Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DEPOIS DE 40 ANOS, PROFESSOR RUBINHO SE ENCONTRA COM FAMÍLIA EM BRASÍLIA

Um breve histórico... 
Quando JK (Juscelino Kubitschek) resolveu encarar o projeto da capital do Brasil no coração do país, não imaginava que no dia da posse da primeira presidente mulher, na sua reeleição, haveria um desbravador apaixonado por esportes que viajaria quase 2 mil km e conhecerria o projeto dele e sua história.


No entanto, a aventura que teria como um dos objetivos vislumbrar os projetos futurísticos de Oscar Niemayer, o qual foi sugerido pela primeira vez em meados do século XVIII pelo Marquês de Pombal, talvez pelo seu cartógrafo, o italiano Francesco Tosi Colombina, idéia retomada com a corte portuguesa após sua chegada ao Rio de e Janeiro em 1808, quando esta ainda era a capital nacional e que teve inúmeras propostas propondo a interiorização da capital, mas o nome Brasília apareceu pela primeira vez em uma publicação anônima em 1822, sendo que somente na 
Biblioteca de JK.
Constituição da República de 1891 foi fixado a região onde seria as instalações da futura capital e somente em 1956, com a eleição de JK, que teve início a construção de um sonho, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960, segundo dados da Wikipedia.
Guarda presidencial.

 

Voltanto ao presente...
Foram 40 anos de espera para o Professor citado conhecer uma parte de sua família, diga-se de passagem, uma grande parte.
Rubinho e o casal Helena Borges e Damião.

Família paterna que teve sua origem na emigração do seu tio Francisco Borges em 1974, fugindo das enchentes do rio Mearim e das dificuldades de uma terra sem perspectiva para buscar, na nova capital, um futuro para ele e suas irmãs Helena, Ana Célia e Vilanir. Era iniciada, então, a saga da família Borges em Brasília.
Hiarley, Rubinho e Francisco Borges: o Cara.

Com muita dificuldade, o "patriarca Chico" conseguiu bancar, através de uma vida árdua de trabalhos difíceis, os estudos das irmãs, as quais nunca permitiu que trabalhassem como domésticas, o que era comum em nordestinas que iam pras cidades grandes. Era uma meta sua e das irmãs vencer na vida através dos estudos.
A grande família.

"Foi muito difícil conter as lágrimas mistas de alegrias, por estar conhecendo uma família maravilhosa, e tristezas, por não ter tido a oportunidade de crescer junto com as tias, primos e primas da sua família. Em cada dia, após ser sequestrado por uma tia para passear e conhecer os respectivos primos, segurava, ia ao banheiro disfarçar, mas foi no quarto e último dia, ao reencontrar "O cara" da família, meu tio Chico, o qual se recuperava de uma alergia no hospital, que as lágrimas, há muito relutantes entre a razão e a emoção, irromperam. Não queria falar, me contentava apenas em escutá-lo. Ele, que já havia visitado minha casa duas vezes e era muito próximo de minha falecida mãe, resgatou muitas histórias. Algumas tristes outras alegres. Falou muito de seus filhos, os quais ainda não conheci. Dos amigos que deixou em Pedreiras. Do irmão que ficou e nunca quis acompanhá-los.
Minhas tias Helena e seu esposo, o Damião, a Ana Célia e a Vilanir são sensacionais.  Eu, que sou fã de encontros familiares, tive que abdicar do encontro da minha família materna, o qual seria em Teresina, fui recompensado e agora colocarei minhas estratégias enxadrísticas para participar de três encontros anuais: a da família de minha esposa, da família Alves Costa (materna) e da Grande Família Borges. Trabalharei mais para alcançar essa meta.
Emerson Borges, o cara é show.
Meus primos Cíntia, Ronipeterson (um mestre em gastronomia), pai da princsa Clara e esposo da Leninha, e o cara que será um de meus ídolos de agora em diante, o futebolista Emerson Borges. O cara é show de bola, um craque de bola.Teremos ainda nossos momentos juntos."
"
Emerson Borges, o craque da família.

Torneio Arimatéia de Futsal: uma competição de alto nível com craques da Liga Nacional.

Munin, Professor Rubinho e Rato, atletas do Corinthians Futsal.

Artur (futuro craque da família), Munin e Emerson.


Os outros primos são Guilherme e Lígia (triatleta),  e Isana, que abriu as portas para esse grande reencontro familiar. 
Maria Eduarda, Rubinho, Lígia, Guilherme e Suelen.
Agradeço a ela e aos meus tios e primos pela grande receptividade e carinho com que fomos recebidos. A Grande família é show. Foi o melhor reveillon da minha vida."
Comentou o Professor Rubinho, depois de uma bela parada para conter as lágrimas ao relembrar desta magnífica viagem e entrada de 2015.
O casal Neto Borges e Chica, sua filha Mônica e o primo Ronipeterson.

Ah, em Brasília estava acontecendo a posse de Dilma Rousseff, mas quem queria ver posse presidencial enquanto tinha pessoas mais importantes para se estar juntos.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS INTEGRANTES DA GRANDE FAMÍLIA.. BORGES.
As Arimakets, atração do grande evento de futsal de Brasília.




Professor Rubinho e Arimatéia.

Professor Rubinho e treinador e atleta de volei universitário americano.

Arimatéia: o organizador de um dos maiores eventos de futsal do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário