Piauienses estreiam no domingo diante do Moita Bonita. Além dos donos da casa, Cajuína terá outros três adversários. Conheça os clubes do grupo P2
O Cajuína começa, no domingo (24), a sua participação na primeira divisão da Taça Brasil de Futsal. O time está no grupo P2 da competição ao lado do anfitrião Moita Bonita-SE, além de João Pessoa-PB, Abílio Nery-AM e São Lucas-RO. O GLOBOESPORTE.COM preparou um guia com algumas informações sobre cada uma das equipes que compõem o grupo.
O primeiro jogo do Cajuína acontece no domingo, às 20h30, contra o Moita Bonita. Na segunda, o time piauiense enfrenta o João Pessoa, e na terça pega o São Lucas. Após folgar na quarta-feira, a equipe volta às quadras para enfrentar o Abílio Nery.
Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais. Os dois finalistas garantem o acesso do estado à Divisão Especial, enquanto os dois últimos colocados na classificação geral decretarão o rebaixamento de seus estados para a 2ª Divisão.
Cajuína Esporte Clube
O Cajuína abriu o caminho para chegar a primeira divisão em dezembro de 2012, quando foi vice-campeão da segunda divisão e garantiu a vaga para o Piauí uma divisão acima. Pouco mais de duas semanas depois, foi campeão piauiense e oficializado como representante do estado na competição deste ano. A base do time foi mantida, incluindo nomes de destaque como Mardney, Carlos Recife e Clemilton, além da chegada de mais reforços, como o experiente Vevé, com passagem pelo futsal europeu, entre outros.
A equipe teve uma preparação de cerca de 40 dias, entre treinos e amistosos. Em março, o clube organizou a Copa Cajuína, torneio preparatório vencido pelo anfitrião em cima de outras equipes do estado. Após todo o treinamento realizado, o objetivo é claro: conseguir o acesso à elite do futsal brasileiro.
Moita Bonita
Os anfitriões da Taça Brasil conseguiram a vaga justamente por sediar a competição, mas se engana quem pensa que, por isso, o time não deve ser levado a sério. Apesar de não conquistar títulos desde 2011, o tradicional time sergipano quer sair do jejum sob o comando do técnico Galego, apelidado de “Guardiola Sergipano”, devido ao grande número de vitórias no estado.
A equipe se reforçou bem para disputar, além da Taça Brasil, a Liga Nordeste e a Superliga em 2013. Entre os destaques do time, o ala Izavan e o goleiro Rogério, campeão mundial em 2008 e pan-americano em 2007 pela seleção brasileira. Durante a preparação para este torneio, o time venceu todos os amistosos que disputou por goleada.
João Pessoa
O João Pessoa é o caçula da competição. Montado em 2012, a equipe está representando a Paraíba no lugar do Treze, que foi o campeão da segunda divisão no ano passado em cima do Cajuína. Ainda se estruturando, a meta do time é modesta: apenas em não ser rebaixado.
Antes da Taça Brasil, a equipe disputou um pequeno torneio na cidade de Goiana, Pernambuco, com apenas seis equipes. Após vencer o Atlético de Goiana e perder para o Santa Cruz na primeira fase, o time foi eliminado pelo Náutico nas semifinais.
Abílio Nery
O atual campeão amazonense já tem experiência na Taça Brasil. Em 2011, a equipe foi vice-campeã da segunda divisão, garantindo o acesso do estado do Amazonas. No ano passado, ficou de fora da competição, mas retorna em 2013 querendo fazer boa campanha.
Durante a preparação para a competição, o time realizou cinco amistosos e venceu todos. Como ponto forte, pode se destacar que o time manteve a base campeã estadual e tem jogadores já acostumados com competições nacionais.
São Lucas
O representante rondoniense vai disputar a primeira divisão da Taça Brasil pela segunda vez consecutiva. Em 2012, a equipe não passou da primeira fase e terminou na quinta colocação. Foi a terceira colocada do grupo em que passaram Alecrim-RN e Goiás, campeão e vice, respectivamente.
Em janeiro de 2013, o time foi campeão da seletiva rondoniense e se garantiu como representante do estado em mais uma edição do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário