Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

GATO ESCALDADO. JOGADOR AFRICANO DIZ TER 18 ANOS.

Após gerar polêmica na Itália, camaronês de 18 anos diz ser fã do São Paulo e demonstra maturidade em entrevista exclusiva, mas se enrola sobre idade de irmão


Um garoto simpático e maduro. É a primeira impressão que deixa Joseph Marie Minala. Não é só fisicamente que o jogador do Bari (emprestado pelo Lazio por uma temporada) aparenta ser mais velho que os 18 anos escritos na sua carteira de identidade - o próprio admite parecer mais velho . Também no seu discurso, Minala não se parece com um comum jogador que acabou de passar da base para um time profissional e se acostuma a dar respostas curtas e discretas. O camaronês fala pelos cotovelos, sabe o que diz e tem quase todos os detalhes da sua história na ponta da língua. Só escapou um. Um detalhe que alimenta ainda mais as dúvidas em relação à sua idade. Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com em Bari, no sul da Itália, Minala recordava os tempos difíceis que viveu na África e a influência de um dos seus 11 irmãos (10 homens e uma mulher) na sua carreira. Mas, quando questionado sobre a idade desse irmão, o meia ficou sem resposta:
- É mais velho que eu (pensativo…). É o terceiro da família. Quantos anos ele tem não eu  saberei lhe dizer exatamente... - afirmou Minala, depois de muita hesitação, no gramado do estádio San Nicola.
Joseph Minala, jogador do Bari (Foto: Claudia Garcia)Agora no Bari, Joseph Minala diz que gostaria de jogar pelo São Paulo um dia (Foto: Claudia Garcia)

Dos seus 11 irmãos, o camaronês sabe apenas identificar a ordem de idades, mas não o número exato de anos de vida de cada um. Embora, não saiba a sua diferença de idade para este irmão, Minala o considera a sua maior referência.
- Se hoje estou aqui e sou jogador profissional é porque ele me incentivou a correr atrás do meu sonho e me protegeu. No meu país, eu pensava só em sair à noite e me divertir. Não queria saber de mais nada. Queria fazer o que faziam os mais velhos. O meu irmão me dava um tapa na cara para impedir que eu saísse e falava que eu deveria aproveitar o dom que tinha, que eu era diferente dos outros porque tinha algo que mais ninguém tinha ali e não poderia desperdiçar essa oportunidade. Ele me ajudou a seguir o caminho certo, me trancava no quarto, não me deixava sair. Foi muito importante para mim. Por isso, quando eu entrei para a base do Napoli, ele foi a primeira pessoa a quem eu liguei para agradecer.
Os adversários fazem piadinha com a minha idade
Minala
Questionado sobre sua idade, o camaronês garantiu que não está mentindo na carteira de identidade, mas reconheceu que aparenta ser mais velho do que realmente é:
- Continuam a não acreditar. Mas eu cheguei na Itália com 13 para 14 anos. Não sei se a vida me fez maduro, como cresci, como vivi... Sempre senti esta coisa.

Perdido na Itália, camaronês foi disputado por clubes da Serie A
O meia do Lazio nasceu em Yaoundé, capital de Camarões. A data de registro do seu nascimento é 24 de agosto de 1996. Com apenas 13 anos, portanto há cinco anos, Minala diz ter chegado na Itália com o sonho de se tornar jogador de futebol. Teria desembarcado com um suposto empresário do Senegal que lhe prometeu um teste no Milan, o que nunca aconteceu.
Joseph Minala no Bari (Foto: Divulgação)Minala está emprestado pelo Lazio para jogar a Série B no Bari (Foto: Divulgação)
- Fizemos um projeto, me ofereceu um dicionário e eu já fui aprendendo um pouco de italiano. Mas quando chegamos em Roma, ele me deixou na estação de trem central (Termini). Me disse que ia no banheiro ou ia fazer qualquer coisa e voltava logo, mas não voltou. Fiquei ali sozinho, sem dinheiro e com as minhas malas. A única coisa que pensei é que tinha de ir à polícia e contar a verdade.
Com apenas 13 anos e sem falar bem o italiano, Minala foi capaz de se dirigir a um policial e, com toda a frieza, explicar o que se passava pedindo uma solução. Ele foi levado até um hospital da cidade, onde passou por exames de rotina, e de lá foi encaminhado a um centro que acolhe meninos estrangeiros sem família e menores de idade chamado “Città dei Ragazzi” ("Cidade dos Meninos"). No local, Minala começou a estudar e a jogar futebol no time da comunidade. Mantinha pouco contato com a família, tentava se virar como podia e ia colecionando amigos “egípcios e marroquinos”.
Não demorou muito até que o seu talento com a bola, velocidade e força física chamassem a atenção de alguns clubes. Passou por alguns times regionais até ser chamado para a base do Napoli, onde ficou por oito meses mas sem nunca ter jogado. Segundo a imprensa italiana, o Napoli demorou muito tempo para inscrever o jogador, que por ser menor de 16 anos e sem passaporte da União Europeia, tinha difíceis burocracias pela frente. Minala confirma que passou por outros testes em clubes da Serie A e que todos se interessaram na sua contratação, como Inter de Milão e Roma, mas foi o Lazio que levou o garoto e conseguiu inscrevê-lo no seu elenco em menos de dois dias. Este é outro dos capítulos obscuros da história de Joseph Minala. O Lazio justifica que na data em que se interessou no meia, o jogador já tinha completado os 16 anos, o que facilitou o processo. Nos juniores do time de Roma, Minala começou recebendo cerca de 1.500 euros por mês (R$ 4.200 mil), dinheiro que usava para ajudar a sua família.
- Eu dou grande parte do meu dinheiro para ajudar a minha família. O meu pai não trabalha, minha mãe vai fazendo algumas coisas, mas não se pode dizer que tenha um trabalho sério. Dos meus irmãos, só um é que trabalha a sério. Na África é assim, as pessoas vão vivendo como pedem e eu espero me firmar no futebol italiano para poder ajudar mais a minha família - disse o meia, sem querer contar detalhes sobre os trabalhos que fazem os seus familiares em  Camarões.
Joseph Minala no Bari (Foto: Divulgação )Camaronês em sua apresentação no Bari: empréstimo de um ano, mas ainda sem estreia confirmada (Foto: Divulgação )

Dúvida sobre Idade ajuda na popularidade do jogador
Depois de ser o protagonista da conquista do Lazio na Copa Itália de juniores na temporada passada, Minala passou a integrar o elenco principal. O brasileiro Felipe Anderson, no Lazio desde 2013, reconhece que ficou espantado com a idade do ex-companheiro assim que viu Minala.
- Ele realmente não parece ter a idade que tem. Até pela experiência dele em campo, ele parece mais velho. Mas todo o ser humano é diferente do outro. O Minala é um garoto honesto, é meu amigo e tem um grande futuro esse menino. O Lazio o emprestou ao Bari para ter mais sequência de jogos, mas vocês vão ouvir falar muito dele nos próximos anos - afirmou o ex-santista, que está com 21 anos e, embora não aparente, é três anos mais velho que o amigo africano.
mosaico minala lazio (Foto: Editoria de Arte)Brincadeiras de internautas sobre a idade do jogador vão de frase de personagem do filme "Máquina Mortífera" a montagens como bebê ainda ao lado de Zé Roberto, de 40 anos, atualmente no Grêmio, (Foto: Editoria de Arte)

Pelos corredores do estádio San Nicola, casa do Bari, a idade de Minala também virou assunto recorrente de conversa. Funcionários do clube e outros companheiros duvidam dos 18 anos do camaronês. Mas Minala diz estar acostumado aos boatos.
- Os adversários fazem piadinha com a minha idade. Quando atuava nos juniores do Lazio provocavam muito, perguntavam o que é que eu estava fazendo ali, que já não tinha mais idade para jogar com eles. Mas eu não dava bola. Acho que isso acontece, porque eu estou acostumado a vencer, sou bom e os adversários não lidam com isso - respondeu Minala, tentando desvalorizar os episódios, embora haja relatos de uma briga sua em campo com um adversário que duvidou da sua idade durante um jogo dos juniores.
Vida nova, mesmos questionamentos
No início da temporada europeia, Minala aceitou de bom grado o empréstimo de um ano ao Bari, onde tem garantias de jogar com regularidade. Mas ainda não estreou: o meia chegou machucado e a origem da lesão permaneceu em segredo durante algumas semanas. Mais um mistério na história de Joseph Marie Minala. Só nesta semana é que o seu empresário revelou à imprensa italiana se tratar de uma hérnia umbilical. O jogador deverá ser operado, em princípio, nas férias de Natal. Até lá, os torcedores aguardam ansiosos pela estreia de um jogador que se tornou fenômeno de popularidade na Itália não só pelos seus dotes no campo, mas principalmente pelas dúvidas em relação à sua idade.
Ele realmente não parece ter a idade que tem
Felipe Anderson
A Federação Italiana deu por encerrada a polêmica, confirmando os 18 anos de Minala, depois de uma investigação que averiguou apenas a data de registro de nascimento em Camarões (24/08/1996). A dúvida que surge agora é se o jovem Minala foi mesmo registrado no dia em que nasceu ou só algum tempo depois? O que não é uma conduta rara em países africanos. Só uma investigação mais profunda baseada em exames clínicos poderia confirmar a idade de Minala, mas nem o Bari, nem o Lazio e nem a própria federação italiana, que dizem já estar de olho no jovem craque, estão interessadas em vasculhar o caso. Para todos os efeitos, Minala tem 18 anos e ideias muito claras sobre o seu futuro.
- Se um dia obtiver a cidadania italiana poderia pensar em jogar pela Itália. Mas agora só tenho a de Camarões, que é o meu país. O meu sonho é vestir a camisa do meu país, que é a mais importante do mundo - disse Minala.
E quem sabe uma passagem pelo futebol brasileiro? O camaronês deixa em aberto a possibilidade:
- Acho que me daria bem jogando no Brasil. Assisto muito ao Campeonato Brasileiro, é muito técnico e atrativo. O meu time? O São Paulo - respondeu o jogador, desta vez sem hesitar.
Joseph Minala, jogador do Bari (Foto: Claudia Garcia)Minala reconhece que aparenta ser mais velho do que os 18 anos da carteira de identidade (Foto: Claudia Garcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário