Estive em São Luis para tratar de negócios particulares e ao mesmo tempo aproveitei a viagem para acompanhar dois eventos especiais: a decisão do futsal infanto juvenil de Futsal dos JEMs e o grande clássico do futebol maranhense Sampaio x Moto, com direito a Kleber Pereira, que a dois anos atrás jogava no Santos.
UMA FINAL A NÍVEL DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO.
Chegamos à capital por volta das 10:30h e fomos direto ao ginásio Castelinho, de onde pudemos verificar o Estádio Castelão entregue às cobras e a piscina olímpica abandonada e depredada. (O Maranhão é o pior estado do mundo mesmo, não valoriza nada, somente os aliados de Sarney não vêem isso). Ao adentrarmos o ginásio, o jogo já estava no segundo tempo e o time do Colégio Santo Expedito, atual campeão brasileiro escolar e campeão do JEMs 2010, contra o colégio Militar de imperatriz. Um jogo muito bem disputado a nível de futsal profissional. Ambas as equipes atuando taticamente com esquemas defensivos e manobras ofensivas variadas. Um jogo muito bem equilibrado sendo decidido em detalhes, ficando o time de Imperatriz com o título pelo placar de 3x1.
Minha opinião: Pedreiras está há anos-luz do nível do futsal visto por mim. Aqui as pessoas jogam pelada na quadra e chamam de futsal. Quando iniciei um projeto com o Valense para inovar e aplicar o futsal tático, vi várias pessoas mangarem, me colocado como o errado por não fazer como todos da cidade que simplesmente põem os atletas para jogarem e não ensinam nada a eles, como o posicionamento, faltas ensaiadas e manobras defensivas e ofensivas. Mas, resumindo: a culpa é de nossos gestores públicos, porque se estes investissem no esporte como o fazem na cultura, por exemplo, nossos alunos veriam esporte na capital e cobrariam de seus professores o cumprimento de suas obrigações, que nada mais é do que ensinar.
Comemoração dos atletas do colégio militar de Imperatriz ao centro da quadra após o apito final.
Paciência e precisão na troca de bola e nos rodízios
Nenhum comentário:
Postar um comentário