Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

MUNDIALITO DE FUTSAL





SEM ESFORÇO:


BRASIL GOLEIA NA ESTRÉIA
Diante da torcida em Manaus, equipe brasileira aplica um 5 a 0 no rival e vence na estreia da competição. Próximo confronto será diante de Angola
Por Flávio DilascioManaus, Amazonas



O Brasil estreou com o pé direito no Grand Prix de Futsal. Apesar de não ter feito um placar mais elástico, os comandados de Marcos Sorato jogaram o suficiente para vencer a Guatemala por 5 a 0, neste domingo, em Manaus (AM). A seleção volta a jogar nesta segunda-feira, quando enfrenta a Angola às 21h (de Brasília), novamente na Arena Amadeu Teixeira. OSporTV transmite ao vivo.
Diante de sua torcida,  a equipe brasileira começou no ataque, como já era de se esperar, e encurralou a Guatemala em seu campo de defesa. Com pouco mais de dois minutos de jogo, Jackson tabelou com Valdin e bateu firme para abrir o placar: 1 a 0.
Fernandinho e Falcão comemoram vitória sobre Guatemala no Grand Prix de Futsal (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Fernandinho e Falcão comemoram vitória sobre Guatemala no Grand Prix dl (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
Pressionando a saída de bola da Guatemala e apostando na velocidade no ataque, o Brasil não demorou a marcar o segundo: Simi roubou a bola e deixou Valdin na cara do gol para driblar o arqueiro e rolar para o fundo das redes.
Aos cinco minutos do jogo, o técnico Marcos Sorato causou euforia no ginásio de Manaus, colocando Falcão no jogo. A entrada da estrela só melhorou o time brasileiro, dando mais qualidade ao passe. O time da Guatelamala, por sua vez, pouco assustava. Nos primeiros 10 minutos, deram apenas um chute despretensioso, com Macal. A bola desviou em Rodrigo e bateu na trave, dando apenas um susto no goleiro Tiago.
Jackson comemora gol no Grand Prix de Futsal contra Guatemala (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Brasileiro Jackson comemora gol marcado diante da
Guatemala (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
Aos 10 minutos de jogo, o time brasileiro perdeu uma ótima chance de ampliar a vantagem. Após um chute cruzado de Gadeia, Fernandinho, que entrou durante a partida, ficou de frente para o gol, mas acabou mandando para fora.
Um minuto depois, a Guatemala tentou assustar novamente. Em um bonito lance, Henriques se livrou da marcação brasileira e chutou forte, mas acabou parando em uma bela defesa do goleiro Tiago.
Com 17 minutos de jogo, a equipe brasileira aumentou a vantagem. Após uma bela jogada individual, o craque Falcão cruzou na segunda trava e, dessa vez, Fernandinho não desperciçou e balançou a rede.
Na sequência, o Brasil ainda conseguiu armar um contra-ataque bonito, com direito a tabelinha de Gadeia e Fernandinho. Bem posicionado, o goleiro Merida conseguiu afastar o perigo.
Brasil freia no segundo tempo
Falcão Grand Prix de Futsal Brasil Guatemala (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Aos 34 anos, Falcão mostrou que ainda tem muito
fôlego para jogar (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
Com uma boa vantagem, o Brasil iniciou o segundo tempo com menos velocidade que na primeira etapa, jogando com mais inteligência do que rapidez. Lukaian, que entrou no intervalo, deu dois excelentes chutes, mas acabou parando no goleiro Merida.
Aos 6 minutos de jogo, a Guatemala resolveu acordar para o jogo. Com três chutes seguidos, os adversários pararam diante de defesas espetaculares de Tiago
Aos oito minutos, a equipe brasileira encontrou o caminho para aumentar a goleada. Após limpar a jogada e se livrar dos marcadores, Jackson encontrou Falcão livre diante do gol. Coube ao craque apenas o dever de mandar para a rede, sem chances para o goleiro da Guatemalala: 4 a 0.
Com a partida ganha, o Brasil se acomodou ainda mais e, apesar de buscar sempre o gol, continuou sem muita velocidade. A Guatemala, por sua vez, continuava em busca do gol de honra, mas, sem muita qualidade, não conseguia concluir o último chute com precisão.
Para fechar a partida, o Brasil conseguiu o quinto gol no último minuto do jogo. Em um lance onde todos os jogadores em quadra participaram, Vinicius recebeu livre e chutou de primeira, encerrando a vitória incontestável.
Falcão afirma que se divertiu na partida
Após a partida, a estrela do time, Falcão, não escondeu o sorriso do rosto. Depois de passar por um período de muitas lesões, o brasileiro deixou claro que se sentiu solto na estreia do Grand Prix.
- Estou feliz. Me diverti. Depois de um tempo lesionado, consegui uma boa sequeência. É muito bom jogar com alegria, sem sentir dores. Não adianta tambem achar que aos 34 anos vou render como antes, mas me cuido para estar sempre bem - disse o craque.
Sobre a estreia em si, o capitão Vinicius,demonstrou satisfação com a exibição brasileira, mas reclamou do forte calor enfrentado em Manaus.
- Foi uma vitória importante, mas ainda porque não sofremos gols. A tendência é evoluirmos ainda mais. Mas o calor está quase insuportável. Difícil manter um semblante saudável aqui - disse Vinicius.


Brasileiros admitem que têm que melhorar na sequência do Grand Prix

Mesmo vitoriosa na estreia, seleção brasileira apresentou alguns erros na partida contra a Guatemala. Marcos Sorato pede mais objetividade à equipe

Por Flávio DilascioDireto de Manaus, AM
Falcão comemora vitória do Brasil sobre a Guatemala no Grand Prix de Futsal (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Falcão controla a bola durante a partida contra a
Guatemala (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
Apesar da goleada por 5 a 0 sobre a Guatemala, na estreia do Grand Prix, a seleção brasileira reconheceu que precisa melhorar para o restante da competição, que está sendo disputada em Manaus (AM). Pensando nos prováveis confrontos mais difíceis da fase final, os comandados de Marcos Sorato querem consertar os erros apresentados na partida deste domingo, principalmente no que diz respeito ao melhor aproveitamento dos contra-ataques.
- O jogo teve muitas fases, umas boas e outras ruins. Começamos bem, mas caímos de produção no decorrer da partida. Pecamos muitos ao desperdiçarmos vários contra-ataques. Não podemos cometer mais erros dentro da competição, pois enfrentaremos adversários difíceis na fase final – comentou Marcos Sorato, que elegeu Rússia e Irã como possíveis rivais na busca pelo título. – As duas seleções têm o nível da Espanha – completou, referindo-se à grande adversária do Brasil no futsal mundial, campeã da última edição do Grand Prix, mas que está fora da disputa deste ano.
O treinador comentou ainda sobre a contusão do fixo Neto, que deixou a quadra no decorrer da partida com uma contratura muscular na perna.
- Vamos avaliar para ver o grau da contusão. O Gadeia o substituiu bem, mas contamos com a recuperação do Neto para o restante do torneio – disse o técnico brasileiro.
Para o ala Valdin, apesar das falhas na estreia, a tendência é que a seleção cresça daqui para frente. De acordo com o jogador do Santos, o Brasil sentiu um pouco o fato de estar abrindo o Grand Prix.
- Estreia é sempre complicada. Sabíamos que seria difícil, porque a Guatemala não é uma seleção fraca. O importante é que estreamos com vitória e temos que vencer sempre, independentemente do placar – analisou.
O fixo Vinicius foi outro a reconhecer que o Brasil poderia ter ido melhor em quadra.
- Vencemos, mas poderíamos ter sido mais constantes em quadra. Precisamos de ritmo de jogo para nos soltarmos mais – afirmou.

O Brasil volta à quadra nesta segunda-feira, quando enfrenta a Angola, às 19h (de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). O SporTV transmite ao vivo.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário