Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2016

Dream Team? EUA perdem nomes de peso e ensaiam versão light no Rio

Stephen Curry, Russell Westbrook, James Harden e Chris Paul já pediram dispensa. LeBron James e Carmelo são dúvida. Lesões também atrapalham seleção americana

Por Oklahoma, EUA
Os ingressos da final do basquete masculino estão entre os mais disputados da Olimpíada. O motivo, claro, é a possibilidade de ver de perto o Dream Team e as estrelas da NBA. Mas a equipe dos Estados Unidos que vai estar no Rio de Janeiro pode não ser tão espetacular como espera o público. Isso devido a lesões ou pedidos de dispensa das estrelas mais conhecidas do público brasileiro.
Apenas na última semana, Stephen Curry, James Harden, Russell Westbrook e LaMarcus Aldridge aumentaram a lista de dispensas e anunciaram que não vão vir para a Cidade Maravilhosa. Dos 30 jogadores pré-convocados pelo técnico Mike Krzyzewski em janeiro, oito já estão fora. Quatro deles são armadores. Além de Curry e Westbrook, Chris Paul também pediu dispensa e John Wall está machucado e sua volta na Olimpíada seria bastante arriscada.
seleção americana masculina de basquete desistiu de disputar a Olimpíada (Foto: Reprodução )
01
Fora da Olimpíada

Stephen Curry (Golden State Warriors) -
Nome mais badalado da NBA no momento. Eleito MVP nas duas últimas temporadas. O armador do Golden State, porém, vem jogando a final da NBA contra o Cleveland Cavaliers sem estar 100%. Ele se machucou nos playoffs da Conferência Oeste. Primeiro sofreu com dores nos tornozelos e depois torceu o joelho direito na partida 4 diante do Houston Rockets. Na atual temporada, Curry tem números impressionantes. Tem 24,4 pontos por partida, com 5,7 rebotes e 5,7 assistências.
James Harden (Houston Rockets) - Nesta sexta-feira, o Barba também anunciou que estava pedindo dispensa da seleção americana que vai disputar a Olimpíada. Barba, como é chamado, é uma das maiores atuais da NBA e teve excelente temporada pelo Houston Rockets, mas, sozinho, não conseguiu conduzir a equipe longe no Oeste, perdendo nos playoffs para o Golden State Warriors.
Russell Westbrook puxa o contra-ataque do Thunder observado por Curry (Foto: Getty Images)Russell Westbrook e Curry estão fora
(Foto: Getty Images)
Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) - Pediu dispensa da seleção americana e não explicou o motivo da da decisão: "Após conversar com a minha família, eu decidi não participar da Olimpíada", disse o jogador. Westbrook foi campeão olímpico em Londres 2012, tendo média de 8,5 pontos por partida naquela campanha. Este ano, fez uma temporada espetacular pelo Oklahoma City Thunder, que quase eliminou o Golden State Warriors na final do Oeste, caindo apenas no jogo 7. Russell fez 19 triplos-duplos e passou inclusive Michael Jordan nesse quesito quando levado em conta apenas uma temporada.
Anthony Davis (New Orleans Pelicans) - O pivô de 2,08m e 115kg já vinha atuando lesionado e com o New Orleans fora da briga pelos playoffs, passou por várias cirurgias, como no ombro e no joelho esquerdo. Draftado em 2012, tornou-se rapidamente uma estrela da NBA, tendo participado de três All-Star Games. Foi líder de tocos na NBA em 2013 e 2015, além de ter feito parte do primeiro time da liga em 2015. Na atual temporada, o jogar teve médias de 24,3 pontos, 10,3 rebotes e 1,9 assistências por partida. Anthony Davis é visto como o futuro da liga americana de basquete devido ao seu perfil atlético e agilidade para a posição de pivô.
Chris Paul (Los Angeles Clippers) - Pediu dispensa. Outro machucado. O armador do Los Angeles Clippers quebrou a mão direita e passou por uma cirurgia que o tirou do restante dos playoffs da NBA. Com 31 anos, é bicampeão olímpico (Pequim 2008 e Londres 2012) e seria importante na armação do jogo do Dream Team. Terminou o ano com 23,8 pontos e 7,3 assistências por partida. Chris só deve retornar no começo da próxima temporada da NBA.
LaMarcus Aldridge (San Antonio Spurs) - Pediu dispensa. O ala-pivô teria condições físicas de jogar a Olimpíada, mas preferiu não ir ao Rio. Ele sofreu uma lesão em um dos dedos da mão durante a temporada e preferiu se recuperar para retornar 100% no próximo ano pelo San Antonio Spurs. Aos 30 anos, Aldridge foi talvez o principal nome da franquia do Texas na temporada 2015/16 da NBA. Ele terminou com médias de 21,9 pontos e 8,3 rebotes por partida.
LaMarcus Aldridge Spurs x Rockets NBA (Foto: Reuters)LaMarcus Aldridge também não vem ao Rio 2016 (Foto: Reuters)


John Wall (Washington Wizards) - O armador do Washington Wizards é mais um lesionado. O jogador de 25 anos terminou a temporada da NBA com lesão nos dois joelhos e passará por cirurgia em ambos de acordo com membros do Team USA. Wall é veloz, tem bom arremesso e com a lesão ou dispensa dos outros nomes, tinha grandes chances de ser titular do Dream Team. Nesta temporada, o jogador terminou com médias de 19,9 pontos e 10,2 assistências por partida.
Blake Griffin (Los Angeles Clippers) - Machucado. Um dos astros da NBA com suas enterradas, o ala-pivô do Los Angeles Clippers deixou o time na mão nos playoffs da liga americana de basquete depois de ter agravada uma lesão no tendão da perna esquerda. Ele só volta a jogar na próxima temporada. Griffin terminou o ano com 15 pontos, 8,8 rebotes e quatro assistências por partida. Griffin não esteve no time campeão em Londres 2012.
02
Quem já não vinha para a olimpíada

Kobe Bryant (Los Angeles Lakers e hoje aposentado) -
Um dos maiores nomes da história do basquete, Kobe deu adeus ao esporte ao fim da temporada regular pelo Los Angeles Lakers. Aos 37 anos, ele já havia avisado que o momento era para os jovens e por isso não estaria disponível para a Olimpíada. Sua intenção era ter como última imagem no basquete uma partida pelos Lakers. E assim foi. Em sua despedida contra o Utah Jazz ele marcou incríveis 60 pontos, um recorde, mostrando que se quisesse, não faria feio nos Jogos Olímpicos.
Dwayne Wade (Miami Heat) - Grande nome do Miami Heat, o jogador de 34 anos foi bronze em Atenas 2004 e ouro em Pequim 2008. Ele já havia ficado fora de Londres 2012. Sofrendo com a desgastante temporada, o ala-armador já havia avisado com antecedência que iria descansar após o fim da temporada com a equipe de Miami, por isso, ficou fora da pré-lista da seleção americana de basquete. Mesmo com dores nos joelhos, Wade terminou a temporada com 21,4 pontos, 4,3 assistências e 5,6 rebotes por partida, colocando o Heat nos playoffs do Leste.
Kobe Bryant despedida NBA basquete Lakers x Jazz (Foto: Getty Images)Kobe se aposentou e já havia avisado que não viria (Foto: Getty Images)

Chris Bosh (Miami Heat) - Chris Bosh teve uma temporada para se esquecer pelo Miami Heat. Jogou apenas 53 partidas e sofreu com um coágulo de sangue na perna esquerda. Isso fez com que ele ficasse fora da equipe desde a pausa para o All-Star Game da NBA. Na temporada passada ele teve o mesmo problema, mas nos pulmões. Por isso, Bosh preferiu ter sua saúde 100% restabelecida para retornar na próxima temporada da NBA. Ele havia ficado fora da pré-lista da USA Basketball. Bosh é um dos alas-pivôs mais versáteis. Pode fazer a posição 5, tem bom arremesso de fora do perímetro e trabalha bem nos bloqueios e até nos dribles.
Derrick Rose (Chicago Bulls) - Não houve nenhum comunicado oficial de Derrick Rose quanto a sua participação ou não na Olimpíada do Rio. Ele não fez parte da lista inicial da USA Basketball talvez por conta do seu recente histórico de lesões e cirurgias no joelho. Rose terminou a temporada jogando pelo Chicago Bulls e foi campeão pelo time americano em competições da Fiba em 2008 e 2010.
03
QUEM ESTÁ NA BERLINDA
Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors - final - jogo 3 - LeBron James (Foto: Getty Images)LeBron James é especulado como ausência na Olimpíada do Rio 2016 (Foto: Getty Images)
LeBron James (Cleveland Cavaliers) - A imprensa americana também especula que LeBron James, astro do Cleveland Cavaliers, não deve vir ao Rio 2016. Ele disputou já as últimas três Olimpíadas - Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Oficialmente, porém, nenhum comunicado foi emitido. LeBron só deve comentar a decisão após as finais da NBA. LeBron novamente fez grande temporada regular e depois deu o título do Leste ao Cleveland. No momento, joga a final da NBA contra o Golden State Warriors.
Carmelo Anthony (New York Knicks) - Segundo a imprensa americana está indeciso. Assim como LeBron, esteve nas últimas três olimpíadas. Carmelo chegou a dizer em diversas entrevistas que tinha interesse em disputar os Jogos, mas nas últimas conversas com a mídia americana não passou essa segurança ou confirmou seu nome. Astro do New York Knicks, ficou novamente fora dos playoffs da NBA e tem passado as últimas semanas participando de eventos e gravando comerciais e filmes.
Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) - Após grande temporada com o Oklahoma City Thunder, o ala-armador chegou a afirmar que está disposto a jogar na Rio 2016. Durant foi campeão olímpico em Londres 2012. Se LeBron confirmar a ausência, seria a grande estrela da seleção americana. Mas ele vira "free agent" em julho e ainda negocia seu futuro na NBA. Com 27,4 pontos em média na última temporada, sua presença no Rio é incerta.
All-Star Game NBA - Kevin Durant (Foto: Reuters)Se LeBron não vir, Kevin Durant será o grande nome do Dream Team (Foto: Reuters)
Kevin Love (Cleveland Cavaliers) - Coach K pode optar por atletas mais preparados fisicamente. Kevin Love fez uma boa temporada pelo Cleveland Cavaliers, está nas finais da NBA, mas não seria surpresa se o técnico optasse por jogadores mais atléticos. Love foi campeão olímpico em Londres 2012 e campeão mundial em 2010.
Andre Iguodala (Golden State Warriors) - É campeão olímpico (Londres 2012) e Mundial (Turquia 2010), mas já avisou que talvez não venha aos Jogos. Citou em entrevistas que o vírus da Zika é uma preocupação e que a família vem em primeiro lugar. Tem 32 anos, é veterano na NBA e vem de duas temporadas desgastantes. Sua decisão de não vir ainda não é oficial.
04
quem deve vir

Jimmy Butler (Chicago Bulls) -
Um dos jovens nomes da NBA, o jogador do Chicago Bulls declarou ter interesse em disputar a Olimpíada caso seja convocado. Butler teve uma lesão na reta final da NBA, mas nem isso o desanimou. Nesta semana, a saída de Curry e outros nomes não o desanimou de defender os Estados Unidos na Olimpíada do Rio de Janeiro.
Paul George (Indiana Pacers) - A estrela do Indiana Pacers teve uma séria lesão em agosto de 2014, antes do Mundial de Barcelona. A fratura exposta quando defendia os Estados Unidos em amistosos não o fizeram se afastar da seleção. Durante entrevistas, George declarou interesse em vir e avisou que se daria uma chance de ser feliz depois de tudo que aconteceu há dois anos.

Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers) - Além de ser um dos jogadores mais queridos do Coach K, Irving tem sido presença constante na seleção desde 2014. Jogando as finais da NBA pelo Cleveland Cavaliers, o armador também é um dos únicos saudáveis no momento, o que faz com que ele seja imprescindível para o Dream Team.
Damian Dillard (Portland Trail Blazers) - Estava fora da lista dos 30, mas foi "convocado" em fevereiro. O armador do Portland Trail Blazers não tinha qualquer sonho olímpico, mas depois de ser adicionado a lista, ganhou mais força com as saídas de Chris Paul e Curry. Deve ser o armador ao lado de Kyrie Irving.
Klay Thompson (Golden State Warriors) - O Splash Brother declarou em diversas oportunidades que está muito animado em jogar a Olimpíada no Rio de Janeiro e que seria lindo vencer o Brasil em sua casa, em uma brincadeira com Leandrinho, companheiro de equipe na Califórnia. Ao lado dos Warriors, Thompson fez uma temporada inesquecível com bolas de três pontos e o recorde de vitórias na temporada regular da NBA.
Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers, contra o Phoenix Suns (Foto: Christian Petersen/Getty Images)Kyrie Irving deve ser o armador titular
(Foto: Christian Petersen/Getty Images)
DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers) - É o mesmo caso de DeMarcus Cousins. Com a saída de Anthony Davis, o pivô do Los Angeles Clippers ganha ainda mais força. É um dos principais pivôs da atual NBA e terminou a temporada com 12,7 pontos e 13,8 rebotes por partida.
Kawhi Leonard (San Antonio Spurs) - Melhor jogador de defesa da NBA, o astro do San Antonio Spurs também é importante no ataque. Não foi ao Mundial da Espanha, em 2014, mas não deu indicações de que deve novamente ficar fora da lista do Coach K por escolha sua.
DeMarcus Cousins (Sacramento Kings) - O pivô do Sacramento Kings esteve no Mundial de 2014, na Espanha, e fez valer sua convocação. Cousins ganhou espaço com a saída de Anthony Davis e também de LaMarcus Aldridge.
Draymond Green (Golden State Warriors) - O mais novo All-Star é versátil e já disse em entrevistas que tem interesse em jogar a Olimpíada, fazendo sua estreia nos Jogos Olímpicos. O entrosamento com Klay Thompson, companheiro do Golden State Warriors, também pode pesar a seu favor, além da energia que leva para um grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário