Total de visualizações de página

domingo, 18 de setembro de 2016

Teve espasmo muscular? Dor que tem causa desconhecida pode ser evitada

Alongar com regularidade, aquecer antes de treinar e melhorar condicionamento físico ajudam a frear a temida cãibra ou contração duradoura involuntária, afirma ortopedista

Cãibra euatleta (Foto: Getty Images)Cãibra ou espasmo muscular pode afetar quem joga futebol; saiba como evitar a dor (Foto: Getty Images)
Quem nunca sentiu aquela dor muscular súbita seguida de contração duradoura e involuntária durante o impulsionamento na borda de uma piscina, o sprint de uma treinamento de corrida ou até mesmo no futebol com os amigos? Se você já teve espasmos ou cãibras musculares, sabe que pode ser extremamente doloroso. Em alguns casos, um músculo pode entrar em espasmo com tanta força que resulta em  hematoma na pele. 
Fadiga muscular gera cãibras e não a perda de potássio e sódio, diz estudo

A maioria dos espasmos musculares e cãibras são contrações involuntárias de um músculo. Um espasmo muscular grave não é liberado por conta própria e requer alongamento manual para ajudar a relaxar e alongar o músculo encurtado. Espasmos e cãibras podem ser leves ou bem dolorosos. Enquanto eles podem acontecer a qualquer músculo esquelético, são mais comuns nas pernas e pés e músculos que cruzam duas juntas (como o da panturrilha, por exemplo). 

As cãibras podem envolver parte de um músculo ou todos os músculos em um grupo. Os mais afetados são:
- Panturrilha (gastrocnêmio),
- Posterior da coxa (isquiotibiais),
- Frente da coxa (quadríceps),
- Pés, mãos, braços e abdômen.

Cãibras musculares variam em intensidade de uma ligeira contração ou à dor severa. O espasmo do músculo pode durar alguns segundos a vários minutos ou mais. Não é incomum a cãibra aliviar e depois voltar várias vezes antes de desaparecer completamente.
Pontada lateral e cãibra: confira dicas para evitar desconfortos na corrida

A causa exata das cãibras ainda é desconhecida, mas as teorias mais citadas incluem:

- Controle neuromuscular alterado
- Desidratação
- A depleção de eletrólitos
- Condicionamento ruim
- A fadiga muscular
- Começar um esporte de maneira muito intensa
- Outros fatores que têm sido associados com cãibras  incluem o exercício no calor extremo

A crença é que cãibras musculares são mais comuns durante o exercício no calor, porque o suor contém fluídos, bem como eletrólito (sal, potássio, magnésio e cálcio). Quando estes nutrientes caem a determinados níveis, a incidência de espasmos aumenta. Por isso, os atletas são mais propensos a ter cãibras nas épocas de provas, devido ao treinamento de exercício intenso ou prolongado.

Investigação apoia alteração no controle neuromuscular como a causa das cãibras. Estudos recentes tem demonstrado que esse controle alterado seria o principal mecanismo fisiopatológico para a causa das cãibras. 
Câimbra, Eu atleta 380 (Foto: Getty Images)Cãibra também atinge corredores, mas as causas ainda são desconhecidas (Foto: Getty Images)
Tem sofrido com dores musculares? Massagem desportiva pode dar alívio

Seria isso?
O controle neuromuscular é conhecido como a capacidade do sistema nervoso central e periférico em se comunicar com a musculatura. De uma maneira simples, o tempo entre a ordem de contrair um músculo e a contração é conhecida como resposta neuro-motora. Quando esta resposta está alterada, muitas vezes, fica relacionada à fadiga muscular e resulta em uma interrupção de coordenação e controle muscular.

Recentemente, uma revisão feita na Universidade de Cape Town, na África do Sul, levou alguns autores à conclusão de que a depleção eletrolítica e desidratação nao explicariam suficientemente a origem das caibras, pois não ofereceriam mecanismos plausíveis com provas científicas de que poderiam explicar adequadamente a apresentação clínica e tratamento de dores musculares associadas ao exercício e cãibras.
Saiba como prevenir, tratar e acelerar a recuperação de lesões musculares

Como prevenir cãibras musculares?
Uma avaliação pré-participativa realizada por um médico do esporte é fundamental para que fatores predisponentes sejam detectados. Historia prévia de cãibras, medicações em uso, tipo de atividade física praticada, volume, intensidade, nível de condicionamento aeróbico e anaeróbio são de fundamental importância para que não sejamos surpreendidos por estes indesejados, dolorosos e incapacitantes espasmos.

Enquanto não aprendermos a causa exata de cãibras musculares é difícil dizer com confiança como evitá-las. No entanto, essas dicas são as mais recomendadas por especialistas e atletas:

- Parar a atividade que causou a cãibra
- Gentilmente alongar e massagear o músculo afetado
- Manter a articulação em uma posição esticada até a cãibra cessar
- Melhorar o condicionamento físico e evitar a fadiga muscular
- Aquecer o corpo antes do exercício
- Alongar regularmente antes e após o exercício, principalmente panturrilhas, isquiotibiais e quadríceps

A maioria das cãibras musculares não são graves. Se as suas cãibras musculares são fortes ou constantes, consulte o seu médico.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
EuAtleta Adriano Leonardi Ortopedia Especialista (Foto: EuAtleta)

ADRIANO LEONARDI
Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. www.adrianoleonardi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário