Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jackson x Rollins: as armas de Vasco e Fla e a rivalidade em terras hermanas

Americanos já se enfrentaram nos campeonatos argentino e uruguaio. Hoje, defendem os times cariocas no NBB

david jackson, vasco basquete (Foto: Newton Nogueira/Franca Basquete)David Jackson é a estrela do Vasco no NBB
(Foto: Newton Nogueira/Franca Basquete)
No caminho para a vitória, boa parte das chances de Vasco e Flamengo passa pelas mãos de dois americanos. David Jackson não demorou a se transformar em uma das referências do time cruz-maltino. Recém-chegado, Hakeem Rollins ainda busca o melhor entrosamento, mas deixou boa impressão quando entrou em quadra com as cores rubro-negras. Os dois, porém, já se conhecem há um bom tempo. Com confrontos nos campeonatos uruguaio e argentino, os americanos agora são as forças de Flamengo e Vasco no NBB. As duas equipes se enfrentam neste sábado, às 14h, na Arena da Barra, com os portões fechados. David Jackson estará em quadra, já Rollins não tem condições de jogo, por ter sido inscrito depois da data origianal da partida, que era 18 de dezembro do ano passado. O SporTV transmite a partida, e o GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real com vídeos.
No Uruguai, na temporada 2007/08, David Jackson defendeu o Defensor, rival do Atenas, de Rollins. Mais tarde, os dois voltaram a se enfrentar no campeonato argentino, por times diferentes (veja as médias de cada um no fim da matéria). Na última temporada, o jogador do Flamengo levou a melhor. Pelo Instituto Córdoba, venceu três dos quatro jogos contra o amigo do Vasco, à época no Quimsa. Mesmo assim, não poupou elogios ao adversário deste sábado.
- Eu não tenho certeza sobre o nosso histórico. Mas eu lembro bem do David. Nos conhecemos há algum tempo. A primeira vez que joguei contra ele, na verdade, foi no Uruguai. Ele estava no Defensor, e eu no Atenas. E, mesmo lá, tivemos alguns jogos. Ele é um jogador muito bom, sólido, muito bom nos arremessos, na defesa, nos pick and rolls - disse Rollins.
David Jackson passou pelo Quimsa da Argetina com sucesso (Foto: Divulgação)David Jackson passou pelo Quimsa da Argentina com sucesso (Foto: Divulgação)
David Jackson também lembra bem de Rollins. Apesar do histórico negativo contra o rival na última temporada, o vascaíno não encara o jogo como uma revanche
- Ele é um lutador natural, grande e forte. Ele consegue fazer um pouco de tudo. Não acho que haja uma "vingança" por ter perdido. Estávamos em times diferentes, em países diferentes. No Quimsa, nós não estávamos jogando muito bem naquele momento quando perdemos para o Instituto. Não jogamos bem o ano todo. Não tínhamos uma coesão enquanto time, os jogadores eram bons, mas não jogávamos bem juntos. E Instituto estava em um bom momento, jogando bem e ganharam o jogo. Não foi por causa da presença do Rollins, mas ele estava no time. E então ele teve uma participação, ele venceu o jogo, claro. Mas não foi por causa dele que não fomos o tão bons quanto deveríamos.
Hakeem Rollins jogou por muitos anos na Argentina também (Foto: Divulgação)Hakeem Rollins jogou por muitos anos na Argentina também (Foto: Divulgação)
Neste sábado, os dois vão viver pela primeira vez a experiência de um Vasco e Flamengo. Um dentro e outro fora de quadra. Um clássico esvaziado, é verdade, pela ausência de torcida. Ainda assim, os dois sabem do peso da partida, não importa em qual esporte.

Recém-chegado ao Rio, Rollins ainda não conhece a exata dimensão da rivalidade entre os times. Ouviu dos companheiros, porém, o peso do jogo para as torcidas. 
- Tudo tem sido ótimo até aqui. Eu gosto do que vi, gosto das pessoas. Todos estão sendo muito legais comigo. Em relação ao time, obviamente queríamos ter vencido os últimos jogos, mas acho que as vitórias vão chegar em breve. Os jogadores me falaram do clássico. Eu não tenho a experiência, obviamente. Estou ansioso para ver como vai ser a atmosfera desse jogo.

David Jackson 
2008/09 - Penarol de Mar del Plata
2009/10 - La Union
2010/11 - La Unión
2015/16 - Quimsa

Hakeem Rollins
2008/09 - Ciclista Juninense
2009/10 - Gimnasia Esgrima
2010/11 - Gimnasia Esgrima
2015/16 - Instituto Córdoba
CONFRONTOS ENTRE OS DOIS
Temporada 2008-2009
- Jackson vice-campeão da Liga A e MVP da Liga
- Rollins jogou  a "Série B" - Torneo Nacional de Ascenso da Argentina

Temporada 2009-2010 
- Jackson parou nas oitavas de final
- Rollins disputou quadrangular da queda, mas ficou

> 15 de janeiro de 2010 - La Unión 73x64 Gimnasia
> 12 março de 2010 - Gimnasia 71x73 La Unión

Temporada 2010-2011
- Jackson parou nas quartas de final
- Rollins parou nas oitavas de final

> 16 de janeiro de 2011 - Gimnásia 81x80 La Unión
> 9 de março de 2011 - La Unión 84x78 Gimnásia

Temporada 2015-2016
- Jackson parou nas oitavas de final
- Rollins parou na segunda fase

> 29 de outubro de 2015 - Instituto 79x71 Quimsa - Jackson (3) e Rollins não atuou
> 28 de novembro de 2015 - Quimsa 104x95 Instituto - David Jackson (27) e Rollins não atuou
> 6 de dezembro de 2016 - Quimsa 81x83 Instituto - David Jackson (11) e Hakenn Rollins (13)
> 6 de janeiro de 2016 - Instituto 59x58 Quimsa - David Jackson (9) e Hakeem Rollins (4) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário