Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2015

Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica acontece nessa quinta-feira, em São Luís


unnamedA Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realiza, na próxima quinta-feira (18), às 8h30, o Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: o IEMA semeando futuros. O objetivo da atividade, segundo o secretário da pasta, Bira do Pindaré, é refletir as políticas de educação profissional e tecnológica a luz de experiências profissionais que deram certo em outros estados.
“Apresentaremos o projeto pedagógico e arquitetônico do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), criado pelo governador Flávio Dino para implantação da rede de educação profissional e tecnológica do Maranhão”, adiantou Bira.
A implantação do IEMA prevê a oferta de ensino profissional e tecnológico de nível médio e superior em todas as modalidades. Em fase de estruturação, o Instituto vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), conta com a colaboração do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), referência na promoção qualificada do ensino em escolas públicas. O padrão já é desenvolvido em estados como Pernambuco e Ceará, com 160 e 60 instituições – respectivamente. A proposta é replicar as escolas em todo o território maranhense.
O diferencial está no modelo pedagógico adotado. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes são preparados para planejar e praticar ações cotidianas. Para isso, é disponibilizada uma estrutura completa que inclui material didático, refeições, espaços de lazer, laboratórios e bibliotecas amplas, além de professores preparados e valorizados.
Entre as principais metas do Iema, está diminuir o índice de evasão escolar e de repetência e melhorar o desempenho dos maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento individualizado permite com que os déficits sejam identificados e trabalhados constantemente.
A garantia de concluir o Ensino Básico com qualificação profissional é complementada com o Programa “Jovens Aprendizes”. Uma resposta do Governo Flávio Dino ao anseio de muitos maranhenses que não encontram lugar no mercado de trabalho. Pelo menos 17 mil pessoas participarão de estágios até 2018. Somado a isso, a Secti busca parcerias que possibilitam este acesso, respeitando as áreas de formação dos alunos.
A construção participativa do Iema prevê audiências públicas e outros espaços de debate com a sociedade civil. Assim, são respeitadas as características locais e regionais dos 23 municípios que receberão o Instituto. Uma equipe técnica, formada por engenheiros e arquitetos é responsável por visitar e aprovar os terrenos doados pelas prefeituras. Já foram vistoriadas áreas em Carutapera, Chapadinha, Paço do Lumiar, São Vicente Ferrer e Vitória do Mearim. Outros terrenos foram indicados em Coroatá, Dom Pedro, Estreito, Matões, Presidente Dutra e São Mateus.
Para o Secretário Bira do Pindaré, “o Iema traz oportunidades para toda a população maranhense, principalmente para os mais jovens. Utilizando as novas tecnologias, o Instituto vai levar educação onde o acesso ainda é dificultado e permitir com que o Estado se desenvolva. O Ensino, somado à Pesquisa e à Extensão, traz um retorno à sociedade, seja pela prestação de serviço de qualidade, seja pelo avanço acadêmico”.
A composição pedagógica está sendo elaborada através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A previsão é que os documentos fiquem prontos no início de setembro.
O “Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica”, neste sentido, vem fortalecer o elo com a comunidade.  Segundo explicou Bira, o evento será esclarecedor no sentido de frisar a ofertar de educação básica aliada ao ensino profissionalizante de maneira gratuita para todo o Maranhão.
Confira da Programação do Seminário
Manhã
8:00h – Credenciamento
8:30h – Abertura pelo Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino
9:00h – Apresentação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dep. Bira do Pindaré.
9:30h – Foto oficial com prefeitos que já doaram terrenos
10:00h-11:00h – Conferência com a Profª. Drª. Maria José Pires Barros Cardozo – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Coordenador da Mesa – Dep. Bira do Pindaré
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Tarde
14:00h-15:30h – Painel 1: Experiências de Educação Profissional e Tecnológica
Coordenador da Mesa 1 – André Bello
Secretário-Adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social
Antonio Almerico Biondi Lima
Superintendente de Educação Profissional do Estado da Bahia

Marcos Moura
Diretor Regional do SENAI-MA
Almerio Melquiades de Araujo
Coordenador do Ensino Técnico do Centro Paula Souza-SP
Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra
Secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco
15:00h as 15:30h – Intervalo
15:30h-17:00h – Painel 2: Experiências de Educação Profissional e Tecnológica
Coordenador da Mesa 2 – Jhonatan Almada
Secretário-Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Maria Alves de Melo
Orientadora da Célula de Currículo e Desenvolvimento do Ensino Técnico do Ceará

Katiane Almeida Batista
Coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT-SP
Ricardo Luiz Alves Pereira
Gerente do Sistema de Formação do SEBRAE-MG
Antônio Luís Batista de Figueiredo
Superintendente do SENAR-MA
Daniela de Fátima Nogueira da Silva
Gerente da Divisão Técnica da Diretoria de Educação Profissional do SENAC-MA
17:000h-17:30h – Plenária Final
17:30H – Encerramento com apresentação do Boi de Nina Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário