Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Suar ou não, eis a questão: líquido perdido ajuda a resfriar organismo

Transpirar muito ou pouco não faz diferença na hora de manter temperatura interna do corpo sob controle. Tomar água ajuda a repor sais mineiras perdidos durante treino

Por Rio de Janeiro
Nesse final de semana aconteceu a primeira etapa do Campeonato Estadual de Triatlo do Rio de Janeiro. Um dia clássico para os cariocas, com o sol castigando os triatletas com temperaturas acima de 30 graus Celsius já às 8h da manhã e com uma umidade alta para dificultar ainda mais o desafio. Vários atletas suando em bicas no percurso e na chegada, cenas clássicas de desgaste, mas de vez em quando chegava alguém que parecia não estar tão suado.
suor excessivo (Foto: Getty Images)Suar muito ou pouco não significa que o corpo não está resfriando da forma correta (Foto: Getty Images)
Já reparou que de vez em quando a gente se depara com alguém que sua muito? É aquele cara que sobe na bicicleta ou na esteira da academia, por exemplo, e deixa um “lago” de suor em volta. E também tem aquele que acabou o treino intervalado no gás total, mas está quase seco, parece que trotou de leve por meia hora.
É errado suar muito ou pouco? Não, o suor é um dos principais recursos que o seu corpo tem para resfriar o organismo, e suar é muito eficiente, mas você precisa ser capaz de repor, na mesma medida, a água e os sais minerais perdidos durante a transpiração. E quem sua pouco não precisa ficar preocupado: o fato de você não suar tanto, não significa que o seu corpo não está se resfriando direito. O mais importante é que você consiga manter a temperatura interna sob controle.
Hiponatremia euatleta suor corredora (Foto: Getty Images)Na hora de uma atividade física interna, se hidratar é essencial para não deixar temperatura do corpo subir demais (Foto: Getty Images)
A transpiração é uma conta individual. Uma pessoa pode precisar de 1,5l de água em 90 minutos de atividade para não deixar a temperatura do corpo subir, enquanto outra estabelece esse equilíbrio com apenas 700ml. Se a temperatura se mantiver estável antes e depois do treino, o mecanismo está em equilíbrio e a perda de suor funcionou.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
EuAtleta Gustavo Luz Treinamento Especialista (Foto: EuAtleta)



GUSTAVO LUZ
É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário