Total de visualizações de página

domingo, 23 de julho de 2017

EM RECIFE, ESCRITOR ANTONIO NETO LANÇA MAIS UM LIVRO SOBRE LAMPIÃO E O CANGAÇO.


Em Recife lançamento do livro Lampião à Luz da Lei do autor e pesquisador Antonio Neto

Em Recife de férias com minha família tinha algumas metas a cumprir e, como amante de esportes, não poderia faltar conhecer a Arena Pernambuco, nosso grande "elefante branco", e bote grande nisso, visse? No qual pude assistir o clássico local entra Santa Cruz e Náutico. Porém qual não foi minha grata surpresa entre o acordar no hotel na praia de Boa Viagem ligar a tv para ver as notícias locais e me deparar com o anúncio do lançamento do livro desse escritor e poeta que me tornaria fã após uma prosa rápida. Antônio Neto, membro da Academia Recifense de Letras fez uma grande pesquisa sobre o Cangaceiro Virgulino através dos processos existentes contra este. O lançamento do livro seria as 17:30h e, apaixonado por leitura e pelo tema cangaço, agendei minha visita à Biblioteca Estadual para ganhar o autógrafo do nobre escritor. Dito e feito, depois de um dia cansativo, cumpri minha missão e juntamente com meus filhos Ravi Ruben e Hiza Júlia cheguei ao local e ganhei o meu tão esperado troféu. Agora é só curtir esta leitura e enriquecer meus conhecimentos sobre o cangaceiro e sua trupe.
Espero um dia retornar e tomar um café com esse grande poeta.
Professor Rubinho.
Identidade histórica do Cangaço é resgatada através do livro “Lampião, à Luz da Lei”

Para entender o cangaço e suas implicações sociais à época em que perdurou, notadamente até 1938, a leitura desta obra é, certamente, a melhor fonte de informações. A história do cangaço, tendo como protagonista a figura de Virgolino, o Lampião, é o tema do livro Lampião, à Luz da Lei.
Escrito pelo pesquisador Antônio Neto, a obra apresenta fatos à luz de documentos da época analisados pelo autor, tais como queixa-crime, diligência policial, exame de corpo de delito, laudo cadavérico, portaria policial, sumário-crime, libelo-crime-acusatório, depoimentos de testemunhas e itens que compõem um processo-crime sob a égide da justiça.


A análise desses documentos, tendo como personagem central a controversa pessoa de Lampião e de sua companheira Maria Bonita, já é suficiente para esclarecer fatos até então tratados de forma alheia à verdade dos documentos. Trazidos ao conhecimento do leitor contemporâneo, os acontecimentos ocorridos naquela época, pasme o leitor, nem sempre diferem dos que ocorrem hodiernamente Brasil afora. Cabe aqui uma pausa para reflexão.
O mérito desta obra reside exatamente no fato de, sob a ótica da pesquisa documental, constituir importante trabalho da historiografia do cangaço, trazendo à tona fatos até então obscuros por falta de provas documentais.

O autorAntônio Neto nasceu em Serra Talhada (PE), é graduado em engenharia civil e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela UFPE. Membro efetivo da Cadeira 28 da Academia Serra-talhadense de Letras, da União Brasileira de Escritores (UBE-PE) e da Cadeira 40 da Academia Recifense de Letras, Neto é autor de vários livros, dentre os quais o Dicionário do Engenheiro (3 edições); Manual de Fiscalização de Cargas de Madeira; Um Punhado de Poesia; Pintando o Sete de Poesia e Cordel Cidadão, Pegadas de Um Sertanejo. Vida e Memórias e de José Saturnino. b) Solidônio Leite. Vida e Obra de Um Gênio. Participou de diversas antologias nas categorias conto, crônica e poesia. Organizou e coordenou o I e II Encontro Pernambucano de Escritores pela UBE-PE. Escreveu artigos para a revista “90 Anos do Clube de Engenharia de Pernambuco”, é editor e redator do informativo literário “Correio do Pajeú” e colunista da revista de literatura “Novo Horizonte” e do site www.caderno1.com.br, “Um dedo de Prosa”, onde revela elementos dos autos judiciais contra Virgolino, o Lampião. Enfim, Neto é escritor, pesquisador, biógrafo e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário