Total de visualizações de página

sábado, 28 de julho de 2012

MOTO EXPEDIÇÃO "CERAPIÃO" : A SAÍDA

MOTO EXPEDIÇÃO CERAPIÃO: 
6 DIAS DE VIAGEM PELO BRASIL
Professor Rubinho e Manoel no início da viagem de 1600km numa XRE 300cc.

A saída da grande aventura se deu na segunda-feira 16, onde se daria início a uma viagem de 6 dias pelo Brasil, mais especificamente pelos estados Ceará, Piauí e Maranhão.
A meta do primeiro dia era dormir em um santuário ecológico do Maranhão: Sato Amaro, berço das dunas, nos Lençóis maranhenses.
Enfrentamos 80km até Coroatá, passando por Lima Campos e Peritoró. Após Coroatá, andamos cerca de 20 km de asfalto e 54km de piçarra até a chegada na cidade de Vargem Grande, onde pude reencontrar uma amigo e craque de bola Urbano, que estudou comigo a 19 anos atrás na Escola Agrotécnica Federal de São Luis. Em Vargem grande pudemos acompanhar uma das Igrejas mais populares do Maranhão, onde milhares de pessoas participam de um grande festejo. 
Nos 74 km de Coroatá para Vargem Grande enfrentamos uma estrada cheia de pontes como a da foto acima.

Depois de uma rápida parada para fotografias rumamos para a cidade de Urbano Santos, pois de lá traçaríamos um percurso totalmente desconhecido, mas em linha reta para a MA que dá acesso a Barreirinhas, onde procuraríamos o povoado Sangue, entrada para Santo Amaro.
Em Vargem Grande, encontrei um amigo que estudou comigo  a  18 anos atrás em São Luis.  Urbano era um craque de bola, ele jogava ao estilo Maradona.

Vargem Grande é conhecida pela sua religiosidade.
Antes de Urbano Santos, passamos pela cidade de São Benedito do Rio Preto.

Com cerca de mais de 100km rodados finalmente chegamos à metade do trajeto do dia por volta das 11:30h e fizemos uma parada para o almoço e, depois de rodar um pouco pela pacata cidade, escolhemos o restaurante do Carioca para o rango, o qual nos atendeu muito bem.
Urbano Santos

Almoço em Urbano Santos, no restaurante do Carioca

De barriga cheia e de um rápido descanso, partimos por uma estrada cheia de eucaliptos e muitos brejos com águas cristalinas, as quais nos convidavam o tempo todo para uma parada, porém, como tínhamos metas a cumprir não cedemos aos convite da natureza.
Águas cristalinas na estrada de Urbano Santos para Barreirinhas
Os ricos do Sul estão invadindo nossas terras e plantando eucalipto e soja devido ao preço barato. Eles oferecem 50 reais por hectare e exploram a mão de obra.

Muita trilha.

Chegamos no povoado sangue por volta das 16h e depois de 95 km de estrada com pedras, areia, piçarra e algumas pontes de madeira estreitas e muita paisagem bonita.

Depois de coletarmos informações, fomos pela estrada de barro por cerca de 10km até o início de areia, na qual não conseguimos adar 100m, pois a moto atolou e passamos cerca de 20 minutos só para girá-la em sentido contrário rumo a um povoado, onde a deixaríamos e pegaríamos uma toyota pau-de-arara para Santo Amaro. 
A natureza aqui é sensacional
40km de areia nos levou até Santo Amaro do Maranhão

Finamente, depois de 40km de areia pura feita pelo carro em cerca de 2h, chegamos a nosso destino do dia, onde descansaríamos e retornaríamos no próximo dia e dormiríamos em Barreirinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário