Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PROTEÍNA DE SOJA AJUDA HIPERTROFIA MUSCULAR


proteina-de-soja-ajuda-sintese-proteica-muscular-e-contribui-com-reducao-da-gordura-no-tecido-adiposo

Proteína de soja ajuda síntese proteica muscular e contribui com redução da gordura no tecido adiposo

Quem se exercita costuma se preocupar também com a alimentação. Afinal, é preciso fazer valer o esforço na academia ou nas ruas e preservar a silhueta e a saúde. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e pobre em gordura saturada e trans é a prioridade. 

Ainda mais porque, segundo Claudio Sofredini, gestor comercial e personal trainer da GR Academias, os músculos e tecidos corporais reagem de acordo com a oferta de nutrientes disponíveis para eles. Assim, a ingestão de nutrientes antes e durante a atividade física é capaz de influenciar o rendimento da atividade, enquanto que no pós-treino, influencia na recuperação celular.

A escolha do que comer acaba sendo fundamental também para atingir os objetivos dos treinos. Enquanto os carboidratos colaboram com a energia necessária para treinar, as proteínas ajudam a dar a estrutura necessária para os músculos. “A proteína ingerida fica disponível no corpo durante um período e o ideal é consumi-la em várias porções ao longo do dia”, indica Sofredini.

Uma das melhores fontes de proteína para quem pratica atividade física está na soja, que tem alto valor biológico, possuindo todos os aminoácidos que o organismo necessita e em quantidades adequadas, tem excelente digestibilidade, sua gordura é rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas) e ela está liberada para quem tem intolerância à lactose. 

“A soja possui uma digestão rápida e sua biodisponibilidade é ótima! Os processos bioquímicos ocorrem em uma melhor proporção ao ingerir alimentos com altos índices biodisponíveis”, conta o personal trainer da GR Academias, destacando a participação da soja na síntese de proteínas musculares.

Glaucia Figueiredo Bragion é nutricionista esportiva da Prime Fitness, mestre em saúde pública e Doutoranda em Educação Física e conta que a soja também é fonte de vitaminas e minerais, tem carboidratos de baixo índice glicêmico (não eleva a concentração de glicose no sangue até uma hora após sua ingestão), tem gorduras mono e polisaturadas e é versátil, podendo ser consumida em grãos, pasta, proteína hidrolisada, “leite”, fermentados etc.


Essa tal isoflavona



Glaucia conta que além de trazer saciedade e evitar ataques de fome fora de hora, a soja tem um composto importante chamado isoflavona, que ficou famosa por sua estrutura química ser similar à do hormônio estrogênio. “As isoflavonas da soja na forma glicosídica possuem efeito protetor contra a inflamação sistêmica, processo comum na obesidade. Como as isoflavonas têm potencial de reduzir esses processos inflamatórios, pode contribuir de forma importante na redução da quantidade de gordura do tecido adiposo.”

Sofredini destaca que esse composto orgânico também “pode ajudar a reparar as células danificadas e reduzir os radicais livres produzidos durante o exercício”.

A nutricionista destaca que estudos questionam o consumo excessivo de isoflavonas, em especial por crianças, por conta de sua possível ação hormonal,mas “a relação entre dose e efeito é um parâmetro importante”. E evidências clínicas não comprovam que as isoflavonas possam trazer prejuízos à saúde das crianças e nem mesmo feminilizar os homens. “A maioria das evidências científicas atuais indicam que, para indivíduos saudáveis, com a exceção dos casos raros das pessoas com alergia à proteína de soja, alimentos com soja podem fazer contribuições importantes para a dieta”, afirma Glaucia.

Praticidade



Com tantos benefícios, a soja merece ser incluída na dieta e, para quem pratica atividade física, uma das opções mais práticas e rápidas de conseguir seu benefício é por meio das bebidas à base de soja, como as do portfólio AdeS, que podem ser encontradas na versão Original e Saborizada, que tem fácil digestibilidade e em um copo (200ml) contém 5,2 g de proteína de soja, enquanto a versão Frutas combina o extrato de soja com suco de fruta natural e fornece 1,2g de proteína de soja por porção (200ml). 

Sofredini destaca que a proteína de soja não contêm cálcio, mas algumas das bebidas que temos hoje no mercado são enriquecidas com o nutriente, que é essencial para quem se exercita: “o cálcio é de suma importância para atletas e para qualquer ser humano, porque é uma substância química principal para a construção óssea e também é necessária para a contração muscular, entre outras funções corporais”, aponta. A nutricionista recomenda atenção com os rótulos, uma vez que um copo de 200 ml de leite de vaca possui em torno de 240 mg de cálcio e as bebidas à base de soja possuem entre 240 e 265 mg do mineral, dependendo da marca.

“Bebidas com soja são excelentes estratégias de recuperação pós-exercício, já que podem hidratar, oferecer carboidratos e agregar proteína de alto valor biológico, que será utilizada pelo corpo para a síntese proteica muscular e a recuperação pós-exercício”, diz Glaucia.

4 comentários:

  1. Olá Professor... Gostaria de saber se a proteína da soja é melhor que a proteína do leite para hipertrofia?

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor!
    Gostaria de saber se a proteína da Soja é melhor para hipertrofia, do que a proteína do Leite? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo que ele não vai te responder? Desiste.

      Excluir
    2. Somos da Page @workoutvadia no Instagram.
      Pelo que sabemos o certo é consumir 60% de Proteína Animal e 40% Vegetal, seria o combo certo, nem só uma e nem só a outra.

      Excluir