Total de visualizações de página

sábado, 3 de agosto de 2013

PROJETO ATLETA NA ESCOLA REALIZA ETAPAS MUNICIPAIS NO MARANHÃO

Etapa municipal do Atleta na Escola inicia nesta sexta-feira em São Luis

atleta_na_escola_foto_ana_paula_rodrigues_02Cerca de mil alunos participam, nesta sexta-feira (02) e sábado (03), da Etapa Municipal do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar”, de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido em parceria  com a Prefeitura de São Luís na capital maranhense. A solenidade de abertura do evento acontecerá às 8h, na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Castelão.
“Essa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal integra as áreas de Esporte e Educação, proporcionando uma formação mais global dos nossos alunos. Além do desenvolvimento de competências e habilidades, o esporte também desperta nos jovens questões como sociabilidade, ética e disciplina”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.
São cerca de 300 alunos da rede municipal e 700 alunos da estadual que participarão de competições de Atletismo, em provas de velocidade, resistência e salto em distância que acontecerão nos turnos matutino e vespertino dos dois dias.
Para a fase municipal foram classificados os três melhores alunos-atletas por faixa etária, gênero e prova. Após a fase municipal, haverá ainda a estadual e a nacional, sendo esta última realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos meses de setembro e novembro – a depender da categoria.
Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Desporto e Lazer (Semdel), Fundação Municipal de Cultura (Func), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade Estácio São Luís, 24º Batalhão de Caçadores e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).
PROGRAMA
O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar, bem como orientar jovens talentos.
Com o intuito de alcançar os objetivos expostos o Governo Federal lançou o “Programa de Formação Esportiva Escolar” com duas ações: competições que identificam talentos na modalidade de atletismo e acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.



PEDREIRAS REALIZARÁ ETAPA REGIONAL NA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

Foi decidido pela Coordenação do Atleta na escola que a etapa regional de Pedreiras aconteceria na segunda-feira (05) depois do Professor Rubinho ir a São Luis verificar com a Coordenação do Estado sobre a possibilidade de se adiar o evento, haja visto que os municípios inscritos da região estarem sem embasamento real das datas das etapas. Segundo ficou firmado entre a Coordenação do Estado e a da Gerência de Pedreiras, somente aconteceria etapas municipais em municípios que possuem mais de 100 mil habitantes. Os vencedores em suas respectivas modalidades e categorias deverão estar em São Luis nos dias 07 e 08 para participarem da etapa maranhense juntamente com os competidores dos JEM's, isso apenas na categoria infantil de 12 a 14 anos. A categoria Infanto será em outra data.
A etpa regional de Pedreiras contará com os município Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim e Trizidela do Vale.

Um comentário: