Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

COPA DAS CONFEDERAÇÕES JÁ ESTÁ GSRANTIDA



Com Recife ameaçado, Fifa anuncia 



nesta quinta a tabela final para 2013


Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro estão garantidas na Copa das Confederações. Salvador também corre risco de ficar fora

Chegou o tão esperado 8 de novembro para os pernambucanos. A partir de 10h30m (de Brasília) desta quinta-feira, quando faltam 581 dias para a Copa do Mundo de 2014, a Fifa anunciará se a Arena Pernambuco será confirmada ou não como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013. Caso seja escolhido, o estádio, que terá capacidade para 46 mil torcedores, sediará três partidas. Salvador, capital da Bahia, também corre risco de ficar fora do torneio, que tem Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza com partidas garantidas. O GLOBOESPORTE.COM fará a transmissão ao vivo do evento, em São Paulo.

Com jogos garantidos na primeira fase e nas oitavas de final da Copa de 2014, a Arena Pernambuco foi bastante criticada pelo secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, em relação aos preparativos para a Copa das Confederações. Ao longo do ano, ele fez diversos alertas às autoridades pernambucanas e mostrou pessimismo sobre o andamento das obras do estádio, construído na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife. Como Salvador também sofreu críticas, a Fifa revelou em maio que só confirmaria a presença das duas cidades em novembro.
Arena Pernambuco (Foto: Eduardo Martino/documentography)Arena Pernambuco está com 70,6% da obra concluída (Foto: Eduardo Martino/documentography)
As declarações de Valcke contrastaram com os discursos do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Os dois demonstraram confiança na presença de Pernambuco e Bahia na Copa das Confederações. Marin chegou a visitar a obra pernambucana na última segunda-feira em uma inspeção surpresa.

A Arena Pernambuco chegou a 70,6% de conclusão das obras em outubro (a Fonte Nova estava com 74% no final do mês). A construção do estádio pernambucano passou por alguns contratempos ao longo do ano, como as seguidas greves dos operários. No total, quatro mil funcionários trabalham no canteiro de obras com jornada até no turno da madrugada.
Apesar dos problemas, o secretário estadual extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, sempre mostrou otimismo quanto à participação pernambucana na Copa das Confederações. Recentemente, o gestor declarou que a Arena Pernambuco tinha 75% de chances de sediar a competição. Em uma prova de que o estádio estará concluído antes do início do torneio, em junho, ele chegou a anunciar a data de inauguração do estádio, marcada para 14 de abril de 2013.

Para se precaver quanto a problemas com as cidades-sede, a Fifa elaborou quatro tipos diferentes de tabela para a Copa das Confederações. A entidade levou em conta que o torneio pode ser realizado com seis, cinco e quatro sedes. Ou seja, a Fifa fez uma tabela sem a participação do Recife e outra sem a participação de Salvador. Confira abaixo a tabela completa, com as seis sedes previstas



Marin faz pressão nas sedes da Copa 



das Confederações e admite exclusão


Presidente da CBF e do Comitê Organizador Local afirma que estádios podem ficar fora da competição caso atrasem data de teste oficial

José Maria Marin coletiva Fifa Copa das Confederações (Foto: Eliária Andrade / Ag. O Globo)Marin pede agilidade para as sedes da Copa
das Confederações (Eliária Andrade / Ag. O Globo)
A Fifa confirmou nesta quinta-feira as seis sedes da Copa das Confederações de 2013, no Brasil, e afirmou que não há plano B para o caso de atraso em alguma das obras dos estádios. José Maria Marin, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, no entanto, afirmou que não serão tolerados mais atrasos. E que pode ter corte.
Depois do evento em que Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador foram confirmadas como sede da competição, Marin foi categórico ao afirmar que o estádio que não estiver pronto para o primeiro teste, no dia 15 de abril de 2013, estará automaticamente fora do torneio.
- O estádio que não estiver pronto no dia 15 de abril estará excluído. Isso não sou eu que estou determinando. É um compromisso que assumimos com a Fifa - falou Marin.
A declaração do presidente da CBF, de certa forma, vai na contramão do que afirmaram os representantes da Fifa nesta quinta-feira, no Museu do Futebol. Segundo eles, a entidade não tem "plano B" para o caso de algum estádio não ficar pronto. As situações mais críticas são as de Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
- Não temos plano B. Estamos convencidos que essa era a data. Se não estivéssemos convencidos que estariam prontos em 15 de abril, os estádios não seriam anunciados hoje. Não tem volta. É um ponto sem retorno - disse Walter de Gregorio, diretor de comunicações da Fifa.
Inicialmente, o prazo para entrega dos estádios da Copa das Confederações era dezembro deste ano. Mas apenas Belo Horizonte e Fortaleza vão cumprir essa data. Os outros quatro têm de entregar a obra para a Fifa em fevereiro, com a condição de estarem completamente prontos para o primeiro teste, no dia 15 de abril.

:

Nenhum comentário:

Postar um comentário