Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O MERCADO QUE NÃO MERECEMOS


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PEDREIRAS COMO VOCÊ NÃO QUER VER

Mercado Central, Pedreiras, MA, Brasil

Semana passada ocorreu o esperadíssimo concurso para a prefeitura de Pedreiras, naquela data, vieram pessoas de outras cidades e estados, amigos, amigos de amigos, parentes, conhecidos, enfim, muita gente esclarecida. Gente que lançou seu olhar crítico não apenas sobre a realização do concurso ou das provas, mas também, olharam nossa cidade por dentro e, mesmo rapidamente, avaliaram e tocaram dolorosamente em uma de nossas mais evidentes feridas. 

Na passagem dessas pessoas pela cidade, foram comentados diversos aspectos positivos da comunidade e o que os chamou mais a atenção foi ver que Pedreiras conta com uma boa estrutura acolhedora, um comércio desenvolvido, uma grande e diversificada oferta de alimentos e produtos, um bom nível socioeconômico que se destaca de muitas outras cidades do Maranhão, além de um grande potencial para novos investimentos, inclusive no turismo e prestação de serviço. Pedreiras de fato é uma cidade diferenciada e de grandes oportunidades, sua silhueta agrada, nosso povo é educado e com um bom perfil religioso, temos uma cidade aprazível, charmosa e badalada, com seus problemas típicos do Estado brasileiro, contudo, ainda somos destaque em nossa federação. Uma cidade de festas, rica, cercada de glórias, com valorosos intelectuais, terra de artistas e onde figuraram grandes nomes da história maranhense, uma cidade com um verdadeiro status de nobreza - Pedreiras é isso tudo e muito mais. 

Agora, passemos a pontuar o lado crítico de nossa história, quando, da rápida passagem de nossos ilustres visitantes, concurseiros. Para muitos que vieram a Pedreiras pela primeira vez, alguns aspectos negativos foram marcantes no trajeto que percorreram. A sensação, logo na entrada foi de uma cidade abandonada, desorganizada, mal cuidada, com uma infraestrutura decadente e alta desorganização do trânsito. Para os mais atentos, percebia-se a falta de respeito às normas básicas da postura do município: uma cidade cheia de entulho, calçadas desniveladas, esgotos a céu aberto e com bueiros quebrados, meio fio não existe ou danificado, paisagem poluída e aspecto sujo das ruas, intensa poluição sonora e também no ar... Enfim desorganização geral. Pedreiras às vezes aparenta não ter um Plano Diretor nem Plano de Governo. 

Pedreiras em si, é bela, porém, em muitos dos seus recôncavos é indiscutível que há necessidade urgente de uma imediata intervenção, talvez de oftalmologista, pois, não é possível que não queiramos enxergar o que está diante de nossos olhos. 

Dentre tantos fatos, o quê mais chocou nossos visitantes está exposto na sequencia de fotos abaixo:

  

  

  

  
FONTE: BLOG PEDRAS VERDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário