Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CR7 brinca: "Se jogasse com Messi, teria ganhado mais Bolas de Ouro"

Craque de 31 anos admite mudar de posição no futuro próximo, diz que recuperação pós-jogos tem sido mais lenta e lembra de lágrimas ao ganhar o prêmio em 2013

Um novo Cristiano Ronaldo pode estar a caminho. Um que passe a dosar mais os seus minutos em campo, pensando no futuro. O craque português concedeu longa entrevista à revista “France Football” no dia em que recebeu a sua quarta Bola de Ouro, prêmio que volta a ser desmembrado da Fifa após fim do contrato da entidade com a revista.

Por outro lado, o jeito indica ser o mesmo Cristiano Ronaldo de sempre. Provocador, brincalhão, obstinado. Como quando brincou com a possibilidade de jogar no mesmo time de Lionel Messi.

- Se estivéssemos no mesmo time, eu teria mais Bolas de Ouro, mas só um pouco mais (risos) – disse.
Aos 31 anos, Cristiano Ronaldo admitiu que pode mudar de posição num futuro próximo, saindo da ponta-esquerda, onde exige maior movimentação, para o centro do ataque. E também afirmou que a recuperação pós-jogos já não é a mesma. Mas parar, mesmo, só quando não se sentir mais feliz com a rotina de treinos e jogos.

Confira os melhores trechos da entrevista abaixo, em tópicos:
messi e cristiano ronaldo, barcelona x real madrid (Foto: REUTERS/Sergio Perez)Cristiano Ronaldo e Messi no último clássico Barcelona x Real Madrid (Foto: REUTERS/Sergio Perez)


Mudar o jogo por causa da idade, como Michel Jordan:
É totalmente natural. Não acontece só comigo. Com o passar da idade os seres humanos perdem em algumas coisas e ganham em outras. Eu tento estar bem fisicamente todos os dias. Não penso só nessa temporada, mas também na próxima. Por exemplo, administrar os jogos, no sentido de não jogá-los todos. Convém ser inteligente. É preciso fazer pré-temporadas personalizadas e pensar mais no fim da temporada, não apenas no começo. Isso não é um sprint, é uma maratona. E não apenas para mim, como também para os que estão ao meu lado.

Idade:
Fiz 31 anos e não é fácil, mas eu me sinto muito bem. Mas vejo que a recuperação depois dos jogos não é exatamente a mesma. É um pouco mais lenta. Sobretudo quando a exigência é a cada três dias. É impossível estar sempre no nível top, inclusive para os jovens. Se eu conseguir ir bem nesse aspecto, posso ter uma carreira longa.

Mudança de posição:
Por que não? É uma ideia para ter em conta. Estou disposto a aceitar que as coisas mudem. Não é um problema.

Imaginava ganhar a Bola de Ouro um dia?
Acho que poderia ser o melhor jogador do mundo. Mas um troféu tão importante depende de muitos fatores. Achava que poderia ganhar uma vez, não quatro...
Cristiano Ronaldo com a Bola de Ouro da France Football em frente a algumas taças da Liga dos Campeões do Real Madrid (Foto: EFE/Franck Seguin )Português chegou a quatro Bolas de Ouro, uma a menos que Messi (Foto: EFE/Franck Seguin )
Diferença dos demais quando era pequeno:
Desde pequeno, fazia coisas que os demais não faziam. Era mais rápido, pegava melhor na bola, fazia mais gols... Compreendi que era melhor jogador que os outros, tive chances para demonstrar isso. Joguei com garotos maiores que eu. Nesse momento, soube que poderia ser jogador profissional.

Diferenças entre 2008 e 2016:
Quando é a primeira vez, a emoção é sempre especial. Uma primeira vez é uma primeira vez. Em 2008, a alegria foi imensa. Era a realização de um desejo meu e da minha família. Um momento único, com 23 anos... O que eu sinto agora é totalmente diferente. É minha profissão e trabalho para ser o melhor, fazendo grandes sacrifícios. Sem o Real Madrid e a seleção portuguesa, teria sido impossível ganhar essa Bola de Ouro. Sozinho eu não teria chegado a lugar algum.

Cinco anos entre a primeira e a segunda Bola de Ouro:
As pessoas utilizam sempre a palavra ansiedade para explicar os momentos em que você é pior do que os outros. Não acho. Não é ansiedade, é o desejo de trabalhar mais que os outros. Quero fazer bem as coisas e me sinto frustrado quando falho em algo, ou quando não marco três ou quatro gols. As pessoas não diferenciam ansiedade de desejo de ser cada dia o melhor.

Lágrimas em 2013:
Isso se devia a, não a raiva, a palavra é um pouco forte. Não queria estar no mesmo plano que os jogadores que não ganharam uma Bola de Ouro. Na minha cabeça, pensava que valia mais que uma Bola de Ouro e não queria ser comparado com os que ganharam só uma. Queria mais. Sabia que tinha o potencial para isso se fizesse bem as coisas. As lágrimas foram um alívio depois de muitos anos de luta.
cristiano ronaldo bola de ouro (Foto: Reuters)Craque chorou ao receber o prêmio pelo ano de 2013 (Foto: Reuters)


400 pontos de vantagem sobre Messi:
Sinceramente, achei que a diferença seria grande. Leo e Griezmann estiveram bem. Também Bale e outros jogadores do Real ou da seleção portuguesa. Mas eu tinha confiança. Não depende de mim. Simplesmente me preocupei em manter o meu nível. Isso não é como a Chuteira de Ouro, que se baseia nas estatísticas. São votos.

Se jogasse com Messi teria mais Bolas de Ouro?
É uma questão difícil. Não sei. Teria sido interessante jogar no mesmo time. Acho que os grandes jogadores deveriam jogar juntos. Se estivéssemos no mesmo time, eu teria mais Bolas de Ouro, mas só um pouco mais (risos). Todo mundo sabe que (Messi) é um grande jogador e tem cinco Bolas de Ouro.

Igualar a Messi:
Vou tentar. Estarei na batalha como sempre. Meu objetivo agora é conquistar o Mundial de Clubes, um troféu importante. É um título que o clube quer. E, se for possível, o Espanhol, a Champions e a Copa do Rei. Quero ganhar tudo.

Aposentadoria se não puder mais ganhar a Bola de Ouro:
Minha ambição não é só a Bola de Ouro. O principal é jogar, treinar debaixo de chuva ou com frio. Quando eu não sentir mais vontade de jogar ou treinar, vou me aposentar. Tudo na vida tem um começo, meio e fim. Eu sei que chegará o momento em que não poderei marcar 50 gols por temporada, nem ganhar a Bola de Ouro ou nem sequer ser indicado entre os candidatos. É um processo normal. Eu não sei se em dois ou três anos vão me indicar. Espero que sim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário