Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2015

BADMINTON EM SÃO LUIS: SHUTTLE TIME

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL PROMOVE SHUTTLE TIME EM SÃO LUIS



Nem o mais aventureiro dos hindus acreditaria que quase 700 anos após sua invenção, o poona, nome inicial do esporte de peteca, alcançaria tanta proporção no mundo, chegando a ser jogado a milhares de quilômetros de sua região e alcançando a incrível marca de segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol.



 E, detalhe: somente por questão de tempo. Em breve, se continuar o trabalho sério que se faz e com as pessoas que o procuram, o Badminton não custará a estar no topo. Aguardem e verão.


Já os ingleses, que deram destaques ao esporte em 1850, quando o conheceram através dos oficiais do exército britânico, não teriam trabalho em acreditar que na ilha de São Luis, capital maranhense, a Federação Internacional de Badminton promoveria o programa chamado de "SHTTEL TIME,' o qual objetiva capacitar os professores e amantes do esporte, além do fato de doar material para incentivar a prática com o esporte nas escolas e locais em que as crianças não tenham acesso.

O evento foi realizado em São Luis com a presença de representantes de várias cidades do Maranhão.  Destaque para os experientes Flaubert e seus companheiros amigos de Timon, onde o Badminton tem grande influência não só no estado como no Brasil, Bruno Oliveira e Joelson de Presidente Dutra, Mike de Codó, Zaira e Clarindo Neto de São Luis, São José de Ribamar, Sandra, Secretária de Esportes de Pinheiro e seus professores, e quem vos escreve, Professor Rubinho representando Pedreiras e Trizidela do Vale. E, claro, o grande Canhoto, que há muito levanta esta bandeira. O curso foi ministrado pelo Diretor de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Badminton e Monitor Internacional da BWF Elizeu Machado.


"O curso foi muito bom e espero que cada vez apareça estas oportunidades não somente pra gente que já conhece, mas para quem não a conhece ainda, pois o badminton é um aliado perfeito para as escolas brasileiras, especialmente as maranhenses, com pouca ou quase nenhuma estrutura para a prática de esportes tradicionais, o que faz do badminton muito acessível haja visto que sua prática se faz em pequenos ambientes. Muito feliz, principalmente por ter recebido o material para promover minhas atividades em minha região." Afirmou um professor participante do curso.

Elizeu Machado passando sua experiência para os professores maranhenses.

Clarindo Neto, professor do Colégio Militar 2 de Julho.

Professor Rubinho em mais uma capacitação de Badminton.


Feras do Badminton maranhense: Flaubert e Mike.

Galera do Colégio Militar.
Prática de inclusão social através do badminton.
Canhoto fazendo o discurso de encerramento.
Professor Rubinho, Elizeu Machado e Bruno Oliveira.
 
Galera do Colégio Militar, do Professor Clarindo Neto, que compareceu ao curso.



Histórico NO MUNDO
Criado pelos hindus, no século 13, o Badminton (chamado inicialmente de POONA) só teve maior destaque quando foi levado para a Inglaterra por oficiais do exército britânico, em 1850.
Praticado na Inglaterra pela primeira vez na propriedade de Badminton, em Glaucestershire, o esporte se organizou em 1934, com a fundação da Federação Internacional de Badminton.
Hoje 153 países são filiados à FIB, que levou o Badminton a ser o segundo esporte mais praticado no mundo perdendo apenas para o futebol.
Esporte de exibição nas Olimpíadas de Munique/1974 e de Seul/1988, o Badminton foi oficializado, e passou a valer medalhas em Barcelona/1992. Logo na estréia como esporte olímpico, 1 bilhão e 100 mil pessoas assistiram aos jogos do Badminton pela televisão.
NO BRASIL
O badminton ganhou sua primeira competição oficial em solo brasileiro com a realização da I Taça São Paulo. Nove anos depois, um passo decisivo para o desenvolvimento da modalidade no país: a criação da:Confederação Brasileira de Badminton-CBBd.
Em 1995 o badminton do Brasil participa pela primeira vez dos Jogos Panamericanos e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas - Sudirman Cup, tendo ficado em 3º lugar no seu grupo de cinco países. Em 1997 e 1999 o Brasil ficou, respectivamente em 5º e 4º no seu grupo de 8 países.
Em 1996, durante os jogos realizados em Atlanta – EUA, o atleta Paul-Erik Hoer Larsen da Dinamarca, sagrou-se campeão olímpico de Badminton. Este fato surpreendeu os especialistas e espectadores da modalidade pois derrubou a hegemonia asiática que já perdurava anos.
A partir desta olimpíada, o Badminton obteve uma maior cobertura da mídia, em especial, dos canais de televisão por assinatura especializados em esportes. estas transmissões permitiram a mais pessoas conhecerem a velocidade e a beleza dos seus jogos.
Em 1999 o Brasil participou dos Jogos Panamericanos de Winnipeg no Canadá tendo alcançado o 4º lugar em duplas masculino, ficando muito próximo de conquistar uma medalha de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário