Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2011

JEPs SERÁ REALIZADO EM SÃO LUIS....


JEPS 2011: Esporte marcando pontos para educação

JEPSA  partir do dia 14 de outubro,  55 escolas participam de um evento inédito na capital maranhense: Os I Jogos das Escolas Públicas Municipais de São Luís – JEP’s. São 2.300 atletas, mais gestores e professores, além de pais e familiares que integram a comunidade estudantil da  municipal de ensino.
Os  I JEP’S  são uma realização da Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer – Semdel e Secretaria Municipal de Educação – Semed. Trata-se de uma das maiores iniciativas do  na capital maranhense, por estimular o   por meio de competições em modalidades esportivas e palestras educativas.
Durante a solenidade de Lançamento dos I JEP’s, que foi realizada no Hotel Abeville, em setembro, o prefeito de São Luís, João Castelo, destacou que sua gestão prioriza o incentivo ao   para melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos. Em seu pronunciamento,  ele afirmou que o  é fundamental para uma vida saudável e deve ser obrigatório nas escolas da rede pública municipal.  “É uma satisfação muito grande participar do lançamento dos JEP’s que envolverá as  das secretarias de Educação e Desporto, numa parceria que realizará um projeto grandioso que muito me orgulha e que ficará como um grande marco para a  municipal”, ressaltou João Castelo.
Os JEP’S serão realizados pela Prefeitura de São Luís, através da parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Desporto e Lazer (Semdel), com o objetivo de promover uma ampla mobilização da comunidade estudantil, incentivando a prática de esporte entre os . A coordenação do evento estima a participação de mais de dez mil pessoas, entre estudantes e profissionais das secretarias municipais.
Na ocasião, os representantes da Semed, Simone Paiva, e da Semdel, Ítalo Gomes, mostraram um vídeo institucional sobre os jogos e o fardamento exclusivo dos alunos participantes. Além disso, houve apresentação das peças publicitárias alusivas aos I JEP’S.
Integração das escolas O titular da Semed, Othon Bastos, frisou a integração das escolas e dos estudantes da rede municipal. “As atividades esportivas irão promover a integração de alunos, professores e todos os profissionais das duas secretarias, incentivando os estudos e a prática esportiva”, disse.
Já o titular da Semdel, Vitor Negreiro Neto, que assumiu, interinamente, a pasta na quinta-feira (01), afirmou que a parceria é o caminho certo para a construção de novos desafios. “A união das secretarias fortalecerá o envolvimento dos alunos e todas as escolas do município estão convidadas a participarem deste evento que será o  de muitos para prosperar a juventude municipal”, afirmou.
Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Isaías Pereirinha (PSL), parabenizou o prefeito João Castelo pelo apoio e a iniciativa de  a realização dos 1ºs Jogos das Escolas Públicas Municipais de São Luís.
“O esporte representa 80% da minha vida e, na década de 1980, quando fui presidente da Fundel, tentei realizar os jogos escolares municipais, porém não consegui e hoje fico muito feliz em ver o prefeito João Castelo fazendo mais um  de placa em sua gestão municipal”, pontuou Isaías Pereirinha.
Participaram do lançamento dos JEP’s o vereador Josué Pinheiro (PSDC) e os secretários municipais de Meio Ambiente (Semmam), Afonso Henrique Lopes; de Comunicação (Secom), Edwin Jinkings, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, entre outros auxiliares da gestão municipal.
Modalidades esportivas A realização dos jogos é um marco no processo de ensino da rede pública municipal de São Luís por estimular o espírito de  e a confraternização, através de competições em modalidades esportivas e palestras educativas. Trata-se de uma das maiores iniciativas na  do esporte em São Luís.
O coordenador geral dos JEP’s, Luís Alberto Costa Rodrigues, agradeceu o empenho de todos os profissionais que não mediram esforços para a realização do projeto. “Quando formamos a equipe de trabalho dos JEP’s, superamos muitas dificuldades e, com a contribuição de cada um, estamos dando o primeiro passo para a realização deste grande  municipal”, frisou.
Os JEP’s terão início no dia 14 de outubro, no Nhozinho , com um roteiro de apresentações, um show cultural e o desfile das escolas participantes das competições. O período de realização dos I JEP’s é de 14 de outubro até a  quinzena de novembro.
As escolas que ainda não se inscreveram para o evento terão até o dia 16 de setembro para fazerem isso, na sede da Semdel, na Avenida Getúlio Vargas, nº 2016, no bairro do Monte Castelo.
Os jogos contarão com a participação ativa dos alunos do Ensino Fundamental  e Ensino Fundamental maior de todas as escolas da rede municipal das zonas urbana e rural.  Serão realizados torneios coletivos e individuais nas escolas da rede municipal de São Luís, praças esportivas e nos estádios municipais Nhozinho Santos (Centro) e Fecurão (Cohab), durante os finais de semana para não interferir nas atividades educacionais dos alunos.
Ao todo, foram contempladas cinco modalidades coletivas: , Basquetebol, Handebol, Voleibol, Futebol; e três individuais: , Judô e  que serão disputadas nos naipes feminino e masculino, dentro de duas categorias:  (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).
As palestras realizadas abordarão temas esportivos e transversais como ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo.
Reuniu toda a comunidade estudantil no Hotel Abeville e foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais
A Comissão Organizadora dos JEP’s, formada por técnicos da Semdel e Semed, tem se dividido em equipes de trabalho para realizar as competições. A de mobilização visitou todas as escolas da rede para divulgar e informar sobre as inscrições, encerradas no dia 30 de  setembro.
Uma delas visitou essa semana o Estádio Nhozinho Santos para alinhar os preparativos para a Solenidade de  dos Jogos que acontecerá no Estádio , no dia 14 de outubro, às 16:00h. Outra equipe, a de mobilização, está visitando as escolas e divulgando o evento. “Estamos  democratizando a informação para que todos tenham oportunidade de participar. Nossa  é ter a máxima participação da comunidade estudantil”, declarou Luís Alberto Heluy Rodrigues, Coordenador  Geral dos I JEP’s.  Luís Alberto fez ainda um alerta aos diretores das escolas e educadores: não deixar as inscrições para a última hora, uma prática comum em eventos esportivos. “É importante que as inscrições sejam feitas com , pois assim evitaremos tumultos . Além disso, qualquer problema com as documentações dos atletas poderão ser resolvidos em  hábil”.
2.300 atletas
O Congresso Técnico foi realizado no dia 07 deste mês, na Coordenação de Educação Física da  Faculdade São Luís, com a presença de todos os coordenadores de modalidades e gestores Escolares.
As competições - Os jogos contarão com a participação ativa dos alunos do ensino fundamental menor e ensino fundamental maior de todas as escolas da rede municipal das zonas urbana e rural.  Serão realizados torneios coletivos e individuais, sendo contempladas 05 (cinco) modalidades coletivas (Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Futebol) e 03 (três) modalidades individuais (Atletismo, Judô, Xadrez) que serão disputadas nos naipes feminino e masculinos, dentro de duas categorias etárias (infantil, infanto). As palestras realizadas terão temas esportivos e transversais como: ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo.
Documentação – Para as escolas que irão se inscrever nos I JEP’s , a comissão organizadora presta alguns esclarecimentos importantes:
1 - As fichas de inscrição devem ser entregues devidamente preenchidas , com a assinatura de um da área de saúde (médico). Caso não haja assinatura desse profissional, o técnico/professor ou diretor da escola  deverá entregar devidamente preenchido um  termo de responsabilidade assinado pelos pais  para a participação do aluno nas competições.
2 - Junto com a ficha  de inscrição deverão ser entregues a via original e a xerox da carteira de identidade, carteira de estudante ou certidão de nascimento dos alunos de acordo com a modalidade.

FONTE: MARANHÃO ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário