Time do Flamengo venceu o módulo verde em 1987, equivalente à elite (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)
Disputa entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 87 vai parar no STF
Após recurso dos cariocas, ministra Laurita Vaz divulga documento autorizando a
mais alta instância do poder judiciário do país a julgar o caso que se arrasta há anos
A decisão chega ao STF após recurso do Flamengo diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça, em abril de 2014, de apontar o Sport como campeão exclusivo daquela edição do Campeonato Brasileiro. Os cariocas alegam que o acórdão anterior teria violado um artigo da Constituição Federal.
"Em suas razões, o Recorrente sustenta, além da existência de repercussão geral, que o acórdão combatido teria violado os arts. 5.º, inciso XXXVI, e 217, inciso I, ambos da Constituição Federal, ao supostamente permitir que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhecesse a parte Recorrente, em conjunto com o Recorrido, como Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1987", diz um trecho do documento assinado pela ministra.
O Sport venceu o módulo amarelo naquela ocasião e quer o título exclusivo (Foto: Lucas Liausu)
Sendo
assim, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lucia, Celso de Mello,
Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Teori
Zavascki, Roberto Barroso e outro a ser definido decidirão o caso
possivelmente ainda em 2015. O caso foi parar novamente dos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 reconhecendo o Flamengo como também campeão. A entidade havia passado anos sem fazer o reconhecimento - tendo ignorado o pleito mesmo quando reconheceu títulos pretéritos de outros times como Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Santos. Após essa decisão, no entanto, a equipe pernambucana entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada, o que aconteceu. Daí o recurso do Flamengo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário