Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MOTO AVENTURA: PIRANHAS-AL. PONTO FINAL DA ROTA DO CANGAÇO

GROTA DO ANGICOS: FIM DA ROTA DE LAMPIÃO E SEU BANDO
 
Pois é, foi justamente na Grota de Angicos que Lampião e seu bando fizeram sua última parada. Uma série de fatores levaram ao cerco final da trupe. 


Um deles foi o fato deles pararem e enviarem um encarregado para comprar suprimentos em Piranhas e, ao fazer isso em grande quantidade, chamou a atenção do Cocheiro, pessoa que era uma espécie de informante da volante que andava ao encalço dos cangaceiros. 

Ao ser avisado, o comandante da volante enviou um soldado para avisar em voz alta no mercado que seu destacamento estava se deslocando para a Bahia onde o bando de Lampião teria sido visto. Feito isso, o cangaceiro encarregado pelas compras correu para a grota avisar Virgulino, o qual relaxou com o suposto erro de estratégia da macacada como eram chamados os soldados. Passaram a noite bebendo e dançando, fato crucial para serem pego de surpresa pelos volantes na manhã do dia 28 de julho de 1938. As cabeças dos cangaceiros rodaram várias cidades e foram enterradas em Salvador.

Muitas histórias sucedem estas, principalmente o fato do cangaço não ter morrido com este acontecimento e nem nascido com Lampião, mas isto são detalhes para os interessados mergulharem nas pesquisas e tirarem suas conclusões sobre as histórias e lendas do herói ou bandido.

Piranhas fica em Alagoas e tem uma parte velha e a nova e o Rio São Francisco que faz a divisa entre Alagoas e Sergipe. Só vendo para presenciar as belezas e encantos da região.

Piranhas possui duas igrejas construídas em homenagem à entrada dos séculos XIX e XX com muitos degraus e uma bela vista para os aventureiros.






O passeio de catamarã é muito confortável e seguro. São dois os passeios. Um leva ao cânion do Xingó (R$85,00) e o outro ao ecopark, local da trilha da grota de Angicos (R$35,00).

 Aproveitando uma hora de passeio, tive que aproveitar com outro prazer pessoal:
 a leitura.
 O Rio São Francisco faz a divisa dos estados Alagoas e Sergipe;

 O Passeio é todo cheio de informações e de um bom atendimento pela equipe da empresa. Aproveitando a oportunidade, o professor Rubinho solicitou algumas informações pela guia, a qual respondeu e deixou uma parte para a guia da trilha responder.


 Professor Manoel Nascimento ao lado do guia turístico "Virgulino";



 O passeio é guiado pela Valquíria, que se apresenta a caráter de "Maria Bonita". Muito show as informações repassadas por ela. Uma enciclopédia viva sobre as peripécias de Lampião e seu bando de cangaceiros.



 Depois de muito suor, pois são 580 m de trilha, a satisfação de chegar ao local exato do evento que culminou com a morte do ao temido Rei do Cangaço.




 Professor Manoel fez amizade com um estudante do Paraná fã de matemática e de Xadrez.
 O Ecopark é muito bonito e seguro para crianças. 
E no catamarã, as pessoas têm  a opção de tomar um banho no centro dele, o qual tem uma rede de proteção.










 Já em Pernambuco, passamos por uma represa enorme que possui o nome de Luiz Gonzaga, a qual alagou três cidades, sendo a principal delas Petrolândia, cidade onde dormiríamos aquela noite devido à chuva.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário