Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO: BRASIL VENCE ALEMANHA

Palavrões, sorrisos e carinho... o jeitão dinamarquês de Morten: "Motivador"

 Treinador não escolhe palavras na hora de cobrar o grupo campeão mundial,
confessa que o estilo de trabalho sempre foi assim, mas também sabe ser generoso

Por Direto de Kolding, Dinamarca

A vitória sobre a Dinamarca havia ficado para trás e pela primeira vez na história o Brasil estava na final do Mundial de handebol. Na cabeça do técnico Morten Soubak, além da parte tática necessária para bater a Sérvia na decisão, também estava a preocupação com a cabeça de suas atletas. Chegar tão longe na competição e garantir um lugar no pódio poderia deixar as jogadoras com a "sensação de dever cumprido". Era tudo o que ele não queria. Então, minutos antes da decisão, na preleção, o treinador entregou para cada jogadora uma medalha de prata feita com papel alumínio. Avisou que ali estava a medalha do Brasil e que o ouro já era da Sérvia.

O recado era de que se fosse para ficar com a prata, que nem entrassem em quadra, pois ela já estava ali. O discurso funcionou, motivou as brasileiras e de acordo com as próprias atletas ajudou o Brasil a bater a Sérvia por 22 a 20, diante de 20 mil sérvios. Triunfo que valeu o primeiro título mundial da história do handebol brasileiro. Dois anos depois, o técnico dinamarquês segue de olho na parte técnica e tática do grupo, mas também sente a necessidade de seguir trabalhando o motivacional do Brasil com seus "truques" no vestiário, cobranças exacerbadas dentro de quadras e até palavrões se forem precisos, como já fez diante da Coreia do Sul, Congo e também da Alemanha pela primeira fase do Mundial.
- Me vejo como um motivador. Isso é importantíssimo. Independentemente do que o atleta faz. Precisa ter alguém para motivar na hora. Ainda mais no handebol, com o esporte tão nivelado, quem entra mais pilhado, mais motivado, pode fazer a diferença. Por isso, dou muita importância nesse sentido. Eu não duvido um segundo disso - garante Morten.
Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Apesar de não "afinar", Morten também sabe dar carinho para as jogadoras (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)




Para o técnico, a receita para esse Mundial passa por deixar para trás o título de 2013. Foi assim contra a Coreia do Sul, quando o Brasil conseguiu buscar o empate em 24 a 24 após estar perdendo até o segundo final e é isso que ele vem tentando passar para as jogadoras nas preleções e nas conversas sobre a competição. Sem tirar o mérito do que foi conquistado, Morten acredita que a vitória de 2013 deve ficar no passado, e só lá.
- Se vou pensar na França, no time masculino deles, são campeões europeus, mundiais e olímpicos. E nós? Nós ganhamos uma final. Ok. E a Noruega? Campeã olímpica, mundial e europeu? Vou pensar no que foi feito? Acabou. Tenho que pensar para frente. Fizemos muita coisa, mas não adianta ficar olhando para trás. Temos que olhar para frente. Essa tem que ser a mensagem. A preparação para o Mundial vem sendo apresentada várias vezes durante o ano, mas quando chega na hora H, no primeiro dia do Mundial, é uma situação diferente - diz o treinador.
Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Morten Soubak, técnico da seleção brasileira de handebol (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)
O relacionamento de Morten com suas atletas é algo especial na seleção. O técnico tem a confiança do grupo e no discurso das mais experientes, que estão na seleção desde antes da chegada do comandante, sua contratação em 2009 foi um divisor de águas no handebol feminino brasileiro. Seu perfil no banco de reservas, porém, nem sempre é contido. Pelo contrário. Morten esbraveja, grita com as atletas, por vezes "perde a linha" com palavrões. Ele garante que isso é necessário em alguns momentos.
- Eu penso que é importante. Mas também, é um passo do meu estilo, minha característica. Você também precisa saber que as linhas são claras, em quais direções estamos isso. Isso precisa ser claro para todas. Estamos juntos desde 2009, um bom tempo. O grupo também está criando a sua própria característica. Quem vem entrando, como as mais novas, vão fazer parte disso. O grupo tem a responsabilidade e cresce com isso. O dinamarquês tem esse sangue quente. É coisa minha, tenho que admitir (risos) - brinca Morten.
As meninas estão acostumadas e não reclamam. A ponta Célia diz que o grupo já sabe como é o estilo de Morten e não liga para os palavrões ou as broncas levadas.
- Isso é coisa de técnico. Ele sempre quer o nosso melhor. Vai buscar nossa excelência. No alto rendimento é cobrança o tempo todo. Estamos acostumadas. Pode ser que possamos olhar por outro lado, na brincadeira, quando ele fica bravo. Mas em um jogo difícil, sabemos que ele está muito bravo. Sabemos diferenciar de um jogo para o outro - garante a ponta Célia.
Nesta quarta-feira o Brasil folga. O Grupo C não terá jogos. A seleção volta à quadra na quinta-feira, às 13h (de Brasília), contra a Argentina, rival tradicional. Depois, a seleção pega na sexta-feira a França, às 15h15, fechando a primeira fase. O SporTV transmite o duelo desta quinta-feira, ao vivo. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário