Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Neymar do badminton", bicampeão olímpico é idolatrado no evento-teste

Brasileiros também comparam Lin Dan a Messi e a "mistura de Djokovic, Federer e Nadal". Principal nome do esporte, astro chinês é atração no torneio desta semana

Por Rio de Janeiro

No Brasil, ele pode até passar despercebido. Mas para o ambiente do badminton, o chinês Lin Dan é a maior personalidade da modalidade. Comparações de alto nível não faltam para caracterizar o pentacampeão mundial e atual bicampeão olímpico: “Neymar do badminton”, “Messi do esporte”, “mistura de Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic”. Procurando conhecer o local de disputa dos Jogos Olímpicos, o atleta de 32 anos está no Rio de Janeiro nesta semana para a disputa do Brasil Open, evento-teste das Olimpíadas de 2016, no Riocentro. E é notória a idolatria que asiáticos e amantes do badminton têm por ele.
Lin Dan, evento-teste, badminton (Foto: Matheus Tibúrcio)Lin Dan veio ao Rio para o evento-teste das Olimpíadas (Foto: Matheus Tibúrcio)
É a primeira vez que Lin Dan vem ao Brasil para jogar um torneio. Quis o destino que um brasileiro o enfrentasse na chave de grupos, garantindo pelo menos uma partida entre o astro do esporte e um atleta da casa. Igor Ibrahim, 921º do ranking mundial e de 19 anos de idade, foi à quadra nesta terça-feira com a meta de marcar 10 pontos por set contra o atual número 3 do mundo. Conseguiu no primeiro, mas não no segundo. Lin Dan ganhou por 21/12 e 21/5, em 22 minutos (confira alguns pontos da partida no vídeo acima).
- Fiquei surpreso quando saiu a chave. No começo fiquei com um pouco de receio por pegá-lo. É o Neymar do badminton. Mas depois pensei um pouco e vi que qualquer um gostaria de ter a oportunidade de enfrentá-lo algum dia - admitiu Igor Ibrahim.
Igor Ibrahim, Lin Dan, evento-teste, badminton (Foto: Matheus Tibúrcio)Igor Ibrahim marcou 17 pontos enão foi páreo para Lin Dan (Foto: Matheus Tibúrcio)
Todo o chamariz para Lin Dan não é para menos. Alunos do projeto social Miratus, berço do número 1 do país Ygor Coelho (72º), localizado na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro, foram ao Riocentro e aguardavam com ansiedade a aparição do atleta. Quando o nome do chinês e a quadra em que ele jogaria foram anunciados, os meninos correram para ficarem mais próximos do ídolo. O mesmo fizeram membros da imprensa chinesa e brasileira.
Em 2015, outro brasileiro havia desafiado Lin Dan, no Mundial, na Indonésia. Após ter protagonizado a primeira vitória do país na história dos Mundiais, Daniel Paiola (87º), número 2 do Brasil, enfrentou o atleta chinês. Fizera jogo mais duro que Igor Ibrahim, sendo derrotado com um duplo 21/14. Com a experiência que tem no circuito, Paiola acredita que Lin Dan reúne características de outros grandes nomes dos esportes.
- Ele tem um pouco de tudo: a perfeição com que ele joga, no limite; a facilidade com que ele sai de situações adversas. Ele poderia ser um Djokovic ou, no futebol um Messi, que não é só a dedicação e a força, é o talento mesmo que é dele, não tem como ensinar. Na verdade, ele sempre foi mais Nadal. Mas agora ele está com 32 anos e você vê que o nível dele está se tornando mais Federer, aquele cara mais técnico. E em questão de resistência, os chineses podem ficar jogando o dia inteiro que não cansam. Ele é uma mistura de todos - comparou Paiola.
Brasileiro mais bem ranqueado no momento, Ygor Coelho, que completou 19 anos nesta terça-feira, mal vê a hora de enfrentar Lin Dan.
- Estou muito motivado para poder enfrentá-lo. É raro ele vir nas Américas, no Brasil, no Rio… Se eu chegar lá, vou ter essa honra de jogar contra o bicampeão olímpico - torce Ygor Coelho.
Daniel Paiola, Mundial de badminton (Foto: Getty Images)Daniel Paiola encarou Lin Dan no Mundial e viu bem de perto o talento do atual bicampeão olímpico (Foto: Getty Images)
Apesar de todos os elogios, Lin Dan garante ser uma pessoa tranquila em relação à fama. De forma humilde, ele garante nem se considerar uma celebridade.
- Eu não me acho especial, porque cresci numa família normal. Quem é especial mesmo é meu treinador, que é muito rigoroso - declarou o chinês.
Lin Dan volta à quadra nesta quarta-feira para seu último compromisso pela fase de grupos. Ele pega o eslovaco Matej Hlinican (168º).
O evento-teste do badminton tem o mesmo formato olímpico, com fase de grupos seguida de jogos eliminatórios. As chaves de simples têm 30 jogadores no masculino e 16 no feminino. Nas duplas, são 14 parcerias no masculino, oito no feminino e 18 nas mistas. Somente a chave individual masculina terá partidas de oitavas de final. As demais categorias iniciam o mata-mata nas quartas de final, à exceção das duplas femininas, que entram direto na definição de medalhas (semifinais).
Confira a programação restante do evento-teste (horários de Brasília):
Quarta-feira (25.11) - Fase de grupos a partir das 10h
Quinta-feira (26/11) - Fase de grupos a partir das 10h / Oitavas de final da simples masculina a partir das 13h
Sexta-feira (27/11) - Quartas de final a partir das 10h
Sábado (28/11) - Semifinais a partir das 14h
Domingo (29.11) - Finais a partir das 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário