Total de visualizações de página

sábado, 13 de setembro de 2014

COPA DAVIS DE TÊNIS: DUPLA BRASILEIRA VENCE E ESTÉ PERTO DA ELITE MUNDIAL

Após revés de Rogerinho para Roberto Bautista Agut e virada de Thomaz Bellucci sobre Pablo Andujar, dupla brasileira bate espanhóis e faz 2 a 1

Bruno Soares corre para atacar a bola na rede, mas se abaixa. Nem é preciso Marcelo Melo falar nada. Um percebe a boa posição do outro para o smash em um rápido olhar. Com essa sintonia, fruto de anos de entrosamento mesmo jogando separados no circuito mundial, a dupla brasileira vibrava diante dos espanhóis Marc López e David Marrero neste sábado. Empurrados pela torcida no saibro do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os dois mantiveram a invencibilidade de quatro anos da parceria em confrontos da Copa Davis com a vitória por 3 sets a 0 - parciais de 6/3, 7/5 e 7/5 em 2h35 (veja melhores momentos no vídeo). A comemoração foi gigante, afinal, a dupla colocou o Brasil em vantagem de 2 a 1 no duelo com a Espanha. Se antes parecia missão impossível, agora a equipe verde-amarela está a um passo da elite mundial da Davis de 2015. - A sintonia está funcionando muito bem. Nós nos reunimos na Copa Davis e nas Olimpíadas, parece que acumulamos a energia e usamos ela a favor do Brasil. A atmosfera de jogar aqui é indiscutível - disse Marcelo Melo.
Marcelo Melo e Bruno Soares Copa Davis (Foto: Vipcomm) Bruno Soares e Marcelo Melo vibram com mais uma vitória na Copa Davis (Foto: Vipcomm)
saiba mais
 
Nem mesmo uma bolada no pescoço de Melo em um golpe de López atrapalhou. Eles conseguiram o sétimo triunfo seguido em confrontos da Davis - até os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan foram vítimas - e mostraram que estão na trilha certa rumo às Olimpíadas de Rio de Janeiro. Eles reafirmaram nesta semana o antigo plano de disputar alguns torneios do circuito mundial juntos em 2015 para melhorar o entrosamento rumo ao Rio 2016 - Soares tem como parceiro o austríaco Alexander Peya, e Melo faz dupla com o croata Ivan Dodig. Quem sabe no Rio 2016 a comemoração não seja tão grande quanto a festa deste sábado, com 6.857 torcedores no Ibirapuera.
- Acho que realmente joguei muito bem desde o início. Eu estava muito confortável. Quando entro na quadra na Davis sai esse peso todo, sai o nervosismo. Por mais importante que seja o ponto para o Brasil acabo desempenhado meu melhor tênis. Fui acima da média. Contei com a ajuda do Bruno. Isso nos dá confiança. Sabemos que é só manter o ritmo. Tanto que quando sofremos a quebra no segundo set, continuamos bem. Estou na minha melhor fase da carreira, e o Bruno também - disse Marcelo.
Marcelo Melo comemora ponto  (Foto: Vipcomm)Marcelo Melo teve atuação acima da média no
duelo contra a Espanha (Foto: Vipcomm)
Sem Rafael Nadal (número 2 do mundo) e David Ferrer (quinto do ranking), a Espanha ainda tenta a virada neste domingo, a partir das 14h, para honrar a tradição da sua escola. A esperança brasileira de superar um gigante do tênis agora está nas mãos de Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, que encaram respectivamente Roberto Bautista Agut e Pablo Andujar. Se um dos dois vencer, o Brasil voltará ao grupo mundial da Copa Davis depois de um ano na divisão da América. O SporTV2 transmite os dois jogos ao vivo, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real. Os assinantes do canal ainda podem ver o duelo pelo SporTV Play.
Show na quadra e na arquibancada
A pressão era grande sobre Bruno e Marcelo para confirmarem o “ponto certo” desde 2011 para o Brasil na Davis. Os dois duplistas top 10 eram apontados até pelos espanhóis como favoritos, apesar de López tê-los despachado no caminho do vice-campeonato do US Open e de Marrero ser o atual campeão do ATP Finals. Os brasileiros, porém, tiraram de letra a situação. Cada um a sua maneira vibrava. Bruno girava o braço, saltava e chamava a torcida. Marcelo cerrava o punho, em uma comemoração mais reservada.
A torcida, que fez muito barulho na virada incrível de Thomaz Bellucci sobre Pablo Andujar, fez uma recepção calorosa a Bruno e Marcelo no ginásio de Ibirapuera, muito aplaudidos. O clima de confiança e apoio da noite de sexta-feira continuava ao lado da equipe brasileira. Invictos na competição desde 2011, Bruno e Marcelo deram show com smashes, bolas vencedoras de devolução e muito entrosamento. Em um lance, Bruno, na rede, chegou a ir na bola, mas abaixou percebendo Marcelo na posição ideal para o smash. Só que do outro lado também havia dois duplistas da elite mundial, e o equilíbrio deu o tom no início do primeiro set, com as parcerias confirmando o serviço.
Copa Davis - Brasil x Espanha - Marcelo Melo  (Foto: Vipcomm)Marcelo Melo em um dos saques diante de Marc López e David Marrero (Foto: Vipcomm)
O oitavo game foi uma batalha à parte e encaminhou o resultado do set. Com Marc López no saque, a Espanha abriu 40/0, mas os brasileiros fizeram quatro pontos seguidos para passar à frente. Soares até deixou Marrero no chão, em uma disputa na rede. O espanhol sofreu no game, errou bastante na rede e tomou uma bolada de Marcelo, que se desculpou. Marrero deu o troco acertando o brasileiro logo no ponto seguinte. Bruno colocou o Brasil à frente nas boladas, acertando o pé de Marrero em um smash. Na quinta chance brasileira, Bruno conseguiu a quebra para colocar a dupla anfitriã em vantagem: 5/3. Ele manteve o ritmo com bons saques e fechou o set com um ace: 6/3.
 
Brasileiros fream reação espanhola

Copa Davis - Brasil x Espanha - Marcelo Melo dupla (Foto: Vipcomm) 
Marcelo Melo e Bruno Soares conversam durante a
partida contra dupla espanhola (Foto: Vipcomm)
 
A dupla brasileira manteve o ritmo forte na segunda parcial. Depois de Marrero abrir o set confirmando o serviço, Bruno e Marcelo venceram três games seguidos, quebrando mais um saque de López em novo erro de Marrero na rede. Os espanhóis, porém, voltaram ao jogo com uma quebra no saque de Marcelo Melo e empataram o set até o décimo game. Foi quando mais uma vez López foi ao saque, abriu vantagem e viu os brasileiros virarem novamente um game longo em um lance espetacular. Os brasileiros defenderam um smash de Marrero, que tentou uma deixadinha, mas Marcelo correu para alcançar a bola e mandar uma paralela quase na linha de fundo. Despois de uma dupla falta de López, Bruno fechou com um smash no terceiro break point.
Ele girava o braço, saltava em pontos conquistados, puxando a torcida. Marcelo vibrava com a mesma intensidade, só que mais discreto. Com bom saque de Marcelo, a dupla teve nas mãos um triplo set point. O brasileiro cometeu uma dupla falta e depois tomou uma bolada no pescoço em um golpe de López. O espanhol tomou uma sonora vaia, apesar do imediato pedido de desculpas. No último set point, Bruno acertou mais um smash para fechar a parcial em 7/5.
Copa Davis - Brasil x Espanha - Marcelo Melo dupla (Foto: Vipcomm)Bruno Soares e Marcelo Melo comemoram um dos pontos no Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Vipcomm)

O equilíbrio no terceiro set foi tão grande que não houve sequer um break point até o nono game, quando os brasileiros tiveram a chance de vencer no serviço de Marrero, mas López cresceu na rede para evitar a quebra. A dupla anfitriã não desperdiçou sua segunda chance. Com muito barulho da torcida antes dos saques de Marc López - sempre nele -, Marcelo matou a bola na rede para conseguir a quebra. Ele mesmo sacou muito bem na sequência em um game em que os espanhóis sequer fizeram ponto. A bola de Marrero ficou na rede, e a equipe brasileira explodiu em festa. Vitória no set por 7/5 e no jogo por 3 sets a 0. O time verde-amarelo está a um passo de bater a forte e tradicional equipe espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário