Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

IZIANE JÁ ESTÁ PRONTA PARA DEFENDER O MA BASQUETE

Comparada a Romário, Iziane diz que ‘pessoas de caráter deixam sua marca’

iziApós um 2012 intenso, Iziane Marques está de volta às quadras brasileiras para a disputa da terceira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), que começará no dia 19 de janeiro. No ano passado, também com a camisa do Maranhão Basquete, a ala-armadora foi a cestinha disparada da competição, com média de 26,8 pontos por partida. Em seguida, às vésperas dos Jogos de Londres, acabou cortada da Seleção Brasileira por ter levado o namorado para a concentração. Entre lágrimas, pediu desculpas e voltou para os Estados Unidos, onde teve sua pior temporada pela WNBA defendendo o Washington Mystics. Fez apenas 3,1 pontos de média em 11 partidas. De São Luís, onde chegou no início da semana dos Estados Unidos, Iziane conversou com o Globoesporte.com. Continua com a língua solta e disse que não se importa em ser comparada com Romário e Ballotelli, craques nos gramados e nas polêmicas.
“Pessoas de caráter e sorte deixam sua marca. São polêmicas porque não balançam a cabeça para qualquer coisa”.
Se estivesse em quadra, Iziane acredita que o Brasil teria um desempenho melhor em Londres. Arrependimento não passa pela sua cabeça. Continua fã de Hortência, a diretora de Seleções que a cortou. Mesmo depois de tantos problemas, não descarta voltar a defender o país. Não agora, mas em 2016.
“Se eu disser que um atleta não quer jogar uma Olimpíada no seu país eu estaria mentindo. Mas Seleção hoje não faz parte dos meus planos”.

Hortência continua sendo seu grande ídolo no esporte?
Iziane Marques – Sempre vou querer ser a jogadora que ela foi.

Você mudaria algo que fez? Tem algum arrependimento?
Iziane Marques – Aprendemos com os erros, e a vida segue.

O Luís Cláudio Tarallo disse antes dos Jogos de Londres que o time não sentiria a sua falta. Mas depois de vencer apenas um jogo admitiu que você fez falta. Se você estivesse em quadra, o Brasil teria uma campanha melhor do que conseguiu?
Iziane Marques – Eu teria ajudado bastante e feito a diferença. Participei de toda a preparação. O esquema do Tarallo me incluía. Até pela situação, é complicado para as pessoas comentarem. Eu continuo com minha opinião. É difícil dizer se o time poderia ir mais longe. Mas acho que sim, se os Jogos fossem por diferença de dois ou três pontos. Não quero ser pretensiosa de dizer que se estivesse seria melhor. Mas eu teria ajudado.

Aos 30 anos, você já pensa em aposentadoria? O que pretende fazer quando abandonar as quadras?
Iziane Marques – Tenho algumas ideias. Uma delas é continuar no basquete. Se o Maranhão continuar, posso ser uma dirigente e abrir núcleos para desenvolver o basquete. Pretendo me aposentar aos 34, 35 anos. A partir dos 30 anos a mulher sente a diferença, a idade pede para parar. Estou fazendo faculdade de administração.
Os Jogos Olímpicos de 2016 fazem parte dos seus planos?
Iziane Marques – Se eu disser que um atleta não quer jogar uma Olimpíada no seu país eu estaria mentindo. Mas Seleção hoje não faz parte dos meus planos. Minha carreira é dividida durante o ano. Tem a LBF e depois a WNBA. Se houver uma convocação, aí tenho o que pensar no que vai acontecer ou não. Estou em uma das melhores fases da minha vida esportiva. O amadurecimento, os times por onde passei… O que perdemos de físico ganhamos com a experiência.
Você disse certa vez que a figura histórica com a qual mais se identifica é Cleópatra. Por quê?
Iziane Marques – Sempre admirei as mulheres importantes da história, a figura da mulher de força, como a Cleópatra. Era muito mais difícil ser daquele jeito na época dela, ter o poder que ela tinha sobre os homens. Vi filmes sobre ela, li muito a respeito. Sempre foi uma mulher intrigante. Sou uma mulher de fibra, que corre atrás, e admiro mulheres como ela que passaram pela história.
Você já foi comparada, pelo talento e pelas polêmicas, com jogadores de futebol como Balotelli, Jóbson e Romário. Como você recebe essas comparações?
Iziane Marques – Adoro o Romário. Foi o melhor jogador que vi. Então, me sinto honrada em ser comparada com ele. Quanto à polêmica, não me importo. Pessoas de caráter e sorte deixam sua marca. São polêmicas porque não balançam a cabeça para qualquer coisa. Eu, com a minha maturidade, tenho que saber administrar as críticas. Somos seres humanos, vamos cometer erros. Pessoas assim assumem seus erros e continuam como se nada tivesse acontecido, seguindo adiante como deve ser.


Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário