Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MOTO-EXPEDIÇÃO "CERAPIÃO": 6 DIAS DE VIAGEM PELO BRASIL

SEGUNDO DIA: 24 DE JULHO DE 2012
TRECHO: SANTO AMARO - COCAL-PI.
Muita areia nos 40km da MA de Barreirinhas até Santo Amaro.

Após cerca de 2h de viagem em um transporte tradicional da região das Dunas Maranhenses - um Toyota 4x4, o famoso pau-de-arara -, chegamos a um verdadeiro paraíso: Santo Amaro do Maranhão - berço dos Lençóis. Lá, após uma rápida negociada pagamos R$ 50,00 pela dormida, um preço muito em conta, haja visto que a maioria das pousadas cobra em média R$120,00.
Sobre Santo Amaro: é um lugar fantástico pra quem curte a natureza e a tranquilidade. Pra se ter uma ideia, lá não se vê carros pequenos somente os de linha, quadriciclos e motos. a maioria das ruas é de pura areia.
Na entrada da cidade há um rio com águas cristalinas e muito fria. É show de bola!
De Santo amaro para Barreirinhas são cerca de 110km, sendo 40 de muita areia, 10 de barro e cerca de 60 de asfalto.

À procura de uma pousada em Barreirinha.

Chegamos a Barreirinhas já a noite, pois de Santo Amaro saímos na Toyota às 15:30h e pegamos a moto no povoado cerca de 6:30h.
Jantamos um espeto e fomos dar um passeio e buscar dicas para o trajeto do outro dia: a cidade Paulino Neves, de onde iríamos para Tutóia, nua rápida passagem, e iríamos dormir n Piauí, na cidade de Cocal.
Em Barreirinhas procuramos uma pousada popular e, como diz o velho ditado, o barato saiu caro.
Gringas que conhecemos no café da manhã de Barreirinhas.

Achando que estava fazendo um belo negócio, reservamos um quarto no valor de R$15,00 por pessoa, só que, quando entrei no quarto pude sentir o cheiro de morfo nas camas e no ar. não consegui dormir, tive que passar a noite em um sofá todo esburacado na sala. Amanheci todo quebrado, mas vida que segue, fomos embora ogo cedo, depois de conversar com umas belgas que visitavam o Brasil.

Troca de pneu e óleo em Barreirinhas.
Antes de seguir viagem, tive que ir a uma concessionária honda trocar óleo e o pneu traseiro, onde fomos muito bem atendidos e com R$ 450,00 a menos partimos de Barreirinhas e seguimos rumo a Paulino Neves.
Detalhe: o caminho normal seria pelas dunas, só que descobrimos uma rota alternativa, que seria mais distante, porém com mais surpresas.
Detalhes da estrada cheia de aventuras para Paulino Neves.
Uma dessas surpresas se chama Cardoza, um povoado onde existe um banho muito frequentado por jipeiros e turistas. O lugar é um banho fantástico, o qual não é fundo e possui águas cristalinas e fria, muito fria. De lá para nosso destino seriam 95 km de estrada com areia, barro e piçarra que valeram a pena.

Depois de adentrarmos na rota, ninguém sabia informar a distância real. Quando perguntávamos a alguém, eles só respondam que faltavam cerca de 40km. E depois de andarmos mais uns 30 minutos, perguntávamos novamente e a resposta era a mesma: falta uns 40 km. Foi só aí que paramos de perguntar e fomos embora. No final: rodamos 95 km até o asfalto e mais 10km para Paulino Neves.
Manoel, impressionado com as belezas de Barreirinhas.

Cardoza, um dos pontos mais visitados por turistas em Barreirinhas.
Acompanhe em breve mais detalhes desta aventura e se prepare para conhecer muitas coisas que só o Brasil tem.