Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BRASIL: CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTSAL FEMININO

Campeãs mundiais de futsal alfinetam CBFS: "Já pensou se não fôssemos?"

Amandinha e Missi narram saga da seleção para chegar à Costa Rica, cobram incentivo para a modalidade e ressaltam união do grupo para superar adversidades

Foi com muita dificuldade, mas o título veio. A conquista mundial das meninas do futsal foi suada, mas coroou uma campanha invicta de uma seleção que poderia nem ter ido à Costa Rica. Com dificuldades financeiras, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) havia anunciado, no início de novembro, a desistência de participar do torneio. No entanto, as atletas se organizaram, conseguiram patrocínio de um banco privado e, com a ajuda até dos jogadores da seleção masculina, arrecadaram fundos para a viagem. Consequência? O pentacampeonato mundial.

No jogo decisivo contra Portugal, o Brasil perdia por 3 a 1. Nos cinco minutos finais, virou o jogo e levantou o troféu. O gol da vitória foi da cearense Amandinha (veja o vídeo acima), que ao GloboEsporte.com/ce alfinetou a entidade máxima da modalidade.

- Acho que a maior lição para nós é que jamais podemos desistir dos nossos sonhos, porque lutamos muito para estar onde estamos. Para a Confederação foi muito vergonhoso. E a vergonha poderia ter sido maior ainda se não tivéssemos vindo ao Mundial. Já pensou? Um time que é tetracampeão mundial não participar do torneio? Os meninos estão aí no Mundial Sub-20, no Grand Prix e pra nós, nada? - reclamou.

Não só a conquista do mundial ficará marcada. Para a goleira Missi, catarinense, mas que defende a equipe da Unifor, de Fortaleza, toda a saga das meninas para chegar à Costa Rica será lembrada.

- Creio que o ano de 2014 vai ficar para a história. Pelo título, pela nossa luta para ir ao Mundial. Vai ficar marcado. Antes de conseguir o patrocinador, fizemos até "vaquinha" pelas redes sociais. E isso tudo repercutiu bastante entre as seleções do Mundial.
Brasil 4 x 3 Portugal final Mundial de futsal (Foto: Divulgação _Federação Costa-riquenha de Futsal)Brasil 4 x 3 Portugal final Mundial de futsal (Foto: Divulgação _Federação Costa-riquenha de Futsal)



Superação

E como repercutiu. As atletas revelam que houve comoção entre as demais equipes. Amandinha relembra que as jogadoras brasileiras foram acolhidas pelos adversários, o que deu forças para superar as adversidades e entrar em quadra.

- Quando chegamos lá, tivemos que deixar todos os problemas de lado para poder nos concentrar e jogar bem, o que não é tarefa fácil. Mas quando a gente está focado, a gente consegue - afirmou.
Missi goleira Brasil futsal (Foto: Zerosa Filho-CBFS)Missi goleira Brasil futsal (Foto: Zerosa Filho-CBFS)
Em solo costarriquenho, os planos foram traçados. O mais difícil já havia sido conseguido: chegar ao mundial. A partir dali, as atletas lembram que cada jogo deveria ser encarado como uma decisão.

- Ao chegar lá, traçamos o primeiro objetivo, que era passar pelas semifinais. Nossa chave era difícil. Contava com as principais seleções. Qualquer que fosse o adversário na final, sabíamos que seria difícil. Mas estávamos preparadas tanto física quanto taticamente. Assim conseguimos o resultado - lembra Missi.

A autora do gol decisivo contra Portugal explica que o diferencial foi a união do grupo, que jamais esboçou abaixar a cabeça ou desistir do sonho de disputar o mundial.

- (A união de todos) Foi crucial. Porque em nenhum momento a gente desistiu. Estava sempre todo mundo junto, dando o máximo de si em todos os jogos - pontuou a camisa 13.

- Acho que o momento crucial para nós foi quando soubemos que iríamos para o Mundial. Quando chegamos lá, queríamos fazer por merecer. Queríamos mostrar para o Brasil que merecíamos estar lá. A partir daí, lutamos até o fim para conquistar o título. Em momento algum a gente desistiu - completou Missi.
Brasil Mundial Futsal Feminino (Foto: Divulgação)Seleção brasileira campeã mundial de futsal na Costa Rica 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário