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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ACABOU O SUSPENSE: FIAT apreseta a Piape Toro

SAIBA TUDO SOBRE A PICAPE FIAT TORO, QUE TEM PREÇO INICIAL DE R$ 76.500

Fiat lança nova picape com motores flex e diesel, tração 4x2 e 4x4 e tampa de caçamba com abertura inovadora

por GUILHERME BLANCO MUNIZ, ALEXANDRE IZO E GABRIEL AGUIAR
15/02/2016 17h30 - atualizado às 22h17 em 15/02/2016
Fiat apresenta picape Toro no lançamento oficial (Foto: Gabriel Aguiar / Autoesporte)
Cerca de dois anos e meio depois do início do projeto, a Fiat lançou nesta segunda-feira (15) a picape Toro. Desenvolvido, desenhado e produzido no Brasil, o projeto é considerado pelos principais executivos da empresa como um “divisor de águas na história recente” da marca. O modelo chega ao país com duas opções de acabamento (Freedom e Volcano) e quatro diferentes conjuntos mecânicos (incluindo dois motores, três câmbios e duas opções de tração). As vendas começam ainda este mês, com preço inicial de R$ 76.500; a versão topo de linha é tabelada em R$ 116.500. Confira todas as versões e preços abaixo.
Autoesporte já dirigiu a Toro nas duas motorizações em que será oferecida. Nesta nota, você poderá conferir as primeiras impressões da picape. As avaliações completas você poderá ler no nosso site durante os próximos dias. Para matar a curiosidade, resumimos: a picape chama atenção pelo porte, que promete ser boa alternativa para quem quer dirigir uma picape nas grandes cidades, sem ter que apelar para um carro com mais de 5 metros de comprimento. Outro ponto positivo é o espaço, suficiente para quatro pessoas com conforto de SUV. Os pontos negativos são a direção elétrica, que poderia ser mais direta em altas velocidades, e a tela multimídia, pequena demais para um carro desta faixa de preços.7
Confira todos os detalhes da Fiat Toro na galeria de fotos:
Fiat Toro Volcano
Versões e equipamentos
- Fiat Toro Freedom 1.8 flex (câmbio manual de 6 marchas, 4x2): R$ 76.500
- Fiat Toro Openning Edition 1.8 flex (manual de 6 marchas, 4x2): R$ 84.400
- Fiat Toro Freedom 2.0 diesel (manual de 6 marchas, 4x2): R$ 93.900
- Fiat Toro Freedom 2.0 diesel (manual de 6 marchas, 4x4): R$ 101.900
- Fiat Toro Volcano 2.0 diesel (automático de 9 marchas, 4x4): R$ 116.500
De série na configuração Freedom, há direção e trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, rádio com Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, revestimento de tecido, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático. As rodas são de 16 polegadas, mas o ponto negativo é que são de aço. Para ter rodas de liga-leve, é preciso comprar como opcionais, ainda sem preços definidos. O mesmo acontece com o sistema multimídia com tela de 5,6 polegadas sensível ao toque e com GPS, vendido dentro de um pacote tecnológico. O pacote de itens de segurança é bom e inclui sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis, controles de tração e estabilidade, três apoios de cabeça traseiros e três cintos de segurança de três pontos no banco de trás.
Fiat apresenta picape Toro no lançamento oficial (Foto: Gabriel Aguiar / Autoesporte)
Os principais diferenciais da versão topo de linha Volcano são ar-condicionado de duas zonas central multimídia com tela sensível ao toque de 5,6 polegadas e sistema GPS, câmera de ré, faróis de neblina, iluminação de caçamba, quadro de instrumentos com tela colorida e maior, de 7 polegadas, retrovisores com repetidores de setas, rebatimento e sistema tilt down, volante revestido de couro, segunda tomada 12V, segunda entrada USB e seis alto falantes. Há, ainda, detalhes cromados na carroceria, retrovisores na cor do carro, barras longitudinais no teto e rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus de uso misto. A Toro Volcano também conta com assistente de partida em rampa e de descida em ladeiras. Veja a lista completa de itens de série e opcionais das duas versões ao fim do texto
A picape vai chegar às lojas com uma edição especial e limitada, batizada de Opening Edition. Baseada na configuração 1.8 Freedom, ela conta com câmbio automático de seis marchas, tração 4x2 e tem como diferenciais a instalação de opcionais, como roda diamantada, grade cromada, maçanetas e retrovisores na cor do carro, tela multimídia, câmera de ré, segunda entrada de USB e segunda toamda 12V, sensores de chuva, eletrocrômico e crepuscular, entre outros. Além disso, haverá alguns detalhes exclusivos de customização que identificam a versão, tanto no interior quanto no exterior do carro. Essa configuração é tabelada em R$ 84.400.
Dimensões da picape Fiat Toro (Foto: Autoesporte)

Tamanho e espaço interno
Um dos principais argumentos da Fiat para tentar emplacar a Toro está no tamanho do carro. Ela tem 4,91 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,98 m e o vão livre do solo é de 20,2 cm. Na prática, a Toro tem bom espaço para quatro passageiros e mesmo um quinto passageiro viajando no centro do banco traseiro não sofre tanto. Isso porque o túnel central não é dos mais altos. Com boa distância entre-eixos, o conforto de quem viaja atrás é semelhante ao de carros de passeio, já que o encosto não teve que ser muito verticalizado, como acontece em projetos como o do Renault Duster Oroch.
Por falar na Oroch, tanto ela quanto a Toro ocupam uma fatia intermediária quando o assunto é tamanho, em relação às outras picapes vendidas atualmente no nosso mercado. Isso porque a Fiat Strada (líder entre as menores) tem 4,43 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos; a Oroch mede 4,69 m e tem 2,82 m de entre-eixos; já a Chevrolet S10 (líder entre as maiores) esbanja longos 5,34 m e 3,09 m de entre-eixos. Para se ter uma ideia melhor, a Toro é pouco maior do que a Chevrolet S10 de 1997, que media 4,85 m.
No geral, a Toro e a Oroch entregam dirigibilidade semelhante, mais parecida com a de SUVs do que com a das picapes tradicionais. A grande diferença fica por conta da oferta de tração integral e câmbio automático (pelo menos temporariamente indisponíveis no modelo da Renault) e acabamento, bem mais simples na Oroch. O espaço interno é outra diferença importante, já que a picape da Renault tem menor entre-eixos, então o encosto traseiro teve que ser verticalizado para compensar a falta de espaço. O resultado é menos conforto para quem viaja atrás na Oroch. Apesar de ser uma picape, a Toro quer ser um carro essencialmente urbano e espaçoso, por isso não será fabricada com cabine simples ou estendida.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)
 
Estrutura de SUV
Para desenvolver este modelo, a Fiat se inspirou no sucesso de vendas que os SUVs têm representado e tenta pegar carona no sucesso do Jeep Renegade. A Toro foi desenvolvida a partir da estrutura do Renegade, que foi retrabalhada para aumentar o entre-eixos, acomodar a caçamba, entre outros. Ou seja: a Toro é feita a partir de uma estrutura monobloco, que faz com que um motorista distraído se esqueça que está dirigindo uma picape, mesmo com a caçamba vazia. Isso é diferente do que acontece com picapes convencionais, como a S10 e a Ranger, que mais parecem pequenos caminhões ao volante.
Também contribui com isso o conjunto de suspensões independentes, do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. Dirigimos a Toro em trechos urbanos do Rio de Janeiro e urbanos e fora de estrada na praia da Pipa (RN e que serve de cenário para as fotos desta matéria) e pudemos notar que essa combinação garante conforto em qualquer terreno, além de melhor dirigibilidade.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)
Versões e motorizações da Fiat Toro (Foto: Autoesporte)
Motores, câmbio e tração
Conforme Autoesporte já havia adiantado com base em apurações próprias, a Toro poderá ser comprada com dois motores e três opções de câmbio. Juntando isso às opções de tração (4x2 ou 4x4), a Fiat produz um total de quatro configurações mecânicas. A grande maioria dessa variedade é restrita à versão Freedom, que ocupa a faixa de entrada da gama.
A configuração inicial da Toro Freedom é a única que leva o motor 1.8 flex de 139 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 3.750 rpm. A primeira variante conta com transmissão automática de seis velocidades e tração 4x2, com força entregue nas rodas dianteiras. A partir da segunda configuração, o motor é sempre um 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O que muda é o câmbio e a tração: a segunda versão é a única a oferecer caixa manual de seis velocidades, a tração segue 4x2. A terceira e última variante da gama Freedom mantém a transmissão manual, mas ganha tração 4x4. O grande diferencial mecânico da topo de linha Volcano é o câmbio automático de nove velocidades, já que o motor é o mesmo 2.0 turbodiesel e a tração é sempre integral 4x4. Segundo a Fiat, as versões com motor turbodiesel alcançam velocidade máxima de 188 km/h e chegam a 100 km/h em 10 segundos, número que ainda testaremos na nossa pista.
Conforme listado acima, a princípio a versão de entrada da Toro conta com câmbio automático – o manual aparece no meio da gama, já com preço superior ao inicial. Mas, a Fiat não descarta passar a oferecer o câmbio manual como versão mais acessível em algum momento.[A disposição da gama atual] não significa que a Toro não pode ter câmbio manual na versão de entrada em algum momento”, garante Carlos Eugênio Dutra, diretor de planejamento e estratégia de produto da Fiat. Lançar a nova picape sem uma versão inicial com câmbio manual faz parte da estratégia para evitar a concorrência interna direta contra a Strada, atual líder de vendas entre todas picapes.
Tipos de aço usados na fabricação da Fiat Toro (Foto: Autoesporte)
 
Segurança
A Toro ainda não foi testada pelo Latin NCAP, o órgão que faz os testes de colisão oficiais. Então, ainda não é possível saber exatamente quão segura é a picape em relação às suas rivais. Mas, executivos da Fiat entrevistados por Autoesporte afirmam que os testes internos da empresa simulam as mesmas condições usadas pelo Latin NCAP e garantem que a Toro tem capacidade de conquistar nota máxima no crash test. “Testamos a picape à plena carga e com sete airbags e alcançamos resultado máximo no nosso crash test”, diz Claudio Demaria, diretor de engenharia de produto da empresa.
A expectativa sobre o desempenho da Toro nessas avaliações era alta, especialmente por dois motivos. O modelo compartilha plataforma com o Jeep Renegade, também produzido na fábrica do grupo FCA, em Goiana (PE). Em um crash test feito pelo Latin NCAP no ano passado, o SUV conquistou nota máxima na proteção a adultos e a crianças. Para evitar um resultado pior do que esse, mais de de 85% dos aços utilizados na construção da carroceria da Toro são de alta resistência, segundo a Fiat e conforme o gráfico acima. Além disso, a nova geração da Toyota Hilux, lançada há poucos meses no Brasil, também teve ótimos resultados nos testes de colisão, elevando o patamar da categoria.
A nova picape da Fiat pode ser equipada com até sete airbags, mas será preciso desembolsar mais dinheiro para adicionar um pacote de opcionais com as bolsas de segurança laterais, de cortina e de joelho. Em todas as versões, há controles de tração e estabilidade, Isofix e sistema anticapotamento. Os freios dianteiros são a disco, mas os traseiros contam com tambores, uma tecnologia mais simples.
Fiat Toro Freedom (Foto: Marcos Camargo)

Acabamento
Quem já conhece o interior do Jeep Renegade não vai se surpreender ao entrar na Toro. O compartilhamento de peças é intenso mesmo na área dos passageiros, o que garante peças com bons materiais e encaixes. Com detalhes em plástico e material emborrachado (revestimento de couro é oferecido como opcional), o desenho das peças reforça a sensação de robustez que a picape quer passar. O destaque do interior fica por conta do desenho dos puxadores das portas e a barra posicionada na coluna A do carro. Pena é a tela multimídia sensível ao toque de 5 polegadas, pequena e simples demais para um carro deste porte.
As principais diferenças do interior para o do Renegade são os bordados com o logo “Toro” nos bancos e a alavanca do freio de mão. O modelo da Jeep abriu mão da alavanca tradicional por um sistema elétrico, mais moderno.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)
Caçamba
A caçamba é um dos pontos mais importantes deste modelo, não só pelo bom tamanho, mas por sua inovadora tampa. Ela conta com duas folhas, que se abrem para os lados, como as portas de um armário. Além de estilosa, a sacada é funcional, já que nas outras picapes a tampa aberta para baixo se torna um obstáculo entre a pessoa e o compartimento de carga. Com essa novidade, a Fiat promete facilitar a acomodação de cargas grandes ou pesadas, sem prejudicar a coluna de quem tiver essa tarefa.
Segundo números oficiais, a caçamba tem 820 litros de volume e capacidade de carga de 1.000 kg. Um extensor será capaz de aumentar o volume da caçamba em mais 405 litros, totalizando bons 1.225 litros. A peça será vendida como opcional, ainda sem preço definido.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)
Mercado
Além de ter que corresponder a altas expectativas quando o assunto é segurança, a Toro também tem uma ousada missão quanto ao desempenho em vendas. Isso porque a Fiat quer vender 50 mil unidades dela no Brasil somente no primeiro ano da picape no mercado. Isso significa uma média de 4.166 carros emplacados por mês, até o final de fevereiro do ano que vem. Este desempenho é superior ao da Fiat Strada (3.991 unidades emplacadas), VW Saveiro (3.263), Toyota Hilux (2.838), Chevrolet S10 (1.265) e até do veterano VW Gol (3.942) no balanço de vendas de janeiro. O número é ligeiramente inferior do que o alcançado pelo Honda HR-V (4.283) e Toyota Corolla (4.243), mas inferior ao do primo Renegade (4.991 unidades emplacadas em janeiro). Destas, 35% devem ser da versão Freedom 1.6 flex, 45% da Freedom 2.0 turbodiesel com câmbio manual e 20% da Volcano 2.0 turbodiesel.
A Toro foi desenvolvida no Brasil, mas quer ganhar outros mercados. Tanto é que a montadora vai começar a vendê-la na Argentina ainda em junho; Paraguai e Uruguai devem receber o modelo ainda no primeiro semestre. O objetivo é oferecer este produto em toda a América Latina até o final de 2016. Para 2017, a Fiat estuda exportá-lo para o México, mas esta operação ainda não está confirmada, nem se a Toro chegaria com a marca original ou como RAM, que também faz parte do grupo FCA e vende a Strada fabricada no Brasil.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)
Cores
Esta nova picape vai ser vendida em oito opções de cores de carroceria, sendo três sólidas (branco ambiente, vermelho colorado e preto shadow) e cinco metálicas (prata melfi, marrom horizon, preto carbon, verde botanic e vermelho tribal). Esta última é a cor da Toro que aparece nas imagens desta nota.
Todos os itens de série
Freedom: Abertura elétrica do bocal de abastecimento, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apóia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, controle de tração (ASR), banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-objetose porta-copo na lateral traseira, bolsa porta-objetos nas portas, câmbio automático de seis velocidades, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, computador de bordo (distância, consumo, consumo instantâneo, autonomia), controle eletrônico de estabilidade (ESP), estepe full size, conta-giros, direção elétrica, drive by wire (controle eletrônico da aceleração), espelho no para-sol lado motorista e passageiro, follow me home, gancho universal para fixação de cadeira infantil (Isofix), ganchos para amarração de carga na caçamba, hodômetro digital (total e parcial), hill holder, kit de ferramenta, kit aerodinâmico, lanterna traseira de LED, lanterna traseira de neblina, limpador e lavador do para-brisas com intermitência, luz de leitura, para-choque traseiro com soleira cromada, piloto automático com controlador de velocidade, porta escadas, porta-óculos, porta-luvas iluminado, quasdro de instrumentos de 5,5 polegadas, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT, revestimento da caçamba, rodas de aço estampado de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tomada de 12V, travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesgamamento do lado do motorista, volante com regulagem de altura e profundidade, volante com sistema de absorção de energia.
Opcionais: Teto solar elétrico; roda de liga-leve de 16 polegadas com kit de parafusos antifurto das rodas; bancos revestidos parcialmente de couro; extensor de caçamba; barras longitudinais de teto; kit pleasure 1 (faróis de neblina, capota marítima, retrovisores externos elétricos com memória, tilt down, rebatimento e luz de conforto); kit pleasure 2 (apoio de braço traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, grade frontal com cromado, maçanetas e retrovisores externos pintados, porta-objetos do passageiro, apoio de braço central, para-sol iluminado, segunda tomada 12V, segunda entrada USB, brake light, iluminação da caçamba, alarme); kit safe 1 (airbags laterais, de cortina e de joelho do motorista, sensor de pressão dos pneus, bancos revestidos parciamlmente de couro); kit techno 2 (ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, volante com revestimento de couro, alavanca de seleção de marchas tipo borboleta, comandos de voz, central multimídia Uconnect Touch NAV 5", 6 alto falantes, tapete em carpete).
Opening Edition: Conteúdos da versão Freedom mais adesivos exclusivos, soleira metálica, roda de liga diamantada, kit de parafusos antifurto, grade cromada, maçaneta e retrovisor pintados, farol de neblina cornering, retrovisor elétrico (tilt down, folding e luz de poça), brake light com luz de caçamba integrado, capota marítima, volante revestido de couro com comandos de voz e telefone, aletas para troca de marchas, ar digital de duas zonas, alarme, tela multimídia sensível ao toque de 5 polegadas com GPS e comandos de voz, 6 alto falantes, câmera de ré, banco do passageiro com porta-objetos no assento, console central com apoio de braços, porta objeto refrigerado, segunda entrada USB, segunda tomada 12V, poio e braço no banco traseiro, parassol iluminado para motorista e passageiro, sobretapetes dianteiros e traseiros, sensores de chuva, elerocrômico e crepuscular.
Volcano: Abertura elétrica do bocal de abastecimento, alarme, alças de segurança coluna A do lado do motorista e do passageiro, alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço central traseiro com porta-copos, apoia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, 3 apoios de cabeça traseiro rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado de duas zonas, controle de tração (ASR), banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro rebatível e com porta-objetos, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira, bolsa porta-objetos nas portas, brake light, câmbio automático de nove velocidades, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV 5" (com comandos de voz, porta USB, viva-voz, Bluetooth e GPS), chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia), console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, conta-giros, direção elétrica, drive by wire (controle eletrônico da aceleração), espelho iluminado no para-sol dos lados do motorista e do passageiro, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de neblina com sistema cornering, faróis com sistema DRL, follow me home, gancho universal para fixação de cadeira infantil (Isofix), ganchos para amarração de carga na caçamba, grade frontal com crmoados, hodômetro digital (total e parcial), hill holder, hill decent control, iluminação da caçamba, iluminação interna com efeito night design, kit de ferramentas, lanterna traseira de LED, lanterna traseira de neblina, limpador e lavador do para-brisas com intermitência, luz de leitura, maçanetas externas cromadas e retrovisores externos pintados, My car fiat (personalização de várias funções do carro), para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, piloto automático com controlador de velocidade, para-choque traseiro com soleira cromada, parasol iluminado, porta escadas, porta-óculos, porta-luvas iluminado, protetor de cárter, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas colorido, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, retrovisores externos elétricos com memória (tilt down, rebatimento e luz de conforto), revestimento externo da coluna central das portas, revestimento de caçamba, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus de uso misto, sensor de estacionamento traseiro, sistema de tração 4x4 integral, soleira metálica, skide plate integrado ao parachoque dianteiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, tomada 12V, travas elétricas (travamento automático a 20 kmh, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), válvula antirrefluxo de combustível, vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento do lado do motorista, volante com regulagem de altura e profundidade, volante com sistema de absorção de energia, volante de couro com comandos de áudio e do telefone, segunda tomada 12 V, segunda entrada USB, seis alto falantes.
Opcionais: Teto solar elétrico; bancos revestidos parcialmente de couro; extensor de caçamba; sensor de pressão dos pneus; kit safe (airbags laterais, de cortina e de joelho do motorista, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista com regulagem elétrica em oito posições); kit techno (sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, partida e acesso ao carro sem chave, sistema de partida remota, volante com alavanca de seleção de marchas do tipo borboleta e capota marítima.
Fiat Toro Volcano (Foto: Marcos Camargo)

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