Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2015

MOTO AVENTURA: DE MOSSORÓ-RN A CAICÓ-RN 620KM

Depois de um belo descanso em Mossoró, segunda maior cidade de Rio Grande do Norte, fomos até a primeira parada oficial do projeto: Angicos -RN, a 110km de distância. Angicos ficou famosa por que em 1964 o pedagogo Paulo Freire desenvolveu seu projeto de Alfabetização, envolvendo 40 pessoas em 40 horas. O trabalhou correu as extremas do nordeste e virou publicações. Paulo Freire é considerado o maior pedagogo do Brasil.
A cidade em si não oferece encantos turísticos a não ser por sua simplicidade e calmaria. Encostamos em uma escola estadual onde o diretor nos relatou lembranças do trabalho citado e nos deu maiores informações de onde encontrar o acervo histórico, o qual ainda está em fase de construção na sede da Universidade Federal. O acervo ainda se encontra em São Paulo e será transferido para Angicos assim que a obra for concluída.
Colhendo informações com um mototáxi da cidade, rumamos em frente em busca de Piranhas-AL. O fato é que esquecemos de confirmar com o google e aumentamos nossa viagem em mais de 300km onde fomos parar na entrada de Natal. Tivemos que dormir na cidade de Caicó, uma cidade grande e que a população acorda antes da 6 da manhã e já se põe de pé no trabalho. Incrível.
Confiram mais detalhes nas fotos.
Em Mossoró, a população cultua os costumes e valoriza tanto a cultura como os mortos. O cemitério é um ponto turístico. Inclusive porque lá se encontra o túmulo do cangaceiro Jararaca, morto na batalha de Mossoró, a qual foi uma das grande derrotas de Lampião e seu bando.



O cemitério é muito bonito e o Teatro municipal encanta os apaixonados por cultura.



A chegada a Angicos aconteceu por volta das 10:30h e fomos direto a uma escola, onde o diretor João nos recebeu com muita cordialidade e nos contou um pouco de história da cidade e dos trabalhos de Paulo Freire.




 O vigilante da Universidade Federal nos autorizou a visita ao que será em breve o memorial de Paulo Freire onde ficará exposto todo o seu acervo, hoje localizado em São Paulo.


 

 Durante toda a viagem nos deparamos e éramos obrigados a parar para registrar grandes montanhas e serras altíssimas que embelezavam o trajeto.



 Depois de errar a rota em 300km, nos deparamos com a famosa rota do litoral nordestino. Rota esta que em menos de 300km você pode conhecer três capitais.

 Almoçamos em um restaurante no Rio Grande do Norte que era um ponto de encontro de motoclubes e tinha uma espécie de museu de coisas antigas.

 Em Cruzeta do Nordeste, o professor cangaceiro teve uma grata surpresa encontrou o seu clone. O mototáxi Jerdael chamou a atenção do professor e os dois fizeram uma foto para comprovar o fato.


 Depois de um bom papo, hora de pegar a estrada. Desta vez, iríamos dormir no ponto principal da viagem: Piranhas-AL, na qual teríamos acesso à Grota de Angicos, lugar onde mataram Lampião e Maria Bonita.
Mas isso é assunto para o próximo capítulo desta Moto Aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário