Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UMA AULA DE SAÚDE DE VERDADE

MANTENDO ACESOS A LÂMPADA E OS IDEAIS DA ENFERMAGEM – por DENISE SILVA



Muito mais que o simples ato de vestir-se de branco, fazer uso de jaleco e ainda querer ser chamado de doutor, certamente exercer a enfermagem está acima de tudo isso. Florence Nighitingale considerada mãe e percussora da enfermagem resume em uma belíssima frase o que realmente é o papel da enfermagem.

“A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes”!

Certamente Florence ficaria feliz ao extremo em saber que seus ideais perduraram ao longo do tempo, mas infelizmente boa parte dos profissionais por que não dizer então um grande percentual dos mesmos não segue e nem sequer levam adiante o ideal de Florence.

Tratar do corpo humano e do ser humano em geral deveria ser tido e visto não somente como arte, ou simples técnicas aplicadas aos pacientes com intuito de lhe proporcionar uma sobrevida melhor e sim deveria ser mantido e visto com dom e privilégio de poucos e que poucos os têm.

Florence não teve medo de deixar de lado o conforto da sua vida, haja visto que naquela época era assustador e altamente revolucionário o jovem que deixava de desfrutar a vida plena de classe alta para dedicar-se aos mais carentes e necessitados. Certamente jamais ela imaginaria que seus ideais ultrapassariam ao longo das décadas e séculos e que uma jovem dotada de princípios e bons modos movida pelo espírito da caridade e amor ao próximo poderia causar ao mundo o surgimento de uma profissão bela poderia dizer uma das mais belas.

O amor, a doação e o compromisso com o bem estar do próximo infelizmente fazem parte de uma realidade muito distante entre os nossos profissionais que muito mais que conhecimentos científicos, técnicas e habilidades deveriam valorizar o principio fundamental para a vida o amor ao próximo.

Poder oferecer uma qualidade de vida melhor a quem realmente necessita não somente de técnicas avançadas para a melhoria da saúde, mas muitas vezes necessita apenas de um olhar, uma palavra amiga e a execução dos procedimentos com destreza e habilidade usando o bom senso e até mesmo dos princípios de cristão.

É gratificante quando se tem alguém à beira da morte em condições muitas vezes até subumanas e que de repente consegue sair daquela situação e depois de algum tempo volta pra você como profissional e te diz: - muito obrigada pelo seu profissionalismo, pela sua dedicação foram muito mais importante suas palavras, seus gestos, carinho e atenção do que simplesmente o uso contínuo da medicação diária. É extremamente gratificante e recompensador muita vezes até mais do que a nossa vergonhosa e baixíssima remuneração.

A esperança é que saiam das faculdades e dos cursos técnicos profissionalizantes profissionais muito mais interessados em levar adiante os princípios e ideais de nossa percussora e matriarca Florence Nighitilange.

Que os sonhos daquela que um dia abdicou da boa vida e do seu conforto, adentre nos corações dos profissionais da enfermagem e passe a fazer parte dessa realidade que tanto entristece.

Que os profissionais possam manter acesa a mesma lâmpada que uma dia nossa matriarca Florence usou para iluminar os ambientes para prestar uma assistência mais humanizada, que ela possa permanecer acesa levando adiante os princípios essenciais da enfermagem, não apenas de ver e ter a enfermagem como uma arte usando apenas de técnicas mecanizadas e sim que possa ser vista como um dom proporcionado e dado por Deus na arte de cuidar de vidas.

Denise Silva
Enfermeira Graduada pela Faculdade de Educação São Francisco
Especialista em Saúde do Trabalhador e Docência do Ensino Superior
Técnica em Enfermagem Profissionalizada pela Escola de Enfermagem Ana Nery
Docente dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
FONTE: BLOG PEDRAS VERDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário