Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2013

ATRASO NAS OBRAS DO ALBERTÃO AMEAÇAM JOGO DO SANTOS EM TERESINA


Laudo de segurança do Corpo de Bombeiros depende de adequações estruturais para partida contra Flamengo-PI pela Copa do Brasil em abril

O Estádio Albertão, em Teresina (PI), segue à espera das obras de adequação para receber o jogo entre Flamengo-PI e Santos, válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2013. Faltando pouco mais de duas semanas para o confronto, agendado para 10 de abril, nenhum reparo foi feito na praça esportiva. As precárias condições de uso do estádio ficaram visíveis na noite de quinta-feira (21), quando o Albertão recebeu o amistoso festivo entre os Amigos de Zico e a Seleção Rivengo. A partida foi suspensa aos 34 minutos do segundo tempo, logo após uma pane em uma das torres de iluminação.
Se o jogo serviu como "teste" de preparação para o duelo na Copa do Brasil, o Albertão foi reprovado. Problemas no estacionamento, falta de sinalizações nas saídas de emergência dentro do estádio, condições hidráulicas apresentando vazamentos, banheiros inutilizáveis, acessibilidade fora dos padrões – sem rampa, elevadores ou espaço para cadeirantes acompanhar jogos –, extintores de incêndio fora do prazo de validade e armazenados dentro de uma sala formam um cenário nada agradável.   
Estádio Albertão - problemas (Foto: Josiel Martins)Problemas de infraestrutura no Albertão: sem acessibilidade, sinalização e segurança (Foto: Josiel Martins)
A demora para as adaptações da praça esportiva podem colocar em xeque a realização da partida em Teresina. Para que o jogo aconteça, é necessário que sejam entregues à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) os laudos técnicos. O único pendente é o de segurança, emitido pelo Corpo de Bombeiros e que depende da reforma.
- Temos uma garantia do governador do Estado e do presidente da Fundespi (Fundação de Esportes do Piauí) de que o Albertão estará pronto para o jogo entre Flamengo-PI e Santos. Estamos acreditando nisso. Infelizmente, não podemos fazer nada. Apenas cobrar. O jogo está marcado para cá. O laudo do Corpo de Bombeiros, que é o que está faltando, depende da Fundespi. Podemos apenas solicitar que sejam feitas as adequações. Caso isso não aconteça, o jogo pode não ser realizado em Teresina. Não temos um plano B e acreditamos que não será feita nenhuma desfeita ao futebol piauiense e ao torcedor – lamentou Cesarino Oliveira.
Sem data
A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) é o órgão do Governo do Estado responsável pela administração do Estádio Albertão. A reportagem entrou em contato com o presidente Marcos Aurélio Sampaio durante toda a manhã de quarta-feira (20), mas o gestor não atendeu as ligações. Nesta sexta (22), novas tentativas de contato foram feitas, mas sem sucesso até o momento da publicação desta reportagem. 

O atraso, segundo a Fundespi, ocorreu por necessidade de uma licitação para escolher a empresa responsável por realizar as obras. O processo, aliás, serve para evitar problemas futuros, como a paralisação das obras. A Fundação informou que o projeto de reforma para o confronto da Copa do Brasil conta com sinalização, elevador interno e reforma nas rampas de acesso ao estádio. Haverá ainda troca dos extintores de incêndio.
Por meio da assessoria de imprensa, a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) garantiu que as obras de segurança no Estádio Albertão serão iniciadas na próxima semana. No entanto, a data de início não foi estabelecida. A previsão, de acordo com órgão, é que todas as adequações sejam concluídas até dois dias antes do jogo entre Flamengo-PI e Santos, ou seja, no dia 8 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário