Total de visualizações de página

sábado, 5 de julho de 2014

NEYMAR PARAPLÉGICO: FALTA DE IMOBILIZAÇÃO DA COLUNA PODERIA TER COMPLICADO


Jornalista italiano questiona maneira 




como Neymar foi carregado na maca


Imprensa europeia se preocupa com tempo de retorno do jogador brasileiro ao Barcelona e cita forma diferente de retirar jogadores com lesão nas costas

lesão sofrida por Neymar na vitória sobre a Colômbia, nas quartas de final, após entrada do lateral direito Zúñiga no final do jogo e que retirou o atacante brasileiro do restante do torneiorepercute de diversas formas no mundo. Francesco Cosatti, jornalista da "Sky Sports", da Itália, revelou que uma das discussões no país sobre o incidente foi a forma como o camisa 10 foi transportado para a maca e a maneira com que ele foi retirado de campo, já que havia um problema nas costas.
Ele lembrou que no campeonato italiano e em outras competições na Europa, quando há suspeita de lesão na coluna, existe uma maca diferente para a complicada situação. Na própria Copa do Mundo no Brasil, o holandês Martins Indi foi retirado de campo de maneira bem mais "segura", já que foi totalmente imobilizado antes de ser colocado na maca, após se chocar com o austaliano Tim Cahill. A preocupação da equipe médica com a situação vivida pelo zagueiro da Holanda vai de encontro ao que a imprensa italiana vem debatendo sobre o procedimento usado para a retirada de Neymar (assista ao vídeo abaixo).
- Hoje, se discute na Itália, a maneira como Neymar saiu de maca. Porque, normalmente, se usa na Itália e nos jogos europeus, uma maca diferente em que ele não precisaria ser virado ou carregado para entrar na maca e também, ao ser transportado, sem balançar tanto - disse Cosatti.
Outro tema bastante debatido pela imprensa italiana e europeia como um todo trata do tempo de recuperação de Neymar tanto na seleção brasileira quanto para um retorno às atividades no Barcelona, da Espanha. Segundo Cosatti, a emissora em que trabalha faz diversas chamadas ao vivo para saber mais detalhes sobre a lesão que retirou o camisa 10 do Brasil da Copa do Mundo.
- A notícia de Neymar é a mais importante do dia. Entramos muitas vezes ao vivo aqui da Granja Comary porque existe uma preocupação muito grande para saber quanto tempo o Neymar vai ficar fora da Seleção e também do Barcelona, da Espanha - falou o jornalista italiano.
Neste sábado, o médico da seleção brasileira José Luiz Runco concedeu entrevista coletivapara explicar mais detalhes sobre toda a lesão de Neymar, bem como o tempo de recuperação e o procedimento adotado no primeiro atendimento ao jogador, ainda no campo da Arena Castelão. Sobre a maca para remoção do jogador, Runco disse:
- Para esses casos, existe uma prancha rígida, que é o que normalmente se recomenda. Mas não é praxe da Fifa. Eles optam por usar uma maca com menor risco de virar. Mas aquela maca é rígida também. Só é mais difícil de encaixar. E eu já tinha observado se ele tinha alguma lesão neurológica. E não tinha.
Montagem Indi Neymar maca (Foto: Reprodução SporTV)A forma como Neymar foi colocado e transportado "solto" na maca é questionada pelos europeus. Na Copa, o procedimento usado com o zagueiro holandês Indi foi diferente (Foto: Montagem SporTV)

Um comentário:

  1. Na verdade o Jogador Holandês, esta incorretamente imobilizado, sem colar a proteção lateral de cabeça perde sua função, e esta fixada em 1 ponto faltando a do queixo que vai sobre o colar, ou seja sua cervical estava comprometida tanto quanto ao do Neymar.

    ResponderExcluir