Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Saem as chuteiras, entram os pesos: ex-boleiros viram referências fitness

Na casa dos 40 anos, Fábio Luciano e Túlio Maravilha adotam novo estilo de vida, exibem corpos musculosos e se dizem bem melhores do que quando eram atletas

Por Rio de Janeiro

Não chega a ser uma regra, mas grande parte dos jogadores de futebol ganha peso quando pendura as chuteiras. Depois de anos de uma rotina dura de treinos, jogos e viagens, a única coisa que o ex-atleta não quer fazer ao encerrar a carreira é exercício. Será? Túlio Maravilha e Fábio Luciano, por exemplo, seguiram justamente o caminho contrário. Ao “se livrarem” da bola, os dois intensificaram ainda mais uma parte do treino que os boleiros costumam detestar, a musculação. Não à toa, ex-atacante e ex-zagueiro, no auge dos 47 e 41 anos, respectivamente, ostentam corpos bem mais definidos e musculosos do que no tempo em que brilhavam nas quatro linhas. Basta olhar o dia a dia de cada um, devidamente documentado nas redes sociais.
EuAtleta ex-jogadores Fabio Luciano_mosaico (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)
EuAtleta ex-jogadores Tulio Maravilha_mosaico (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)
 - Quando a gente está no clube, se preocupa mais com a parte técnica e física relacionadas ao jogo. O clube não te dá muito a oportunidade de malhar, colocar muito peso, até porque atrapalha no jogo, e você também não tem muito tempo. Eu não era muito fã de academia. Meu foco era outro. Era estar bem para jogar - disse Fábio Luciano, que parou em 2009, aos 34 anos, no Flamengo.
Já Túlio jogou bem mais tempo. Parou há apenas dois anos, somente depois de conseguir o buscado gol 1000, segundo suas próprias contas, com a camisa do mineiro Araxá, em fevereiro de 2014. E diferentemente de Fabio Luciano, diz que sempre pegou pesado na academia, mesmo quando ainda jogava. Hoje, preenche suas manhãs ao lado da esposa, Cristiane, em uma academia de Goiânia, sua cidade natal, todos os dias, logo após deixarem os filhos na escola. Quando viaja, só tem uma exigência: hotel com academia.  
E sempre irreverente, o ídolo do Botafogo não perdeu a oportunidade de usar sua forma física para propor um desafio ao amigo Donizete, o Pantera, que não é muito fã de “puxar ferro”. Direto do seu "CT atual", a academia, exibiu seus músculos ao empurrar nada menos do que 320kg no Leg 45 (veja no vídeo abaixo).

- Eu estou aqui em forma, e você? Consegue levantar esse peso aqui? Vou pegar 320kg para deixar a perna bem forte para a gente correr. Vamos lá, olha esse desafio - disse Túlio, que recebeu incentivo do ex-companheiro, com quem planeja abrir a escolinha de futebol Pantera Maravilha.
Por outro lado, o ex-xerife Fábio Luciano, sempre discreto, não é adepto de academia comum e, por isso, construiu seu próprio espaço em casa, em Campinas, no interior de São Paulo. Também malha todos os dias ao lado da esposa, Viviane, e divide seu tempo entre sua construtora e a nova carreira de comentarista de TV. Segundo ele, a diferença dos exercícios de hoje e os do tempo de futebol é uma só. Hoje, tudo o que faz é por prazer, não por obrigação.
- Academia eu faço todo dia, não consigo ficar sem. Mas não gosto de academia de rua. Coloco uma música, fico pensando. Não gosto de conversar e prefiro fazer sozinho. Corro duas vezes por semana e jogo muito futevôlei. Sem cobrança, ritmo menor. Quando você é atleta, é muito cobrado. Às vezes você acorda e não está a fim de correr e tem que fazer para cumprir o cronograma. E quando você para, faz por prazer - afirmou.
Pré-treino Maravilha
1 colher de pasta de amendoim
200 ml de clara de ovo pasteurizada
4 rodelas de batata doce
1 banana
1 colher de aveia
1 colher de cacau em pó
canela em pó
1 scoop de whey protein
200ml de água
Batata tudo no liquidificador
Além dos treinos na academia, tanto Túlio quanto Fábio Luciano contam com a ajuda das respectivas esposas em outro quesito importante para quem quer manter um corpo sarado: a alimentação. Viviane, que é mãe dos dois filhos do ex-defensor, é quem prepara a comida “de atleta” do casal. Já Cristiane, mulher de Túlio, aposta em pré-treinos típicos dos marombeiros para dar um gás ao “Casal Maravilha” antes da malhação (veja receita ao lado).
E as receitas têm dado certo. Os dois garantem que se sentem muito melhor hoje, na casa dos 40, do que quando eram jovens atletas de alto rendimento. Fábio Luciano, por exemplo, já foi bem magrinho e chegou a ganhar mais de 10kg de massa muscular desde que largou a bola.
- Mudei muito meu corpo. Não tomo nada fora do padrão, só whey protein e bcaa. Mas a minha carga de treinamento de academia aumentou demais, e a carga de aeróbico diminuiu. Minha alimentação também mudou bastante, porque alimentação de atleta é composta de pouca proteína e muito carboidrato. Agora mudei isso. E você percebe a mudança no corpo. Tenho 1,90 e cheguei a pesar 78kg. Terminei no Flamengo com 84kg, e agora estou com 90, 95kg, só que com o mesmo percentual de 12, 13% de gordura. Ganhei muita massa pela alimentação. Me sinto bem. Estou satisfeito. Tenho bastante energia. Tenho 41 anos e me sinto muito bem no dia a dia. Exercícios regulares e boa alimentação são o segredo. Indico bastante - disse Fabio.
Tulio e Fabio Luciano - Eu ATleta (Foto: infoesporte)Tulio e Fábio Luciano eram bem magrinhos nos tempos em que atuavam nas quatro linhas (Foto: infoesporte)
 - Para um ex atleta com 46 anos de idade, acho que dou show em muitos por aí de 20 anos, não é? Graças a minha esposa que me motiva a treinar e me alimentar corretamente - atestou Túlio. 
Me sinto bem. Estou satisfeito. Tenho bastante energia. Tenho 41 anos e me sinto muito bem no dia a dia. Exercícios regulares e boa alimentação são o segredo. Indico bastante".
Fabio Luciano
E se mudaram seus hábitos quando o assunto é atividade física e alimentação, os dois vão levar para o resto da vida conceitos que todos os atletas - e também os não-atletas - deveriam seguir em nome da saúde. Nenhum dos dois bebe ou fuma, e ambos serão sempre apaixonados por esporte, seja ele qual for.
- Fui jogador pelo dom que Deus me deu, mas sou uma apaixonado por esporte. Jogo basquete, vôlei, futevôlei, ando de bicicleta... Gosto de fazer esporte, e quando jogava não tinha essa oportunidade, não dava para fazer tudo isso. Agora faço um pouco de cada coisa - comemorou o eterno zagueiro.
Exemplo de xerife. Palavra do Maravilha. Palmas para os atletas, agora amadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário