Total de visualizações de página

domingo, 16 de junho de 2013

PEDALA SÃO LUIS FOI UM SUCESSO



Famílias participam da primeira edição 



do passeio ciclístico Pedala São Luís


Evento começou passou pelas avenidas Carlos Cunha, Holandeses e
parte da Litorânea. Ao todo, 500 pessoas foram inscritas para o passeio

Filhos, pais, avós. Gerações juntas na manhã deste domingo percorreram 18 km em avenidas da capital maranhense na primeira edição do Pedala São Luís, promovido pela TV Mirante. O evento não teve caráter competitivo, mas mesmo assim reuniu mais de 500 participantes.
Família pedalando no passeio ciclístico Pedala São Luís (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)Família pedalando na Avenida dos Holandeses durante Pedala São Luís (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)
Os atletas tiveram pontos de saúde e reabastecimento de energia no ponto de largada e também durante a prova, com ambulâncias e dois pontos de parada para reidratar. Os corredores foram premiados com medalhas de participação, assistência médica e nutricional e ainda a apresentação do bicampeão brasileiro de bike trial, Diego Vaz.
O atleta fez exibições com sua bicicleta adaptada para subir e descer obstáculos sem precisar usar a velocidade.
- Este é o primeiro evento que estamos realizando para incentivar ainda mais os interessados no ciclismo em São Luís, já que é uma prática crescente aqui na cidade. Colocamos 500 vagas e todas foram preenchidas. Vamos tentar fazer melhor ainda no próximo ano – disse Viviane Madorra, do Marketing do Sistema Mirante.
Largada do Pedala São Luís 2013 (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)Largada do Pedala São Luís 2013 (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)
Percurso tranquilo
Os ciclistas percorreram 18 km entre as avenidas Carlos Cunha, Holandeses e parte da Litorânea. O passeio teve duração aproximada de 2h. Durante a prova, duas paradas foram determinadas pela organização para hidratar os participantes e revisar as bicicletas. Mais de 500 pessoas participaram, pois alguns iniciaram o passeio no meio do percurso, mesmo sem estarem inscritos.
Um acidente foi registrado. Na avenida dos Holandeses, após o retorno frontal ao Quartel da Polícia Militar, um participante perdeu o controle da bicicleta e caiu. Ele cortou o supercílio direito e teve escoriações nos braços. Lúcido, informou seus dados a equipe do Corpo de Bombeiros, e foi encaminhado a uma hospital particular, no bairro do Jaracati.

Não houve interdição das vias públicas, mas batedores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) acompanharam do início ao fim os participantes, ajudando a evitar colisões com veículos. Ambulâncias, inclusive do Copo de Bombeiros, também acompanharam todo o trajeto. Uma novidade foi um carro que seguiu com o pessoal para apoiar possíveis desistências. Outro veículo, um ‘carro-oficina’, também esteve ao lado dos competidores.
Por se tratar de uma opção de lazer pelas avenidas de São Luís, pais resolveram levar os filhos e, em outros casos, filhos resolveram levar seus pais. Enfim, a família foi pedalar na manhã deste domingo.
Várias crianças acompanharam os pais do início ao fim do percurso, sempre recebendo uma ajudinha nas subidas. Em alguns casos, os filhos não estavam na prova, mas aproveitavam as paradas para ‘tietar’ os pais e, pelo cenário que viam, falavam em participarem na próxima edição.
Amantes do esporte, alguns praticantes mais assíduos de atividades físicas, outros nem tanto, resolveram pegar suas bicicletas de passeio e foram ‘engrossar o coro’ pela saúde.
Ubaldo Silva, vice-presidente do Moto Club, participa do Pedala São Luís (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)Ubaldo Silva, vice-presidente do Moto Club, participa do Pedala São Luís (Foto: Bruno Alves/Globoesporte.com)
O presidente da Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), Walmir Peixoto, esteve presente e comentou a importância de eventos na modalidade, por mais que não sejam para garantir títulos.
- Isso é muito importante. São Luís recebe provas de destaque e nossos atletas participam de competições fora, mas provas como estas aqui são fundamentais para pessoas que não são adeptos do ciclismo pegarem o gosto e quem sabe passarem a praticar – falou o presidente.
Mas o Pedala São Luís teve outros destaques também. O vice-presidente do Moto Club roubou a cena em determinado momento. Na segunda parada durante o trajeto, Ubaldo Silva, chegou de carro e sob os olhares do ciclistas, desceu com um equipamento a ser montado.
Depois que terminou de montar, exibiu sua bicicleta elétrica a todos. Para chegar até o ponto final, ainda cortou caminho, mesmo sem pedalar. A cena chamou atenção de todos, que não se incomodaram e ainda interagiam com o ‘intruso’.
- Mesmo elétrica, ela cansa (risos). Mas brincadeira a parte, é muito importante este tipo de ação. É fundamental praticar exercício físico, ter uma boa saúde e o Sistema Mirante está de parabéns pela iniciativa – disse o empresário, que já foi preparador físico das categorias de base do próprio Moto Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário