Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FALCÃO LANÇA ESCOLINHA EM TERESINA


EM LANÇAMENTO DE PROJETO, FALCÃO DESCARTA APOSENTADORIA DAS QUADRAS

Durante o lançamento do CT Falcão 12, em Teresina, o melhor jogador do mundo nas quadras descartou pendurar as chuteiras: 'Deixa o tempo passar'

Falcão durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Falcão, durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina, descarta possibilidade de aposentadoria para os próximos anos (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)


A palavra aposentaria parece não pertencer a Falcão, quatro vezes melhor do mundo no Futsal. Em Teresina, onde lançou oficialmente, no último sábado (23), o Centro de Treinamento Falcão 12, o jogador descartou a possibilidade de pendurar as chuteiras pelos próximos anos. De acordo com ele, para tudo há um momento certo.
- Deixa o tempo passar. Deve ser muito triste o momento de deixar o esporte. Estou em um alto nível ainda. A gente pode ainda pensar com calma e deixar para o momento certo – afirma o jogador de 35 anos.
Falcão, aliás, espera estar em quadra nos nas próximas Olimpíadas.  Embora o futsal não seja ainda um esporte olímpico, há possibilidade de ele ser inserido no programa Rio 2016. 
- O futsal brasileiro está preparado para isso (uma Olimpíada). E se caso vir a acontecer, vai ser medalha certa para o Brasil – vibra o camisa 12 da Seleção Brasileira.




ANTES DE LANÇAR CT, FALCÃO CONHECE OS ATLETAS DA ESCOLINHA EM TERESINA

O Centro de Treinamento já funciona desde janeiro e conta com 75 atletas 
com idades entre cinco e 15 anos. Lançamento oficial será neste sábado


Falcão conhece os atletas da escolinha no Piauí  (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Falcão conhece os atletas do Centro de Treinamento no Piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Antes do lançamento oficial do Centro de Treinamento Falcão 12, o craque da Seleção Brasileira de Futsal visitou, neste sábado (23), o colégio onde foi implantado o núcleo teresinense da escolinha. Acompanhando de Clemilton Miranda, seu ex-companheiro de seleção e coordenador do projeto na capital piauiense, o melhor do mundo conversou com os garotos, distribuiu autógrafos e falou sobre os seus planos para o projeto implantando no Piauí.
- O Norte e o Nordeste são carentes em revelar talentos. Eu acredito muito no potencial dessa região. O que falta é apoio. Espero que o centro de treinamento aqui (no Piauí) venha ajudar a crescer o esporte – explica o camisa 12, Falcão.
Falcão e Cleminton em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Falcão e Cleminton durante visita à escola onde
funciona o projeto do craque da seleção
(Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Sobre a possibilidade de o centro de treinamento ser entendido como um cenário para revelar craques, Falcão completa.
- O mais importante é a prática do esporte. Se existir um jogador diferenciado, ele vai ter a oportunidade dele. Mas nós queremos aqui é aliar o esporte à educação – pontua.
O Centro de Treinamento já funciona desde janeiro de 2013 e conta com 75 atletas com idades entre cinco e 15 anos.  Dentre eles, 25 recebem bolsa para participar do programa de treinamento do CT Falcão 12. Segundo o coordenador do projeto, Clemilton Miranda, o objetivo principal é formar cidadãos.
- Queremos ajudar a comunidade. Nosso desejo é que esse projeto chegue a todas as pessoas de qualquer classe social – diz Clemilton.



FALCÃO INAUUGURA CT NO PIAUÍ E CRITICA AUTORIDADES POR ABANDONO DO ESPORTE

“A minha defesa é de que tenha um jogo internacional aqui e também voltar com a Seleção Brasileira. Falta cuidar do ginásio” afirma Falcão sobre Verdão

Eleito quatro vezes o melhor do mundo, Falcão inaugurou oficialmente, neste sábado (23), o Centro de Treinamento Falcão 12, em Teresina.  Na ocasião, o jogador falou sobre o projeto e criticou os responsáveis pelo abandono do maior ginásio poliesportivo do Piauí, o “Verdão”.
Com iniciativa aplaudida por todos e afinado no discurso, Falcão aproveitou o retorno à capital piauiense para lançar um projeto que, segundo ele, é voltado para aliar a educação e o esporte. De acordo com o jogador, o CT Falcão 12 não quer necessariamente a revelação de novos jogadores. Em Teresina, a escolinha fundada em janeiro deve atender a todos os públicos.
André Lucas, um dos alunos do CT Falcão 12 no Piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)André Lucas, um dos alunos do CT Falcão 12,
trocou o futebol pelo futsal por causa do craque
 (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
- O Centro de treinamento funciona como extensão da família, trabalhando e remediando no combate à exposição de crianças e jovens às drogas e ao crime – explica o coordenador do projeto no Piauí, Clemilton Miranda.
E o que não faltou foi a presença de pais. Orgulhosos, eles observaram o contato dos filhos com o ídolo. Para Lucina Sena, mãe de um dos jogadores que já treinam no CT Falcão, a prática de esporte  é um investimento.
- O esporte ocupa a criança. As escolinhas se preocupam muito com o aluno, incentivando a estudar. Por isso que eu apoio e vou deixar e buscar meu filho nos treinos todos os dias – conta a mãe de André Lucas.
O craque da Família de Luciana, André Lucas, de apenas 11 anos, realizou o sonho de conhecer Falcão, jogador que o inspirou a deixar o futebol para praticar o futsal.
- Eu me interessei para treinar na escolinha por que eu sabia que lá eu ia ter futuro. Jogava futebol e decidi jogar futsal por causa dele (Falcão). E agora eu pretendo ser destaque e ir jogar em outros estados – vibra o pivô da equipe sub-13, André Lucas.
Críticas e mais aplausos
Falcão durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Falcão, durante lancamento oficial do CT Falcão 12 em Teresina, não poupou críticas às autoridades por conta da situação do Ginásio Verdão (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
Nem tudo foi só alegria. No discurso de lançamento de mais uma escolinha, Falcão desabafou sobre a atual situação do Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde (Verdão) e cobrou uma solução às autoridades do Piauí.
- Não sou político, mas eu acredito que não existe uma justificativa para este ginásio estar fechado. Eu estive aqui no ano passado e vi isso aqui lotado. Aqui é um local de alto nível. Este ginásio está às moscas. A minha defesa é de que tenha um jogo internacional aqui e também voltar com a Seleção Brasileira. Falta cuidar do ginásio – desabafa Falcão.

- É realmente mesmo inconcebível um espaço desse está fechado. Não existe uma justificativa plausível para isso continuar assim. É inadmissível! A prefeitura de Teresina já solicitou uma administração compartilhada, porque o que o que todo mundo sabe que é o “Verdão” está assim por falta de vontade política – dispara Galba.
Sem representante da Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI) ou do Estado, responsável pelo ginásio, no local, o GLOBOESPORTE.COM conversou com o atual secretário de esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina, Galba Coelho, sobre as críticas do jogador.
O “Verdão” atualmente abre as portas somente para os treinamentos do Cajuína. E um dos reforços do time piauiense aproveitou o momento e falou sobre o que observou desde que chegou ao Piauí.
- Eu que estou aqui há pouco tempo e já tive tempo de perceber que não tem tanto esporte sendo praticado aqui (no Verdão). Eu acho válida a crítica do Falcão, por que em outros estados é diferente – diz o ala do Cajuína, Son.

Nenhum comentário:

Postar um comentário