Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2016

MARANHÃO BASQUETE DERROTA CORINTHIANS E SAMPAIO PERDE NA PRIMEIRA RODADA DAS SEMIFINAIS

Maranhão quebra tabu e vence Corinthians nas semifinais da LBF

08 de abril de 2016 
 
Até a noite desta sexta-feira (08), o Corinthians/Americana (SP) mantinha 100% de aproveitamento nos confrontos diante do Maranhão Basquete na história da Liga de Basquete Feminino. E foi desta forma, que o time de melhor campanha na fase classificatória da LBF entrou em quadra no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), para a disputa do primeiro jogo do playoff semifinal.
Casanova comandou virada do Maranhão - Divulgação/Paulo de Tarso/LBF
Casanova comandou virada do Maranhão – Divulgação/Paulo de Tarso/LBF

E como das 13 vezes anteriores, o Corinthians dominou o jogo, ao menos até o intervalo e abriu 11 pontos de diferença (41 a 30). Mas a partir do terceiro período, a equipe do Maranhão deu início a uma grande reação, que foi comandada pela armadora cubana Ineidis Casanova, e chegou aos 10 minutos finais perdendo por apenas três (58 a 55 ).
Izabella Sangalli arremessa para o Corinthians - Divulgação/Paulo de Tarso/LBF
Izabella Sangalli arremessa para o Corinthians – Divulgação/Paulo de Tarso/LBF

No começo do último quarto, o time maranhense passou a frente do placar (59 a 58) depois de arremesso certeiro de Patty Teixeira para três pontos. Com forte defesa e rápidos contragolpes, o Maranhão foi abrindo vantagem e chegou ao minuto final com cinco de vantagem (77 a 72) e assim se manteve até o final, vencendo por 81 a 74, e dando fim ao jejum diante do rival.

Patty Teixeira foi um dos destaques do Maranhão - Divulgação/Paulo de Tarso/LBF















Patty Teixeira foi um dos destaques do Maranhão – Divulgação/Paulo de Tarso/LBF
 Com 30 pontos, cinco assistências e cinco rebotes, Casanova foi a melhor em quadra. As alas Leila Zabani e Patty Teixeira terminaram com 19 e 14 pontos e mais cinco e quatro rebotes, respectivamente. No Corinthians, a pivô Damiris foi a cestinha com 26 pontos e nove rebotes.
O segundo confronto entre as duas equipes está programada para a próxima terça-feira (12), em Americana, a partir das 19h (de Brasília).

América vence Sampaio e sai na frente nas semifinais da LBF

Publicado por Diego Toscano às 13:56
Foto: Robson Neves/Divulgação
Foto: Robson Neves/Divulgação

Na base da raça, o Uninassau/América voltou a vencer na Liga de Basquete Feminino (LBF). Neste sábado (9), no SESC Santo Amaro, o Mequinha venceu o Sampaio Corrêa por 45×43. O triunfo abriu a série de três partidas das semifinais do torneio nacional. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (14), no ginásio Castelinho, em São Luís (MA).
A melhor jogadora da partida foi a esmeraldina Érika, com oito pontos e oito rebotes. Já a maior pontuadora do Mequinha foi a ala/pivô norte-americana Jennifer Lacy, com 12 pontos. Pelo lado maranhense, destaque para a ala Iziane, também com 12 pontos e cinco rebotes.
Para o nível de uma semifinal da LBF, o primeiro tempo foi muito ruim. Juntas, as duas equipes tentaram 142 pontos nos 20 minutos iniciais da partida. Só fizeram 42. Motores das equipes, as norte-americanas Wheeler, armadora do Sampaio, e Jennifer Lacy, ala/pivô do Uninassau/América, foram o retrato da etapa inicial. A maranhense tentou 13 pontos e só fez quatro, enquanto a esmeraldina fez apenas dois de 21 pontos.
O equilíbrio negativo foi tão grande que a primeira etapa terminou empatada: 21×21, com 13×11 para o Sampaio no quarto inicial e 10×8 pro Mequinha na segunda parcial. Os destaques dos dois primeiros quartos foram a esmeraldina Érika, com seis pontos e quatro rebotes, e a maranhense Iziane, também com seis pontos e dois rebotes.
O terceiro quarto também não evoluiu tanto tecnicamente, mas uma jogadora fez a diferença para o Mequinha: a norte-americana Jennifer Lacy. Após um primeiro tempo apático, a ala/pivô reagiu, fez oito pontos em sequência (com dois arremessos de três) e deu o tom para a vantagem na parcial, que terminou 11×6 (32×27 no geral) para as pernambucanas.
Mais inteiro no jogo, o Mequinha aproveitou os cinco minutos iniciais do último quarto para abrir uma bela vantagem. Com cinco pontos em sequência, as pernambucanas colocaram 11 pontos de diferença (41×30). Quando se esperava que o jogo fosse ficar fácil, um apagão no Uninassau/América fez o Sampaio reviver. Os 11 pontos de vantagem caíram para apenas dois (43×41), e o jogo foi decidido na última bola, com um arremesso para fora da maranhense Palmira. Vitória do América!

Nenhum comentário:

Postar um comentário