Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Datafolha: Dilma e Aécio empatam no 2º turno

No primeiro turno, Dilma marca 36%, Aécio Neves tem 20% e Eduardo Campos aparece com 8%. Índice de indecisos, brancos e nulos é alto

A presidente Dilma Roussef, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos
DISPUTA APERTADA – A presidente-candidata Dilma Rousseff, o tucano Aécio Neves e Eduardo Campos (Antonio Cruz/ABr e Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira trouxe duas más notícias para a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT). A primeira é que a tendência de a eleição ser decidida no segundo turno ganhou consistência. E a segunda, esta sim uma grande novidade: pela primeira vez, quando o adversário é Aécio Neves (PSDB), o cenário é de empate técnico.

Segundo a pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, Dilma marca 36% da preferência do eleitorado, Aécio tem 20%, e Eduardo Campos (PSB), 8%. Pastor Everaldo, do PSC, aparece com 3%. Os demais candidatos, somados, têm 8%. Outros 13% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 14% não souberam responder.

Em relação à pesquisa anterior, nos dias 1º e 2 de julho, Dilma oscilou dois pontos percentuais: de 38% para 36%. O tucano manteve 20%, e Campos oscilou de 9% para 8%.

O índice de rejeição a Dilma subiu três pontos em quinze dias: de 32% para 35%. No caso de Aécio, a oscilação foi de 16% para 17%. Campos manteve os 12%.
2º turno – O instituto simulou dois cenários para o segundo turno. Quando Dilma enfrenta Aécio, o resultado foi um empate técnico de 44% a 40% a favor da petista – a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Contra Campos, Dilma venceria por 45% a 38%.

O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios nesta terça e quarta-feira. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro  BR-00219/2014.

Pesquisa Exata mostra ampla vantagem de Flávio Dino e frustra Edinho Lobão




image
Ao contrário do que esperavam os blogueiros e marqueteiros de Edinho Lobão, o candidato da oligarquia Sarney continua muito distante de ter alguma chance nessas eleições. A pesquisa Exata divulgada há pouco pela TV Guará mostrou uma enorme diferença entre as intenções de voto de Flávio Dino e Edinho Lobão.
Com 54% na preferência dos maranhenses, Flávio Dino é de longe o candidato com maior intenção de voto contra 25% de Edinho Lobão. É um verdadeiro banho de água fria no candidato da oligarquia que esperava, nas convenções (há quase 20 dias), estar em “empate técnico” em relação ao candidato da oposição.
Também não esperavam por esse número os seus aliados, que confiaram no seu “prognóstico” alardeado em todos os jornais e blogs da oligarquia. Depois de uma carreata frustrada em São Domingos noticiada há pouco pelo blog, Edinho não deve estar nada satisfeito com estes números.
A pesquisa Exata mostra ainda a solidez dos votos de Flávio Dino, que há 3 anos mantém a preferência dos eleitores do estado acima dos 50% de votos. Em terceiro lugar vem Zé Luís Lago com 2%, Antonio Pedrosa com 1% e Saulo Arcângeli com 1%. Brancos e nulos somam 9% e não sabem ainda em quem votar, 7%.
A pesquisa ouviu 1.400 pessoas de 45 municípios. Ela foi registrada no TRE com o protocolo 22/2014 e tem margem de erro de 3,2%.

Leia mais no site - http://www.marrapa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário