Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2015

De carro, capixaba faz viagens de longa distância pela América Latina

Bancário já foi de Vila Velha para o Machu Picchu.
O último destino foi percorrer 10 mil quilômetros pelo nordeste do Brasil.

Ingrid Castilho Do G1 ES
Higor no deserto do Atacama, no Chile (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)Higor no deserto do Atacama, no Chile (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)
O trecho da música de Luiz Gonzagaa, "minha vida é andar por este país", virou lema na vida de um capixaba, que desde os 20 anos trilha viagens pelo Brasil e pelas Américas, sendo a maior parte de carro. O bancário Higor Lube, nascido em Alegre, região Sul do Espírito Santo, contou um pouco das suas aventuras para o G1.
Na última viagem realizada no inicio do ano, ele percorreu, junto de amigos, mais de 10 mil quilômetros para conhecer o nordeste brasileiro.
"Desta vez, e pela primeira vez, fui acompanhado de amigos. Nós conhecemos o que me faltava da América do Sul, o nordeste brasileiro. Várias cidades e parques nacionais estiveram em nossa rota, como a Chapada dos Veadeiros, os Lençóis Maranhenses e a Chapada Diamantina, além das belas praias nordestinas", falou Lube.
Foto do Velho Chico feita por Higor em uma de suas viagens (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)Foto do Velho Chico feita por Higor em uma de
suas viagens (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)
Além dessa viagem, o bancário também coleciona outras quatro de grande distância, a maioria feita sem companhia. Os destinos vão da serra catarinense ao sertão baiano, como de Vila Velha ao Machu Picchu.
“A maturidade chegou e, aos 20 anos, veio meu primeiro e atual emprego. Com um ano de trabalho, consegui economizar e dar entrada no meu primeiro carro. As férias se aproximaram e, então, surgiu a ideia: por que não fazer uma grande viagem de carro e já conhecer grande parte do Brasil de uma tacada só? E sozinho”, contou Higor.
O carro que o acompanhava era um Peugeot convencional, modelo 206, que recentemente foi trocado pelo modelo 307. E quando não é possível ir a todos os locais pelas quatro rodas, vale recorrer a outros meio de transporte, como barco, avião e ônibus.
“Na primeira, percorri 10 estados das 5 regiões brasileiras, o Distrito Federal, Paraguai e Argentina durante 30 dias. Já na segunda, resolvi ir do Oceânico Atlântico ao Pacífico por terra. Fui de carro de Vila Velha até Cuiabá e depois segui de ônibus até Lima, capital do Peru, passando por Rondônia, Acre, Cusco e Machu Picchu. E outras mais”, falou o capixaba.
Praia Venezulana, Punta de Arenas onde Higor registrou a foto (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)Praia Venezulana, Punta de Arenas onde Higor registrou a foto (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)
De acordo com Lube, além da emoção que o volante proporciona, o custo das viagens ficou baixo comparado a percursos em que o destino pode ser um só, com menos quilômetros rodados. Na estrada, Higor costuma conhecer uma cidade a cada dois dias.
“O custo é você quem faz. Pode-se gastar muito ou pouco. Nas minhas, eu tenho gastado uma média de R$ 4 a 6 mil . Mas compensa muito mais que uma viagem para Europa de avião, pelo tanto de lugares que se pode conhecer”, relatou.
“É uma oportunidade de desapego à sua rotina, muitas vezes cansativa e estressante. Um momento único, só seu"
Higor Lube
Belezas
Entre os lugares mais bonitos que visitou, estão as Cataratas do Iguaçu, os Lençóis Maranhenses, a Murada de Cartagena na Colômbia e Machu Picchu, a cidade inca perdida nos Andes Peruanos. Mas o melhor das viagens é a possibilidade de relaxar e conhecer um mundo diferente do de todos os dias.
“É uma oportunidade de desapego à sua rotina, muitas vezes cansativa e estressante. Um momento único, só seu, em que você decide seu tempo e suas vontades. Uma grande oportunidade para reflexão do que realmente é importante nas nossas vidas”, falou
Higor.
Higor em Manaus dando inicio ao mochilão (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)Higor em Manaus dando inicio ao mochilão
(Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)
Viagens
Além de ir do Oceânico Atlântico ao Pacífico conhecer grande parte do Brasil em duas outras viagens, Lube também já fez um mochilão partindo de Manaus.
“Fui para Manaus, onde tudo começou. De lá foi ônibus até o fim da viagem. Segui pra Roraima, dei um pulinho na Guiana Inglesa, onde experimentei dirigir pela mão esquerda, e passei por Venezuela, Colômbia, Equador e Lima, no Peru, de onde retornei de avião pro Brasil”, relata.
Em meio a tanto chão, aventura é o que não falta. “Já me acidentei num posto de gasolina, caindo com o carro naquelas valas subterrâneas de manutenção de caminhão na fronteira com o Paraguai, e também matei uma ema, sem querer, atropelada em meio a plantações de soja no interior do Mato Grosso do Sul, mas, fora isso, tudo correu bem”, falou Lube.
Para quem tem o mesmo desejo de conhecer o mundo afora, o jovem deixou algumas sugestões.  “Argentina e Paraguai, bem ao lado, ou Bonito no Pantanal. Se quer um passeio mais aventura, sugiro os desertos e montanhas dos Andes, entre o Chile e Bolívia. Se quer algo mais histórico e cultural, vá conhecer a cidade murada de Cartagena na Colombia", indicou.
Higor e amigos no Deserto de Sal do Chile (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)Higor e amigos no Deserto de Sal do Chile (Foto: Higor Lube/ Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário