Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

RALLY DOS SERTÕES SERÁ EM AGOSTO

Secretaria de Turismo apresenta detalhes do Rally dos Sertões


Em agosto, o Maranhão será palco do maior competição off road do mundo: o Rally dos Sertões. Os detalhes foram apresentados pelo secretário de de Turismo, Jura Filho, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (5), no Hotel Luzeiros, em São Luís.
Também participaram do evento, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; o diretor da prova, Edu Sachs; o gerente de da Dunas Race, Lucas Moraes; o maranhense Ricardo Medeiros e os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão, tenente coronel Raimundo Nonato Santos Sá e coronel França.

De acordo com o secretário Jura Filho, aproximadamente R$ 3 milhões serão investidos na prova, que comemora 20 anos numa edição histórica. "O Rally dos Sertões vai proporcionar visibilidade e internacional ao cenário maranhense, com divulgação na TV, rádio e em vários países durante todo o ano 2012 e 2013 e gerará um retorno econômico imediato para as cidades que vão receber a competição. A exemplo de 2011, expectativa é de aquecer o comércio e a rede hoteleira em torno de R$ 120 mil por dia", explicou.
Serão 10 etapas de circuito distribuídas em 10 dias, passando por cinco estados. A largada acontece no dia 19 de agosto, em São Luís, e percorre mais cinco municípios maranhenses: Barreirinhas, Bacabal, do Corda, Carolina e Alto Parnaíba. O roteiro também segue pelas cidades de Palmas (TO), Bom Jesus (PI), Petrolina (PE), Iguatu (CE) e Fortaleza (CE), onde será realizada a festa de premiação, no dia 29 de agosto. Ao todo, o trajeto soma 4.846km, com 2.296km em percursos especiais.
Do Maranhão, participam da 20ª edição do Rally entre 12 e 14 , além de equipes e familiares. O Ricardo Medeiros, heptacampeão maranhense e campeão sul-americano, aguarda ansiosamente a competição. "Os pilotos estão bem treinados e preparados, faltam apenas alguns ajustes. É uma prova muito longa, muita coisa pode acontecer, mas garantimos o esforço e a dedicação para representar bem o nosso estado. Agradeço muito a todos, especialmente ao Governo do Estado, que tem nos dado total apoio", declarou.
Para o secretário Joaquim Haickel, o evento é uma oportunidade projetar os cenários naturais maranhenses para dentro e fora do Brasil. "É uma forma inteligente de mostrar as potencialidades turísticas das nossas cidades e tentar atrair mais negócios". Segundo ele, o desafio agora é conseguir patrocinadores. "O Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo, vai buscar o patrocínio da equipe maranhense. É importante sensibilizar os contribuintes e patrocinadores. Eles só têm a ganhar com isso", acrescentou.
Para Edu Sachs, o maior diferencial da 20ª edição é a escolha do terreno, composto em 70% por areia. "Os pontos mais difíceis do circuito são os primeiros dois dias de rally, que exigem grande nível técnico dos pilotos. Os percursos São Luís-Barreirinhas e Barreirinhas-Bacabal, além do trecho Palmas-Jalapão são as mais críticas de toda a prova. Contudo, tenho certeza que vai ser o melhor rally de todos os tempos", relatou.
Junto a competição, também serão promovidas ações sociais, culturais e ambientais. As cidades de São Luís (MA), Bacabal (MA), Barra do Corda (MA), Carolina (MA), Iguatu (CE) e Fortaleza(CE), receberão serviços médicos e ambientais, com frentes de trabalho em limpeza e conservação da trilha e acampamentos; e inventário e neutralização dos Gases de Efeito Estufa.
Também serão feitas arrecadações de alimentos e materiais escolares para serem distribuídos nas comunidades. "Em parceria com o Instituto Brasil Solidário e Universidade Metodista de São Paulo, vamos disponibilizar profissionais de Oftalmologia, Odontologia, Pediatria, Clínica Geral, Enfermagem e Ginecologia e palestrantes de diversas áreas para repassar informações úteis e agregar qualidade de vida a essa população", explicou o gerente de Marketing, Lucas Moraes.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês, pelo endereço www.sertoes.com. Até agora, 200 pilotos já foram inscritos. A expectativa é alcançar uma caravana de 2.000 pessoas.
RALLY DOS SERTÕES
Categorias
Carros
Caminhões
Motos
UTV's
Etapas
PERCURSO TOTAL: 4.846 quilômetros
PERCURSO DE ESPECIAIS: 2.296 quilômetros (47,37% do total)

19/08: 1ª Etapa (Largada)
São Luís (MA) - Barreirinhas (MA)
Deslocamento Inicial: 134 km
Trecho de Especial: 176 km
Deslocamento Final: 55 km
TOTAL: 365 km.

20/08: 2ª Etapa
Barreirinhas (MA) - Bacabal (MA)
Deslocamento Inicial: 1 km
Trecho de Especial: 148 km
Deslocamento Final: 514 km
TOTAL: 514 km.

21/08: 3ª Etapa
Bacabal (MA) - Barra do Corda (MA) MARATONA
Deslocamento Inicial: 106 km
Trecho de Especial: 149 km
Deslocamento Final: 19 km
TOTAL: 274 km.

22/08: 4ª Etapa
Barra do Corda (MA) - Carolina (MA)
Deslocamento Inicial: 8 km
Trecho de Especial: 309 km
Deslocamento Final: 206 km
TOTAL: 523 km.

23/08: 5ª Etapa
Carolina (MA) - Palmas (TO)
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 188 km
Deslocamento Final: 281 km
TOTAL: 472 km.


24/08: 6ª Etapa
Palmas (TO) - Alto Parnaíba (MA) MARATONA
Deslocamento Inicial: 207 km
Trecho de Especial: 468 km
Deslocamento Final: 5 km
TOTAL: 680 km.

25/08: 7ª Etapa
Alto Parnaíba (MA) - Bom Jesus (PI)
Deslocamento Inicial: 35 km
Trecho de Especial: 277 km
Deslocamento Final: 55 km
TOTAL: 368 km.

26/08: 8ª Etapa
Bom Jesus (PI) - Petrolina (PE) "Especial dos 20 anos"
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 335 km
Deslocamento Final: 289 km
TOTAL: 627 km.

27/08: 9ª Etapa
Petrolina (PE) - Iguatu (CE)
Deslocamento Inicial: 62 km
Trecho de Especial: 143 km
Deslocamento Final: 355 km
TOTAL: 560 km.

28/08: 10ª Etapa (Chegada)
Iguatu (CE) - Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial: 184 km
Trecho de Especial: 103 km
Deslocamento Final: 170 km
TOTAL: 457 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário