Maior rali da América desbrava litoral nordestino em quatro dias de prova
Largada do Cerapió acontece na manhã desta terça-feira (28) em Fortaleza. Depois
de 1000 km de estrada, competidores chegam a Barreirinha, no litoral do Maranhão
Comente agora
Largada do Cerapió acontece em Fortaleza na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação)
Vai ser dada a largada. Começa
oficialmente, nesta terça-feira (28), a disputa do Cerapió 2014. Durante quatro
dias de prova, pilotos de diversas modalidades irão desbravar os mais diferentes
tipos de trilha nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A largada oficial
acontece em Fortaleza. A chegada será em Barreirinhas, uma das portas de
entrada para a Rota das Emoções.
No primeiro dia de prova, carros,
motos, motos-rally, UTV’s e quadriciclos irão percorrer 330 km entre Fortaleza
e Jijoca, fazendo um caminho pelo litoral cearense. Na quarta-feira, o percurso
será mais curto, com apenas 180 Km entre Jijoca e Viçosa, quando as praias
darão lugar às serras e às trilhas estreitas. No terceiro dia de disputa, os
participantes irão finalmente entrar no Piauí. Os 170 Km percorridos irão
leva-los até Parnaíba, no coração do Delta do Parnaíba. Por fim, serão corridos
os últimos 250 Km, que levarão de Parnaíba até Barreirinhas, com os veículos
lutando contra as dunas dos lençóis maranhenses.
As bikes, claro, fazem um
percurso diferente para obedecer os limites dos atletas. No primeiro dia,
saindo de Caucaia, os ciclistas irão percorrer 120 Km até a praia de Flecheira,
em Trairí. Na quarta-feira (29), um percurso de 77 Km entre Tianguá e Viçosa,
onde irão pernoitar. No terceiro dia de provas, a fronteira Ceará e Piauí
também será atravessada pelos ciclistas, que irão fazer 105 Km entre Viçosa e
Cajueiro da Praia, no litoral piauiense. Já no último dia, será a hora pedalar
pelas areias dos lençóis, entre Urbano Santos e Barreirinhas.
Campeões do ano passado aparecem como favoritos na edição de 2014 (Foto: Doni Castilho/Divulgação)
Favoritos
sob duas rodas
Antes da largada, alguns atletas
aparecem como favoritos. Os vencedores do ano passado aparecem como os
principais candidatos ao pódio. Na bike, na última edição do Cerapió, os
campeões foram, por categoria: Renata Rodrigues (Feminino), Elionai Costa
(Sub-23), Tiago Emílio (Sub-30), Gilberto de Sousa (Sub-40), Marcelo Blanch
(Over-40) e Marco Melo (Over-50).
Enquanto isso, nas motos, Guilherme
Cascaes (Moto Master), Tiago Kudlavies (Sênior), Paolo Mussalém (Executivo),
Péricles Dutra (Over-40), Heleno Gontijo de Sousa (Over-50), Vitor Yoshizumi
Closs (Júnior), Misael Araujo Amariz (Novato) e Marcelo de Sousa Filho (Moto
Rally) faturaram o título do ano passado e são favoritos nesta edição.
Bicampeão no Piocerá 2013, Pezão defende hegemonia no maior rali de regularidade (Foto: Moises Saba)
Ronco dos motores
Com a inclusão do rally como
etapas do Brasileiro de Motos e de Carros 4x4, abrindo a temporada, o Cerapió
2014 atrai pilotos experientes e de alto nível de todo o país. Nos carros, vale
atenção especial para a dupla Bráulio Ferreira e Breno de Almeida, que foram
campeões da edição 2013 na categoria graduado especial e vêm para conquistar o
bicampeonato este ano. Outros nomes fortes são os cearenses José Augusto e José
Rufino, que também ficaram entre as primeiras posições em 2013, assim como o
piauiense Maycon Gomes.
Nos quadriciclos, o atual campeão
Antônio Matos de Pinho, mais conhecido como Pezão, também volta para manter a
sua hegemonia. O maranhense terá como concorrentes os pilotos do Ceará, estado
que tem tradição em brigar pelo pódio.
Histórico
O primeiro Cerapió ocorreu nos
dias 5, 6 e 7 de dezembro de 1987 com a participação de 36 duplas de diferentes
estados brasileiros. No início, só haviam duas categorias: graduados e novatos.
Nos anos seguintes, novas categorias foram sendo incorporadas à competição,
incluindo até roteiros noturnos, muita areia e lama.
A estreia dos carros 4x4 foi em
1997. Foram 1380 km, 129 pilotos e navegadores participando da 10ª edição do
Piocerá, entre os dias 23 e 26 de Janeiro de 1997. Nessa edição, houve a
estreia da categoria carros 4x4 na regularidade, transformando o rali em um dos
mais completos no cenátio nacional. Dois anos depois, a categoria Expedição,
direcionada para quem não queria competir, somente aproveitar o rali, também
foi integrada ao evento.
Primeira
edição do Cerapio aconteceu em 1987. De lá para cá, mudanças que
deixaram o rali mais competivio. Hoje há a participação de competidores
de 23 estados (Foto: Doni Castilho/DFotos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário