissão devem se inscrever na sede da Federação de Futsal do Maranhão, localizada no Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, até o dia 16 de abril. A Fefusma funciona das 14h às 18h O investimento no curso é de R$ 100 por aluno. No entanto, inscrições realizadas até o dia 10 de abril terão desconto de 20%.

Read More at http://www.idifusora.com.br/2015/03/17/abertas-as-inscricoes-para-curso-de-formacao-de-arbitros-de-futsal/, Written by Daucyana Castro, Copyright © Difusora
Os interessados em participar do curso e ingressar na profissão devem se inscrever na sede da Federação de Futsal do Maranhão, localizada no Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, até o dia 16 de abril. A Fefusma funciona das 14h às 18h O investimento no curso é de R$ 100 por aluno. No entanto, inscrições realizadas até o dia 10 de abril terão desconto de 20%.

Read More at http://www.idifusora.com.br/2015/03/17/abertas-as-inscricoes-para-curso-de-formacao-de-arbitros-de-futsal/, Written by Daucyana Castro, Copyright © Difusora

quarta-feira, 18 de março de 2015

Maranhão Basquete chega aos playoffs em vantagem contra o Sport Recife


mbs 
 A fase classificatória da Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15 chegou ao fim e, a partir do próximo fim de semana, as oito melhores equipes do país iniciam a disputa das quartas de final do torneio nacional. E, entre os times que seguem vivos em busca do título está o Maranhão Basquete, que se garantiu nos playoffs  com uma boa campanha na LBF, principalmente porque a equipe teve pouco tempo de preparação antes do início da competição. Liderado pela maranhense Iziane Castro, o Maranhão Basquete terminou a primeira fase da LBF na quarta colocação com uma campanha positiva. Em dezoito jogos realizados, o MB venceu onze vezes. E, dentre os bons resultados da equipe na temporada, estão as duas vitórias sobre o Sport Recife, atual vice-campeão da LBF.
Por coincidência, o time pernambucano será o adversário do Maranhão Basquete nas quartas de final. Contra o Sport Recife, o MB viveu alguns dos seus melhores momentos na competição. Em Recife, a equipe maranhense venceu por 68 a 62. Já em São Luís, triunfo por 76 a 70. E os dois resultados ajudaram o time a terminar a fase classificatória à frente das rivais.
E por ter ficado à frente na tabela, o Maranhão Basquete chega às quartas de final com a vantagem de decidir a vaga para as semifinais em casa. O primeiro jogo do confronto entre MB e Sport Recife ocorre no próximo domingo (22), às 13h, no Ginásio Marcelino Lopes, na capital pernambucana.
Destaques da LBF
A Liga de Basquete Feminino divulgou a lista das melhores jogadoras da última rodada da fase de classificação da LBF. E, apesar do tropeço contra o Basketball Santo André/Apaba por 72 a 67, o Maranhão Basquete conta com uma jogadora na lista. A lateral Iziane Castro pontos foi a principal cestinha da rodada com 29 pontos anotados.
A jogadora do MB ainda aparece liderando as estatísticas de pontos marcados. Em média, Iziane anota 20,6 pontos por jogo. Na sequência, aparece Chloe Wells (APAB/Unibef Barretos) com 18.6 pontos e Tiffany Hayes (Uninassau/América) com 17.9 pontos.
A pivô Êga Garvão é a líder no quesito bloqueios. A camisa 13 do Maranhão Basquete tem média de 1,2 por jogo. Já a norte-americana Matee Ajavon tem o segundo melhor aproveitamento nos arremessos de lances livres:  85,7% de acertos em média.
JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO
13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 58 Basquete Jaraguá
15/12/14 – APAB/Barretos 65 x 74 Maranhão Basquete
17/12/14 – ADCF Unimed/Americana 84 x 71 Maranhão Basquete
14/1/15 – Brasília/Basquetevizi 55 x 81 Maranhão Basquete
17/1/15 – Maranhão Basquete 60 x 59 Presidente Venceslau
19/1/15 – Maranhão Basquete 48 x 55 São José/Colinas Shopping
22/1/15 – Sport Recife 62 x 68 Maranhão Basquete
24/1/15 – Uninassau/América 93 x 53 Maranhão Basquete
26/1/15 – Maranhão Basquete 83 x 56 Basketball Santo André/Apaba
JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 2º TURNO
31/1/15 – Maranhão Basquete 76 x 70 Sport Recife
2/2/15 – Maranhão Basquete 61 x 93 Uninassau/América
6/2/15 – Maranhão Basquete 76 x 48 Brasília/Basquetevizi
23/2/15 – Presidente Venceslau 60 x 66 Maranhão Basquete
25/2/15 – São José/Colinas Shopping 74 x 77 Maranhão Basquete
28/2/15 – Maranhão Basquete 78 x 55 APAB/Barretos
2/3/15 – Maranhão Basquete 68 x 82 ADCF Unimed/Americana
14/3/15 – Basquete Jaraguá 84 x 71 Maranhão Basquete
16/3/15 – Basketball Santo André/Apaba 72 x 67 Maranhão Basquete
QUARTAS DE FINAL
22/3/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete (13h)
28/3/15 – Maranhão Basquete x Sport (18h)
30/3/15 – Maranhão Basquete x Sport (se necessário / 20h)

Fonte: Maranhão esportes

terça-feira, 17 de março de 2015

CONTRATAÇÃO DE PESO NO PAYSANDU: PELO MENOS FORA DE CAMPO


Viviane Araújo lança uniforme do Paysandu para 2015 (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)Vivi ficou à vontade no palco e foi bastante ovacionada pelo público (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)

Com show de beleza de Viviane Araújo, Papão lança uniformes 2015

Musa brasileira participa da festa de lançamento, distribui charme e
faz evento do clube se tornar um marco na história do Paysandu

A torcida do Paysandu viveu uma noite que promete ficar na memória de muitos bicolores. A apresentação dos novos uniformes do time para a temporada 2015 foi feita com pompa em uma casa noturna de Belém, e teve como atração principal a atriz da Globo Viviane Araújo, noiva do volante Radamés – que não pôde comparecer, já que viajou para o Mato Grosso para enfrentar o Águia Negra na quarta-feira, pela Copa do Brasil. O uniforme principal do Papão foi baseado no histórico “Esquadrão de Aço”, time que atuou entre os anos de 1939 e 1947. Entre os feitos do período estão o pentacampeonato paraense e a acachapante goleada de 7 a 0 no Clube do Remo, um dos feitos mais comemorados até hoje na história do Papão.

 A cerimônia lotou a casa de shows no bairro do Reduto. Os torcedores pagaram entre R$ 220 e R$ 240 para comprar o ingresso ao evento, que já garantiu um camisa titular do novo uniforme, comida e bebida, além do show do grupo Nosso Tom. Antes da apresentação do novo manto alviceleste, um vídeo sobre o mito do número 7 na história do clube e um mini documentário sobre o Esquadrão de Aço foram exibidos ao público. Em seu discurso, o presidente do Paysandu prometeu maiores investimentos do time para a Série B.
– O Paysandu é o maior clube do Norte do país e o único que representa a região em uma divisão do Campeonato Brasileiro. Somos nós que fazemos o Pará ter calendário no futebol o ano inteiro e por isso vamos montar um time à altura, para brigar pelo acesso a Série A este ano – exclamou Alberto Maia.
Viviane Araújo lança uniforme do Paysandu para 2015 (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)Público tietou bastante a "Naná", da novela Império, durante o lançamento do uniforme do Paysandu.
(Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)
Após a apresentação de um vídeo relembrando alguns dos melhores momentos do time nos últimos três anos, torcedores entraram no clima e reproduziram cânticos entoados sempre nos jogos do Papão. O primeiro uniforme tem um azul mais escuro, chamado azul royal, que remete ao uniforme usado na década de 40 – diferente do azul celeste bem claro das últimas temporadas. Para dar uma sensação mais retrô, as estrelas representativas aos principais títulos foram tiradas de cima do escudo e passaram para as costas, pouco acima da numeração. Na barra da camisa ainda há a hashtag #Payxão. O uniforme principal foi apresentado por Vivi Araújo, que foi inclusive chamada de musa do Papão pelo animado público presente.
– Foi maravilhoso, mas eu acho que Belém do Pará tem tantas mulheres lindas que podem ser a musa do time. Mesmo assim eu agradeço muito essa homenagem. Eu estou muito honrada e muito feliz de estar aqui hoje, de receber esse carinho e esse amor da torcida do Paysandu. Estou muito feliz do Radamés estar aqui do Paysandu. Ele mesmo me conta que está muito feliz, que o time é muito bom e isso me deixa feliz também. A gente sempre conversa e ele me fala 'poxa amor, estou gostando muito, é um time que me dá todo o apoio, tem uma grande estrutura para os jogadores' e ele está muito feliz. Ele está conquistado o espaço dele aqui e acho que vai fazer um grande trabalho no Paysandu esse ano – contou.
Uma novidade para a temporada é o terceiro uniforme, que foge totalmente das cores tradicionais do Paysandu. A diretoria de marketing do clube escolheu a cor verde, que representa a região amazônica. A camisa, à princípio, será utilizada apenas na Copa Verde. Nas costas, tem os dizeres "Maior clube da Amazônia".

domingo, 15 de março de 2015

JUMENTOS COM OS DIAS CONTADOS: MOVIMENTO QUER INCLUÍ-LOS NA ALIMENTAÇÃO DE DETENTOS

MP promove degustação e propõe fornecer carne de jumento a presos

Com popularização das motos, abandono de animais se tornou problema.
Promotor no RN diz que carne é saudável e segue normas sanitárias.

Fernanda Zauli Do G1 RN
Pratos foram feitos com carne de jumento (Foto: Marcelino Neto/G1)Filé ao molho de madeira, filé ao molho branco e escondidinho foram feitos com carne de jumento (Foto: Marcelino Neto/G1)

Promotor Sílvio Brito propôs a adoção da carne de jumento, nos cardápios dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte (Foto: Marcelino Neto/G1)Promotor Sílvio Brito propôs o banquete
(Foto: Marcelino Neto/G1)
Convidados do almoço começam a se servir com a carne de jumento (Foto: Marcelino Neto/G1)Convidados do almoço começam a se servir com a
carne de jumento (Foto: Marcelino Neto/G1)
Churrasqueiro realiza o corte da carne de jumento para servir (Foto: Marcelino Neto/G1)Churrasqueiro realiza o corte da carne de jumento para servir (Foto: Marcelino Neto/G1)

Filé ao molho madeira, filé ao molho branco, escondidinho de carne e churrasco. Esses foram os pratos servidos aos convidados para um almoço de degustação de carne de jumento promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte no município de Apodi, região Oeste do estado, nesta quinta-feira (13). Os animais que foram abatidos e servidos no almoço foram apreendidos nas rodovias que cortam o RN. A ideia foi do promotor da comarca de Apodi, Sílvio Brito. Ele explicou que destinar a carne de jumento para consumo humano pode ser a forma de tirar esses animais das rodovias.
“O jumento era um objeto de trabalho, mas tornou-se obsoleto com o uso de motos e tratores. É incalculável o número de animais abandonados por causa desse desinteresse e esses animais estão soltos nas rodovias causando acidentes”, afirmou o promotor de Justiça Sílvio Brito, que defende a ideia de que os jumentos apreendidos nas estradas do RN sejam abatidos e incluídos no cardápio da alimentação de detentos do sistema penitenciário do estado. Segundo a PRF, de 2012 até o dia 10 de março deste ano foram apreendidos 3.354 animais nas estradas que cortam o RN - a maioria era jumentos.

A degustação foi sugerida pelo promotor de Justiça Sílvio Brito. Os convidados para o almoço aprovaram o cardápio. “É muito saborosa. É um pouquinho mais dura que a carne de vaca, mas é gostosa. Vou colocar no cardápio de casa”, disse o professor Pedro Filho, de 44 anos. Ao todo, foram servidos cerca de 100 quilos de carne de jumento aos convidados.
Todos os pratos servidos foram preparados pelo empresário Humberto Gurgel Pinto, dono do restaurante onde foi servido o banquete. "O preparo da carne de jumento é praticamente igual ao da carne bovina. São muito parecidas. Não encontrei dificuldade alguma. E mais importante: o pessoal aqui gostou muito, superando nossas expectativas", disse.
O secretário estadual de Agricultura, Tarcísio Dantas, esteve na degustação, provou a carne de jumento e também gostou. “O sabor é agradável, a carne é macia, muito boa”, disse. Dantas afirmou que a Secretaria não vê nenhum problema no consumo da carne de jumento e colocou a secretaria à disposição para encontrar alternativas em relação ao confinamento e abate dos bichos.
De acordo com o promotor Sílvio Brito, os animais servido na degustação foram vermifugados, se alimentaram exclusivamente de ração há pelo menos 4 meses, e eram monitorados por veterinários. “É uma carne segura. Nós não estamos apreendendo o animal e levando para a panela, há uma preocupação com os cumprimentos das normas dos Ministérios da Saúde e da Agricultura”, assegurou.
Os 100 quilos de carne servidos são provenientes de dois jumentos abatidos na quarta-feira (12) no matadouro público de Apodi. De acordo com o presidente da Associação dos Protetores dos Animais (APA), Eribaldo Nobre, de 49 anos, os animais estavam em uma fazenda na cidade vizinha de Felipe Guerra. Os cortes usados no almoço foram picanha, maminha e colchão mole. Segundo o empresário que elaborou os pratos, os nomes dos cortes de carne de jumento são os mesmos da carne bovina.
O almoço foi servido para 120 convidados na parte superior da churrascaria Apodi, mas, segundo o promotor, mais de 300 pessoas comeram a carne. “A carne foi oferecida de graça na parte inferior da churrascaria para quem quisesse. Mais de 300 pessoas comeram a carne de jumento e nós ficamos impressionados com a receptividade”, disse Silvio Brito.
Mesmo assim, nem todos em Apodi tiveram coragem de provar os pratos. Algumas pessoas também reprovaram o abate. O vendedor Francisco Rogério Gomes não quis degustar a carne. "Esse promotor está é doido. Daqui a pouco vão querer comer cachorro, comer de tudo. Eu sou contra e não tenho vontade de experimentar”, disse.
Embora já tenha comido até cobra, o agricultor Elano Rodrigues Dias preferiu não comer carne de jumento. “A gente não tem costume de comer carne de jumento. Eu não acho certo não e também não quero experimentar. Eu já comi tatu-peba, cobra, mas jumento é demais”, disse.
Polêmica
O uso da carne de jumento para consumo humano não é consenso. Representantes da ONG Defesa da Natureza e dos Animais (DNA) alegam que se os jumentos forem consumidos poderão entrar em extinção. “Não é economicamente viável, os jumentos podem entrar em extinção, e essa carne que foi servida não passou pelo tratamento necessário”, disse a veterinária Kátia Lopes, da ONG DNA.
O ambientalista Kleber Jacinto defende que é preciso ação do poder público para solucionar o problema do alto número de jumentos nas rodovias que acabam causando acidentes, mas que o abate e consumo humano não é a melhor alternativa. “Se fizermos um comparativo é a mesma coisa de sair matando os cachorros que moram nas ruas para acabar com um problema. Não é dessa forma que se resolve o problema. Além disso, ninguém sabe como esses animais foram abatidos, se foram cuidados, tratados, se tinham alguma doença. Não foi um processo transparente”, disse.
O promotor, por sua vez, garante que foram seguias as exigências do Ministério da Saúde. “Os jumentos passaram por tratamento, estavam confinados na Associação de Proteção dos Animais com acompanhamento veterinário, não há riscos”, disse.

Em PE, polícia apreende 750 kg de carne de jumento

Foram encontrados também 22 animais prontos para o abate.
Operação foi realizada nesta quarta (31), na cidade de Paulista.

Carne foi apreendida em operação da Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Paulista (Foto: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco)Carne foi apreendida em operação da Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Paulista.
(Foto: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco)
A Polícia Militar de Pernambuco, através da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), apreendeu 750 kg de carne de jumento, imprópria para o consumo, além de 22 animais que seriam abatidos e duas armas de fogo. As apreensões foram realizadas em operação nesta quarta-feira (31), em Paulista, no Grande Recife, com o apoio da Vigilância Sanitária do município.
Os animais foram encontrados num abatedouro clandestino na Estrada de Mumbeca, nas proximidades do Sítio do Picapau Amarelo, na zona rural do município, assim como as duas armas apreendidas - um revólver calibre 38 e uma espingarda. As unidades realizaram o resgate dos animais, que estavam prontos para o abate.
Já a carne foi apreendida no Mercado Público do Córrego do Jenipapo, onde o alimento era comercializado. De acordo com o Cipoma, a carne era ainda distribuída para os mercados públicos de Afogados e de Prazeres, além de ser fornecida a restaurantes do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Durante a operação, dois homens foram apontados como suspeitos. Um deles estava no casebre do abatedouro, e seria o responsável pelo abate. Já o outro homem seria o fornecedor da carne para os mercados. Os suspeitos prestam depoimento na Delegacia de Paulista ainda nesta quarta-feira (31).
De acordo com o Cipoma, a ação já estava sendo monitorada pela polícia. "Inclusive hoje seria feita essa distribuição ilegal de carne de jumento", aponta o capitão Lúcio Flávio, responsável pela operação. Ele explica ainda que os animais serão doados para a população carente de outros municípios, enquanto a carne será incinerada.

quinta-feira, 12 de março de 2015

FLA TENTA TIRAR TÍTULO BRASILEIRO DE 87 DO SPORT RE


time Flamengo campeão brasileiro 1987 (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)Time do Flamengo venceu o módulo verde em 1987, equivalente à elite (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)


Disputa entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 87 vai parar no STF

Após recurso dos cariocas, ministra Laurita Vaz divulga documento autorizando a
mais alta instância do poder judiciário do país a julgar o caso que se arrasta há anos

Por Rio de Janeiro
O campeão brasileiro de 1987 será decidido pela mais alta instância do poder judiciário do país, o Supremo Tribunal Federal. A disputa entre Flamengo e Sport pelo título nacional daquele ano vem se arrastando há mais de duas décadas, e nesta quinta-feira a ministra Laurita Vaz divulgou um documento de duas páginas autorizando o STF a julgar o caso.
A decisão chega ao STF após recurso do Flamengo diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça, em abril de 2014, de apontar o Sport como campeão exclusivo daquela edição do Campeonato Brasileiro. Os cariocas alegam que o acórdão anterior teria violado um artigo da Constituição Federal.
"Em suas razões, o Recorrente sustenta, além da existência de repercussão geral, que o acórdão combatido teria violado os arts. 5.º, inciso XXXVI, e 217, inciso I, ambos da Constituição Federal, ao supostamente permitir que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhecesse a parte Recorrente, em conjunto com o Recorrido, como Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1987", diz um trecho do documento assinado pela ministra.
Marco Antônio Sport (Foto: Lucas Liausu)O Sport venceu o módulo amarelo naquela ocasião e quer o título exclusivo (Foto: Lucas Liausu)
Sendo assim, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lucia, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Teori Zavascki, Roberto Barroso e outro a ser definido decidirão o caso possivelmente ainda em 2015.

O Flamengo busca ser considerado oficialmente campeão brasileiro de 1987 - ao lado do Sport. O time pernambucano, por sua vez, quer continuar sendo reconhecido como único campeão daquele ano, como estabeleceu uma decisão da Justiça em 1994, diante de ação do Sport iniciada ainda em 1988, e que teve sentença final, transitada em julgado (que não pode ser modificada) em 2001, depois de inúmeros recursos.
O caso foi parar novamente dos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 reconhecendo o Flamengo como também campeão. A entidade havia passado anos sem fazer o reconhecimento - tendo ignorado o pleito mesmo quando reconheceu títulos pretéritos de outros times como Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Santos. Após essa decisão, no entanto, a equipe pernambucana entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada, o que aconteceu. Daí o recurso do Flamengo.

quarta-feira, 11 de março de 2015

COPA DO NORDESTE: Sampaio derrota o Socorrense-SE e segue na liderança do Grupo B

DSC04615
O Sampaio Corrêa segue na luta em busca da classificação para a segunda fase da Copa  do Nordeste 2015. Em jogo valido pelo Grupo B, a equipe enfrentou na noite desta terça-feira (10) em São Luís, a equipe do Socorrense-SE e venceu pelo placar de 2×1  . Os gols da vitória da Bolívia Querida foram marcados no segundo tempo. Válber abriu o placar para o tricolor aos 30 segundos e Luís Otávio aos 10 minutos. Para a equipe do Socorrense-SE, descontou Thiago aos 23 minutos do segundo tempo.
“Faltou tranquilidade para nossa equipe marcar mais gols, tivemos grandes oportunidades de vencer com tranquilidade e vocês viram o sufoco que passamos. Agora é trabalhar e pensar na partida decisiva contra o Sport fora de casa. Destacou o técnico Oliveira Canindé.
Com a vitória, o Sampaio segue na liderança do Grupo B com 11 pontos, enquanto o Socorrense-SE ocupa a última colocação com apenas dois pontos.
O próximo compromisso do Sampaio na competição será no dia 18 contra o Sport-PE  fora de casa, e o Socorrense no mesmo dia enfrenta em casa, a equipe do Coruripe-AL.
O grupo B da Copa do Nordeste, tem sequencia nesta quarta-feira (11) com o confronto entre Coruripe-Al x Sport-PE ás 22h no estádio Gerson Amaral.

terça-feira, 10 de março de 2015

Concursos com inscrições abertas reúnem 17,1 mil vagas em todo o país

Salários chegam a R$ 27,5 mil no TRT do Pará e Amapá.
Há cargos para todos os níveis de escolaridade.

Do G1, em São Paulo
Pelo menos 83 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (9) e reúnem 17.151 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 27.500,17 no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no Pará e Amapá.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem inscrições para 1.393 vagas nesta segunda são os seguintes: Câmara Municipal de Olinda, Conselho Regional de Farmácia do Amazonas, Conselho Regional de Química da 12ª Região, Prefeitura de Aloândia (GO), Prefeitura de Araújos (MG), Prefeitura de Gaspar (SC), Prefeitura de Itaquara (BA), Prefeitura de Mineiros (GO) e Prefeitura de Santa Terezinha (MT).
Instituição/Órgão Prazo
 
Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital
Câmara Municipal de Itapevi (SP) 13/03/15 54 R$ 4.500 todos os níveis Itapevi (SP) veja edital
Câmara Municipal de Itu (SP) 16/03/15 15 R$ 3.409,91 todos os níveis Itu (SP) veja edital
Câmara Municipal de Olinda 02/04/15 23 R$ 1.400 nível médio/ técnico Olinda veja edital
Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina 27/03/15 3 e cadastro R$ 3.689,74 todos os níveis Santa Catarina veja edital
Conselho Regional de Farmácia do Amazonas 09/04/15 19 R$ 5.727,22 todos os níveis Amazonas veja edital
Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul 30/03/15 2 e cadastro R$ 3.820,61 níveis médio e superior Rio Grande do Sul veja edital
Conselho Regional de Química da 12ª Região 13/04/15 não informado R$ 4.069,59 níveis médio e superior Goiás e Distrito Federal veja edital
Defensoria Pública do Pará 02/04/15 18 R$ 15.663,55 nível superior Pará veja edital
Defensoria Pública de Rondônia 30/03/15 106  R$ 4.260 níveis médio/ técnico e superior Rondônia veja edital
Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços de Divinópolis (MG) 06/04/15 114 R$ 1.222,40 nível fundamental Divinópolis (MG) veja edital
Instituto de Tecnologia de Pernambuco 18/03/15 50 não informado nível superior Pernambuco veja edital
Marinha (1) 09/03/15 2.200 não informado nível fundamental Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina veja edital
Marinha (2) 30/03/15 1.860 R$ 1.587 nível fundamental Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Belém, Mato Grosso do Sul, Manaus, Natal, Salvador veja edital
Ministério Público de São Paulo 31/03/15 80 não informado nível superior em direito São Paulo veja edital
Ministério Público do Trabalho (MPT) 12/03/15 9 não informado nível superior em direito Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília veja edital
Polícia Civil do Distrito Federal 16/03/15 417 R$ 15.370,64 nível superior Distrito Federal veja edital
Polícia Civil de Pernambuco 29/03/15 100 R$ 9.969,81 nível superior Pernambuco veja edital
Polícia Militar de Santa Catarina 31/03/15 658 R$ 4.143,87 nível superior Santa Catarina veja edital
Prefeitura de Aloândia (GO) 31/03/15 38 e cadastro R$ 6 mil todos os níveis Aloândia (GO) veja edital
Prefeitura de Alto Longá (PI) 13/03/15 56 R$ 5.050 todos os níveis Alto Longá (PI) veja edital
Prefeitura de Anajás (PA) 17/03/15 337 R$ 7.000 todos os níveis Anajás (PA) veja edital
Prefeitura de Araújos (MG) 08/04/15 96 R$ 7.433,54 todos os níveis Araújos (MG) veja edital
Prefeitura de Belo Horizonte (1) 13/03/15 345 R$ 1.020,58 nível médio Belo Horizonte veja edital
Prefeitura de Belo Horizonte (2) 19/03/15 246 R$ 795,44 nível médio Belo Horizonte veja edital
Prefeitura de Belo Horizonte (3) 26/03/15 490 R$ 2.092,22 nível superior Belo Horizonte veja edital
Prefeitura de Belo Horizonte (4) 02/04/15 731 R$ 7.768,34 níveis médio e superior Belo Horizonte veja edital
Prefeitura de Birigui (SP) 03/04/15 294 R$ 13.140 todos os níveis Birigui (SP) veja edital
Prefeitura de Boa Viagem (CE) 11/03/15 543 R$ 9 mil todos os níveis Boa Viagem (CE) veja edital
Prefeitura de Bonito de Santa Fé (PB) 12/03/15 59 R$ 1.500 todos os níveis Bonito de Santa Fé (PB) veja edital
Prefeitura de Cachoeira da Prata (MG) 24/03/15 106 R$ 2.242,09 todos os níveis Cachoeira da Prata (MG) veja edital
Prefeitura de Cachoeira do Sul (RS) 15/03/15 265 R$ 9.846,36 todos os nívels Cachoeira do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Campina do Monte Alegre (SP) 23/03/15 77 R$ 5.371,65 todos os níveis Campina do Monte Alegre (SP) veja edital
Prefeitura de Campos Altos (MG) 12/03/15 318 R$ 2.237 todos os níveis Campos Altos (MG) veja edital
Prefeitura de Capitólio (MG) 16/03/15 93 R$ 11.656,91 todos os níveis Capitólio (MG) veja edital
Prefeitura de Contagem (MG) 25/03/15 71 R$ 1.253,68 nível médio Contagem (MG) veja edital
Prefeitura de Coronel Fabriciano (MG) 16/03/15 211 R$ 1.827,81 todos os níveis Coronel Fabriciano (MG) veja edital
Prefeitura de Cruzília (MG) 31/03/15 122 e cadastro R$ 4.599,32 todos os níveis Cruzília (MG) veja edital
Prefeitura de Dois Córregos (SP) 12/03/15 20 R$ 9.400 todos os níveis Dois Córregos (SP) veja edital
Prefeitura de Embu das Artes (SP) (1) 12/03/15 55 e cadastro R$ 3.614,06 todos os níveis Embu das Artes (SP) veja edital
Prefeitura de Embu das Artes (SP) (2) 20/03/15 13 e cadastro R$ 2.690 todos os níveis Embu das Artes (SP) veja edital
Prefeitura de Érico Cardoso (BA) 09/03/15 87 R$ 8.000 todos os níveis Érico Cardoso (BA) veja edital
Prefeitura de Garanhuns (PE) 09/03/15 253 R$ 2.500 todos os níveis Garanhuns (PE) veja edital
Prefeitura de Gaspar (SC) 07/04/15 91 R$ 4.640,46 todos os níveis Gaspar (SC) veja edital
Prefeitura de Ijaci (MG) 13/03/15 101 R$ 2.232,75 todos os níveis Ijaci (MG) veja edital
Prefeitura de Itacoatira (AM) 30/03/15 34 R$ 880 níveis fundamental e médio Itacoatira (AM) veja edital
Prefeitura de Itapevi (SP) 06/04/15 96 R$ 5.951,26 todos os níveis Itapevi (SP) veja edital
Prefeitura de Itaquara (BA) 20/03/15 57 R$ 2.342 todos os níveis Itaquara (BA) veja edital
Prefeitura de Juquitiba (SP) 12/03/15 62 R$ 3.011,46 todos os níveis Juquitiba (SP) veja edital
Prefeitura e Maceió 18/03/15 147 R$ 788 níveis fundamental e superior Maceió veja edital
Prefeitura de Mairinque (SP) 20/03/15 34 R$ 1.025,60 nível fundamental Mairinque (SP) veja edital
Prefeitura de Maurilândia (GO) (1) 25/03/15 35 R$ 1.014 nível fundamental Maurilândia (GO) veja edital
Prefeitura de Maurilândia (GO) (2) 26/03/15 370 R$ 2.500 todos os níveis Maurilândia (GO) veja edital
Prefeitura de Mineiros (GO) 10/04/15 1.013 R$ 8.504 todos os níveis Mineiros (GO) veja edital
Prefeitura de Mutuípe (BA) 10/03/15 38 R$ 4.229,50 todos os níveis Mutuípe (BA) veja edital
Prefeitura de Natal 16/03/15 386 R$ 2.006,75 níveis médio e superior Natal veja edital
Prefeitura de Nova Resende (MG) 31/03/15 43 R$ 6.955 todos os níveis Nova Resende (MG) veja edital
Prefeitura de Parnamirim (RN) 09/03/15 424 R$ 1.803,11 níveis médio e superior Parnamirim (RN) veja edital
Prefeitura de Pau D'arco do Piauí (PI) 09/03/15 85 R$ 4.500 todos os níveis Pau D'arco do Piauí (PI) veja edital
Prefeitura de Paula Freitas (PR) 12/04/15 60 R$ 2.568,47 todos os níveis Paula Freitas (PR) veja edital
Prefeitura de Penápolis (SP) 13/03/15 21 R$ 9.914,70 nível superior Penápolis (SP) veja edital
Prefeitura de Penha (SC) 23/03/15 137 R$ 4.066,54 todos os níveis Penha (SC) veja edital
Prefeitura de Ponta Grossa (PR) 16/03/15 1 R$ 1.982,54 nível superior Ponta Grossa (PR) veja edital
Prefeitura de Prata (MG) 15/03/15 157 R$ 3.680,14 todos os níveis Prata (MG) veja edital
Prefeitura de Rio Grande da Serra (SP) 29/03/15 384 R$ 4.198,08 todos os níveis Rio Grande da Serra (SP) veja edital
Prefeitura de Quirinópolis (GO) 18/03/15 1.448 R$ 2.180,62 todos os níveis Quirinópolis (GO) veja edital
Prefeitura de Rubiataba (GO) 20/03/15 135 R$ 1.800 todos os níveis Rubiataba (GO) veja edital
Prefeitura de Saloá (PE) 29/03/15 134 R$ 3.000 todos os níveis Saloá (PE) veja edital
Prefeitura de Santa Terezinha (MT) 07/04/15 56 R$ 13 mil todos os níveis Santa Terezinha (MT) veja edital
Prefeitura de São Francisco da Glória (MG) 02/04/15 70 R$ 6.145,17 todos os níveis São Francisco da Glória (MG) veja edital
Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté (MG) 13/03/15 77 R$ 11.800 todos os níveis São Gonçalo do Abaeté (MG) veja edital
Prefeitura de São José dos Campos (SP) 07/04/15 60 R$ 5.303,19 todos os níveis São José dos Campos (SP) veja edital
Prefeitura de São Mamede (PB) 13/03/15 23 R$ 1.500 níveis médio e superior São Mamede (PB) veja edital
Prefeitura de São Vicente do Sul (RS) 22/03/15 31 R$ 1.495,42 níveis médio e superior São Vicente do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Vista Serrana (PB) 22/03/15 33 R$ 12 mil todos os níveis Vista Serrana (PB) veja edital
Previdência Social de Dourados (MS) 08/04/15 8 R$ 3.878,02 médio e superior Dourados (MS) veja edital
Secretaria de Segurança Pública do Amazonas 12/03/15 320 R$ 2.764,68 nível médio e superior Amazonas veja edital
Serviço Municipal de Saneamento Ambiental Águas de Sarandi (PR) 06/04/15 61 e cadastro R$ 4.080,20 todos os níveis Sarandi (PR) veja edital
Tribunal de Justiça de Roraima 24/03/15 6 e cadastro R$ 22.614,52 nível superior em direito Roraima veja edital
Tribunal de Justiça de São Paulo 20/03/15 2 R$ 6.309,90 nível superior São Paulo veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região 30/03/15 1 R$ 27.500,17 nível superior em direito Pará e Amapá veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região 10/03/15 63 R$ 8.863,84 níveis médio e superior Campinas (SP) veja edital
Universidade Federal de Minas Gerais 23/03/15 120 R$ 3.392,42 níveis médio/ técnico e superior Minas Gerais veja edital
Universidade Federal de Pernambuco 22/03/15 73 R$ 3.491,95 níveis médio/ técnico e superior Pernambuco veja edital
 

segunda-feira, 9 de março de 2015

História do Dia Internacional da Mulher


DIA DA MULHER por melhores condições de vida e trabalho
www.geeral.com.br (1)
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.
 
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender emvocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
 
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
 
A ideia da existência do dia Internacional da Mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
 
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América , em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
Membros da Women’s International League for Peace and Freedom, emWashington, D.C., 1922.

No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
 
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores – a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras daTriangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.
 
Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.
 
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
  
Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo um dia oficial que, durante o período soviético, permaneceu como celebração da “heróica mulher trabalhadora”. No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres – uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores, pelos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia.
Protesto do grupo feminista FEMEN no Dia Internacional da Mulher.

Na Tchecoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 – 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, “Dia Internacional da Mulher” em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter de paródia e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.
 
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977. A data mantém hoje relevância internacional, e a própria ONU continuava a dinamizá-la, como sucedeu em 2008, com o lançamento de uma campanha, “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a chamar a atenção para a igualdade de género no tratamento de notícias na comunicação social mundial. 

MAIS HSTÓRIA

8 de março: Dia Internacional da mulher

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres...


Frauentag 1914 Heraus mit dem Frauenwahlrecht.jpg

Poster alemão de 1914 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conclama o direito ao voto feminino.

8 de março: Dia Internacional da mulher



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).