Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONVOCAÇÃO PREJUDICARÁ ALGUNS TIMES E BENEFICIARÁ OUTROS

Convocação de Mano para Londres 



pode ser decisiva no Brasileirão


São Paulo, Santos e Inter podem ficar oito rodadas sem estrelas. Desafio para os técnicos e chance para rivais, como Vasco e Atlético-GO, subirem

Internacional, Santos e São Paulo têm motivos para comemorar. Foram os únicos clubes do país a cederem jogadores para a seleção brasileira que vai disputar os Jogos de Londres. Mas o trio também tem razões de sobra para lamentos. Afinal, poderão ficar sem alguns de seus principais jogadores por até oito rodadas no Campeonato Brasileiro.
Os atletas brasileiros se juntaram aos “europeus” e iniciaram na última segunda-feira, no Rio de Janeiro, a preparação para os Jogos. Se a equipe de Mano Menezes conseguir chegar à final, no dia 11 de agosto, só vão retornar aos seus times depois de mais de um mês. Tempo que pode fazer muita diferença na classificação final do Brasileirão.


desfalques Olimpíadas - 2 (Foto: arte esporte)Se a Seleção for à final olímpica, times poderão ter desfalques por oito rodadas no Campeonato Brasileiro
Não é a toa que os técnicos sempre mencionam os lemas dos pontos corridos. “Todo jogo é uma decisão”, “vale os mesmos três pontos”, entre outros clichês. Dorival Júnior, Muricy Ramalho e o recém-chegado Ney Franco terão de se virar em várias decisões.
Em 2011, o Corinthians teve uma arrancada impressionante e determinante para que levantasse a taça depois de oscilar entre o fim do primeiro turno até a metade do segundo. Agora, o São Paulo é o mais bem colocado entre os times que perderão atletas. Está na quinta posição, com 15 pontos, à frente do Inter apenas por uma vitória. O Peixe, que demorou a usar os titulares na competição, em razão da Libertadores, é apenas o 14.
No Colorado, os desfalques formam a base do setor ofensivo. O meia Oscar e o centroavante Leandro Damião foram chamados pelo técnico da Seleção. O último jogo da equipe gaúcha já dá a dimensão do tamanho do problema. Ambos fizeram os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Beira-Rio. Oscar pode se tornar um problema maior, já que, segundo jornais ingleses, o Chelsea está perto de fechar sua contratação por 25 milhões de libras (R$ 78 milhões) já para depois de sua participação em Londres.
oscar brasil musculação (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)Oscar pode ir direto da Olimpíada para o Chelsea
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)
Dorival Júnior, pelo menos, tem boas opções para substituir a dupla. O meia argentino Dátolo e o atacante uruguaio Diego Forlán. O melhor jogador da última Copa do Mundo, entretanto, ainda precisa de pelo menos dez dias para entrar em forma. Ele tem chances de ser relacionado para o jogo contra o Atlético-GO, no próximo dia 22. João Paulo, Marcos Aurélio e Jajá também podem ser escalados nos próximos jogos.
Quem mais lamenta é Muricy Ramalho, que perderá seu grande craque, Neymar, e o goleiro Rafael. Na frente, o técnico só terá opções jovens: Victor Andrade, de 16 anos, Dimba (19) e Geuvânio, 20, são favoritos a fazerem dupla com Miralles, envolvido na ida de Elano para o Grêmio. Por isso, Muricy tem pedido reforços. No gol não há dúvidas. Aranha será o titular na ausência de Rafael. O Santos tentou, sem sucesso, liberar os atletas para a próxima rodada.
- A gente entende a Seleção, é o único período que têm para treinarem. No lugar do técnico da Seleção eu também não gostaria, é a única maneira de fazer um time, mas foi pedido. Não custa nada - ponderou Muricy Ramalho.
Outro santista convocado é o meia Paulo Henrique Ganso. Esse, porém, pode nem voltar em agosto. No último domingo, ele se recusou a entrar em campo contra o Grêmio e seus representantes, do DIS, afirmam que ele não joga mais pelo Peixe. A relação piorou de vez após a última tentativa de renovação de contrato. As negativas do camisa 10 irritaram o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que anunciou sua desistência. O Inter, outro desfalcado pela competição olimpica, até agora é o principal interessado.
lucas seleção brasileira olimpica (Foto: Mowa Press)Lucas fez todos os jogos do São Paulo neste ano,
exceto quando serviu à Seleção (Foto: Mowa Press)
Em quantidade, o São Paulo é o menos prejudicado do trio, já que Bruno Uvini raramente é aproveitado e, em razão disso, deverá ser negociado após o torneio em Londres. Desfalque mesmo será o atacante Lucas, protagonista do time. Por ironia do destino, o maior defensor do jovem na seleção brasileira foi Ney Franco, seu técnico no Sul-Americano Sub-20, em janeiro do ano passado. Agora ele deverá estrear no Tricolor sem o pupilo. Osvaldo é favorito à vaga.
Há também quem possa se beneficiar dos desfalques. São os casos das equipes que vão enfrentar Inter, Santos e São Paulo durante os Jogos. Vasco, terceiro colocado, e Atlético-GO, atual lanterna do Brasileiro, são os mais sortudos. Nesse período, ambos têm os três desfalcados pela frente. Chance para um tentar se aproximar da liderança e outro lutar para se reabilitar na tabela.
O líder Atlético-MG, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta e Figueirense vão enfrentar duas das três equipes sem alguns de seus principais jogadores. Por outro lado, há quem não teve sorte. Corinthians, Portuguesa, Bahia e Coritiba não vão poder se aproveitar de nenhum adversário desfalcado. O Timão, por ironia do destino, é quem vive a situação mais curiosa. Enfrentará Inter, Santos e São Paulo em sequência, mas logo depois dos Jogos.
Para o bem ou para o mal, é certo que em dezembro muitos técnicos e torcedores vão se lembrar da convocação de Mano Menezes para justificar seus destinos no Brasileirão.
Neymar, Seleção Brasileira Treino (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)Neymar é o grande astro do Santos e pode ficar até um mês fora da equipe (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário