Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Maranhão conquista prata no basquete masculino das Olimpíadas Escolares


vice-campeesAté a decisão, haviam sido realizados cinco jogos com cinco vitórias. Mas, na tarde deste domingo (18), o Reino (São Luís), representante do Maranhão no  masculino das Olimpíadas Escolares, categoria   (de 12 a 14 anos), conheceu a sua primeira derrota na competição nacional e, justamente na final: 58 a 43 a favor do Colégio Arnaldo (MG), que ficou com a .
 foi muito disputada. O equilíbrio predominou durante boa parte do . Os maranhenses foram guerreiros dentro de quadra. Esforçaram-se ao máximo. Chegaram a estar com onze  de desvantagem no segundo período. No entanto, a do Maranhão foi valente. Lutou por cada rebote. Não havia  perdida.  Os meninos demonstraram um verdadeiro espírito de vencedor.
Com o quinteto Gabriel Milhomens, Kenard, Sérgio, Caíque e Silvano em quadra, o Reino (São Luís), esboçou uma reação. Empurrado pela , a  maranhense foi tirando a diferença, que chegou a ficar a apenas dois  a 4min55 do fim do .
Mas a reação maranhense acabou quando a  teimou em não entrar na . De maneira incrível, foram três arremessos seguidos que a  percorreu toda a extensão do  e não entrou. Em compensação, Minas Gerais aproveitou as chances que teve para garantir a .
“Fico satisfeito porque a  jogou bem. Erramos alguns detalhes na final. Erramos muitos lances livres. Forçamos arremessos de três. Vamos melhorar para as próximas competições”, declarou Caíque, um dos destaques do Reino  (São Luís) na final.
Para o  da equipe maranhense, João de Sousa , o importante foi que os maranhenses se superaram dentro de quadra. “Eles se superaram. Foi uma participação excelente nas Olimpíadas Escolares. A lição que fica é que daqui para  temos que trabalhar mais, treinar mais para voltarmos a uma final nacional. Meus atletas têm condições de ganhar as próximas edições desta competição”, explicou.
O jogo
O Colégio Arnaldo (MG) começou muito bem a partida. Com um jogo forte no garrafão, os mineiros dominaram os primeiros quatro minutos e abriram sete pontos: 9 a 2. Mas o Reino Infantil (São Luís) tinha em quadra Gabriel Milhomens. Foi ele quem comandou a equipe maranhense, que ainda contava com Dudu, Ricardo, Kernard e Silvano, para tirar a vantagem dos rivais, que ao fim do quarto, era de apenas três pontos: 13 a 10.
Se o  período havia sido equilibrado, o segundo foi totalmente diferente. Com um quinteto totalmente modificado, com as presenças de Guilherme, Sérgio, Maia, Caíque e Arthur, o Reino Infantil (São Luís) caiu de produção. A equipe maranhense, com estatura mais baixa que os rivais, estava tendo dificuldades em conseguir rebotes. Os mineiros se aproveitaram para pontuar.
Na metade do período, Sérgio bem que tentou chamar a responsabilidade do jogo para si. Apesar de muito marcado, o armador fez belas  e com uma cesta espetacular no estouro do cronômetro, reduziu a vantagem mineira para onze pontos: 27 a 18.
No quarto seguinte, o Reino Infantil (São Luís) voltou diferente. Com a permanência de Sérgio e Caíque em quadra e os retornos de Silvano, Kenard e Gabriel Milhomens, o Maranhão começou a reagir. A  estava mais consistente com Silvano dominando os rebotes. A transição havia melhorado com a velocidade de Sérgio. Enquanto isso, Kenard e Gabriel Milhomens se destacavam com infiltrações e arremessos certeiros: 41 a 33 para os mineiros faltando um quarto para terminar o jogo.
Kenard e Gabriel Milhomens iniciaram o último período baixando a diferença para quatro pontos. Em seguida, Sérgio puxou contra-ataque e deu assistência perfeita para Kenard: 42 a 40, a 4min55 para o término do jogo.
Quando tudo parecia estar a favor dos maranhenses, os arremessos da garotada encontravam o aro. Enquanto isso, Minas Gerais se aproveitou dos contra-ataques e dos lances livres para decidir a partida e comemorar o título: 58 a 43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário