Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

GRAND PRIX DE FUTSAL


19/10/2011 03h14 - Atualizado em 19/10/2011 09h15

Guatemala, Paraguai e República 

Tcheca classificadas para as quartas

Seleções garantiram a classificação nesta terça-feira e se preparam, agora, para nova etapa da disputa. Bélgica e Estados Unidos ficaram fora

Por Adeilson AlbuquerqueManaus
Angola e Guatemala no Grand Prix em Manaus (Foto: Luciano Bergamaschi CBFS)Angolanos (ao centro) contaram com apoio da torcida local (Foto: Luciano Bergamaschi CBFS)
Fecham-se as cortinas e com elas a primeira fase do 7º Grand Prix de Futsal, realizado em Manaus, desde o último dia 16. Nesta terça-feira, quatro jogos movimentaram os torcedores no ginásio do Clube do Trabalhador (Sesi): Paraguai fez 3 a 0 sobre a Zâmbia; a Bélgica 10 a 7 sobre os Estados Unidos; a Guatemala ficou no empate por 2 a 2 com a Angola e, por fim, a Hungria derrotou a República Theca por 7 a 5.
No outro local dos jogos, a Arena Amadeu Teixeira, a Argentina venceu o Moçambique por 5 a 1, o Irã derrotou o Uruguai por 3 a 1, a Rússia levou a melhor sobre a Costa Rica por 4 a 2 e a seleção brasileira venceu a Holanda por 5 a 2.
Dos confrontos no Sesi, ganhou destaque o empate entre a Guatemala e Angola. A partida foi marcada pelo futebol alegre e ousado. Na disputa, a evidência: a Angola é a segunda seleção do torcedor amazonense, que aplaudiu cada lance dos angolanos.
A celebre frase do pensador Neném Prancha - "Quem tem a bola ataca, quem não tem defende" - prevaleceu para Angola. A seleção passeou em quadra, mas pecou consideravelmete nas finalizações. Tanto que este foi a reclamação principal do técnico Benvindo Inácio. Seus comandados investiram nas jogadas sempre pelo lado direito. Os mais acionados eram os alas Celso e Cesário.
Das vezes que a Angola subiu ao ataque, não conseguiu finalizar com eficácia e, mesmo com a torcida a seu favor, o placar foi inaugurado pelos guatemaltecos. Aos 16 minutos, o fixo Tejada recuperou bola perdida e esticou na ponta direita. O ala Enriquez tirou do defensor Boly e bateu na saída do goleiro para fazer 1 a 0.
Depois de muita gritaria e apoio dos torcedores, a seleção de Angola retribuiu o carinho com um lindo lance pela direita. Aos seis minutos, o fixo Anderson passou por Aguiar e levantou a bola na área. Na conclusão, o ala Cesário empatou a partida, levantando as arquibancadas do Sesi. A festa foi maior quando Anderson recebeu de Chiquito e chutou na saída do goleiro para fazer 2 a 1. Dois minutos depois, em saída errada, a Guatemala empatou com Pineda em 2 a 2.
Os guatemaltecos garantiram a classificação com o segundo lugar do grupo B, atrás do Brasil, que conquistou o primeiro lugar da chave ao vencer a Holanda por 5 a 2, nesta terça-feira, e somar nove pontos.
Bélgica e Estados Unidos Grand Prix Manaus (Foto: Luciano Bergamaschi CBFS)Bélgica e EUA (Foto: Luciano Bergamaschi CBFS)
Outro jogo de destaque foi Bélgica e Estados Unidos. Apesar de os belgas terem vencido por 10 a 7, não se classificaram para as quartas de final, já que o Uruguai ficou com a segunda vaga, com os mesmos sete pontos dos europeus, mas com melhor saldo de gols. Os Estados Unidos ficaram sem pontos e também não se classificaram.
O "show" do jogo ficou por conta do brasileiro - naturalizado belga, André Vanderlei, que marcou quatro gols.
Mais jogos
No embate entre Paraguai e Zâmbia deu Paraguai: 3 a 0. Com o feito, os sul-americanos somaram seis pontos na chave B e garantiram a segunda colocação do grupo, já os russos, que também venceram nesta terça, conquistaram o primeiro posto. Zâmbia e Costa Rica disputarão do oitavo ao décimo sexto lugares daqui para frente.
No começo do jogo, os zambianos colocaram em quadra a resposta de um jogo defensivo, sem a busca do ataque. Tanto que o primeiro tempo foi de poucos atrativos.
Na etapa complementar, os paraguaios continuaram bem e chegaram à vitória com facilidade. Os gols da equipe foram anotados por Cubilla, Alarcon, em belo chute aos 26 minutos, e por Diego Ortiz, aos 38 minutos de partida.
Na disputa entre a República Tcheca e a Hungria, os tchecos sacramentaram a classificação às quartas de final do Grand Prix ao baterem os adversários pelo placar de 5 a 2. Com o resultado, a República Tcheca alcançou a segunda colocação do grupo D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário