Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de março de 2013

JEM'S 2013: CALENDÁRIO JÁ ESTÁ DEFINIDO


Sedel lança JEMs 2013 com meta de interiorizar esporte no Estado

Foto 5 - Sedel lança JEMs 2013Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) chegam à sua 41ª edição mais forte e com a expectativa de que, em 2013, a maior competição esportiva estudantil do estado supere em números de participações de municípios, escolas e atletas, em relação às edições anteriores. Para isso, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) lançou, na manhã desta quinta-feira (7), os JEMs 2013, que terá o objetivo de interiorizar o esporte no Maranhão.
A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e contou com a participação dos secretários de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney; de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; e de Pesca e Aquicultura, Dayvson de Sousa, além de outras autoridades dos municípios e escolas participantes nos JEMs.
A abertura da 41ª edição dos JEMs foi realizada pelo secretário da Casa Civil, João Abreu, que elogiou a iniciativa do Governo do Estado e da Sedel em interiorizar a prática do esporte. Segundo Abreu, é necessário realizar os JEMs em todo o território maranhense.
“É com imensa satisfação que abro esta edição dos Jogos Escolares Maranhenses. Além de ser relevante para o governo, o esporte é uma possibilidade de tirar a juventude de um caminho não muito correto. O Estado está levando essas atividades para todo o seu território”, destacou Abreu.
O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, afirmou que os JEMs estão no caminho certo, uma vez que a Sedel tem priorizado a realização das disputas do maior evento esportivo do estado nas cidades maranhenses, e não mais somente em São Luís.
“Os jogos são um verdadeiro sucesso. Fico muito feliz em dar o pontapé inicial nesta 41ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses. A novidade aconteceu em 2011, quando passamos a disputar os jogos em etapas, levando para o interior e trazendo do interior os participantes dos jogos. No tempo em que eu jogava, os JEMs era somente em São Luís e agora não. Nós estamos interiorizando o esporte. Ainda é uma coisa modesta, mas é efetiva. Este é o caminho. O caminho é atravessar o Estreito dos Mosquitos e levar esporte e lazer para o interior e trazer a participação de municípios para os JEMs”, declarou Haickel.

Aprovação
E a fórmula adotada pela Sedel para interiorizar o esporte no estado é visto com bons olhos pelos representantes das cidades que aderiram aos JEMs deste ano. Para o secretário municipal de Esporte e Juventude de Pastos Bons, Carlos Camaçari, é necessário a expansão da maior competição do estado, e para isso, ele colocou à disposição da Sedel o município para sediar uma das etapas regionais dos JEMs.
“É um grande passo que o secretário Joaquim Haickel está dando para o Maranhão, para expandir o JEMs no Estado. E isso não ajuda somente o esporte, mas também a educação e a saúde. Queremos fazer parte da regional mais uma vez e estamos preparados para receber os atletas dos municípios vizinhos”, declarou.
O representante do Colégio Master, Ribamar Fernandes, analisa como importante o crescimento dos JEMs. “Os Jogos Escolares têm uma importância devido à congregação de todas as escolas e alunos. Desde quando me entendo como aluno, participo dos jogos. Espero que os JEMs continuem, que meus filhos venham a participar”, afirmou.
Em 2013, a Secretaria de Esporte e Lazer irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Fórmula de disputa
Pelo terceiro ano seguido, os JEMs serão disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas já começa a partir do mês de maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel é interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.
Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.
A primeira fase da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcada para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.
Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

Termo de Adesão
As instituições de ensino e os municípios interessados em participar dos JEMs 2013 têm até o dia 29 de março para entregar o termo de adesão na sede da Secretaria localizada na Travessa Guaxenduba, nº 100, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. As inscrições de municípios e escolas só serão aceitas com a entrega deste documento até prazo estipulado pela Sedel. O termo de adesão está disponível no site da secretaria (www.esporteelazer.ma.gov.br).
Após o devido preenchimento do documento, todas as instituições de ensino e municípios participantes dos JEMs 2013 terão um mês para inscreverem os alunos/atletas na competição deste ano.

CALENDÁRIO DOS JEMs 2013
Período de adesão (escolas e municípios) – até 29/03
Período de inscrições – de 2/04 a 27/04
Reuniões regionais – 2/04 e 27/04
Etapa Metropolitana/Municipal – 1º/05 a 30/06
Etapas Regionais – 1º/07 a 29/07
Etapa Inter-Regional (Infantil) – 1º/08 e 02/08
Etapa Estadual (Infantil) – 3/08 a 17/08
Paralimpíada Escolar – 3/08 a 17/08
Etapa Inter-Regional (Infanto) – 19/09 e 20/09
Etapa Estadual (Infanto) – 21/09 a 04/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário