Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2016

CURA DA AIDS: Nova terapia pode ter curado britânico com HIV



 Homem de 44 anos passou por tratamento experimental contra o HIV e, em seu último exame de sangue, não foi encontrado vestígios do vírus
Exame de sangue (Foto: David Silverman/Getty Images)
cura do HIV é uma das grandes batalhas travadas pela humanidade. O vírus da AIDs já matou mais de 30 milhões de pessoas no mundo, mas enfim uma luz pode ter surgido no fim do túnel: na Grã-Bretanha, um novo tratamento pode ter apresentado o primeiro homem que venceu a doença.O inglês de 44 anos faz parte de uma iniciativa realizada por cinco universidades (Oxford, Cambridge, Imperial College London, King’s College London e University College London) para testar novos métodos de luta contra o vírus. Das 50 pessoas estudadas, ele foi o primeiro que,nos últimos exames de sangue, não mostrou nenhuma célula infectada.

A grande dificuldade de combater o HIV é que o vírus ataca linfócitos T, responsáveis pelo sistema imunológico do corpo. Acontece que ele também se hospeda em células dormentes e, como o corpo não consegue identificar a presença neste caso, ele segue se reproduzindo.

O novo tratamento consiste em uma vacina que ajuda o sistema imunológico a identificar o HIV em qualquer célula. Depois, é administrado o Vorinostat, uma droga que ativa as células dormentes. Os resultados oficiais da atuação das substâncias no organismo deve ser publicado em 2018.

Mark Samuels, diretor do Instituto Nacional para Pesquisas de Saúde e Infraestrutura Hospitalar, disse ao Sunday Times que ainda há uma distância entre este resultado e um tratamento efetivo, mas que o otimismo é maior que nunca. "Estamos trabalhando agora com a real hipótese da cura da doença". Já o paciente curado comentou: "Me inscrevi nos testes para ajudar a outros e a mim mesmo. Será ótimo se a cura acontecer. Meu último exame de sangue foi há duas semanas e o vírus não foi detectado".

Até então, uma única pessoa havia sido considerada curada do HIV depois de um transplante de medula óssea feito em 2008. O homem, chamado Timothy Ray Brown, ficou mundialmente conhecido como O Paciente de Berlim, cidade na qual o paciente vivia na época do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário