Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

II CAMPEONATO PEDREIRENSE DE XADREZ SERÁ REALIZADO HOJE,:

PARABÉNS AOS ENXADRISTA!


É comemorado no dia 19 de novembro o dia Internaciona do Xadrez, o qual é referência à data de nascimento do cubano José Raul Capablanca, primeiro sulamanricano a desbancar os americanos e russos na modalidade.
Túmulo de Capablanca em Havana.


O jogo, conhecido como "Rei dos Jogos e Jogo dos Reis", ´foi introduzido no mundo há muitos anos e há várias versões que a explicam. A mais aceita pelos estudiosos é a Lenda de Sissa, na qual um sábio apresenta ao seu rei, que havia perdido seu filho em uma batalha e perdido o gosto pela vida. No entanto, ao desfrutar dos conhecimentos do jogo de tabuleiro mais famoso no mundo, o monarca ofereceu uma recompensa, a qual o sábia recusou de cara. Porém, com muita insistência, a acaba aceitando com a seguinte condição: Na primeira cada do tabuleiro os matemáticos teriam que colocar um grão de trigo e na segunda o dobro e assim sucessivamente. 
Curso de Xadrez em Igarapé Grande.
Todos, no início, debocharam e criticaram o sábio, achando que ele deveria ter pedido joias e riquezas. Não sabiam eles que ao chegar antes do meio do tabuleiro já não havia trigo suficiente para pagar a dívida. Ficaram assustados e comunicaram ao rei que a mesma seria impossível ser paga. Sissa absolveu o rei dessa promessa e se tornou o seu ministro. Depois dessa história correr o mundo, o Xadrez conquistou vários continentes e até hoje encanta quem o pratica.
Professoras da escola Manoel Matias em Igarapé Grande.

EM PEDREIRAS e TRIZIDELA....
A luta foi muito difícil, mas hoje se tornou mais maleável, haja visto que já é oferecida nos jogos escolares da região. Antes, no entanto, não davam valor, como não o fazem até hoje. Optando em gastar muito dinheiro com o futebol, que somente deseduca e indisciplina nossos discentes em sala de aula.Portanto, como modalidade desportiva, o Xadrez foi introduzido por mim tanto em Pedreiras como em Trizidela doVale e até hoje todos as conquistas são feitas por meus alunos.
E hoje, sexta-feira, acontecerá o II Campeonato Pedreirense de Xadrez na praça do Jardim às 19:00h e contará com a presença dos desportistas da região e, dentre eles, estará o atual campeão: Marcos Vinícius, que defenderá seu título contra atletas de várias cidades.
Leandro levando Xeque-mate do Karleandro, sendo observado pelo campeão Marcos Vinícius,

A competiçao é uma promoção do Blog Fã de Esportes e do GRÊMIO DESPORTIVO VALENSE e objetiva difundir o Xadrez na sociedade cada vez mais ociosa e viciada em tecnologias, hábitos que só prejudicam o processo ensino-aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário